Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Ilha Robben

Ilha Robben, África do Sul
Ilha Robben, África do Sul
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Localizada na entrada da Baía da Mesa, na África do Sul, a Ilha Robben possui 5,4 km de comprimento e 2,5 km de largura. Foi descoberta por Bartolomeu Dias em 1488 e serviu durante anos como posto de reabastecimento para portugueses, ingleses e holandeses.

Em 1591 foi ocupada pelos Khoikhoi que tentaram atacar os europeus e derrotados, foram deixados prisioneiros da ilha. Em 1652, a ilha foi colonizada pelos holandeses que, contruiram, caçaram e comercializavam produtos entre eles e entre os nativos. Em 1658, chega a ilha o primeiro prisioneiro político, Autshumato.

Em 1795, a ilha foi atacada pelo Império Britânico, que declarava a África do Sul como sua propriedade. Usaram a ilha para aprisionar desertores, assassinos, ladrões e políticos. Com o passar do tempo, a ilha também abrigou doentes mentais, leprosos, desabrigados, prostitutas com DSTs, alcoólicos, lunáticos e até idosos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em 1930, a ilha passou a ser base militar, então os doentes foram mandados para hospitais e os edifícios onde moravam principalmente os leprosos foram queimados a fim de evitar epidemias. A ilha passou a ser oficina de desenvolvimento de armas modernas.

Em 1961, o Partido Nacional tomou o poder e a ilha voltou a aprisionar políticos. Era uma prisão de segurança máxima onde Nelson Mandela, o principal representante do movimento anti-apartheid ficou detido de agosto de 1962 à fevereiro de 1990.

Em 1990, a prisão se tornou comum e não mais de segurança máxima, após alguns anos a prisão foi fechada. Em 1997, um ano após o fechamento da prisão, a ilha foi declarada Monumento Nacional e a prisão passou a ser museu. Em 1999, a ilha tornou-se oficialmente Patrimônio da Humanidade.

 

Por Gabriela Cabral

Escritor do artigo
Escrito por: Brasil Escola Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "Ilha Robben"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historia/ilha-robben.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante