Guerras Coloniais

Guerras

PUBLICIDADE

Ocorrida em Angola, a guerra colonial iniciou-se como um acontecimento da história militar portuguesa. O período de confronto entre as forças armadas portuguesas e as forças das antigas províncias ultramarinas de Angola, Guiné e Moçambique assinalaram a Guerra Mundial.

O país passou por mudança política, o que enfraqueceu o empenho militar das forças armadas portuguesas. Frente a democratização do país, apontada pelos novos dirigentes, este estavam dispostos a aceitar as reivindicações de independência das colônias. Houve um aumento gradual na mobilização das forças portuguesas mediante as frentes de combate que tivera sua fronteira decisiva na década de 1970. São inauguradas várias frentes de guerra - Angola em 1961, Guiné em 1963 e Moçambique em 1964, Portugal, na tentativa de não perder seu império colonial, as inaugura para obstruir a independência dos países africanos.

Mediante o esforço financeiro para sustentar o conflito, as condições de vida da população pioravam, por isso a guerra colonial recebeu muitas críticas tanto dentro como fora do país.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Século XX - Guerras - Brasil Escola

Guerra Colonial
Guerra Colonial

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Equipe Brasil. "Guerras Coloniais"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/guerras/guerras-coloniais.htm. Acesso em 28 de novembro de 2020.