Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

População Economicamente Ativa – PEA

Geografia

A PEA – População Economicamente Ativa – é uma medição realizada para averiguar o desempenho dos habitantes de um país na economia.
A PEA envolve a população que exerce algum tipo de atividade remunerada
A PEA envolve a população que exerce algum tipo de atividade remunerada
PUBLICIDADE

PEA – População Economicamente Ativa – é um conceito elaborado para designar a população que está inserida no mercado de trabalho ou que, de certa forma, está procurando se inserir nele para exercer algum tipo de atividade remunerada.

Não há um método consolidado em todo o mundo para definir aqueles que fazem parte da PEA. Por exemplo, nos países subdesenvolvidos, o índice inclui os indivíduos que possuem entre 10 e 60 anos, já nos países desenvolvidos geralmente considera-se apenas aquele que possui mais de 15 anos de idade.

Assim, a parte da população que está desempregada e que não busca empregos, como crianças menores que 10 anos, estudantes que não trabalham, donas de casa que exercem apenas funções domésticas não remuneradas, entre outros, é incluída naquilo que se denomina por População Economicamente Inativa.

No Brasil, de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a PEA brasileira compreende 63,05% da população, apesar de esse número não considerar aqueles que não trabalham com contrato formal ou carteira assinada. Ainda segundo o IBGE, do total da população ativa no Brasil, pouco mais de 20% encontram-se no setor primário, 21%, no setor secundário; e 59%, no setor terciário.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Isso significa que a maior parte da população empregada no Brasil encontra-se vinculada ao setor terciário, deflagrando o processo de terciarização da economia. Tal processo ocorre graças à intensa mecanização do campo e da indústria (setores primário e secundário, respectivamente), fenômeno responsável pela substituição do homem pela máquina. Assim, a maior parte da população encontra emprego somente no setor de serviço e comércio. A PEA de países desenvolvidos, como os Estados Unidos, já se encontra concentrada em 70% no setor terciário.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PENA, Rodolfo F. Alves. "População Economicamente Ativa – PEA"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/populacao-economicamente-ativa-pea.htm. Acesso em 19 de setembro de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Artigos Relacionados
Saiba mais sobre a economia brasileira. Conheça os principais produtos econômicos do Brasil. Aprenda a evolução histórica da economia do país.
Saiba mais sobre os tipos de pirâmides etárias e os motivos pelos quais são consideradas importantes indicadores da dinâmica populacional.
Conheça o setor terciário e suas características, além de conferir alguns exemplos e uma análise do processo de terciarização da economia.
Conheça as principais características do Setor Primário da economia, bem como as áreas que dele fazem parte.
Conheça as características do setor secundário, bem como o seu papel na produção econômica e na construção do espaço geográfico.
Leia nosso texto e entenda melhor como ocorre a divisão das atividades produtivas em diferentes setores econômicos, e saiba a composição de cada um deles.
Entenda o que é trabalho informal. Conheça alguns exemplos desse tipo de trabalho. Entenda as vantagens e desvantagens dessa prática trabalhista.