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Empresas Transnacionais

Geografia

As empresas que instalam filiais fora de seu país de origem são classificadas como empresas transnacionais.
A Pepsi é uma empresa transnacional*
A Pepsi é uma empresa transnacional*
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Empresas que possuem matriz em seu país de origem e atuam em outros países através da instalação de filiais, são classificadas como empresas transnacionais. O termo transnacional substitui o termo multinacional, pois o último pode ser interpretado como se a empresa pertencesse a várias nações, já o primeiro relaciona-se ao fato de a empresa ultrapassar os limites territoriais de sua nação para atuar no mercado exterior.

As primeiras empresas transnacionais surgiram no final do século XIX, entretanto, só atingiram o auge de atuação mundial após a Segunda Guerra Mundial. A maior parte das empresas transnacionais é de origem de países industrializados, que após terem conquistado o mercado interno montaram filiais em outros países, principalmente nos países em desenvolvimento.
 


Empresas Transnacionais

Para os países em desenvolvimento, a instalação dessas empresas em seu território é um fator positivo, pois gera novos postos de trabalho, além de promover a industrialização na região.

Por sua vez, as transnacionais utilizam como critérios para montar suas filiais, locais com potencial de mercado consumidor, infraestrutura, matéria-prima, energia e mão de obra barata, além de possíveis doações de terrenos e isenções de impostos.

Os investimentos realizados por essas empresas são elevados, e o retorno financeiro é satisfatório em decorrência de uma série de motivos que foram citados anteriormente. O lucro é destinado a investimentos para a instalação de novas filiais, e outra parte é direcionada à matriz.

A globalização é um processo de fundamental importância para a atuação das empresas transnacionais, pois proporciona todo o aparato técnológico para os serviços de telecomunicação, transporte, entre outros, fatores essenciais para a realização eficaz das atividades econômicas em escala global.

Atualmente há registro de, aproximadamente, 40.000 empresas transnacionais em atividade, sendo a maioria originária dos países industrializados, no entanto, existem empresas de origem indiana, mexicana e brasileira.
Exemplos de empresas transnacionais com matriz no Brasil são: Vale do Rio Doce, Sadia, Perdigão, Weg, Alpargatas e Gerdau.

Empresas transnacionais conhecidas mundialmente: Coca Cola, Pepsi, Unilever, Mc Donald’s, Nestlé, Nike, Adidas, Puma, Volkswagen, General Motors, Toyota, Nokia, Sony, Siemens, Peugeot, Vivo, entre outras.

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*Créditos da imagem: BrooklynScribe / shutterstock

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. "Empresas Transnacionais"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/empresas-transnacionais.htm>. Acesso em 16 de dezembro de 2018.

Lista de Exercícios
Questão 1

Assinale a alternativa que NÃO se refere a uma característica presente nas empresas multinacionais ou transnacionais:

a) mobilidade territorial internacional.

b) busca por redução nos custos de produção.

c) emprego de mão de obra qualificada e cara.

d) instalação de sedes, geralmente, em cidades globais.

Questão 2

Quando estudado o surgimento de qualquer multinacional típica, nota-se que primeiramente esta passou por um período de dominação do mercado interno. No seu caminho em direção a esta supremacia na sua área específica, uma determinada empresa - futura multinacional - se vale de todos os elementos possíveis para diminuir o número de concorrentes e, consequentemente, o número de participantes com quem terá que dividir as fatias do bolo "lucros".

(Portal Economia.net. Multinacionais. Disponível em: http://www.economiabr.net/economia/5_multinacionais.html)

Uma estratégia muito comum utilizada pelas empresas transnacionais para o controle dos mercados é:

a) a baixa dos preços das mercadorias e serviços para aquém de seus custos de produção.

b) a realização de políticas sociais que disseminam propagandas positivas para as grandes marcas.

c) a organização de cartéis internacionais não regulamentados por organizações supranacionais.

d) a fusão ou compra de empresas concorrentes ou até de setores diferentes (trustes).

e) a difusão de produtos de maior qualidade em relação aos seus adversários no mercado.

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