Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Geografia urbana

A geografia urbana é uma área do conhecimento geográfico que pertence ao campo da geografia humana e se dedica à compreensão e análise das cidades e do espaço urbano.

Paisagem urbana com luzes em destaque.
A geografia urbana estuda as cidades e os fenômenos que acontecem no espaço urbano.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Geografia urbana é um ramo da Geografia que se dedica ao estudo das cidades e da produção, reprodução e organização do espaço urbano, sendo responsável pela análise de temas importantes como urbanização, hierarquia urbana, mobilidade urbana, segregação socioespacial nas cidades e metropolização. Devido à sua importância para a compreensão das relações entre a sociedade e o meio, questões que abordam as temáticas trabalhadas pela geografia urbana são recorrentes nos vestibulares brasileiros.

Leia também: Conceitos-chave para estudar a dinâmica populacional em Geografia

Tópicos deste artigo

Resumo sobre geografia urbana

  • A geografia urbana é um ramo do conhecimento geográfico responsável pelo estudo das cidades e das dinâmicas inerentes ao espaço urbano.

  • Ela se constrói por meio de conceitos básicos como os de cidade, espaço urbano, urbanização, metrópole e rede urbana.

  • O estudo da geografia urbana é importante para a compreensão do meio em que estamos inseridos e do nosso papel na produção e reprodução do espaço urbano.

O que a geografia urbana estuda?

A geografia urbana é um ramo da Geografia que estuda as dinâmicas e os processos que são responsáveis pela produção e reprodução do espaço urbano, o que compreende as cidades, os fluxos que nela se realizam e os indivíduos que vivem e interagem com esse espaço dia após dia.

Essa área do conhecimento geográfico se ocupa, portanto, da análise e compreensão dos fenômenos que são resultantes diretos da ação humana sobre o meio urbano e de como os fluxos de informações, pessoas, capitais e mercadorias se efetivam e atuam na organização e reorganização do espaço.

Dentre os principais assuntos que são abordados nos estudos da geografia urbana estão os seguintes:

Todos os assuntos acima listados apresentam em comum alguns conceitos básicos que constituem a base da geografia urbana, sendo o ponto de partida para os estudos dessa área específica da Geografia. Vamos conhecer esses conceitos no tópico a seguir.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Conceitos importantes da geografia urbana

  • Espaço urbano: corresponde ao espaço que é construído, modificado e reordenado por meio da ação dos agentes sociais, segundo a definição do geógrafo Roberto Lobato Côrrea. Esses espaços concentram grandes populações e são constituídos por casas, prédios e edificações onde as pessoas vivem e também desenvolvem, concomitantemente, diversas atividades associadas ao trabalho e à reprodução do capital, como o comércio, os serviços e a produção industrial. É nele que se desenvolvem as cidades.

  • Urbanização: fenômeno que é descrito como a ampliação do espaço urbano, caracterizada pelo aumento do espaço físico das cidades e crescimento populacional.

  • Cidade: espaço físico formado por um adensamento de edificações e de pessoas, correspondendo à materialização da ação social que produz o espaço urbano. As cidades são caracterizadas pelo tamanho da sua população, pela concentração de infraestrutura e pelos serviços e atividades que nelas se desenvolvem e são ofertados. Os limites de uma cidade são estabelecidos por meio do chamado perímetro urbano.

  • Município: é o nome dado a uma das divisões administrativas de um território. O governo correspondente ao município fica a cargo da prefeitura, composta pelo prefeito, vice-prefeito e vereadores. A sede do município fica localizada na cidade.

  • Metrópole: cidade que apresenta elevado grau de desenvolvimento e que concentra uma grande variedade de serviços, atividades e instituições. Por essa razão, as metrópoles exercem influência sobre um conjunto de outras cidades ou uma determinada região. A classificação das metrópoles varia conforme a escala territorial que o seu poder de centralidade alcança.

  • Região metropolitana: ordenamento territorial formado por um conjunto de cidades que se encontram interligadas a uma cidade central, que corresponde à metrópole.

  • Conurbação: união das áreas de duas ou mais cidades, sendo um processo muito comum nas regiões metropolitanas.

  • Megalópole: área de adensamento urbano formada por meio da expansão e articulação de duas ou mais regiões metropolitanas.

  • Rede urbana: corresponde à integração de um conjunto de cidades em diversas escalas territoriais e que acontece por meio dos mais diversos fluxos que se estabelecem entre elas, como de pessoas, informações, capitais, mercadorias e serviços.

Leia também: Cidade e município — qual é a diferença?

Importância da geografia urbana

A geografia urbana é de fundamental importância para compreendermos o espaço em que estamos inseridos e a maneira como ele se transforma. Por meio das reflexões e dos principais conceitos trabalhados por essa área do conhecimento é possível direcionar um olhar crítico aos fenômenos que são característicos das cidades e entender mais a fundo a relação que possuímos com o urbano enquanto agentes produtores e modificadores desse espaço.

Mediante o estudo da geografia urbana, nos inteiramos acerca da dinâmica das cidades no Brasil e no mundo, além de refletirmos sobre questões fundamentais, como a urbanização, a segregação socioespacial nas cidades e a mobilidade urbana, por exemplo. A importância da geografia urbana se estende ainda para o campo prático, tendo em vista que os temas e conceitos abordados são muito utilizados no planejamento e na gestão urbana.

Geografia urbana e a geografia humana

A construção das cidades e a reprodução do espaço urbano são resultantes da ação que os seres humanos exercem sobre o meio. Sendo assim, a geografia urbana se torna parte de um ramo maior da ciência geográfica que chamamos de geografia humana, que se dedica ao estudo das dinâmicas humanas no espaço geográfico.

Geografia urbana no Enem

A geografia urbana é tema recorrente nos grandes vestibulares brasileiros, em especial o Enem. A abordagem dos assuntos relacionados a esse ramo da Geografia na prova acontece sempre de forma bastante diversificada, valorizando em especial a interdisciplinaridade, que é intrínseca aos estudos do espaço urbano. Nesse sentido, o(a) candidato(a) pode se deparar com questões relacionadas à temática em meio a outras de Geografia, Sociologia e até mesmo História.

Espera-se que o(a) aluno(a) demonstre seu conhecimento a respeito dos conceitos básicos trabalhados na geografia urbana, dos processos de urbanização nos países com diferentes níveis de desenvolvimento e as suas consequências para as cidades, como o fenômeno da macrocefalia urbana, da metropolização e da constituição das redes urbanas, com foco especial sobre o Brasil.

Demanda-se também um olhar crítico sobre temas como a urbanização brasileira, a desigualdade socioespacial no espaço urbano e os problemas ambientais enfrentados no meio urbano, como ilhas de calor, lixo urbano e deslizamentos de encostas.

História da geografia urbana

Pensando na cidade enquanto espaço físico de intensidade de fluxos e adensamento de pessoas e edificações, as primeiras organizações do tipo surgiram há milhares de anos, ainda na Antiguidade, tendo aparecido mediante a transição das antigas aldeias para estruturas um pouco mais complexas no sentido de ordenamento do espaço. Dessa forma, os estudos geográficos que levam em consideração as interações da sociedade com o meio, isto é, da geografia humana, se confundem muitas vezes com os estudos sobre as cidades e o espaço urbano incipiente.

Ao trabalhar conceitos como de regionalização, gênero e meio de vida, o geógrafo francês Paul Vidal de La Blache (1845-1918) se consolidou como um dos principais pensadores da ciência geográfica, citado frequentemente entre os primeiros a articularem suas ideias a respeito de um espaço urbano e das cidades.|1| Junto dele estão nomes pioneiros como o de seu contemporâneo alemão Friedrich Ratzel (1844-1904), que apresentou igualmente uma descrição sobre as cidades.|2|

Na geografia brasileira, os estudos dos geógrafos estrangeiros, em especial os franceses, tiveram grande importância para o estabelecimento das bases dos estudos urbanos. Apesar disso, conforme analisa o professor Francisco Capuano Scarlato|3|, um pensamento mais crítico sobre o espaço urbano e a vida no interior das cidades, em detrimento da descrição dos sítios urbanos, começou a se desenvolver a partir de meados do século XX, coincidindo com o surgimento de uma fase de renovação da Geografia e principalmente com a aceleração do crescimento das cidades no Brasil.

Em uma próxima etapa, a geografia urbana brasileira adquiriu uma faceta mais tradicional e voltada para a análise da estrutura das cidades propriamente dita e da organização do espaço urbano, o que se deu por volta da década de 1970, retomando a análise crítica do urbano e da forma desigual como acontece a produção e reprodução do espaço urbano em um período um pouco mais recente, que marca o advento da geografia crítica.|4| Nomes como o de Ana Fani Alessandri Carlos, Milton Santos, Roberto Lobato Corrêa e Maria Encarnação Beltrão Sposito figuram hoje entre os principais da geografia urbana desenvolvida no Brasil.

Leia também: Grandes pensadores que contribuíram para o estudo da Geografia

Exercícios sobre geografia urbana

Questão 1

(Enem) A expansão das cidades e a formação das aglomerações urbanas no Brasil foram marcadas pela produção industrial e pela consolidação das metrópoles como locais de seu desenvolvimento. Na segunda metade do século XX, as metrópoles brasileiras estenderam-se por áreas de ocupação contínua, configurando densas regiões urbanizadas.

MOURA, R. Arranjos urbano-regionais no Brasil: especificidades e reprodução de padrões. Disponível em: www.ub.edu. Acesso em: 11 fev. 2015.

O resultado do processo geográfico descrito foi o(a):

a) valorização da escala local.

b) crescimento das áreas periféricas.

c) densificação do transporte ferroviário.

d) predomínio do planejamento estadual.

e) inibição de consórcios intermunicipais.

Resolução: Alternativa B

O crescimento das cidades e principalmente das metrópoles brasileiras foi acompanhado também por um processo de expansão das periferias.

Questão 2

(Enem) Foi-se o tempo em que era possível mostrar um mundo econômico organizado em camadas bem definidas, onde grandes centros urbanos se ligavam, por si próprios, a economias adjacentes “lentas”, com o ritmo muito mais rápido do comércio e das finanças de longo alcance. Hoje tudo ocorre como se essas camadas sobrepostas estivessem mescladas e interpermeadas. Interdependências de curto e longo alcance não podem mais ser separadas umas das outras.

BRENNER, N. A globalização como reterritorialização. Cadernos Metrópole, n. 24, jul.-dez. 2010 (adaptado).

A maior complexidade dos espaços urbanos contemporâneos ressaltada no texto explica-se pela

a) expansão de áreas metropolitanas.

b) emancipação de novos municípios.

c) consolidação de domínios jurídicos.

d) articulação de redes multiescalares.

e) redefinição de regiões administrativas.

Resolução: Alternativa D

A globalização e a intensificação dos fluxos que se realizam por meio do espaço urbano, sejam de informações, capitais ou pessoas, levaram à constituição de redes multiescalares, tornando mais complexa a articulação das áreas urbanizadas.

Notas

|1| SALVI, R. F.; PEREIRA, C. S. S.; SPOSITO, E. S. A racionalidade construída da geografia observada em um exercício epistemológico no campo da geografia urbana. Geografia em Atos (Online), [S. l.], v. 6, n. 13, p. 04–27, 2019. DOI: 10.35416/geoatos.v6i13.6357. Disponível aqui.
|2| SCARLATO, Francisco Capuano. População e urbanização brasileira. In: ROSS, Jurandyr L. Sanches. (Org.). Geografia do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2019. 6 ed. 3 reimp. (Didática; 3). P. 381-464.

|3| Idem.

|4| SCARLATO, Francisco Capuano. População e urbanização brasileira. In: ROSS, Jurandyr L. Sanches. (Org.). Geografia do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2019. 6 ed. 3 reimp. (Didática; 3). P. 381-464.

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Geografia urbana"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/geografia-urbana.htm. Acesso em 18 de maio de 2024.

Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

(Uece) A tradição nos estudos de geografia urbana no Brasil privilegiou a análise das áreas metropolitanas e o crescimento das grandes cidades. Recentemente, observa-se um crescente interesse pela compreensão das cidades médias e suas articulações no contexto regional e nacional. Assinale o correto.

A) No contexto da rede urbana, as cidades médias constituem-se como nós articuladores entre as pequenas cidades e seus distritos.

B) As cidades médias estão vinculadas, apenas, ao adensamento populacional, uma vez que, na nova hierarquia urbana, o tamanho da população é mais importante que a posição da cidade.

C) As cidades médias são centros que oferecem bens e serviços com certo grau de especialização para o contexto regional em que estão localizados.

D) As cidades médias se caracterizam pela presença de inúmeros problemas ambientais, o que não ocorre com os centros metropolitanos.

Exercício 2

(UFC) Analise os seguintes conceitos referentes à Geografia urbana:

I. Metrópole nacional é a denominação dada às grandes cidades que possuem determinados equipamentos urbanos (indústrias, bancos, comércio, universidades e centros culturais) e conseguem exercer influência em todo o território nacional.

II. Metrópole regional é o nome dado às cidades que dominam e polarizam uma dada região.

III. Cidades locais são as pequenas cidades que exercem influência numa área reduzida em que há predominância de padrões rurais semiurbanos.

Com base nos conceitos, pode-se afirmar que:

A) apenas I é correto.

B) apenas III está correto.

C) apenas I e II estão corretos.

D) apenas II e III estão corretos.

E) I, II e III estão corretos.

Artigos Geografia urbana


As megacidades dos países pobres

Compreenda alguns aspectos que envolvem as megacidades dos países pobres. Clique aqui!
Geografia

Cidades globais

A Europa é o continente que mais possui cidades globais. Confira!
Geografia

Cidades Médias

O conceito, a função, a importância e alguns exemplos de cidades médias no Brasil.
Geografia

Conurbação

Entenda o que é conurbação e suas consequências para as cidades envolvidas. Conheça também algumas áreas conurbadas no Brasil.
Geografia

Efeitos da especulação imobiliária nas cidades

Entenda o que é a especulação imobiliária e os efeitos que essa prática gera sobre o espaço geográfico urbano.
Geografia

Enchentes no Brasil

Você sabe o que causa as enchentes no Brasil e como impedi-las? Leia nosso texto e entenda esse problema. Veja quais são suas principais consequências.
Geografia

Favelização

Leia nosso texto e entenda o que é e como ocorre o processo de favelização. Saiba quais as principais causas e consequências do crescimento das favelas nas cidades.
Geografia

Função das cidades

Conheça os principais tipos de formações urbanas com base na função das cidades.
Geografia

Gentrificação

Saiba o que é gentrificação, entenda quais as causas e consequências desse processo e veja exemplos no Brasil e no mundo.
Geografia

Hierarquia urbana mundial

Conheça como se estrutura e quais são as classificações organizadas a partir da hierarquia urbana.
Geografia

Ilha de calor

As cidades são geralmente mais quentes do que o meio rural, formando as ilhas de calor. Você sabe por que isso ocorre? Clique e saiba mais sobre esse fenômeno.
Geografia

Inundações Urbanas

É cada vez mais comum ouvirmos falar de inundações urbanas. Clique aqui e entenda o por quê!
Geografia

Inversão térmica

Entenda como ocorre a inversão térmica, um problema tipicamente urbano. Saiba como ela se forma e fique por dentro de suas consequências e possíveis soluções.
Geografia

Lixo Urbano

Clique aqui e entenda os problemas que envolvem o lixo urbano!
Geografia

Macrocefalia urbana

Compreenda o que é a macrocefalia urbana e quais são as causas e consequências desse fenômeno. Saiba ainda qual é a definição de Milton Santos para esse conceito.
Geografia

Megacidades

Entenda o que é o conceito de megacidades e quais são as maiores aglomerações urbanas do planeta.
Geografia

Metrópoles e megalópoles

Clique aqui e entenda o que são as metrópoles e as megalópoles.
Geografia

Metropolização

A metropolização e sua relação com o crescimento das cidades e a industrialização.
Geografia

Microclima urbano

Clique aqui e entenda o que é microclima urbano e quais ações são responsáveis por sua ocorrência.
Geografia

Mobilidade urbana

Clique aqui, saiba o que é mobilidade urbana, entenda sua importância para as cidades e veja as possíveis soluções para a falta de mobilidade urbana.
Geografia

Mobilidade urbana no Brasil

Entenda o que é mobilidade urbana e saiba quais são os reflexos dela no espaço urbano. Informe-se também sobre a questão da mobilidade urbana no Brasil.
Geografia

O Processo de Urbanização

Descrever a origem do processo de urbanização no mundo e no Brasil, contextualizando as funções econômicas das cidades e as consequências da ausência do planejamento urbano.
Geografia

Poluição nos centros urbanos

A questão da poluição nos centros urbanos é um enorme desafio para a gestão das grandes cidades no Brasil e no mundo. Entenda!
Geografia

Pragas Urbanas

Leia e entenda um pouco mais sobre as pragas urbanas, as doenças por elas causadas e como combater esse mal em nossas cidades.
Geografia

Problemas ambientais urbanos

Clique aqui para saber mais sobre os principais problemas ambientais urbanos. Entenda quais são as suas principais consequências para a natureza e para a população.
Geografia

Reforma Urbana

A luta pela Reforma Urbana, suas características e objetivos.
Geografia

Relação entre industrialização e urbanização

Entenda como ocorre a inter-relação entre industrialização e urbanização no processo de construção e transformação do espaço geográfico das sociedades.
Geografia

Segregação e desigualdades nos centros urbanos

Compreenda a questão da segregação e desigualdade nos centros urbanos.
Geografia

Urbanização no mundo

Conheça as características do processo de urbanização no mundo!
Geografia

Violência urbana

Clique aqui, entenda o que é violência urbana e de que forma ela ocorre. Saiba as causas e consequências desse fenômeno, além de suas possíveis soluções.
Geografia

PUBLICIDADE