close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Atividade extrativista

A atividade extrativista está dividida em três tipos distintos: extração vegetal, extração animal e extração mineral.

Pesca artesanal é uma atividade extrativista animal
Pesca artesanal é uma atividade extrativista animal
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A atividade extrativista consiste em extrair ou retirar recursos naturais em sua forma original com fins lucrativos ou simplesmente para subsistência. A atividade extrativista está dividida em três tipos distintos: a extração vegetal, animal e mineral.

A atividade do extrativismo vegetal está vinculada à extração de produtos ou subprodutos oriundos de plantas, tais como seivas, folhas, ervas, madeira, frutos, cascas de tronco entre outros. Esse tipo de atividade é bastante difundido no Brasil, principalmente na região norte, na floresta Amazônica é extraído madeiras, castanha-do-pará, látex da seringueira, açaí e muitos outros, além do nordeste que extrai carnaúba e babaçu.

A atividade extrativista animal executa a pesca e a caça, tais procedimentos em animais silvestres como jacarés, onças, macacos e pássaros são protegidos pela lei federal, mesmo assim ainda é uma prática que ocorre frequentemente e de forma ilegal. A pesca não configura como uma atividade ilegal e sua exploração é relativamente modesta, uma vez que o país possui uma grande riqueza em litorais e rios. Isso é explicado pelo fato do baixo consumo de pescado no país, que é de aproximadamente 6,4 quilos por habitante no período de um ano, no Japão o consumo é de 52 quilos por pessoa ao ano.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A atividade extrativista mineral extrai ou retira recursos de origem mineral, esses são encontrados no subsolo, nessa modalidade a execução é chamada de garimpo, pois se desenvolve de forma tradicional com equipamentos rudimentares. Em território brasileiro essa atividade acontece nas margens dos rios e córregos, especialmente na região norte e centro-oeste, onde são comumente extraídas, sobretudo, pedras preciosas como ouro, diamantes, esmeralda entre outros minérios.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Atividade extrativista "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/atividade-extrativista.htm. Acesso em 28 de maio de 2022.

De estudante para estudante


Qual o setor econômico é a base da economia no Brasil

Por Maria dos reis da silva santos Silva santos
Responder
Ver respostas

porque o periodo entre 1890 e 1930 é marcado por um grande volume de imigrantes europeus

Por YASMIN MONFORTE REZENDE
Responder
Ver respostas

Estude agora


Tempos verbais

Pretérito, presente ou futuro são tempos verbais que exprimem uma variação que indica o momento em que se dá o...

Determinante de Vandermonde

O músico e matemático francês do século XVIII, Alexandre Vandermonde, observou um caso especial para cálculo de...