PUBLICIDADE
A guerra de Bangladesh ocorreu em 1971, no sul da Ásia, envolvendo Índia e Paquistão. O Paquistão era dividido por 1.600 km no território indiano, criando assim o Paquistão Ocidental e o Paquistão Oriental, além disso, existiam diferenças de raças, de etnia, religião e economia.
Devido às diferenças, em 1971, a parte Oriental que buscava sua independência política, queria se tornar República Democrática de Bangladesh, por causa da proximidade do território indiano, esses temiam que essa revolta pudesse gerar refugiados que possivelmente iriam penetrar em seu território, então tomou partido, no primeiro momento fornecendo armamento e treinamento aos soldados da nova república, mas no dia 3 de dezembro uma base indiana foi atacada e a resposta foi imediata, armou um contra-ataque e obteve uma rápida vitória no leste.
A partir desse fato desencadeou um confronto armado, no qual envolveu as forças aéreas, a marinha e o exército, apesar do exército ser considerado inferior ao paquistanês, os indianos derrotaram o inimigo, isso provocou grandes percas materiais e humanas.
A rendição veio em 15 de dezembro, com a ocupação de várias cidades paquistanesas, esse conflito serviu para consolidar as forças armadas indiana que saiu fortalecida.