Whatsapp

Tipos de Indústrias

Geografia

Existem vários tipos de indústria, o processo da atividade industrial é classificado conforme seu foco de atuação.
PUBLICIDADE

A atividade industrial consiste no processo de produção que visa transformar matérias-primas em mercadoria através do trabalho humano e, de forma cada vez mais comum, utilizando-se de máquinas. Essa atividade é classificada conforme seu foco de atuação, sendo ramificada em três grandes conjuntos: indústrias de bens de produção, indústrias de bens intermediários e indústrias de bens de consumo.

As indústrias de bens de produção, também chamadas de indústrias de base ou pesadas, são responsáveis pela transformação de matérias-primas brutas em matérias-primas processadas, sendo a base para outros ramos industriais. As indústrias de bens de produção são divididas em duas vertentes: as extrativas e as de bens de capital.

Indústrias extrativas – são as que extraem matéria-prima da natureza (vegetal, animal ou mineral) sem que ocorra alteração significativa nas suas propriedades elementares. Exemplos: indústria madeireira, produção mineral, extração de petróleo e carvão mineral.

Indústrias de equipamentos – são responsáveis pela transformação de bens naturais ou semimanufaturados para a estruturação das indústrias de bens intermediários e de bens de consumo. Exemplos: siderurgia, petroquímica, etc.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Siderurgia

As indústrias de bens intermediários caracterizam-se pelo fornecimento de produtos beneficiados. Elas produzem máquinas e equipamentos que serão utilizados nos diversos segmentos das indústrias de bens de consumo. Exemplos: mecânica (máquinas industriais, tratores, motores automotivos, etc.); autopeças (rodas, pneus, etc.)

As indústrias de bens de consumo têm sua produção direcionada diretamente para o mercado consumidor, ou seja, para a população em geral. Também ocorre a divisão desse tipo de indústria conforme sua atuação no mercado, elas são ramificadas em indústrias de bens duráveis e de bens não duráveis.

Indústrias de bens duráveis – são as que fabricam mercadorias não perecíveis. São exemplos desse tipo de indústria: automobilística, móveis comerciais, material elétrico, eletroeletrônicos, etc.

Indústrias de bens não duráveis – produzem mercadorias de primeira necessidade e de consumo generalizado, ou seja, produtos perecíveis. Exemplos: indústria alimentícia, têxtil, de vestuário, remédios, cosméticos, etc.


Indústria Alimentícia

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
 

As indústrias e seus focos de atuação
As indústrias e seus focos de atuação

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. "Tipos de Indústrias"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/tipos-industrias.htm. Acesso em 17 de abril de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

O setor industrial é um importante elemento da economia de vários países, principalmente das nações mais desenvolvidas. Como se caracteriza esse setor?

Questão 2

O segmento industrial que tem sua produção destinada diretamente para o mercado consumidor, a partir de bens provenientes das indústrias de base ou de recursos ligados à agricultura, é:

a) Indústria de bens de consumo

b) Indústrias extrativas

c) Indústrias de bens de produção

d) Indústrias de equipamentos 

Mais Questões
Artigos Relacionados
Entenda os fatores locacionais da indústria, isto é, os principais elementos socioespaciais que condicionam a presença da atividade industrial.
Entenda como funciona o processo de industrialização e conheça os seus tipos, eventos históricos, os fatores locacionais e também os seus efeitos sobre o espaço geográfico.
Veja como está se desenvolvendo a atuação da indústria contemporânea no Brasil.
Conheça como o processo de industrialização ocorreu nos diferentes contextos econômicos internacionais.