Topo
pesquisar

Industrialização das sociedades

Geografia

A industrialização das sociedades passou por etapas e momentos históricos diferentes.
PUBLICIDADE

Um dos principais, senão o principal, agentes transformadores do espaço geográfico é a indústria, em todas as suas etapas sempre realizou uma intensa exploração de elementos da natureza.

A atividade industrial teve e tem como base o investimento contínuo no desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias, para que sejam utilizadas no processo produtivo e nas linhas de produção, o principal objetivo é criar máquinas, equipamentos, fontes de energia, transporte e materiais, isso com o intuito de expandir mercado e sempre elevar a produtividade, diminuindo os custos e atingindo patamares de lucros cada vez mais altos.

A indústria mundial nem sempre teve a configuração atual, antes desse processo havia somente o artesanato e a manufatura, ambas com produtividade modesta. Então, a partir do século XVIII, determinados países da Europa, sobretudo a Inglaterra, ingressaram no processo de Revolução Industrial que vinculou a produção na mecanização, modernização e dinamização do processo, ou seja, produção em grande escala.

A industrialização é parte integrante das sociedades modernas que passaram por etapas e são divididas em momentos históricos, são elas: industrialização clássica, planificada e tardia, isso em caráter político-econômico.

No sentido tecnológico, a industrialização foi dividida em três etapas, A Primeira, Segunda e Terceira Revolução Industrial que se diferenciam de acordo com avanços tecnológicos como a máquina a vapor, locomotiva, motor a combustão, biotecnologia, informática entre outros.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Indústria, agente modificador do espaço geográfico
Indústria, agente modificador do espaço geográfico

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Industrialização das sociedades"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/industrializacao-das-sociedades.htm. Acesso em 19 de setembro de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

Assinale a alternativa que NÃO aponta um dos efeitos do processo de industrialização sobre o espaço geográfico.

a) Aumento do consumo de energia.

b) Ampliação das trocas comerciais.

c) Intensificação do processo de urbanização.

d) Aumento das ofertas de emprego no setor primário.

Questão 2

A industrialização é considerada como um dos parâmetros necessários para a modernização das transformações socioespaciais. Sobre esse processo, assinale o que for correto:

a) Mesmo acontecendo em períodos históricos diferentes, a industrialização ocorreu da mesma forma em todos os países existentes.

b) A industrialização do tipo planificada foi algo recorrente nos países subdesenvolvidos.

c) A industrialização do tipo clássica corroborou para profundas transformações no espaço geográfico europeu dos séculos XVIII e XIX.

d) A industrialização nos países periféricos ocorreu sem a manifestação do capital estrangeiro, que não enxerga nesses países a possibilidade de investimentos.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola