Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Século XX

O Século XX foi um século permeado por guerras, em todas as suas décadas, mas as duas guerras mundiais marcaram-no profundamente.

No século XX, a guerra mais catastrófica foi a Segunda Guerra Mundial
No século XX, a guerra mais catastrófica foi a Segunda Guerra Mundial
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

  • Primeira Guerra Mundial: o real “início” do século XX

Certos autores dizem que, a despeito do calendário comum, o século XX começou, de fato, em 1914. Essa afirmação explicita o impacto histórico da Primeira Guerra Mundial.Até 1914, o mundo ainda vivia um eco da “Belle Époque” (Bela Época), isto é, a fase do progresso e do otimismo vivida na Europa dos grandes Impérios desde o fim da década de 1870. A “inauguração” do século XX com uma guerra de proporções catastróficas (chamada por muitos de seus contemporâneos de “apocalíptica”) parecia ser um prenúncio da sucessão de guerras sangrentas que se alastrariam ao longo do século.

Contudo, antes mesmo de o primeiro conflito mundial acontecer, algumas guerras setoriais estouraram. Duas merecem destaque: a Guerra Russo-Japonesa(1904-1905) e a Guerra dos Bálcãs(1912-1913). Essas guerras, sobretudo a dos Bálcãs, delineavam um pouco do que aconteceria em 1914, haja vista que foi na Bósnia (um dos países da Península Balcânica) que o arquiduque austríaco Francisco Ferdinando foi assassinado. Como sabemos, a sua morte foi tida como o estopim da guerra.

A grande máquina de guerra da Primeira Guerra Mundial pertencia ao então II Reich (Segundo Império) alemão, que havia modernizado sua infraestrutura e seu arcabouço militar após a unificação, ocorrida em 1870. O II Reich, comando por Guilherme II, era uma das nações mais poderosas da época e, assim como outras, tinha pretensões expansionistas. As dimensões da guerra logo se tornaram evidentes com a quantidade de soldados, armamento, munições, bombas e veículos utilizados só no primeiro ano. O uso de armas químicas, como gases tóxicos que matavam instantaneamente, também revelou uma face terrível da guerra.

O Império Alemão, mesmo tendo entrado na guerra com o exército mais moderno, acabou perdendo e sendo obrigado a se submeter às sanções instituídas pelos seus inimigos, sobretudo pela França, prescritas no Tratado de Versalhes.Vale ressaltar que uma das consequências diretas da guerra foi a Revolução Bolchevique, levada a cabo na Rússia, em outubro de 1917. Os revolucionários russos, liderados por Lenin, aproveitaram-se do enfraquecimento que o Império do Czar Nicolau II sofreu durante a Primeira Guera para empreender a ação revolucionária.

Soldados ingleses entrincheirados durante a Primeira Guerra Mundial
Soldados ingleses entrincheirados durante a Primeira Guerra Mundial

  • O período entreguerras

As décadas de 1920 e 1930 foram marcadas pelas tentativas de reestruturação dos países europeus afetados pela devastação da guerra. O mais afetado deles, a Alemanha, viu seu império ser desmanchado e o regime republicano conhecido como República de Weimar ser instalado.

A situação política e econômica dos alemães estava tão caótica nesse período que muitos movimentos políticos radicais ganharam adesão popular, como o movimento espartaquista – facção comunista da Alemanha –, que tentou um golpe revolucionário em 1919, e o movimento nacional socialista dos trabalhadores alemães, que fundou o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, que ficaria conhecido como Partido Nazista. Adolf Hitler entrou para esse partido em 1921, dando um novo formato para ele.

Ao mesmo tempo, a Itália, no início da década de 1920, viu a tomada do poder pelos fascistas, liderados por Benito Mussolini. A Rússia, que havia sofrido a ação revolucionária bolchevique, incorporou ao seu domínio outras nações eslavas, criando a União Soviética. Com a morte de Lenin, o primeiro líder soviético, em 1924, Stalin tornou-se o comandante do império soviético. Todo esse cenário é conhecido em História como o “Período entreguerras”, haja vista que foi o totalitarismo desenvolvido pelos Estados descritos acima que montou o cenário para a Segunda Guerra Mundial.

Se as guerras entre o Japão e Rússia e nos Bálcãs introduziram a Primeira Guerra Mundial, a Segunda Guerra Sino-Japonesa (iniciada em 1937 e só finalizada em 1945) e a Guerra Civil Espanhola (1936-1939) foram o prefácio da Segunda. O segundo conflito entre China e Japão acabou incorporando-se, em 1939, à Segunda Guerra europeia, quando os japoneses aliaram-se à Alemanha nazista e à Itália fascista. Francisco Franco, general espanhol, por sua vez, comandou a revolução nacionalista com viés fascista na Espanha, tendo recebido forte auxílio dos nazistas. Quando a Alemanha invadiu a Polônia em setembro de 1939, o cenário da guerra já estava montado.

  • Desencadeamento da Segunda Guerra

A Segunda Guerra, como postulam alguns historiadores, foi, de certa forma, uma continuação da Primeira, haja vista que alguns dos motivos eram similares, como o desejo de expansão imperialista da Alemanha, que, sob o jugo de Hitler, declarou-se como o III Reich (terceiro império). Porém, a devastação e o morticínio dessa guerra foram inigualáveis, sem contar as atrocidades que foram cometidas fora da zona de combate, como o holocausto nazista e os gulags soviéticos, já que tanto nazistas quanto comunistas desejam levar a cabo a construção de um império global, como diz o historiador Timothy Snider, em seu livro Terras de Sangue – A Europa entre Hitler e Stalin:

Stalin, não menos que Hitler, falava em eliminações e limpezas. Assim mesmo, o raciocínio stalinista para a eliminação sempre estava relacionado com a defesa do Estado soviético ou com o avanço do socialismo. No stalinismo, o extermínio em massa nunca seria mais do que uma bem-sucedida defesa do socialismo, ou um elemento na história do progresso rumo ao socialismo; nunca a vitória política em si. O stalinismo era um projeto de autocolonização, expandindo-se quando as circunstâncias o permitissem. A colonização nazista, ao contrário, dependia totalmente da conquista imediata e absoluta de um novo e vasto império no Leste, que teria impedido o desenvolvimento da Alemanha pré-guerra. Ele entendia a destruição de dezenas de milhões de civis como pré-requisito para seu empobrecimento. Na prática, os alemães geralmente matavam pessoas que eram cidadãos soviéticos.”[1]

A União Soviética, que desde 1939 havia firmado um pacto de não agressão com os nazistas, rompeu com estes em 1941, tornando-se a inimiga do “eixo” na Frente Leste. Nos anos seguintes, os aliados ocidentais articularam-se com a URSS em prol de combater o inimigo em comum. A entrada dos Estados Unidos na guerra, que ocorreu também em 1941, em razão do ataque japonês à base naval de Pearl Harbor, fez com que a guerra se acelerasse e que tivesse dois grandes polos: o continental (europeu) e o do Pacífico (batalhas travadas no Oceano Pacífico, em especial nas ilhas japonesas). A partir desse evento, houve o início da formação da aliança entre Inglaterra, Estados Unidos e outros países a eles associados contra as chamadas “Potências do Eixo” (Alemanha, Itália e Japão).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Do dia “D” às bombas atômicas

A articulação dos aliados teve o seu cume no chamado Dia D, isto é, uma gigantesca operação militar realizada em 06 de junho de 1944 que consistia em um projeto de libertação da Europa a partir do litoral francês. O objetivo dessa operação era liberar a França, a Holanda, a Bélgica e os demais países da Europa Ocidental ocupados pelos nazistas e chegar até a Alemanha.

Do lado oriental, os soviéticos fizeram também um processo de avanço sobre o espaço nazista até chegar à Alemanha. Aos poucos, as forças alemãs foram minguando e, em abril de 1945, foi noticiado o suicídio de Adolf Hitler. Em agosto desse mesmo ano, a guerra chegou ao fim em solo europeu, mas prosseguiu no Pacífico contra o Japão. Foi nesse país que foram lançadas as duas bombas atômicas, nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, em 06 e 09 de agosto, respectivamente, por um bombardeiro dos Estados Unidos, provocando a morte instantânea de dezenas de milhares de pessoas. Após essa catástrofe nuclear, a guerra finalmente chegou ao fim com a rendição do Japão em 02 de setembro de 1945.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, começaram a aparecer as divergências entre as potências vencedoras em razão das diferentes visões de mundo e dos diferentes projetos políticos. No mundo ocidental, prevaleceu o modelo da economia de mercado e do sistema democrático de direito. Na Europa Oriental e em grande parte da Ásia, prevaleceu a economia estatal planificada, regida pelo sistema comunista.

Houve, portanto, paulatinamente, um delineamento geopolítico entre uma zona de influência encabeçada pelos Estados Unidos, que abrangia a Europa Ocidental, o continente americano e a Oceania, e uma zona de influência soviética, que se assenhorava da Europa Oriental e de quase toda a Ásia. No começo dos anos 1950, essas divergências passaram a ficar explícitas e temerosas com o estouro da Guerra das Coreias – em que havia um núcleo apoiado pelos soviéticos (o norte-coreano) e outro apoiado pelos ocidentais (o lado Sul da Coreia). Essa atmosfera de rivalidade entre superpotências ficou conhecida como Guerra Fria, que durou até o fim dos anos 1980.

  • Conflitos na Ásia e no Oriente Médio

Além da Guerra da Coreia, outras guerras que estouraram na Ásia, como a Guerra do Vietnã, tiveram suas fontes nessas divergências ideológicas entre ocidentais e soviéticos. Além desses conflitos setoriais com motivações político-ideológicas, outros também tiveram destaque nos primeiros anos da Guerra Fria. Foi o caso dos Conflitos Árabe-Israelenses, que tinham motivação político-religiosa.

Esses conflitos começaram após o reconhecimento do Estado de Israel, pela ONU, em 1948. Países de orientação muçulmana, como Egito, Transjordânia, Iraque, Síria e Líbano, não reconheceram a legitimidade da existência do Estado de Israel e entraram em guerra contra esse país. Muitos outros conflitos ocorreram, no período da Guerra Fria, na região do Oriente Médio envolvendo o Estado israelense, como a chamada Guerra do Yom Kippur, ocorrida em outubro de 1973. Muitos outros ocorreram entre os próprios muçulmanos, como a Guerra Irã-Iraque.

Avião B-52 lançando bombas durante a Guerra do Vietnã
Avião B-52 lançando bombas durante a Guerra do Vietnã

No continente africano, nesse mesmo período de Guerra Fria, houve as guerras pela descolonização. Muitos países que ainda eram colônias de potências europeias passaram a reivindicar sua independência, como a Argélia, que era colônia da França. Já no mundo ocidental, os conflitos não tiveram a intensidade vivida nas regiões descritas acima, mas consistiram, grosso modo, em golpes de Estado, sobretudo na América Latina.

Esses golpes de Estado, ao contrário do que muitos pensam, eram menos coordenados pelo “imperialismo dos EUA” do que empreendidos por instituições civis-militares altamente nacionalistas e anticomunistas. As justificativas para esses golpes (como o que houve no Brasil em 1964) tiveram, em suma, o argumento de refrear as possíveis revoluções comunistas que poderiam entrar em curso, estimuladas e fomentadas pelos cubanos (que haviam feito a sua revolução em 1959) e pelos soviéticos. Essas tentativas revolucionárias eram coordenadas por focos de guerrilha armada urbana e rural. A Guerrilha do Araguaia foi um exemplo de guerrilha rural.

  • Corrida espacial e corrida armamentista

A despeito de toda essa gama de conflitos regionais descritos acima, a Guerra Fria também se caracterizou por outras formas de “guerra”, além da convencional. A rivalidade estendeu-se para outros domínios, como a guerra por informação, contrainformação e espionagem, protagonizadas pelas agências secretas americana e soviética, CIA e KGB, respectivamente; a “corrida armamentista”, na qual as duas superpotências procuravam desenvolver as melhores tecnologias bélicas e os melhores armamentos, incluindo armas nucleares; e, por fim, a “corrida espacial”, que consistiu na busca acirrada pelo desenvolvimento de tecnologia aeroespacial, como satélites artificiais e espaçonaves, com o objetivo de conquistar o espaço fora da atmosfera terrestre. O período de maior tensão da Guerra Fria ocorreu em outubro de 1962, quando houve a chamada “Crise dos Misseis”, em decorrência da descoberta de uma base para instalações de ogivas nucleares soviéticas em Cuba.

  • Situação no fim do século

Com o esfacelamento da URSS, em 1991, a Guerra Fria teve, definitivamente, fim. Todavia, em decorrência desse fim, novos conflitos setoriais desencadearam-se nos anos 1990, como as guerras na região dos Bálcãs – a Guerra Civil Iugoslava, por exemplo – e na região do Cáucaso, cujo exemplo mais significativo foi o conflito entre russos e chechenos na Primeira Guerra da Chechênia. Vale destacar também que foi na última década do século XX que houve a Guerra do Golfo contra a presença iraquiana (liderada pelo ditador Saddan Hussein) no Kwait. Essa guerra marcou a tentativa de estabelecimento da hegemonia estadunidense no Oriente Médio.

NOTAS

[1] SNIDER, Timothy. Terras de Sangue – A Europa entre Hitler e Stalin. Rio de Janeiro: Record, 2012. p. 468.


Por Me. Cláudio Fernandes

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FERNANDES, Cláudio. "Século XX"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/guerras/seculo-xx.htm. Acesso em 06 de julho de 2022.

Artigos Século XX


Os sinais da destruição provocada pela II Guerra da Chechênia
Guerras

II Guerra da Chechênia 2

Primeira Guerra da Chechênia, O que foi a Primeira Guerra da Chechênia, Como ocorreu a Primeira Guerra da Chechênia, Quais foram os motivos que levaram a Primeira Guerra da Chechênia, Em que ano...

A fé e a miséria que circundaram esse lastimável confronto da Primeira República.
Guerras

A Guerra de Canudos

Um dos mais sangrentos conflitos da Primeira República.

Soldados da República do Congo
Guerras

A guerra do Congo

A Guerra do Congo, O que foi a Guerra do Congo, Como teve início a Guerra do Congo, Como se desenvolveu a Guerra do Congo, Quais foram os personagens da Guerra do Congo, Os fatores geopolíticos da...

João Amazonas, líder do PC do B, organizou a guerrilha do Araguaia e faleceu em 2002
Guerras

A guerrilha do Araguaia

Um sanguinário conflito entre comunistas e militares às margens do Rio Araguaia.

Luis Carlos Prestes e a Intentona: as tensões e agentes políticos presentes na década de 1930.
Guerras

A intentona potiguar

A intentona potiguar, Era Vargas, Luis Carlos Prestes, Aliança Nacional Libertadora, Revolução de 1930, Internacional Comunista, Intentona Comunista, movimentos sociais, História do Brasil.

Imagem de dois soldados norte-americanos mortos durante o ataque à Embaixada dos EUA.
Guerras

A ofensiva do TET

Ofensiva do TET, Guerra do Vietnã, Estados Unidos, Vietnã, Saigon, Hué, Khe Sahn, Lyndon Johson, comunismo, cobertura televisiva, 1968, conflitos no Vietnã, capitalismo, intervenção...

Depois do sucesso em Cuba, Guevara tentou estabelecer a revolução no território boliviano.
Guerras

A última batalha de Che

Ernesto Che Guevara, Revolução Cubana, processo revolucionário, América Latina, Guerra Fria, Estados Unidos, perseguição a Che Gueva, morte de Che Guevara, Bolívia, 1967, História da América.

Os acordos de paz de Paris, de 1973, tinham o objetivo de pôr fim à Guerra do Vietnã
Guerras

Acordos de paz de Paris (1973)

Saiba mais sobre os acordos de paz de Paris (1973) e que importância tiveram no contexto da Guerra do Vietnã.

A AK-47 tornou-se um dos mais expressivos ícones da tecnologia militar do século XX.
Guerras

AK-47

Uma das armas mais famosas de todo o século XX.

Sigmund Freud também se debruçou sobre os acontecimentos da Primeira Guerra Mundial para entender a natureza humana
Guerras

As reflexões de Freud sobre a guerra

Conheça as reflexões de Freud sobre a guerra e as críticas do fundador da psicanálise à Primeira Guerra Mundial.

Atentado no aeroporto de Guararapes
Guerras

Atentado no aeroporto de Guararapes

Saiba mais sobre o atentado no aeroporto de Guararapes em 1966!

Navios americanos desembarcando tropas nas praias de Okinawa
Guerras

Batalha de Okinawa

Conheça a história da Batalha de Okinawa, que aconteceu na ilha homônima usada como ponto estratégico pelos japoneses.

Visão aérea do Front de Batalha em Somme (França), 1916
Guerras

Batalha de Somme

Saiba como ocorreu a Batalha de Somme durante a Primeira Guerra Mundial, uma das mais sangrentas batalhas do século XX.

Tela de Niko Pirosmani (1862-1918), A Guerra Russo-Japonesa, que retrata o conflito entre os dois países no Oriente
Guerras

Batalha de Tsushima e a derrota naval russa

Conheça as principais características da Batalha de Tsushima e como ocorreu a derrota russa.

Detonação da bomba de plutônio, lançada em Nagasaki, em 9 de agosto de 1945
Guerras

Bombas atômicas na Segunda Guerra Mundial

Entenda todo o contexto que envolveu o lançamento das bombas atômicas durante a Segunda Guerra Mundial, em agosto de 1945.

O Canhão Gustav foi projetado pelos nazistas na época da Segunda Guerra Mundial *
Guerras

Canhão Gustav

Conheça o Canhão Gustav e saiba quais eram suas características e os motivos pelos quais ele foi projetado.

Acima, oficiais alemães dirigindo-se para negociações com os soviéticos em Breslau, Polônia
Guerras

Cerco da Fortaleza de Breslau

Veja como se desenrolou o Cerco da Fortaleza de Breslau, na Polônia, em 1945, e que papel o Exército Vermelho teve nesse evento.

As representações cinematográficas da guerra do Vietnã
Guerras

Cinema e guerra: representações fílmicas sobre a guerra do Vietnã

Veja como o cinema ajudou a construir uma visão ideológica sobre a Guerra do Vietnã, reforçando ainda mais a disputa ideológica que envolveu o conflito: capitalismo vs. comunismo.

Insígnia do Exército Vermelho
Guerras

Código Militar do Exército Vermelho

Conheça as determinações do Código Militar do Exército Vermelho na época de Stalin e da Segunda Guerra.

Vladimir Lenin foi o idealizador da tática do comunismo de guerra
Guerras

Comunismo de guerra

Saiba o que foi o Comunismo de Guerra e o que ele tem a ver com a Guerra Civil Russa, que ocorreu após a tomada de poder pelos bolcheviques.

Estátua em homenagem aos cossacos na Ucrânia *
Guerras

Cossacos russos

Saiba um pouco mais a respeito dos cossacos russos e entenda a importância que lhes foi dada na história do leste europeu.

Modelo de míssil balístico instalado em Cuba pela União Soviética em 1962
Guerras

Crise dos mísseis e guerra nuclear (1962)

A crise dos mísseis de 1962 foi um dos momentos mais tensos da Guerra Fria, deixando o mundo à beira de uma guerra entre EUA e URSS.

Guerras

Domingo Sangrento (1905)

Clique no link e entenda o que foi o Domingo Sangrento que se passou na Rússia em 1905. Entenda todo o contexto que levou a esse trágico evento.

A Frente Polisário luta há mais de três décadas pela independência do Saara Ocidental.
Guerras

Frente Polisário

O grupo armado que luta pela independência da última colônia do continente africano.

Rondas realizadas nas ruas do Sri Lanka
Guerras

Guerra Civil em Sri Lanka

Guerra Civil em Sri Lanka, objetivos da Guerra Civil em Sri Lanka, motivos da Guerra Civil em Sri Lanka, período em que ocorre a Guerra Civil em Sri Lanka.

Com o apoio nazi-fascista, o general Francisco Franco venceu a Guerra Civil Espanhola.
Guerras

Guerra Civil Espanhola

Guerra Civil Espanhola, Primo Rivera, Segunda República, Niceto Alcalá Zamora, Falange Tradicionalista, Frente Popular de Esquerda, Manuel Azaña, Francisco Franco, Adolf Hitler, Benito Mussolini,...

Cartaz do filme “O Labirinto do Fauno”, do diretor Guillermo del Toro *
Guerras

Guerra Civil Espanhola através do filme O Labirinto do Fauno

Saiba de que forma podemos entender a Guerra Civil Espanhola através do filme O Labirinto do Fauno, sobretudo pelo uso da linguagem dos contos de fadas desse filme.

Soldados da FARC-EP
Guerras

Guerra Civil na Colômbia

Guerra Civil na Colômbia, o que foi a Guerra Civil na Colômbia, Farc, ELN, os objetivos da FARC, tentativas de paz e a qeustão atual da Guerra Civil na Colômbia.

Grupos radicais islâmicos ainda ameaçam o alcance da estabilidade política na Somália.
Guerras

Guerra Civil na Somália

As tensões, disputas e miséria que marcam esse conflito do Chifre Africano.

Guerras

Guerra Civil Russa

Entenda o que foi a Guerra Civil Russa, conflito iniciado logo depois da Revolução Russa. Veja as causas, forças combatentes e as consequências dessa guerra.

A Guerra Colonial Portuguesa colocou as Forças Armadas Portuguesas contra grupos armados da Angola, da Guiné e de Moçambique
Guerras

Guerra Colonial Portuguesa

Saiba o que foi a Guerra Colonial Portuguesa, seus principais envolvidos e seu significado no contexto africano.

Ataques terroristas durante a Guerra da Argélia.
Guerras

Guerra da Argélia

Guerra da Argélia, o que foi a Guerra da Argélia, características do conflito da Argélia, a guerra entre FLN e França, as explicações para a Guerra da Argélia, o fim da Guerra da Argélia.

Durante a Guerra da Bósnia, era comum que os habitantes de Sarajevo atravessassem certos locais da cidade correndo, devido aos snipers.*
Guerras

Guerra da Bósnia

Clique e acesse este texto para saber um pouco mais sobre a Guerra da Bósnia, conflito que esteve inserido dentro do contexto de fragmentação da Iugoslávia.

Um grupo de manifestantes contra os conflitos na Caxemira.
Guerras

Guerra da Caxemira

Neocolonialismo, descolonização afro-asiática, colonização britânica, formação dos estados independentes na Ásia, Caxemira, Paquistão, Índia, hindus, muçulmanos, Congresso Nacional...

O retrato da destruição
Guerras

Guerra da Chechênia

Guerra da Chechênia, O que foi a Guerra da Chechênia, Quando ocorreu a Guerra da Chechênia, Quais motivos levaram a desenvolver a Guerra da Chechênia, Em que ano que passou a Guerra da Chechênia.

Guerra da Coreia: um conflito em conseqüência das tensões políticas da ordem bipolar.
Guerras

Guerra da Coreia

Guerra da Coreia, Segunda Guerra Mundial, Guerra Fria, Coreia do Norte, Coreia do Sul, paralelo 38º, Revolução Chinesa de 1949, ONU, conflitos bélicos, hecatombe nuclear, Tratado de Pan-munjom.

Selo vietnamita relembrou a Batalha de Dien Bien Phu, que ocorreu em 1954 durante a Guerra da Indochina *
Guerras

Guerra da Indochina

Clique e entenda os motivos da Guerra da Indochina, na qual guerrilheiros do Vietminh combateram os franceses entre 1946 e 1954.

Guerra das Malvinas: interesses políticos que motivaram um penoso e desnecessário conflito.
Guerras

Guerra das Malvinas : Conflito entre Argentina e Reino Unido

Guerra das Malvinas: Entenda os interesses políticos que motivaram um penoso e desnecessário conflito nas ilhas Malvinas.

Refugiados de guerra
Guerras

Guerra de Bangladesh

Guerra de Bangladesh, O que é a Guerra de Bangladesh, Quais os fatores levaram a Guerra de Bangladesh, Quando ocorreu a Guerra de Bangladesh, Quais países participaram da Guerra de Bangladesh.

O retrado do conflito em Biafra
Guerras

Guerra de Biafra

A Guerra de Biafra, causas da Guerra de Biafra, saldo da guerra de Biafra, antecedentes da Guerra de Biafra, prioridades dos governos na Guerra de Biafra.

Protestos a favor da independência de Moçambique.
Guerras

Guerra de Independência de Moçambique

Guerra de Independência de Moçambique, o regime de Salazar, o FRELIMO, os Acordos de Lusaka,a independência de Moçambique.

Soldados no Timor
Guerras

Guerra de Independência do Timor

Guerra de Independência do Timor, a história do Timor, a ocupação indonésia, a ação da ONU no Timor, a violência indonésia no Timor, a situação atual do Timor.

O conflito em Suez combinou interesses econômicos junto às rivalidades da Guerra Fria.
Guerras

Guerra de Suez

A Guerra Fria no contexto do Oriente Médio.

Monumento construído em Kiev (atual Ucrânia) em homenagem aos soldados que lutaram na Guerra do Afeganistão*
Guerras

Guerra do Afeganistão de 1979

Clique neste link da seção Guerras e tenha acesso a informações sobre a Guerra do Afeganistão de 1979. Esse conflito começou quando o país foi invadido pelas tropas soviéticas e estendeu-se...

Avião usado pelos paraguaios para evacuar soldados com ferimentos graves durante a Guerra do Chaco (1932-1935)
Guerras

Guerra do Chaco

Clique para entender tudo a respeito da Guerra do Chaco. Veja neste texto algumas informações dessa que foi a maior guerra travada no continente sul-americano no século XX. Entenda as razões que...

O retrato da Guerra do Congo
Guerras

Guerra do Congo

Guerra do Congo, a guerra civil do Congo, os conflitos no Congo, saldo da Guerra do Congo, líderes da Guerra do Congo.

Aeronaves americanas monitorando poços de petróleo no Kuwait incendiados por iraquianos na guerra
Guerras

Guerra do Golfo

Clique para conferir detalhes do que foi a Guerra do Golfo e entender os motivos que levaram o Iraque a invadir o Kuwait e os motivos da reação internacional liderada pelos Estados Unidos.

Guerras

Guerra do Vietnã

Clique aqui para aprender mais sobre a Guerra do Vietnã. Entenda o contexto da divisão vietnamita e por que os Estados Unidos envolveram-se nesse conflito.

Tanques israelenses utilizados na Guerra do Yom Kippur, em 1973, nos combates contra os árabes, na região do Suez.
Guerras

Guerra do Yom Kippur

Acesse o site e conheça mais sobre a Guerra do Yom Kippur. Acompanhe os objetivos dessa guerra e seus impactos na economia por causa do petróleo.

Região dos Bálcãs
Guerras

Guerra dos Bálcãs

Guerra dos Bálcãs, países envolvidos na Guerra dos Bálcãs, motivos para a Guerra dos Bálcãs, consequências da Guerra dos Bálcãs, a Guerra dos Bálcãs e a Primeira Guerra Mundial, o fim da...

Guerras

Guerra Fria

Acesse para saber mais sobre a Guerra Fria. Veja as características, os principais acontecimentos desse período e entenda como esse evento se encerrou.

Selo da República da Indonésia celebrando o décimo encontro dos Países Não Alinhados.*
Guerras

Guerra Fria e os Países Não Alinhados

Saiba o que foi o Movimento dos Países Não Alinhados e seus objetivos.

A Batalha de Sangarios foi uma das mais importantes da Guerra Greco-Turca
Guerras

Guerra Greco-Turca

Saiba como ocorreu a Guerra Greco-Turca e que fatores estavam relacionados com a sua realização.

Khomeini X Saddam: interesses econômicos por trás de um sangrento conflito no Oriente Médio.
Guerras

Guerra Irã-Iraque

Guerra Irã-Iraque, como originou a Guerra Irã-Iraque, Saddam Hussein e a Guerra Irã-Iraque, o apoio dos EUA e da URSS, a exigência da ONU na Guerra Irã-Iraque, o fim da Guerra Irã-Iraque.

Diplomatas japoneses e russos reunidos durante as negociações que levaram ao Tratado de Portsmouth*
Guerras

Guerra Russo-Japonesa

Clique neste link e tenha acesso a informações sobre a Guerra Russo-Japonesa, conflito que aconteceu entre 1904 e 1905. Entenda como se deu esse combate, que se iniciou por conta do atrito de...

Ao longo do século XX, diversas guerras foram travadas entre Israel e diferentes nações árabes
Guerras

Guerras árabe-israelenses

Saiba mais sobre os diferentes conflitos que ocorreram entre Israel e as nações árabes: as chamadas guerras árabe-israelenses. Entenda as raízes desses embates com o surgimento do sionismo e...

Guerra Colonial
Guerras

Guerras Coloniais

Guerra Colonial, onde ocorreu a Guerra Colonial, como iniciou a Guerra Colonial, mudanças políticas ocorridas durante a Guerra Colonial, reivindicações de independência das colônias.

Guerrilheiros do PKK, do Kurdistão*
Guerras

Guerrilha

Saiba o que define a guerrilha e em que contexto histórico ela surgiu, bem como quais foram os seus desdobramentos.

Os gulags eram campos de concentração e trabalhos forçados que vigoraram tanto durante o Império Russo quanto na URSS
Guerras

Gulags – Campos de concentração soviéticos

Saiba mais sobre os gulags — campos de concentração soviéticos para onde eram levados dissidentes políticos, intelectuais, entre outros tipos de pessoas.

Forças indianas na Primeira Guerra da Caxemira.
Guerras

I Guerra da Caxemira

Neocolonialismo, descolonização afro-asiática, colonização britânica, formação dos estados independentes na Ásia, Caxemira, Paquistão, Índia, hindus, muçulmanos, Congresso Nacional...

Soldado paquistanês na cidade indiana de Khem Karan.
Guerras

II Guerra da Caxemira

Neocolonialismo, descolonização afro-asiática, colonização britânica, formação dos estados independentes na Ásia, Caxemira, Paquistão, Índia, hindus, muçulmanos, Operação Gibraltar,...

Vladmir Putin
Guerras

II Guerra da Chechênia

II Guerra da Chechênia, O que é a II Guerra da Chechênia, Quais os motivos que provocaram a II Guerra da Chechênia, Quais são os principais personagens da II Guerra da Chechênia, Em que ano...

Indira Gandhi e Ali Bhutto reunidos pelo fim dos conflitos.
Guerras

III Guerra da Caxemira

Neocolonialismo, descolonização afro-asiática, colonização britânica, formação dos estados independentes na Ásia, Caxemira, Paquistão, Índia, hindus, muçulmanos, Indira Gandhi, Zulfikar...

Intifada: um dos mais importantes eventos da relação entre árabes e israelenses.
Guerras

Intifada

A origem e o desenrolar da famosa "guerra das pedras".

Selo comemorativo da resistência ao ataque dos EUA na Baía dos Porcos, em Cuba*.
Guerras

Invasão da Baía dos Porcos

Saiba mais sobre a invasão da Baía dos Porcos e o fortalecimento da Revolução Cubana.

Primeiro reator nuclear concebido em Chicago, EUA
Guerras

Leo Szilard e o segredo da bomba atômica

Fique sabendo de que modo o físico nuclear húngaro Leo Szilard contribuiu para a criação do projeto que daria origem às bombas atômicas na década de 1940.

Nestor Makhno é o homem ao centro. Sua liderança frente ao exército negro suscitou forte oposição do governo bolchevique
Guerras

Makhno e a guerra civil na Ucrânia

Conheça mais sobre a ação do exército negro comandada por Nestor Makhno durante a guerra civil russa de 1918-1921.

Remoção de mobiliário nas imediações do Muro de Berlim.*
Guerras

Muro de Berlim e a Guerra Fria

O Muro de Berlim dividiu a cidade alemã em duas, simbolizando a divisão do mundo em duas esferas de influência.

Bandeira das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia
Guerras

Narcoguerrilha

Você sabe o que é Narcoguerrilha? Leia este texto e fique por dentro de como e onde teve origem esse fenômeno.

O ataque de Guernica foi mundialmente popularizado pela obra de Pablo Picasso.
Guerras

O ataque a Guernica

O ataque a Guernica, Guerra Civil Espanhola, nacionalistas, republicanos, totalitarismo, ditaduras, Alemanha Nazista, Itália Fascista, conflitos militares, Pablo Picasso, Guernica, ataque aéreo,...

A Guerra da Coreia alertou as tropas brasileiras sob a possibilidade de uma nova guerra mundial.
Guerras

O Brasil e a Guerra da Coreia

Guerra da Coreia, Brasil, posição brasileira, Coreia do Norte, Coreia do Sul, tropas coreanas, Guerra Fria, Estados Unidos, União Soviética, Getúlio Vargas, populismo, ordem bipolar.

Ruas de Leningrado, URSS, durante o cerco *
Guerras

O cerco a Leningrado

Saiba mais sobre o cerco a Leningrado, que ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial.

O presidente Paul Kagame ainda enfrenta o desafio de sanar o ódio mortal entre tutsis e hutus.
Guerras

O genocídio em Ruanda

Um terrível conflito que resultou na morte de 800 mil pessoas.

Os militares paulistas receberam treinamento da missão francesa comandada por Paul Balagny.
Guerras

O “exército” de São Paulo

O treinamento especial que as forças militares paulistas receberam.

As autoridades britânicas se preocupavam com a possibilidade de uma guerra nuclear.
Guerras

Os ensaios para o fim do mundo

As estratégias planejadas pela Inglaterra no caso de um ataque nuclear.

Os conflitos e as crises abrem oportunidades bastante singulares ao homem.
Guerras

Os inventos das crises e guerras

A criatividade humana agindo em contextos adversos.

O russo T-90, um dos mais modernos tanques de guerra produzidos na atualidade.
Guerras

Os tanques de guerra

Máquinas de ataque que transformaram os conflitos modernos.

Hitler e Stalin firmaram um pacto de não agressão em 1939 *
Guerras

Pacto germano-soviético

Saiba em que consistiu o pacto germano-soviético e entenda a situação da Europa antes da Segunda Guerra.

Durante a Guerra Fria, o pensamento estratégico fez parte do cotidiano das principais nações militarizadas do período
Guerras

Pensamento estratégico durante a Guerra Fria

Saiba como o pensamento estratégico durante a Guerra Fria teve que lidar com o problema de uma catástrofe nuclear e as variações da guerra convencional.

A Primeira Guerra Árabe-israelense foi o primeiro conflito entre árabes e israelenses
Guerras

Primeira Guerra Árabe-israelense

Clique neste link da seção Guerras do Brasil Escola e tenha acesso a informações sobre a Primeira Guerra Árabe-israelense. Veja neste texto as causas do conflito a partir da criação do Estado...

Os Rangers são uma das principais tropas de elite do Exército estadunidense, atuando na linha de frente de vários conflitos
Guerras

Rangers, uma tropa de elite dos EUA

Conheça a história dos Rangers, uma das tropas de elite do exército dos EUA.

Uma das principais consequências da Segunda Guerra foi a fuga de milhões de pessoas de sua terra natal
Guerras

Refugiados da Segunda Guerra Mundial

Saiba mais sobre os refugiados da Segunda Guerra Mundial e entenda um pouco mais sobre as crises sociais que uma grande guerra pode provocar.

JK teve que enfrentar uma tentativa de golpe logo nas primeiras semanas de mandato.*
Guerras

Revolta de Jacareacanga no governo JK

A Revolta de Jacareacanga foi uma tentativa de setores das forças armadas de dar um golpe de Estado e depor JK.

Padre Cícero: Figura central na revolta de Juazeiro do Norte
Guerras

Revolta de Juazeiro do Norte

Saiba mais sobre a história da revolta de Juazeiro do Norte!

O conflito que desafiou a influência política do socialismo soviético.
Guerras

Revolução Húngara de 1956

O conflito que desafiou a influência política do socialismo soviético.

Dois prisioneiros chineses ajoelhados poucos antes de sua execução.
Guerras

Segunda Guerra Sino-Japonesa

Clique e entenda os motivos da Segunda Guerra sino-japonesa, que ficou conhecida por inúmeros episódios de violência cometidos pelo Japão.

A morte de Velupillai Prabhakaran estabeleceu o fim dos Tigres Tâmeis.
Guerras

Tigres Tâmeis

O primeiro grupo terrorista a utilizar homens-bomba.

PUBLICIDADE

Estude agora


10 anos da Guerra Civil Síria

Assista a nossa videoaula para conhecer a história dos 10 anos da Guerra Civil Síria. Confira também no nosso canal...

Apartheid | África do Sul

Assista a nossa videoaula para entender o que foi o Apartheid na África do Sul (1948-1994). Confira também no...