Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Setores da economia

Geografia

As atividades econômicas se dividem entre os setores primário, secundário e terciário. Este é hoje predominante tanto em mão de obra quanto em participação no PIB mundial.
As atividades econômicas e produtivas são categorizadas em três setores da economia.
As atividades econômicas e produtivas são categorizadas em três setores da economia.
PUBLICIDADE

Os setores da economia são segmentos em que se dividem as atividades econômicas e produtivas da sociedade. A divisão se dá entre os setores:

  • primário, que diz respeito à agricultura, à pecuária e ao extrativismo;

  • secundário, que corresponde à indústria;

  • terciário, que agrega os serviços, formais ou informais, prestados nas mais diversas áreas, e também as atividades comerciais.

Leia também: Desigualdade social – diferenças existentes entre as classes no acesso a oportunidades

Resumo sobre os setores da economia

  • Setores da economia são os segmentos em que podem ser divididas as atividades produtivas da sociedade.

  • A divisão atual trabalha com três setores da economia: primário, secundário e terciário.

  • O setor primário reúne as atividades agropecuárias e extrativas, produzindo, assim, matérias-primas e produtos in natura.

  • O setor secundário abarca as indústrias de ramos produtivos diversos.

  • O setor terciário é composto pelos serviços prestados e pelo comércio essencialmente.

  • Observa-se atualmente a maior participação do setor terciário tanto no emprego de mão de obra quanto na composição do PIB, o que se dá em variadas escalas territoriais. A esse fenômeno se dá o nome de terciarização da economia.

Videoaula sobre os setores da economia

O que são os setores da economia?

Os setores da economia podem ser definidos como grandes áreas ou segmentos em que se dividem as atividades econômicas desenvolvidas pela sociedade. Essa categorização é feita por meio de três setores, os quais agregam empresas, negócios e postos de trabalhos semelhantes em sua forma de execução e/ou em seu propósito final.

Essa forma de divisão da produção econômica de um determinado nível territorial é muito útil para se conhecer o perfil socioeconômico daquele espaço (que pode ser um país, estado ou município) e até mesmo para a elaboração de políticas públicas voltadas para a geração de empregos, de recuperação econômica e de desenvolvimento, por exemplo. Por meio da setorização das atividades econômicas, é possível identificar onde está alocada a mão de obra de um território e compreender a composição do seu Produto Interno Bruto (PIB) com base na produção.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Setor primário

O setor primário da economia é aquele formado pelas atividades que extraem matéria-prima da natureza, trabalhando, assim, com recursos naturais ou produtos primários. Temos, com isso, os seguintes ramos produtivos que compõem esse segmento:

  • Agricultura;

  • Pecuária;

  • Silvicultura;

  • Pesca;

  • Extrativismo mineral;

  • Extrativismo vegetal.

Foto de uma lavoura.
O setor primário é composto pelas atividades agropecuárias e extrativas, como a mineração e o extrativismo vegetal.

Considera-se também que o processo de embalagem e transferência de mercadorias originárias desse setor, para o mercado ou para as indústrias processadoras, faça parte do setor primário. Destaca-se, ainda, que é oriunda desse setor grande parte da matéria-prima utilizada nas indústrias de transformação.

Veja também: Qual a diferença entre exportação e importação?

Setor secundário

O setor secundário da economia agrega a atividade das indústrias de ramos muito diversos. A maior parcela das indústrias que compõem esse segmento se utiliza das matérias-primas fornecidas pelo setor primário. Integram o secundário as indústrias de bens de consumo, de bens de produção ou de base, e as indústrias extrativas.

Em suma, pode-se dizer que o setor secundário é formado por fábricas dedicadas à produção nas seguintes áreas:

  • Automobilística, naval e aeronáutica;

  • Metalúrgica e siderúrgica;

  • Têxtil;

  • Alimentícia e de bebidas;

  • Papel e celulose;

  • Madeireira e moveleira;

  • Química e petroquímica;

  • Maquinários;

  • Construção civil;

  • Equipamentos eletrônicos e de informática.

A lista não se encerra por aqui, e muitas outras atividades podem ser também associadas a esse setor.

Foto de uma fábrica de carros com uma máquina funcionando.
O setor secundário é formado pelas atividades industriais.

Setor terciário

O setor terciário da economia pode ser definido como aquele que reúne todas as atividades referentes aos serviços prestados por empresas e pessoas, e também o comércio. Esse segmento é bem mais abrangente do que os dois descritos anteriormente, e abarca os mais diversos tipos de profissionais, sejam prestadores formais de serviços, sejam trabalhadores informais.

Podemos citar os professores, pesquisadores, advogados, comerciantes, mecânicos, agentes de viagem e turismo, vendedores, atendentes, motoristas, garçons, atendentes de telemarketing, desenvolvedores, profissionais do entretenimento e cultura, e muitos outros que atuam prestando algum tipo de serviço para um consumidor direto.

A administração e todos os serviços inerentes à esfera pública, como saúde, educação, defesa e limpeza urbana, para mencionarmos alguns dos mais importantes, integram o setor terciário. Além disso, não podemos nos esquecer de que turismo, finanças, transportes e o ramo imobiliário são pertencentes ao terceiro setor da economia.

Mulher trabalhando em um caixa de supermercado.
A prestação de serviços e o comércio integram o setor terciário da economia.

O terciário é hoje o principal segmento econômico quando se trata da economia em escala mundial e também em escala nacional, levando em consideração uma análise pormenorizada do PIB e da composição da mão de obra em diversos países. O setor representa 63% do PIB mundial e emprega cerca de metade da sua mão de obra.|1|

No Brasil, o terciário representa quase três quartos da economia. Excetuando-se a administração pública, educação, defesa e saúde, o IBGE mostra que esse segmento responde por 55,61% da composição do PIB nacional. A prevalência desse setor caracteriza o que se convencionou chamar de terciarização da economia.

Confira em nosso podcast: Quais riscos as novas formas de emprego oferecem para o trabalhador brasileiro?

Exercícios resolvidos sobre os setores da economia

Questão 1 - (Unesp 2021) O predomínio mundial da urbanização, com o crescimento no número absoluto de cidades, teve como uma de suas consequências:

A) a terciarização da economia, que levou à absorção da população economicamente ativa dos setores primário e secundário.

B) a terceirização da gestão pública, que contribuiu para otimizar recursos ao restringir os cargos e os locais de atuação de profissionais.

C) o fim do setor secundário, que valorizou setores mais modernos da economia urbana.

D) a valorização do terceiro setor, que ampliou o papel do comércio para suprir as necessidades de consumo das populações.

E) o desenvolvimento de cidades globais, que contribuiu para a padronização de leis de uso e ocupação do solo, a fim de ampliar a circulação de pessoas.

Resolução

Alternativa A. O processo de crescimento das cidades condiciona o crescimento do setor de comércio e de serviços, aliado, ainda, a outros fatores inerentes à urbanização. Isso faz com que haja a terciarização da economia nesses espaços.

Questão 2 - Observando-se a composição da economia mundial no período recente, é possível notar que houve o que se convencionou chamar de terciarização da economia. Aponte, entre as alternativas abaixo, a que aspecto esse termo faz referência.

A) Encolhimento do setor primário em detrimento do terciário.

B) Crescimento do setor industrial e o seu predomínio sobre os demais, principalmente no emprego da mão de obra.

C) Aumento da participação do setor terciário na economia dos países tanto em mão de obra quanto no PIB.

D) Aumento da contratação de pessoal terceirizado para atuação no mercado.

Resolução

Alternativa C. A terciarização da economia é um termo que se refere à expansão e prevalência do setor terciário, que atualmente reúne um maior número de trabalhadores (formais e informais) e participa da composição do PIB.

Nota

|1| CIA. Countries: World. The World Factbook. Disponível em: https://www.cia.gov/the-world-factbook/countries/world/#economy.

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Setores da economia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/setores-economia.htm. Acesso em 01 de agosto de 2021.

Lista de Exercícios
Questão 1

O setor é primário é composto por um conjunto de atividades relacionadas à extração de bens naturais. Assinale abaixo a alternativa que apresenta corretamente as atividades que compõem esse setor:

A) turismo rural, agropecuária e pesca.

B) geração de energia e represamento de rios.

C) construção civil e extração mineral.

D) ecoturismo, lazer e agricultura orgânica.

E) agricultura, pecuária e extrativismo.

Questão 2

O setor secundário está corretamente caracterizado nas atividades abaixo, com exceção de:

A) geração de energia elétrica.

B) comércio de veículos automotores.

C) produção de máquinas e equipamentos.

D) construção de prédios residenciais.

E) fabricação de bens de consumo.

Mais Questões
Artigos Relacionados
Clique aqui e conheça o conceito de balança comercial e a utilidade desse indicador econômico.
Entenda os fatores espaciais e econômicos para o crescimento do setor terciário no Brasil e os impactos desse processo em nossa sociedade.
As economias de aglomeração e formação de parques industriais, bem como suas consequências sobre a produção do espaço geográfico.
Entenda o que é PEA e qual é a função desse conceito nas análises econômicas.
A Revolução Industrial: experiência histórica que atingiu proporções intercontinentais. A exploração do trabalho infantil era comum antes da revolução industrial.
Conheça o setor terciário e suas características, além de conferir alguns exemplos e uma análise do processo de terciarização da economia.
Conheça as principais características do Setor Primário da economia, bem como as áreas que dele fazem parte.
Conheça as características do setor secundário, bem como o seu papel na produção econômica e na construção do espaço geográfico.
Confira aqui quais são os setores da economia, bem como as suas características!
Saiba o que é o Terceiro setor, suas principais características, tipos e exemplos.