Topo
pesquisar

Revolução Verde

Geografia

A revolução verde surgiu com o propósito de aumentar a produção agrícola através de desenvolvimento de pesquisas em sementes, fertilização e utilização de maquinário.
A produção agrícola através do desenvolvimento de pesquisas em sementes surge com a revolução verde
A produção agrícola através do desenvolvimento de pesquisas em sementes surge com a revolução verde
PUBLICIDADE

A expressão Revolução Verde foi criada em 1966, em uma conferência em Washington. Porém, o processo de modernização agrícola que desencadeou a Revolução Verde ocorreu no final da década de 1940.

Esse programa surgiu com o propósito de aumentar a produção agrícola através do desenvolvimento de pesquisas em sementes, fertilização do solo e utilização de máquinas no campo que aumentassem a produtividade. Isso se daria através do desenvolvimento de sementes adequadas para tipos específicos de solos e climas, adaptação do solo para o plantio e desenvolvimento de máquinas.

As sementes modificadas e desenvolvidas nos laboratórios possuem alta resistência a diferentes tipos de pragas e doenças, seu plantio, aliado à utilização de agrotóxicos, fertilizantes, implementos agrícolas e máquinas, aumenta significativamente a produção agrícola.

Esse programa foi financiado pelo grupo Rockefeller, sediado em Nova Iorque. Utilizando um discurso ideológico de aumentar a produção de alimentos para acabar com a fome no mundo, o grupo Rockefeller expandiu seu mercado consumidor, fortalecendo a corporação com vendas de verdadeiros pacotes de insumos agrícolas, principalmente para países em desenvolvimento como Índia, Brasil e México.
 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Utilização de máquina e insumos agrícolas

De fato, houve um aumento considerável na produção de alimentos. No entanto, o problema da fome no mundo não foi solucionado, pois a produção dos alimentos nos países em desenvolvimento é destinada, principalmente, a países ricos industrializados, como Estados Unidos, Japão e Países da União Europeia.

O processo de modernização no campo alterou a estrutura agrária. Pequenos produtores que não conseguiram se adaptar às novas técnicas de produção, não atingiram produtividade suficiente para se manter na atividade, consequentemente, muitos se endividaram devido a empréstimos bancários solicitados para a mecanização das atividades agrícolas, tendo como única forma de pagamento da dívida a venda da propriedade para outros produtores.

A Revolução Verde proporcionou tecnologias que atingem maior eficiência na produção agrícola, entretanto, vários problemas sociais não foram solucionados, como é o caso da fome mundial, além da expulsão do pequeno produtor de sua propriedade.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia Geral - Geografia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. "Revolução Verde"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/revolucao-verde.htm>. Acesso em 15 de dezembro de 2018.

Lista de Exercícios
Questão 1

A revolução verde caracteriza-se, principalmente, pela industrialização e modernização tecnológica das atividades agropecuárias. Esse fenômeno possui como características:

I. Uso de técnicas agrícolas avançadas;

II. Emprego de agrotóxicos;

III. Predomínio de latifúndios monocultores;

IV. Alteração genética de grãos e plantas;

V. Utilização de mão de obra abundante;

São corretas as afirmativas:

a) I, e II

b) III e IV

c) II, IV e V

d) I, III e V

e) I, II, III e IV

Questão 2

 “Se o agronegócio tem um pai, seu nome é Norman Borlaug, um americano nascido na pequena cidade de Cresco, estado de Dallas, em 1914. Esse senhor, falecido em 2009, literalmente revolucionou a forma de se produzir comida no mundo. Formado em agronomia pela Universidade de Minnesota em 1942, recebeu o prêmio Nobel da Paz em 1970. Motivo: pelas mãos de Borlaug começaram os primeiros cruzamentos de sementes híbridas resistentes a doenças fúngicas, o que fez países como México, Índia e Paquistão tirarem mais de 600 milhões de pessoas da fome”.

(Revista Dinheiro Rural, 04-2013. Disponível em: http://revistadinheirorural.terra.com.br)

O avanço do agronegócio propiciou inúmeras transformações no espaço geográfico das sociedades, dentre os quais podemos corretamente assinalar:

a) Incremento dos mutirões em pequenas propriedades familiares

b) Incentivos tecnológicos para a produção orgânica

c) Preservação irrestrita de recursos naturais, como cursos d'água e vegetações

d) Ampliação do nível de produtividade por hectare

e) Contenção do processo de industrialização

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola