Topo
pesquisar

Mineração

Geografia

A mineração é atividade econômica e industrial exercida pelo homem desde a antiguidade. Consiste na extração e no beneficiamento de minérios do subsolo.
Mineração é uma atividade que consiste na extração de minérios do subsolo.
Mineração é uma atividade que consiste na extração de minérios do subsolo.
PUBLICIDADE

A mineração corresponde à uma atividade econômica e industrial que consiste na pesquisa, exploração, lavra (extração) e beneficiamento de minérios presentes no subsolo. Essa atividade é uma das grandes responsáveis pela atual configuração da sociedade em que vivemos, visto que diversos produtos e recursos utilizados por nós são provenientes dessa atividade, como computadores, cosméticos, estradas, estruturas metálicas, entre outros.

Assim, é possível dizer que a mineração é indispensável ao desenvolvimento socioeconômico. Contudo, a atividade mineradora é responsável por diversos problemas provocados no meio ambiente.

Tipos de mineração

Na mineração podemos encontrar métodos de lavra, que consiste nas técnicas de extração do minério que levam em conta aspectos sociais, econômicos e ambientais, bem como as tecnologias que precisam ser empregadas na área destinada à atividade em virtude da forma e da posição em que o depósito do minério está localizado, ou seja, o aspecto geológico.

Na escolha do método, deve-se levar em conta também as questões de segurança e higiene, a fim de garantir a vida útil da mina a ser explorada. Isso significa que selecionar o método errado além de ser inviável economicamente, pode provocar diversos problemas ambientais.

Existem diversos métodos de lavra que variam segundo os métodos de extração empregados. Em muitas minas, são empregados mais de um método de lavra. Os dois principais correspondem ao ambiente em que se desenvolve a atividade de mineração. São eles:

1) Método de lavra a céu aberto

O método de lavra a céu aberto representa a mineração em depósitos com menor profundidade, próximos à superfície.
O método de lavra a céu aberto representa a mineração em depósitos com menor profundidade, próximos à superfície.

O método de lavra a céu aberto refere-se à extração de minérios que são encontrados em depósitos com menor profundidade, ou seja, as jazidas estão localizadas bem próximas à superfície. Normalmente, esse método explora o minério até o seu esgotamento. Os principais métodos de lavra a céu aberto são:

- Encostas

- Cavas

- Fatias

- Lavra por dissolução

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

2) Método de lavra subterrânea

O método de lavra subterrânea consiste na retirada de minérios em depósitos de maior profundidade.
O método de lavra subterrânea consiste na retirada de minérios em depósitos de maior profundidade.

O método de lavra subterrânea refere-se à extração de minérios que são encontrados em depósitos mais profundos, ou seja, as jazidas estão afastadas da superfície. Nesse método, o minério deve ser delimitado via sondas por meio dos serviços de topografia. O método de lavra subterrânea possui variações como:

- Métodos com realces autoportantes;

- Métodos com realces das encaixantes;

- Métodos com abatimento.

Mineração no Brasil

A mineração representa uma das atividades econômicas e industriais que contribuem de forma significativa para o desenvolvimento socioeconômico do país. A exploração de recursos minerais no Brasil está ligada com a sua própria história, desde o seu período de ocupação em busca pelo ouro no interior do país.

O Brasil é considerado um dos países com maior potencial mineral do mundo, produzindo aproximadamente 70 substâncias minerais (21 dos grupos de materiais não metálicos e 45 dos não metálicos e 4 dos energéticos). Segundo o Departamento Nacional de Produção Mineral, trata-se de uma atividade bastante diversificada.

Também de acordo com o departamento, estão localizadas, no Brasil, cerca de 3.354 minas, sendo 159 de grande porte. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), há no país mais de 8 empresas mineradoras distribuídas entre as regiões. Veja a seguir onde há maior concentração dessas empresas:

Distribuição das companhias mineradoras nas regiões brasileiras, segundo dados do Departamento Nacional de Produção Mineral.
Distribuição das companhias mineradoras nas regiões brasileiras, segundo dados do Departamento Nacional de Produção Mineral.

Saiba também: A mineração na Região Norte

O setor mineral representa 4,2% do Produto Interno Bruto do país e cerca de 20% do valor das exportações brasileiras, segundo o Ministério de Minas e Energia. É previsto para o Brasil, por meio do Plano Nacional de Mineração 2030, divulgado pelo mesmo Ministério, que sejam investidos em pesquisa mineral, mineração e transformação mineral, cerca de US$ 270 bilhões até o ano de 2030.

No ano de 2011, segundo o Ibram, o Brasil alcançou seu melhor índice, produzindo cerca de US$ 50 bilhões. Atualmente, o país é o maior exportador mundial de ferro e nióbio e o segundo maior de manganês e bauxita, de acordo com dados do DNPM

- Principais minérios encontrados no Brasil (2012/2013), segundo pesquisa da Academia Brasileira de Ciências:

Minério

Reserva (em 1000 toneladas)

Principais minas

Amianto

10515

Cana Brava (GO)

Bauxita

590000

São Lourenço (MG), Juriti (PA), Paragominas (PA), Itamarati de Minas (MG).

Carvão

2154000

Criciúma (SC), Candiota e outras 20 minas no Rio Grande do Sul.

Cobre

11419

Chapada (GO), Sossego (PA), Salobo (PA), Caraíba (BA).

Estanho

341033

Bom Futuro (RO), Massangana (RO), São Lourenço (RO)

Ferro

19948000

33 no Quadrilátero Ferrífero (MG) e no estado do Pará.

Nióbio

10565

Barreiro (MG), Boa Vista (GO).

Ouro

2,6

Fazenda Nova (GO), Aurizona (MA), Jacobina (BA), Morro do Ouro (GO), Pedra Branca do Amapari (AP), Crixás (GO), São Vicente (MT), São Francisco (MT), Santa Bárbara (MG), Sabará (MG), Cocais (MG), Caeté (MG).

Níquel

2079

Santa Rita (BA), Buriti (GO), Barro Alto (GO), Niquelândia (GO), Onça-Puma (PA).

 

Leia mais: Principais minérios brasileiros

O Brasil importa e exporta minérios, visto que sua produção não é suficiente para todos os minérios. Os principais destinos dos minérios brasileiros são países como o Canadá, Estados Unidos, China, Japão e Países Baixos. São exportados, principalmente, alumínio, cobre, ferro, estanho, manganês, níquel, nióbio e ouro. Já a origem das exportações são de países como Estados Unidos, Peru, Chile, Rússia e China. São importados minérios como ferro, cobre, estanho, alumínio.

Mineração do ouro

Os mineradores, por muito tempo, contavam com a sorte para encontrar gramas de ouro no leito dos rios ou entre rochas. Com o avanço das tecnologias e métodos de extração, a busca pelo minério, atualmente, tem sido mais precisa.

Saiba também: Mineração no Brasil colônia

Normalmente, os depósitos de ouro concentram também outros metais. As pesquisas nas áreas em que há possibilidade de jazidas são feitas por meio de estudos topográficos e perfurações. As amostras do minério são analisadas e avaliadas. Os processos de extração dependerão das características geológicas do depósito. Caso localiza-se na superfície, possivelmente, aplica-se a técnica de lavra a céu aberto. Se estiver em maiores profundidades, o método será de lavra subterrânea.

Após a extração, inicia-se a fase de beneficiamento do ouro, que representa a etapa de preparação do minério. Os processos dessa etapa são:

- Britagem: processo em que o minério é reduzido em pedaços menores.

- Peneiramento: processo em que se separa os grandes dos pequenos pedaços.

- Moagem: processo em que o minério é misturado em pó fino. A mistura resultará em um minério mais fino de acordo com as horas que durar a mistura.

- Classificação: processo em que partículas grosseiras são separadas das partículas finas.

Após a etapa de beneficiamento, o ouro passa para a etapa de concentração, podendo ser feita por concentração gravítica ou uso da flotação.

Indústrias de mineração

No Brasil, a indústria de mineração é representada pelos setores de exploração, mineração e de transformação mineral, segundo o Ibram. Segundo a Revista Exame, as principais empresas mineradoras do país são:

- Vale

- Samarco

- CBMM

- Alunorte

- Namisa

- Magnesita

- Votorantim

- Hispanobras

Mineração e impactos ambientais

Apesar de ser uma atividade primordial ao desenvolvimento de uma sociedade, a mineração está associada a diversos impactos ambientais negativos. Quando feita sem planejamento e sem fiscalização, pode provocar graves danos ao meio ambiente.

Leia também: Problemas gerados pela mineração

Há no Brasil diversos órgãos destinados à fiscalização, concessão, cumprimento das legislações e exploração dos recursos minerais, como o Ministério do Meio Ambiente, o Ministério de Minas e Energia, o Serviço Geológico do Brasil, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente Recursos Naturais Renováveis. Contudo, é válido ressaltar que manter a integridade das áreas destinadas à mineração, bem como as questões de segurança é dever da empresa mineradora. Os projetos a serem implantados pelas mineradoras devem considerar, então, todo e qualquer impacto a ser provocado no meio ambiente.

Quando a atividade é realizada de maneira irregular, podem ocorrer problemas como poluição e contaminação dos recursos hídricos, poluição e contaminação dos solos, poluição do ar, possíveis áreas degradadas, transtornos à população da região, alteração da geologia da área devido à abertura de cava para exploração, favorecimento de erosões (voçorocas e assoreamentos), perda da vegetação, fauna comprometida, dentre outros.

Saiba também: Tipos de poluição das águas

Veja a seguir os principais impactos ambientais no Brasil provocados pela mineração de acordo com cada minério, segundo o Ministério do Meio Ambiente:

Minério

Impacto ambiental

Ferro

As regiões de extração de ferro possuem barragens (áreas de contenção de resíduos minerais) antigas, podendo ser rompidas e poluição das águas superficiais.

Ouro

Uso inadequado de mercúrio na fase de concentração do ouro, rejeitos ricos em arsênio, emissão de mercúrio na queima de amálgama.

Carvão

Contaminação dos recursos hídricos tanto das águas superficiais quanto das águas subterrâneas.

Zinco

Barragem de contenção de rejeitos em péssimo estado de conservação.

 

O crime ambiental ocorrido em Brumadinho deixou diversas famílias desabrigadas e um grande número de mortes. (Crédito: Corpo de Bombeiros do estado de Minas Gerais).
O crime ambiental ocorrido em Brumadinho deixou diversas famílias desabrigadas e um grande número de mortes. (Crédito: Corpo de Bombeiros do estado de Minas Gerais).

O Brasil vivenciou, nos últimos anos, dois grandes crimes ambientais no estado de Minas Gerais. A empresa Vale teve duas de suas diversas barragens de rejeitos rompidas causando um enorme problema ambiental, mortes e perda de biodiversidade na área afetada. As cidades de Mariana e Brumadinho vivem atualmente uma situação drástica devido ao rompimento das barragens. Rios foram poluídos, solos contaminados, parte da população perdeu suas casas e houve também diversas mortes de pessoas e animais.

Leia também: Política ambiental no Brasil

Por Rafaela Sousa
Graduada em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUSA, Rafaela. "Mineração"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/mineracao.htm. Acesso em 17 de julho de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

(Fuvest-SP) Podemos afirmar, sobre o período da mineração no Brasil, que

a) atraídos pelo ouro, vieram para o Brasil aventureiros de toda espécie, que inviabilizaram a mineração.

b) a exploração das minas de ouro só trouxe benefícios para Portugal.

c) a mineração deu origem a uma classe média urbana que teve papel decisivo na Independência do Brasil.

d) o ouro beneficiou apenas a Inglaterra, que financiou sua exploração.

e) a mineração contribuiu para interligar as várias regiões do Brasil e foi fator de diferenciação da sociedade.

Questão 2

(UFG) Além de Minas Gerais, foram explorados ouro e diamantes:

a) no Maranhão;

b) em Goiás;

c) em Mato Grosso;

d) as respostas (b) e (c) combinadas;

e) todas as respostas combinadas.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola