Topo
pesquisar

Infraestrutura

Geografia

A infraestrutura é essencial para o desenvolvimento socioeconômico de um determinado local. Ela é formada pelos serviços de transporte, energia, telecomunicações e saneamento.
PUBLICIDADE

Infraestrutura consiste em um conjunto de elementos estruturais que impulsiona o desenvolvimento socioeconômico de um determinado local. Os principais serviços que compõem a infraestrutura são transporte, energia, telecomunicações e saneamento ambiental. Esses quatro itens estão associados e influenciam diretamente no processo produtivo e no fluxo de mercadorias e pessoas, proporcionando aparatos para o crescimento econômico.

O sistema de transportes é de fundamental importância para o deslocamento de pessoas e de mercadorias. A construção e manutenção de rodovias, ferrovias e hidrovias, além de portos e aeroportos, são essenciais para o desenvolvimento econômico de um determinado local, visto que esse serviço é responsável pelo transporte de cargas e passageiros.

Outro item essencial da infraestrutura de um lugar é a energia. A geração e a distribuição de energia são elementos necessários para a produção industrial e agrícola, abastecimento de residências e automóveis, entre outros. A energia é produzida em usinas nucleares, plataformas de petróleo, hidrelétricas, usinas de álcool, etc. Sua distribuição pode ocorrer através de tubulações e estações de força.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os serviços de telecomunicações garantem a comunicação entre indivíduos localizados em diferentes pontos do planeta, sendo fundamental para a troca de informações entre pessoas e empresas, sobretudo numa economia globalizada. Tudo isso é realizado por meio de telefones, internet, rádios, entre outros objetos.

Outro item que compõe a infraestrutura é o serviço de saneamento ambiental, que é formado por um conjunto de atividades que inclui a coleta e o tratamento de esgoto doméstico e industrial, fornecimento de água tratada, coleta de lixo e limpeza das vias públicas. Ele evita problemas ambientais e é importantíssimo na prevenção de algumas doenças, tais como cólera, diarreia e hepatite A.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

O sistema de transporte é um item elementar da infraestrutura de um local
O sistema de transporte é um item elementar da infraestrutura de um local

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. "Infraestrutura "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/infraestrutura.htm. Acesso em 22 de setembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola