Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O cerco a Leningrado

Guerras

O cerco a Leningrado ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial e ocasionou um índice enorme de mortes, miséria, fome e doenças a essa cidade.
Ruas de Leningrado, URSS, durante o cerco *
Ruas de Leningrado, URSS, durante o cerco *
PUBLICIDADE

Durante os anos de ocorrência da Segunda Guerra Mundial, isto é, de 1939 a 1945, variadas formas de combate, de armamento, de revolta e de resistência foram desenvolvidas. No que se refere ao tema da resistência, podemos citar o caso clássico da Resistência Francesa liderada pelo general Charles de Gaulle, que lutou permanentemente contra a ocupação nazista em seu país. Outra forma de resistência, também contra a tentativa de ocupação nazista, foi a da cidade russa de Leningrado (antiga São Petersburgo, que, após o fim da URSS, voltou a receber esse nome), na época pertencente à União Soviética. Esse acontecimento ficou conhecido como cerco a Leningrado.

O cerco a Leningrado durou de agosto de 1941 a janeiro de 1944. O comando soviético recusou-se até o limite entregar Leningrado aos nazistas, já que era uma das principais cidades da URSS e já havia sido capital do Império Russo até o período anterior à Revolução de 1917, por isso a longa duração desse cerco. Os nazistas procuraram avançar sobre a cidade a todo custo, com constantes investidas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O saldo de mortos em Leningrado varia entre meio milhão e um milhão de pessoas nesse período (isso em uma cidade que tinha cerca de 2,5 milhões de pessoas). Além dos constantes bombardeios por partes dos nazistas, a fome e as doenças que acometeram a cidade também contribuíram para a morte de civis e militares russos, haja vista que a cidade ficou completamente ilhada, sem poder receber mantimentos e medicamentos de outras cidades.

O cerco de Leningrado é considerado por alguns historiadores como um dos inúmeros crimes de guerra da Wehrmacht, as Forças Armadas alemãs.

* Créditos da imagem: Commons


Por Me. Cláudio Fernandes

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FERNANDES, Cláudio. "O cerco a Leningrado"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/guerras/o-cerco-leningrado.htm. Acesso em 19 de setembro de 2021.

Artigos Relacionados
Leia este texto sobre a Batalha de Stalingrado e entenda como aconteceu o ataque alemão contra essa cidade soviética localizada às margens do rio Volga. Entenda o contexto da guerra durante a realização dessa batalha e veja qual foi seu desfecho após meses de luta.
Saiba o que foi o Comunismo de Guerra e o que ele tem a ver com a Guerra Civil Russa, que ocorreu após a tomada de poder pelos bolcheviques.
Revanchismo, Tratado de Versalhes, Hitler, Mussolini, Alemanha, Itália, Japão, China, Manchúria, Abissínia, Liga das Nações, Sudetos, Conferência de Munique, corredor polonês, Porto de Dantzing, Pacto germano-soviético.