UOL - O melhor conteúdo

Industrialização das sociedades

A industrialização das sociedades passou por etapas e momentos históricos diferentes.

Indústria, agente modificador do espaço geográfico
Indústria, agente modificador do espaço geográfico
Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x
PUBLICIDADE

Um dos principais, senão o principal, agentes transformadores do espaço geográfico é a indústria, em todas as suas etapas sempre realizou uma intensa exploração de elementos da natureza.

A atividade industrial teve e tem como base o investimento contínuo no desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias, para que sejam utilizadas no processo produtivo e nas linhas de produção, o principal objetivo é criar máquinas, equipamentos, fontes de energia, transporte e materiais, isso com o intuito de expandir mercado e sempre elevar a produtividade, diminuindo os custos e atingindo patamares de lucros cada vez mais altos.

A indústria mundial nem sempre teve a configuração atual, antes desse processo havia somente o artesanato e a manufatura, ambas com produtividade modesta. Então, a partir do século XVIII, determinados países da Europa, sobretudo a Inglaterra, ingressaram no processo de Revolução Industrial que vinculou a produção na mecanização, modernização e dinamização do processo, ou seja, produção em grande escala.

A industrialização é parte integrante das sociedades modernas que passaram por etapas e são divididas em momentos históricos, são elas: industrialização clássica, planificada e tardia, isso em caráter político-econômico.

No sentido tecnológico, a industrialização foi dividida em três etapas, A Primeira, Segunda e Terceira Revolução Industrial que se diferenciam de acordo com avanços tecnológicos como a máquina a vapor, locomotiva, motor a combustão, biotecnologia, informática entre outros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Eduardo de Freitas Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Industrialização das sociedades"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/industrializacao-das-sociedades.htm. Acesso em 29 de abril de 2025.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

Assinale a alternativa que NÃO aponta um dos efeitos do processo de industrialização sobre o espaço geográfico.

a) Aumento do consumo de energia.

b) Ampliação das trocas comerciais.

c) Intensificação do processo de urbanização.

d) Aumento das ofertas de emprego no setor primário.

Exercício 2

A industrialização é considerada como um dos parâmetros necessários para a modernização das transformações socioespaciais. Sobre esse processo, assinale o que for correto:

a) Mesmo acontecendo em períodos históricos diferentes, a industrialização ocorreu da mesma forma em todos os países existentes.

b) A industrialização do tipo planificada foi algo recorrente nos países subdesenvolvidos.

c) A industrialização do tipo clássica corroborou para profundas transformações no espaço geográfico europeu dos séculos XVIII e XIX.

d) A industrialização nos países periféricos ocorreu sem a manifestação do capital estrangeiro, que não enxerga nesses países a possibilidade de investimentos.

Exercício 3

Importância da indústria para o PIB cai a níveis dos anos 50

Desde 1955 a indústria brasileira não tinha uma participação tão baixa no PIB (Produto Interno Bruto) do país. Só entre 2004 e 2012, a porcentagem foi de 19,2% para 13,3% - uma perda total de 30,8%. [...] Em 1947, primeiro ano em que há dados, a participação da indústria no PIB brasileiro era de 11,3%.

(Revista Exame, 28/08/2013. Disponível em: http://exame.abril.com.br/)

Diante das informações expressas pelo texto acima, podemos concluir que:

a) A produção industrial do Brasil em 2012 foi igual ou menor a de 1955.

b) Há uma fuga de indústrias no território brasileiro.

c) O processo de terciarização da economia continua em expansão.

d) O PIB brasileiro não condiz com os níveis industriais do país.

Exercício 4

(UFBA – com adaptações)

Por todos os continentes e países do mundo encontramos inúmeros produtos oriundos da indústria. Mas, não precisamos viajar para conhecê-los. Em cada espaço de nossa casa temos esses exemplos: a cama, a roupa, o som e a TV estão entre eles. Todos esses produtos são o resultado da transformação de matérias-primas, com suprimento de energia, em produtos industrializados. Até consolidar esse processo, a indústria passou por vários estágios de produção.

(ALMEIDA; RIGOLIN, 2005, p. 123).

Com base na análise do texto e nos conhecimentos sobre a evolução, os tipos e a localização das indústrias no Brasil e no Mundo, assinale a alternativa INCORRETA:

a) A Primeira Revolução Industrial foi marcada pela hegemonia alemã, pelo uso do carvão vegetal como principal fonte de energia e pela grande dispersão da atividade industrial em termos do espaço mundial.

b) A Segunda Revolução Industrial começou no final do século XIX com o surgimento das indústrias de vanguarda como a metalúrgica, a siderúrgica, a automobilística e a petroquímica, sendo o petróleo a sua principal fonte de energia.

c) O avanço da Revolução Técnico-científica Informacional já é marcante no Japão, na Alemanha, nos Estados Unidos e em outros países, embora ainda haja a permanência de inúmeros traços da Segunda Revolução Industrial.

d) O Sudeste afirmou-se como polo da industrialização brasileira, sobretudo graças à infraestrutura urbana e de transportes desenvolvida em função da cafeicultura, devido à chegada do imigrante e pela concentração de consumidores urbanos.