Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Pesca artesanal e comercial nos oceanos

A pesca artesanal e a pesca comercial nos oceanos possuem características bastante distintas.

Embarcação típica de pesca artesanal
Embarcação típica de pesca artesanal
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Os oceanos são extremamente importantes para a humanidade, principalmente por causa da navegação e da pesca marítima, que são atividades desenvolvidas em todo o mundo.

Existem duas modalidades de pesca: a comercial e a artesanal.

No desenvolvimento da pesca comercial os apetrechos usados (embarcações, GPS, sonares, redes gigantes, depósitos para o armazenamento, entre outros) são sofisticados, fato que favorece o sucesso da pesca, aumentando significativamente a produtividade. A quantidade elevada de pescado proporciona a comercialização de um grande estoque de peixes. Apesar da eficiência da pesca comercial, muitas vezes provoca problemas de caráter ambiental, por abater peixes e crustáceos de todos os tamanhos, alguns muito pequenos, sem contar que as quantidades são exorbitantes. Esse fato compromete a proliferação das espécies, desencadeando um desequilíbrio no ambiente marinho.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em contrapartida, na pesca artesanal o que se percebe é a utilização de instrumentos rudimentares e tradicionais, constituídos por embarcações de pequeno porte sem recursos tecnológicos e redes fabricadas pelos próprios pescadores. Nessa categoria de pesca, quase sempre a produtividade é modesta e serve como fonte de alimento para a família do pescador, o excedente é vendido na comunidade local. A pesca artesanal no Brasil é praticada em toda extensão do litoral do país.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Eduardo de Freitas Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Pesca artesanal e comercial nos oceanos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/pesca-artesanal-comercial-nos-oceanos.htm. Acesso em 30 de maio de 2024.

De estudante para estudante