PUBLICIDADE
A renda per capita é um indicador econômico utilizado para avaliar a situação econômica de um país. Ela corresponde à renda média da população de um país em um determinado ano ou período e é calculada por meio da divisão da Renda Nacional (ou o PNB) de um país pelo número de habitantes.
Assim, se a renda nacional do Brasil fosse de 2,851 trilhões de dólares e a população do Brasil fosse de 193.946.886 de habitantes, a renda per capita brasileira seria de, aproximadamente, 14.668 mil dólares. De acordo com o cálculo abaixo:
Renda Per Capita = 2. 851 000 000 000,00
193.946.886
Renda Per Capita = 14.666,90
Limitações da Renda Per Capita
Normalmente, os países que possuem economias desenvolvidas tendem a apresentar valores de renda per capita mais elevados do que países que possuem economias mais atrasadas, já que, quanto maior for a sua produção econômica, maior será a sua renda per capita. Apesar disso, somente a utilização desse indicador não permite avaliar as condições socioeconômicas de um país. Isso porque a renda per capita pode ter variações conforme a quantidade de habitantes. Nessa perspectiva, mesmo que o país tenha uma economia bastante desenvolvida, se ele for muito populoso, provavelmente a renda per capita será baixa e não refletirá o seu desenvolvimento econômico.
Isso acontece com a China, que atualmente é considerada a segunda maior potência mundial em virtude de seu rápido desenvolvimento industrial. Esse país possui uma renda per capita menor que a de muitos países subdesenvolvidos, pois apresenta uma enorme população, que ultrapassa os 1,3 bilhão de habitantes. Para se ter uma ideia, de acordo com o Banco Mundial, em 2014 a China possuía uma renda per capita de cerca de 7,4 mil dólares, valor muito abaixo da renda per capita brasileira que, no mesmo ano, foi de 11,5 mil dólares.
Além disso, uma renda per capita elevada não reflete as condições socioeconômicas da população se a renda estiver mal distribuída. Isso acontece porque, como esse índice realiza uma média, não quer dizer que toda a população possua esse rendimento. Se a renda do país for muito concentrada, apenas uma parcela da população, mesmo que a renda do país seja alta, terá condições socioeconômicas condizentes com o desenvolvimento econômico. Isso acontece com o Brasil, que, nas últimas décadas, tem conquistado um relativo crescimento econômico, mas isso ainda não provocou grandes transformações sociais no país.
Sendo assim, esse indicador econômico por si só não consegue caracterizar a situação econômica do país, devendo ser utilizado associado a outros índices econômicos e sociais para que realmente se conheça a realidade do país analisado. Atualmente, o método mais utilizado para medir o grau de desenvolvimento de um país é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que utiliza, além de indicadores econômicos como o PIB, PNB e Renda Per Capita, indicadores sociais como expectativa de vida, taxas de mortalidade, escolaridade, entre outros, para determinar o grau de desenvolvimento de um determinado país.
Confira abaixo a renda per capita de alguns países em 2014:
Renda Per Capita de alguns países do mundo em 2014 de acordo com o Banco Mundial
Por Thamires Olimpia
Graduada em Geografia