Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Agricultura e conservação: questões históricas

Graças à agricultura, o homem deixou de ser nômade (caça e coleta de alimentos) e passou a ser sedentário (cultivo de plantas e domesticação de animais).

A mecanização agrícola permitiu uma maximização da produção de alimentos
A mecanização agrícola permitiu uma maximização da produção de alimentos
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A prática da agricultura surgiu há aproximadamente 12 mil anos. Graças a ela, o homem deixou de ser nômade (modo de vida baseado na caça e coleta de alimentos) e passou a ser sedentário (modo de vida baseado no cultivo de plantas e domesticação de animais).

Ao longo dos séculos, as práticas agrícolas foram evoluindo e, com isso, começou a haver uma excessiva produção, o que permitiu o desenvolvimento do comércio. No início havia somente trocas de produtos e nos locais de troca surgiram diversas cidades. Com o passar do tempo, a agricultura passou por várias “revoluções”. Vejamos algumas delas.

No século XIX houve a chamada revolução agrícola, que configurou o aumento da produção sem o aumento da área de cultivo. Ou seja, houve um aumento da produtividade. Parece ser algo simples, porém foi um grande avanço tecnológico na época, mas que não beneficiou o meio ambiente, pois havia um uso intenso do solo, sem práticas de conservação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A revolução verde foi a mais importante revolução da agricultura, iniciada logo após a Segunda Grande Guerra. Representou essencialmente a adoção de um pacote tecnológico que buscava maximizar a produção de alimentos. Porém, do ponto de vista ambiental, esse pacote não foi tão benéfico. Dessa maneira, foram adotados os seguintes procedimentos: mecanização agrícola, uso de fertilizantes, de agrotóxicos e de sementes selecionadas, produzidas em laboratório. Todas essas técnicas permitiram uma otimização da produção, porém com efeitos extremamente nocivos ao solo, ao lençol freático e aos rios.

Segundo alguns estudiosos, o atual momento é de uma nova revolução agrícola. Os chamados transgênicos (sementes geneticamente modificadas) estão em pauta e causam muitos questionamentos por parte de ambientalistas. Outros já defendem que o uso do transgênico acabará com a fome no planeta e que ele não causa danos ao meio ambiente. Esse debate ainda perdurará por anos.

Na contramão, vêm a agricultura orgânica e aagricultura de conservação. Essas práticas agrícolas diferem entre si, porém ambas buscam causar danos mínimos ao meio ambiente. Enquanto a agricultura de conservação busca práticas de perturbação mínima ao solo, como a rotação de culturas; a agricultura orgânica tem como premissa o uso de recursos naturais para o manejo agrícola e a conservação deles, como a produção de alimentos sem agrotóxicos.


Por Régis Rodrigues
Graduado em Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Brasil Escola Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "Agricultura e conservação: questões históricas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/agricultura-conservacao-questoes-historicas.htm. Acesso em 21 de dezembro de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

A agricultura foi responsável por mudanças significativas nos padrões de fixação e distribuição das populações humanas. Que alteração nos fluxos de pessoas ocorreu com o advento da atividade agrícola?

a) As pessoas passaram a migrar mais em busca de melhores solos para o cultivo.

b) Dispersaram-se nos territórios para não ter que dividir a produção.

c) Deixaram de ser nômades e passaram a ser sedentários (fixar-se em um determinado local).

d) A caça, pesca e coleta garantiam o pleno sustento, estímulo para o aumento das migrações.

e) Intensificaram o nomadismo, uma vez que precisavam de sementes variadas.

Exercício 2

A respeito da primeira revolução agrícola ocorrida no século XIX, é correto afirmar que:

I) O uso intensivo do solo, com ausência de práticas de conservação, foi uma das características desse período.

II) Houve o aumento da produtividade, isto é, houve o aumento da produção sem o aumento da área de cultivo.

III) Por não haver aumento da área plantada, essa revolução garantiu que o meio ambiente fosse preservado.

IV) O avanço tecnológico do período permitiu que, em uma mesma área ocupada, houvesse um acréscimo na produção se comparada com a produção anterior.

Estão corretas as alternativas:

a) I, II e III.

b) II, III e IV.

c) Apenas a alternativa III.

d) I, II e IV.

e) Todas as alternativas.