Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Geografia Urbana

A Geografia Urbana proporciona a realização de estudos sobre as práticas humanas na cidade e no espaço urbano em geral.

Vista aérea da cidade de Xangai, China
Vista aérea da cidade de Xangai, China
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A Geografia Urbana é a área da Geografia que se preocupa em estudar, compreender e realizar proposições acerca do espaço urbano e os seus processos constitutivos. Essa área do conhecimento possui uma forte interdisciplinaridade com outros ramos do conhecimento, como a Política, a Economia e, principalmente, a Arquitetura e o Urbanismo.

O que é espaço urbano?

O espaço urbano é a organização das atividades humanas de maneira justaposta no meio geográfico. Essas composições são responsáveis pela formação das cidades e as atividades a elas inerentes, bem como o seu sistema de organização socioespacial.

É importante compreender que os termos urbano e cidade, apesar de serem corriqueiramente utilizados como sinônimos, podem designar elementos diferentes. O urbano refere-se às práticas que se diferenciam do rural no sentido de concentrar, preferencialmente, atividades relacionadas ao setor secundário (indústrias) e terciário (comércio e serviços), enquanto que o rural é composto por áreas não ocupadas (como reservas florestais) e agrárias, que se especializam em práticas do setor primário (agropecuária, mineração e extrativismo). A cidade, por outro lado, é a materialização do urbano, com aglomerações populacionais e suas expressões (conjuntos de casas, prédios, áreas de lazer etc).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No contexto da cidade, pode haver práticas não urbanas, apesar de isso ser cada vez menos frequente. Um exemplo de práticas não urbanas nas cidades é a existência de chácaras de produção de hortaliças que, eventualmente, localizam-se em espaços de elevado adensamento populacional. Por outro lado, a transferência de uma indústria para o campo pode designar a manifestação de uma prática urbana no meio rural.

O que há nessa seção?

Os textos desta seção objetivam abordar o temário do espaço urbano, das cidades e a dinâmica da urbanização, em níveis que vão do local ao global. Para tanto, abordar-se-á questões como a rede urbana, os tipos de cidades e processos intraurbanos, como a favelização, a segregação urbana, a manifestação de problemas sociais e ambientais, dentre outros.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PENA, Rodolfo F. Alves. "Geografia Urbana"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/geografia-urbana.htm. Acesso em 05 de julho de 2022.

Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

 “A urbanização é um sinal característico da modernização econômica. A transferência da população do meio rural para o meio urbano acompanha a transição de um padrão de vida econômica apoiado na produção agrícola fechada e autossuficiente para outro, baseado na indústria, no comércio e nos serviços. Atrás do processo de urbanização, encontra-se a intensificação da divisão social do trabalho e o aprofundamento da produção mercantil”.

(MAGNOLI, D. Geografia para o Ensino Médio. São Paulo: Atual, 2008. p.402).

O urbano diferencia-se do rural não somente pela sua posicionalidade, mas também por suas características sociais, econômicas e até culturais. Conforme o trecho acima, podemos considerar que o espaço urbano envolve:

a) práticas predominantemente relacionadas com os setores secundário e terciário da economia, além de uma dinâmica trabalhista socialmente mais complexa.

b) organizações de trabalho ordenadamente divididas, sem as mesmas atribuições austeras que geralmente se vinculam ao sistema produtivo do campo.

c) uma menor relação entre custo e benefício para o trabalhador, em razão da presença de maquinários no cerne da produção, ao contrário do que ocorre no espaço rural.

d) uma mais avançada produção tecnológica, haja vista que as cidades apresentam estruturas mecânicas mais avançadas que os grandes espaços de produção agrícola.

e) uma lógica de dependência econômica e social acentuada, haja vista que as cidades não foram capazes de alcançar a mesma autossuficiência do meio agrário.

Exercício 2

 “Quem dela se aproxima, é impactado por seu tamanho: quilômetros de avenidas, com suas casas e galpões e blocos de edifícios, uma profusão de letreiros e imagens publicitárias. O movimento das pessoas e objetos que circulam 24 horas por dia está presente em tudo, até nas telas dos painéis coloridos que projetam o mundo eletrônico sobre a geografia construída da cidade […].

Enquanto isso, os rios, como o Tietê e o Pinheiros, que antigamente se espalhavam por largas várzeas, transformaram-se em canais de esgoto espremidos entre vias expressas [...]. Em certos pontos de suas margens se vêem, sob anúncios iluminados, barracos de madeira e tijolo com varais de roupas pendurados e anúncios de borracheiros, manicures e "vende-se geladinho"; em outros, esqueletos de construções inacabadas ou falidas, ruínas totalmente cobertas por inscrições em grafias incompreensíveis ao lado de edifícios profusamente pintados e iluminados. Mais adiante conjuntos de torres inteligentes, brilhando em aço e vidro, refletem a paisagem marcada pela crueza desses contrastes”.

(Adaptado de: Folha Online. 26/02/2009. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/publifolha/ult10037u352120.shtml>. Acesso em: 15/08/2014).

O trecho acima apresenta uma narração que descreve o ambiente e a paisagem da cidade de São Paulo. O ritmo de atividade e os problemas estruturais mencionados explicam-se, respectivamente, pelos conceitos de:

a) urbanização e migração interna

b) socialização e desconcentração industrial

c) metropolização e macrocefalia urbana

d) concentração demográfica e segregação espacial

e) complexificação econômica e periferização social

Artigos Geografia Urbana


Lagos, capital da Nigéria
Geografia

As megacidades dos países pobres

Compreenda alguns aspectos que envolvem as megacidades dos países pobres. Clique aqui!

Nova Iorque, EUA
Geografia

Cidades globais

A Europa é o continente que mais possui cidades globais. Confira!

Uberlândia: exemplo de Cidade Média*
Geografia

Cidades Médias

O conceito, a função, a importância e alguns exemplos de cidades médias no Brasil.

Geografia

Conurbação

Entenda o que é conurbação e suas consequências para as cidades envolvidas. Conheça também algumas áreas conurbadas no Brasil.

Algumas cidades apresentam um elevado teor de especulação imobiliária
Geografia

Efeitos da especulação imobiliária nas cidades

Entenda o que é a especulação imobiliária e os efeitos que essa prática gera sobre o espaço geográfico urbano.

As enchentes ocorrem durante o período chuvoso.
Geografia

Enchentes no Brasil

Você sabe o que causa as enchentes no Brasil e como impedi-las? Leia nosso texto e entenda esse problema. Veja quais são suas principais consequências.

Vista de uma parte favela da Rocinha, localizada na cidade do Rio de Janeiro.
Geografia

Favelização

Leia nosso texto e entenda o que é e como ocorre o processo de favelização. Saiba quais as principais causas e consequências do crescimento das favelas nas cidades.

Brasília, exemplo de cidade com funções político-administrativas
Geografia

Função das cidades

Conheça os principais tipos de formações urbanas com base na função das cidades.

Nova York, um exemplo de cidade global de elevada importância na hierarquia urbana mundial
Geografia

Hierarquia urbana mundial

Conheça como se estrutura e quais são as classificações organizadas a partir da hierarquia urbana.

O fenômeno climático conhecido como ilha de calor é característico de áreas urbanas.
Geografia

Ilha de calor

As cidades são geralmente mais quentes do que o meio rural, formando as ilhas de calor. Você sabe por que isso ocorre? Clique e saiba mais sobre esse fenômeno.

Área inundada em Pernambuco
Geografia

Inundações Urbanas

É cada vez mais comum ouvirmos falar de inundações urbanas. Clique aqui e entenda o por quê!

Com a inversão térmica, o ar frio fica retido próximo da superfície, impedindo a dispersão da poluição.
Geografia

Inversão térmica

Entenda como ocorre a inversão térmica, um problema tipicamente urbano. Saiba como ela se forma e fique por dentro de suas consequências e possíveis soluções.

Destinação do lixo urbano
Geografia

Lixo Urbano

Clique aqui e entenda os problemas que envolvem o lixo urbano!

Geografia

Macrocefalia urbana

Compreenda o que é a macrocefalia urbana e quais são as causas e consequências desse fenômeno. Saiba ainda qual é a definição de Milton Santos para esse conceito.

Mumbai, Índia: a quarta maior megacidade do mundo
Geografia

Megacidades

Entenda o que é o conceito de megacidades e quais são as maiores aglomerações urbanas do planeta.

Nova York, uma megalópole que exerce grande influência no mundo
Geografia

Metrópoles e megalópoles

Clique aqui e entenda o que são as metrópoles e as megalópoles.

Cidade de Tóquio (Japão), uma das maiores do mundo
Geografia

Metropolização

A metropolização e sua relação com o crescimento das cidades e a industrialização.

Os edifícios contribuem para a formação do microclima urbano
Geografia

Microclima urbano

Clique aqui e entenda o que é microclima urbano e quais ações são responsáveis por sua ocorrência.

Geografia

Mobilidade urbana no Brasil

Entenda o que é mobilidade urbana e saiba quais são os reflexos dela no espaço urbano. Informe-se também sobre a questão da mobilidade urbana no Brasil.

Grande aglomeração de pessoas, prédios, pavimentação, iluminação são características de áreas urbanas.*
Geografia

O Processo de Urbanização

Descrever a origem do processo de urbanização no mundo e no Brasil, contextualizando as funções econômicas das cidades e as consequências da ausência do planejamento urbano.

A poluição do ar é um dos principais problemas ambientais nos centros urbanos
Geografia

Poluição nos centros urbanos

A questão da poluição nos centros urbanos é um enorme desafio para a gestão das grandes cidades no Brasil e no mundo. Entenda!

Alguns exemplos de pragas urbanas
Geografia

Pragas Urbanas

Leia e entenda um pouco mais sobre as pragas urbanas, as doenças por elas causadas e como combater esse mal em nossas cidades.

O crescimento das cidades sem planejamento pode gerar uma série de problemas ao meio ambiente.
Geografia

Problemas ambientais urbanos

Clique aqui para saber mais sobre os principais problemas ambientais urbanos. Entenda quais são as suas principais consequências para a natureza e para a população.

A desigualdade no espaço das cidades proporciona a ocorrência de problemas como a segregação urbana. Na foto, a cidade de São Paulo
Geografia

Reforma Urbana

A luta pela Reforma Urbana, suas características e objetivos.

A industrialização confere uma maior dinâmica ao processo de urbanização
Geografia

Relação entre industrialização e urbanização

Entenda como ocorre a inter-relação entre industrialização e urbanização no processo de construção e transformação do espaço geográfico das sociedades.

Bairro excluído dos serviços públicos
Geografia

Segregação e desigualdades nos centros urbanos

Compreenda a questão da segregação e desigualdade nos centros urbanos.

Bairro formado a partir da urbanização desordenada
Geografia

Urbanização no mundo

Conheça as características do processo de urbanização no mundo!

PUBLICIDADE

Estude agora


Quem foi Nelson Mandela?

Assista a nossa videoaula para conhecer a história de Nelson Mandela (1918-2013). Confira também, no nosso...

A condição pós-moderna de Jean-François Lyotard

Jean-François Lyotard é um dos pensadores que se dedicam a entender a complexa condição pós-moderna. Entender a...