Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Países Industrializados Subdesenvolvidos

Os países subdesenvolvidos industrializados são aqueles que realizam seu processo de industrialização após a década de 1950.

A expansão industrial dos países emergentes
A expansão industrial dos países emergentes
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Desde o início do século XIX as indústrias se concentravam em países como Japão, Estados Unidos, Canadá e, principalmente, nas nações europeias, em especial Reino Unido, Alemanha, Itália, Bélgica e França. Entretanto, a partir de 1950, o processo de industrialização ocorreu em diversos países do mundo.

Os países que realizaram o processo de industrialização após a década de 1950 são conhecidos por diferentes classificações: Países Subdesenvolvidos Industrializados, Novos Países Industrializados (NIPs), Economias Emergentes. Outro aspecto em comum entre essas nações é a dependência de tecnologia dos países desenvolvidos.

O processo de globalização foi o principal responsável pela descentralização das indústrias, onde foi proporcionado todo o aparato tecnológico para a difusão das empresas transnacionais. Nesse sentido, as empresas com sede nos países desenvolvidos, visando expandir seu mercado consumidor e obter maior lucratividade, passaram a instalar filiais em países subdesenvolvidos. Ao instalar filiais nesses países, as transnacionais se beneficiam com mão de obra barata, incentivos fiscais, abundância de matérias primas, doação de terrenos, etc. Por outro lado, os países subdesenvolvidos aumentam a geração de emprego e se industrializam.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outro elemento importante para a industrialização dos países subdesenvolvidos foi a necessidade de reduzir as importações, ou seja, produzir para abastecer o mercado interno. Esse processo impulsionou a industrialização dos países latino-americanos, como, por exemplo, o Brasil, a Argentina e o México. Posteriormente, essas nações iniciaram o processo de internacionalização do mercado, recebendo, portanto, filiais de empresas transnacionais.

Durante a década de 1960, o processo de industrialização nos países emergentes se intensificou, destacando no cenário mundial os “Tigres Asiáticos” (Coreia do Sul, Taiwan, Hong Kong e Cingapura). Com exceção da Coreia do Sul, os outros “Tigres” receberam várias filiais de transnacionais, sendo proporcionadas vantagens para sua instalação.

A partir da década de 1980, países emergentes como a Malásia, Tailândia, Indonésia, China, Índia, Filipinas, entre outros, obtiveram elevados padrões de industrialização. Esse processo também ocorreu de forma significativa nas nações da América Latina.

Atualmente, existem empresas transnacionais que possuem matriz em países emergentes, como, por exemplo, as brasileiras Petrobras, Vale do Rio Doce, Perdigão e Sadia.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Wagner de Cerqueira e Francisco Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. "Países Industrializados Subdesenvolvidos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/paises-industrializados-subdesenvolvidos.htm. Acesso em 03 de dezembro de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas