Topo
pesquisar

Características do Feudalismo

História Geral

As características do feudalismo foram fundamentadas pela economia agrária da Baixa Idade Média, pelo poder dos senhores feudais e pela utilização do trabalho dos servos.
Iluminura que simboliza o modo de vida feudal
Iluminura que simboliza o modo de vida feudal
PUBLICIDADE

Na Baixa Idade Média, a sociedade feudal era essencialmente agrária, portanto a terra era a maior riqueza que alguém poderia possuir, ou seja, a terra foi a base econômica do sistema feudal. Em relação aos aspectos políticos, o monarca era a autoridade máxima e absoluta; no entanto, os senhores feudais detinham o poder militar, o judicial e o direito de cunhar suas próprias moedas, assim o monarca passou a ser apenas uma figura simbólica.

A iluminura retrata os servos arando a terra de um senhor feudal
A iluminura retrata os servos arando a terra de um senhor feudal

A sociedade feudal era composta por uma organização social bem delimitada: o clero exercia as funções religiosas, os nobres exerciam as funções militares e os servos produziam os meios de subsistência e pagavam os tributos. A servidão foi uma forma muito peculiar do sistema da sociedade feudal; o servo era um camponês que recebia a terra para sua exploração, mas não era o dono dela.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nesse sentido, o servo ficava preso ao senhor feudal, devendo-lhe fidelidade, obediência e obrigações pessoais, bem como o pagamento de diferentes impostos. Os servos poderiam ser ex-escravos, camponeses ou demais homens livres que recebiam casa e terra para cultivar. Esses servos eram submetidos espontaneamente ou não ao poder dos grandes senhores.

Nesse contexto, a Igreja, além de possuir uma grande quantidade de feudos e consequentemente de ser a maior proprietária de terras, foi a responsável pela difusão de valores culturais e religiosos da Idade Média. Dessa forma, direcionou e controlou por um longo tempo a mentalidade do homem medieval.


Por Lilian Aguiar
Graduada em História

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

AGUIAR, Lilian Maria Martins de. "Características do Feudalismo"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/historiag/caracteristicas-feudalismo.htm>. Acesso em 21 de janeiro de 2019.

Assista às nossas videoaulas
loading...
Lista de Exercícios
Questão 1

(Fatec-SP) Uma das características a ser reconhecida no feudalismo europeu é:

  1. A sociedade feudal era semelhante ao sistema de castas.
  2. Os ideais de honra e fidelidade vieram das instituições dos hunos.
  3. Vilões e servos estavam presos a várias obrigações, entre elas, o pagamento anual de capitação, talha e banalidades.
  4. A economia do feudo era dinâmica, estando voltada para o comércio dos feudos vizinhos.
  5. As relações de produção eram escravocratas.

Questão 2

(FASP) Podemos definir o feudalismo, do ponto de vista econômico, como um sistema baseado na produção, tendente à autossuficiência, sendo a agricultura seu principal setor. Politicamente o feudalismo caracterizava-se pela:

  1. existência de legislação específica a reger a vida de cada feudo.
  2. atribuição do poder executivo à igreja.
  3. relação direta entre posse e soberania dos feudos, fragmentando assim o poder central.
  4. absoluta descentralização administrativa.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola