Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Grandes Mulheres da História

Entre as grandes mulheres da História, nomes como Joana D'Arc, Maria, mãe de Jesus, e Margareth Thatcher têm seu lugar específico, de importância inconteste.

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

É inegável que na História sempre houve grandes mulheres que desempenharam papéis preponderantes em muitos momentos e isso possuiu um significado forte, sobretudo quando esse papel foi realizado em âmbitos como a gestão de um império ou um comando militar, haja vista que, em muitas civilizações, a mulher foi encarada como um ser com limitações sociais e sem virtudes políticas. Muitas grandes mulheres têm mostrado que as suas habilidades e capacidades não podem jamais ser subestimadas.

Obviamente que a lista de mulheres notáveis da História e seus feitos é muito extensa e cada dia que passa ela aumenta. Porém algumas dessas importantes figuras fazem parte do imaginário de grande parte da humanidade e ilustram muito bem a Idade Antiga, a Idade Média, a Idade Moderna e a Idade Contemporânea.

Leia também: Chica da Silva – mitos e verdades dessa importante mulher brasileira

Tópicos deste artigo

Grandes mulheres da Idade Antiga

Desde as mais remotas civilizações, a figura da mulher é encarada com fascínio e medo, como é o caso de personagens alegóricas, como Helena de Troia, cuja beleza provocou uma guerra. Mas, ao mesmo tempo, figuras femininas decisivas, como, entre os gregos, Diotima de Mantineia, filósofa e sacerdotisa, e Safo de Mitilene, poetisa.

No Oriente Médio, temos o exemplo da Rainha de Sabá, uma das mais poderosas da Arábia; o de Maria Madalena, prostituta que teve papel de destaque entre os seguidores de Jesus Cristo; e Maria, mãe de Jesus, que, a despeito da veracidade de sua concepção virginal e de sua santidade, exerceu e ainda exerce uma influência enorme sobre milhões de pessoas.

No Egito Antigo, tivemos mulheres como Hatshepsut, esposa de Tutmés II, que também foi faraó do Egito; Nefertiti, esposa de Aquenatón; e a mais famosa de todas, Cleópatra, cujos ardis, nos tempos do domínio romano sobre o Egito, fizeram dois generais de Roma, Júlio César e Marco Antônio, atrelarem-se a ela amorosa e politicamente. Entre as muitas figuras femininas de destaque na Idade Antiga, há ainda Roxane, a princesa persa que se tornou cônjuge de Alexandre Magno, da Macedônia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Grandes mulheres da Idade Média

Na Idade Média, temos a rainha Isabel de Castela, que, ao lado de seu marido Fernando de Aragão, promoveu a Unificação da Espanha no fim do século XV, expulsando os mouros (muçulmanos) da Península Ibérica.

Em Portugal, há a dramática história de Inês de Castro, narrada pelo poeta Luís de Camões em Os Lusíadas. Inês foi perseguida e morta pelo rei D. Afonso IV para que não pudesse levar a cabo uma possível união matrimonial com o futuro rei D. Pedro.

No período medieval, a mulher de maior vulto foi Joana D'Arc, que chefiou tropas do exército francês na Guerra dos Cem Anos, mas acabou sendo perseguida e morta, acusada de heresia.

Grandes mulheres da Idade Moderna

Na entrada da Era Moderna, a rainha Elizabeth, da Inglaterra, também teve grande vulto, assim como Maria Stuart, da Escócia. Soma-se a essas duas Santa Teresa de Ávila, grande escritora e mística do Catolicismo Espanhol.

A Rainha Elizabeth I está entre as grandes mulheres que tiveram um papel crucial na História.

Mais adiante, no século XVIII, temos mulheres como Catarina, a Grande, czarina da Rússia de 1762 a 1796, que foi considerada uma dos déspotas esclarecidos, isto é, os reis absolutistas que tiveram abertura para algumas das ideias reformistas propostas pelo Iluminismo.

Veja também: Hannah Arendt – grande filósofa e teórica política contemporânea

Grandes mulheres da Idade Contemporânea

Nos séculos XIX e XX, o número de mulheres de destaque é bem grande e abarca vários setores, desde o cultural até o político. Nomes como Anita Garibaldi, Maria Quitéria e Princesa Isabel, no Brasil, têm lugar proeminente.

Heroína da Independência, Maria Quitéria passou-se por homem para entrar no Exército.
Heroína da Independência, Maria Quitéria passou-se por homem para entrar no Exército.

na história da Inglaterra, por exemplo, nomes como Rainha Vitória e Margareth Thatcher também estão entre os principais. Muitos outros também poderiam ser mencionados, mas esses exemplos já depõem sobre a grande influência que as mulheres têm exercido em nossa história.


Por Me. Cláudio Fernandes

Escritor do artigo
Escrito por: Cláudio Fernandes Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FERNANDES, Cláudio. "Grandes Mulheres da História"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historia/grandesmulheres.htm. Acesso em 19 de maio de 2024.

Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

Ao longo da história da Inglaterra, algumas mulheres desempenharam um papel decisivo no âmbito político. Entre essas mulheres, podemos destacar a rainha Elizabeth I, no século XVI, e a Primeira-ministra Margaret Thatcher, no século XX, que, respectivamente:

a) conquistou um vasto território na Ásia, tornando-se soberana da Índia; recusou envolver-se na Guerra das Malvinas, contra a Argentina.

b) combateu o anglicanismo em seu país, contrariando o legado de Henrique VIII; promoveu uma série de reformas de cunho socialista que beneficiaram a classe operária inglesa.

c) completou a obra reformista anglicana de Henrique VIII, seu pai; combateu o sindicalismo inglês e implementou medidas de cunho liberal na economia da Inglaterra.

d) seguiu os preceitos da Contrarreforma Católica, aplicando-os ao seu reinado; seguiu os preceitos do marxismo, aplicando-os em seu projeto político-econômico nos anos 1980.

e) não teve dificuldades em ser aceita como rainha após a morte de seu pai, Henrique VIII; não precisou ser membro do Parlamento britânico para ser alçada à condição de Primeira-ministra.

Exercício 2

(FEI-SP, adaptada) Há mais de seiscentos anos nascia Santa Joana D' Arc em Domrémy (França). Aos 19 anos, tornou-se uma heroína e mártir da religião. A vida de Joana D' Arc está associada à:

a) Guerra dos Cem Anos, que indica os conflitos armados entre a França e o Sacro Império Romano-Germânico resultantes das rivalidades entre católicos e protestantes.

b) Guerra das Duas Rosas, lutas dinásticas realizadas pela sucessão do trono da França durante o século XV.

c) Guerra dos Trinta Anos, ocorrida entre a França e a Espanha durante a dinastia dos Habsburgos. Neste conflito, Joana D’Arc foi queimada na fogueira pela Inquisição espanhola.

d) Guerra dos Cem Anos, que indica uma série de conflitos armados entre Inglaterra e França entre os séculos XIV e XV.

e) Expansão do Reino Franco, que, ao incorporar a maior parte da Europa Ocidental e Central, configurou o Império Carolíngio.

Artigos Grandes Mulheres da História


Anita Garibaldi

Clique no link para saber mais sobre Anita Garibaldi, uma revolucionária brasileira. Veja detalhes de sua vida, família, casamento, luta, morte etc.
História

As mulheres e as purgas legais na França

Ao fim da libertação francesa dos nazistas, milhares de mulheres sofreram com as purgas legais em decorrência do envolvimento delas com soldados alemães.
História

Catarina, a Grande

Representante dos déspotas esclarecidos, Catarina, a Grande, reformou o Império Russo de acordo com os ideais iluministas.
História

Chica da Silva

Clique e conheça um pouco da vida de uma das grandes mulheres do período colonial: Chica da Silva. Veja detalhes e alguns mitos acerca da vida dela.
História

Cleópatra

Você já ouviu falar de Cleópatra? Clique aqui e saiba detalhes sobre uma das mulheres mais importantes da Antiguidade.
História

Dandara dos Palmares

Conheça vida de Dandara dos Palmares. Descubra quem foi, o que sabemos sobre a vida dela e como morreu.
História

Elizabeth I

Obtenha aqui mais informações sobre o governo de Henrique VIII e o reinado da rainha Elizabeth durante os conflitos religiosos na Europa.
História

Elizabeth II

Acesse e conheça a vida de Elizabeth II, como seu casamento, sua participação na Segunda Guerra Mundial e sua coroação como rainha do Reino Unido.
História

Hatshepsut

Clique aqui e conheça Hatshepsut, faraó entre 1479 a.C. e 1458 a.C. Descubra como ela chegou ao poder e saiba como foi seu reinado.
História

Isabel de Castela

Isabel de Castela, o casamento de Isabel de Castela e Fernando Aragão, as conquistas do reinado de Isabel de Castela, a morte de Isabel de Castela, a unificação da Espanha.
História

Joana d’Arc

Acesse este texto para conhecer Joana d’Arc. Entenda suas origens e participação na Guerra dos Cem Anos, um dos grandes conflitos da Idade Média.
História

Julieta Lanteri

Clique no link para saber mais detalhes sobre a vida de Julieta Lanteri, importante ativista feminista da Argentina. Conheça suas ações e o que ela defendia.
História

Margaret Thatcher

Acesse o texto para saber mais sobre a vida de Margaret Thatcher, a Dama de Ferro. Saiba como ela ingressou na carreira política e o que defendia.
História

Maria da Penha

Clique aqui e saiba quem é Maria da Penha, a mulher que deu nome à Lei Maria da Penha, a lei que criminaliza a violência doméstica.
História

Maria Stuart

Conheça a vida da rainha escocesa Maria Stuart! Saiba como foi seu reinado e seus casamentos. Entenda por que ela foi condenada à execução.
História

Os Significados de Maria Madalena

Uma polêmica que intriga os cristãos ao longo do tempo.
História

Rainha de Sabá

Rainha de Sabá, os relatos a respeito da lendária Rainha de Sabá, o caso amoroso entre a Rainha de Sabá e o Rei Salomão, o filho da Rainha de Sabá com o Rei Salomão.
História

Rainha Vitória

Clique aqui e conheça a história da rainha Vitória. Saiba quem ela foi, como foi o seu reinado, os nomes dos seus filhos, sua morte e outras curiosidades.
História

Tereza de Benguela

Clique aqui e saiba quem foi Tereza de Benguela, mulher que liderou por cerca de 20 anos o Quilombo do Piolho.
História

PUBLICIDADE