Guerra Civil em Sri Lanka

Guerras

PUBLICIDADE

Sri Lanka é um país localizado numa ilha da Ásia habitada principalmente por etnias Tamil. Em 1796, Sri Lanka foi ocupado pelo Reino Unido que temia invasões durante as Guerras Napoleônicas e depois de seis anos foi entregue à Grã-Bretanha.

A busca pela independência da Pátria Tamil e a dependência de tais territórios à Grã-Bretanha é que motivaram o conflito. Apesar de serem beneficiados pelo governo britânico, os LTTE buscavam a independência de sua etnia. Os Tigres de Liberação de Tamil Eelam – LTTE optaram por conquistar os territórios localizados no Sri Lanka habitados por etnias tamil utilizando as lutas armadas já que tentaram todas as formas democráticas que conheciam para que as independências destes territórios fossem pacíficas e não obtiveram sucesso.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

De forma violenta, os LTTE utilizaram bombas convencionais e bombistas suicidas para alcançar alvos civis e políticos. Tal guerra civil é considerada um conflito de baixa intensidade, mas que é desenrolada desde 1983. O conflito já soma uma quantidade superior a 65 mil mortos e tende a continuar até que os objetivos destes sejam realizados.

Século XX

Rondas realizadas nas ruas do Sri Lanka
Rondas realizadas nas ruas do Sri Lanka

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DANTAS, Gabriela Cabral da Silva. "Guerra Civil em Sri Lanka"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/guerras/guerra-civil-sri-lanka.htm. Acesso em 28 de novembro de 2020.