Topo
pesquisar

Balança comercial

Geografia

A balança comercial não usa como referência a quantidade de produtos que entram e saem do país, mas, sim, seus valores.
O cálculo da balança comercial envolve o valor gasto nas importações e o valor conseguido nas exportações
O cálculo da balança comercial envolve o valor gasto nas importações e o valor conseguido nas exportações
PUBLICIDADE

O conceito de balança comercial faz referência à diferença entre as exportações e as importações por parte de um país em um dado período. É um importante indicador para a análise econômica e serve de parâmetro de comparação entre diferentes nações.

Importação e Exportação

  • Importação – É quando um país compra mercadorias ou produtos originados em outro país. Exemplo: O Brasil compra equipamentos eletrônicos da China.

  • Exportação – É a saída de um produto ou mercadoria de um país para outro. Exemplo: O Brasil vende soja para a Europa.

Deficit e Superavit

  • Deficit – é o termo que define o saldo negativo da balança comercial. Nesse caso, as importações superaram as exportações, ou seja, o país comprou mais do que vendeu no período estabelecido.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Superavit – é o termo que define o saldo positivo da balança comercial. Nesse caso, as exportações de um país superaram as importações, ou seja, no período de apuração, entrou mais dinheiro no país do que saiu.

Em geral, os países desenvolvidos exportam produtos com alto valor agregado, como veículos, medicamentos, aparelhos eletrônicos e produtos de tecnologia, enquanto os países subdesenvolvidos vendem produtos primários, resultantes das atividades econômicas da agricultura, pecuária e extrativismo.

A balança comercial de um país tem relação direta com o Produto Interno Bruto (PIB). À medida que aumenta a produção e exportação de um país, o seu PIB acompanha esse crescimento e, quando as exportações passam por declínio, ocorre queda no Produto Interno Bruto do país.


Por Amarolina Ribeiro
Graduada em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Amarolina. "Balança comercial"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/balanca-comercial.htm>. Acesso em 20 de fevereiro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola