III Guerra da Caxemira

Guerras

PUBLICIDADE

Diferente dos dois primeiros conflitos que marcaram a questão da Caxemira, a Terceira Guerra da Caxemira não se desenvolveu por causa do status político da região. A região do Paquistão, até a presença da Inglaterra, dividia-se em Paquistão Oeste e Bengal do leste. Com o processo de descolonização, a nova nação paquistanesa equilibrava-se na disputa de poder entre os representantes dessas duas antigas regiões.

Nas eleições de 1970 o impasse gerado pela falta de acordo político entre os dois grupos políticos motivou uma intervenção militar sobre Bengal do Leste, onde os paquistaneses fizeram uma brutal ofensiva assassinando as principais lideranças políticas e intelectuais da região. Inconformados com tal atitude, o Paquistão do Leste resolveu proclamar sua independência em março de 1971.

Com o início de uma intensa guerra civil no Paquistão, um amplo número de civis do Paquistão Leste resolveu se refugiar em território indiano. A primeira-ministra indiana, Indira Gandhi, ao perceber as dimensões daquele processo de ocupação de refugiados, concluiu que seria melhor declarar guerra contra o Paquistão. Para contrapor os paquistaneses, a Índia apoiou a criação de um país independente controlado pelos bengalis. Além disso, decidiu infiltrar vários oficiais indianos entre os grupos separatistas que se opunham ao governo paquistanês.

Esse conflito foi marcado por uma série de ataques aéreos preparados por ambos os lados. Aproveitando do conflito, o Paquistão abriu frentes pelo território da Caxemira e do Punjab durante as batalhas. Mesmo tentando ludibriar a superioridade bélica indiana, os paquistaneses não resistiram por muito tempo. Depois de sitiar Dhaka, capital paquistanesa, as tropas do Paquistão anunciaram o cessar-fogo. Logo em seguida o restante das tropas indianas e paquistanesas recuou dando fim aos conflitos da Terceira Guerra.

No ano de 1972, pós a deflagração dos conflitos, as autoridades da Índia (Indira Gandhi) e do Paquistão (Zulfikar Ali Bhutto) resolveram encontrar-se. Mesmo a questão da Caxemira não sendo o principal motivo da terceira guerra, a posição política de ambos os países sobre a região foi intensamente discutida. Depois das negociações, os dois países se comprometeram a não ensaiar nenhum tipo de medida militar para assim resolver a questão da Caxemira.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Século XX - Guerras - Brasil Escola

Indira Gandhi e Ali Bhutto reunidos pelo fim dos conflitos.
Indira Gandhi e Ali Bhutto reunidos pelo fim dos conflitos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUSA, Rainer Gonçalves. "III Guerra da Caxemira"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/guerras/iii-guerra-caxemira.htm. Acesso em 28 de novembro de 2020.