Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Semana Santa

A Semana Santa é uma data litúrgica na tradição cristã que marca os sete dias que antecipam a Páscoa. É iniciada com o Domingo de Ramos.

Três cruzes de pedra no alto de um monte em alusão à Semana Santa.
A Semana Santa são os sete dias que antecedem a Páscoa.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A Semana Santa é um período litúrgico da tradição cristã, sendo os sete dias que antecipam a celebração da Páscoa, que comemora a ressurreição de Jesus Cristo. A Semana Santa se inicia com o Domingo de Ramos, sendo marcada também pelas Segunda-Feira Santa, Terça-Feira Santa, Quarta-Feira Santa, Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa, Sábado de Aleluia e pelo Domingo de Páscoa.

Nessa semana, Jesus realizou suas últimas ações, sendo recebido em Jerusalém de maneira triunfal, expulsando os vendilhões do templo, realizando a Última Ceia com os seus discípulos, entre outros eventos. Ainda na Quinta-Feira Santa, Jesus foi preso, julgado, condenado, torturado, e foi morto na Sexta-Feira Santa, ressuscitando no Domingo de Páscoa.

Leia mais: Corpus Christi — data comemorativa que faz parte do calendário católico em homenagem ao sacramento da eucaristia

Tópicos deste artigo

Resumo sobre Semana Santa

  • A Semana Santa é um período litúrgico da tradição religiosa do cristianismo.
  • É o período de sete dias que antecedem a Páscoa.
  • Inicia-se com o Domingo de Ramos, quando Jesus foi recebido triunfalmente em Jerusalém.
  • Os dias que a compõem são: Segunda-Feira Santa, Terça-Feira Santa, Quarta-Feira Santa, Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa, Sábado de Aleluia e Domingo de Páscoa.
  • Acredita-se que as primeiras tradições relacionadas com a Semana Santa começaram a ser celebradas no século III.

O que é comemorado na Semana Santa?

A Semana Santa é uma tradição cristã que faz parte da celebração da Páscoa. É o momento que os cristãos relembram e celebram a última semana da vida de Jesus Cristo, passando por sua prisão, crucificação e ressurreição. Os eventos dessa semana são parte do que os cristãos chamam de Paixão de Cristo.

A semana é iniciada no Domingo de Ramos, que marca a chegada de Jesus à cidade de Jerusalém. A crucificação de Jesus aconteceu na Sexta-Feira Santa, assim como a sua morte. O Domingo de Páscoa marca o dia em que Jesus ressuscitou. Na tradição cristã oriental, a Semana Santa se inicia no Sábado de Lázaro, quando Jesus ressuscitou Lázaro.

A Semana Santa também é caracterizada pelo Tríduo Pascal, que marca a celebração de três dias: Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa e Sábado de Aleluia. A Semana Santa como um todo visa celebrar a ressurreição de Jesus, uma manifestação da sua divindade para os fiéis.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Significado dos dias da Semana Santa

Cada dia da Semana Santa tem um significado distinto na liturgia cristã. Vejamos o que simboliza cada um desses dias:

  • Domingo de Ramos: marca a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e sua recepção como rei. Seus sinais, no entanto, demonstram que ele veio em humildade e em paz. A recepção calorosa a Jesus chamou atenção das autoridades romanas e religiosas do judaísmo, que passaram a conspirar para condená-lo.
  • Segunda-Feira Santa: esse dia ficou marcado por duas ações de Jesus Cristo: expulsar os vendilhões do templo e realizar ações de cura nas pessoas. Jesus anunciou que sua missão estaria próxima de ser cumprida.
  • Terça-Feira Santa: Jesus sofreu uma emboscada de líderes religiosos, e foi ao Monte das Oliveiras com seus discípulos, fazendo uma profecia sobre o fim dos tempos.
  • Quarta-Feira Santa: não há relatos do que Jesus teria feito nesse dia. Acredita-se que ele descansou com sua família e amigos.
  • Quinta-Feira Santa: Jesus reuniu-se com os seus discípulos, tendo com eles a Última Ceia. Jesus lavou os pés de seus discípulos, e esse ato deu origem ao rito de lava pés entre os cristãos. Na Quinta-Feira Santa, Jesus celebrou a pesach e foi ao Getsêmani, onde foi preso após ser traído por Judas.
  • Sexta-Feira Santa: Jesus foi julgado, condenado, torturado e crucificado. Sua crucificação é conhecida pelos cristãos como a Paixão de Cristo — um ato que redimiu a humanidade de seus pecados. Jesus morreu nesse dia. Se quiser saber mais sobre esse dia, leia nosso texto.
  • Sábado de Aleluia: o corpo de Jesus foi levado para o túmulo e seus discípulos foram lamentar a sua morte. Na tradição cristã não acontecem celebrações no sábado até o pôr do sol, quando então se realiza a Vigília Pascal.
  • Domingo de Páscoa: dia da ressurreição de Jesus Cristo e momento em que ele fez diversas aparições, sendo que a primeira pessoa a avistá-lo foi Maria Madalena. A Páscoa é considerada um dia santo para os cristãos e o momento em que a divindade de Cristo é confirmada.

Qual é a data da Semana Santa?

A data da Semana Santa se define quando é determinada a data da Páscoa. Esta foi estabelecida, no Concílio de Niceia, para ser o primeiro domingo após a primeira Lua cheia depois do equinócio da primavera (no Hemisfério Norte). Uma vez estabelecida a Páscoa, a Semana Santa é definida para ser iniciada sete dias antes.

Leia mais: Quaresma — data do calendário católico que também foi estabelecida no Concílio de Niceia

Tem feriado na Semana Santa?

A legislação brasileira considera que a Sexta-Feira Santa é um feriado religioso e determina que a data pode ser feriado se houver uma lei estadual ou municipal que a determine como tal em um estado ou município. Esse critério está expresso na lei nº 9.093, de 12 de setembro de 1995. De toda forma, em grande parte do Brasil, o dia é um feriado, com o fechamento do comércio e das escolas.

Semana Santa 2024

A Páscoa em 2024 acontecerá no dia 31 de março, conforme os critérios explicados neste texto. Como a Semana Santa se inicia uma semana antes, a distribuição dos dias da Semana Santa neste ano será a seguinte:

  • Domingo de Ramos: 24/03;
  • Segunda-Feira Santa: 25/03;
  • Terça-Feira Santa: 26/03;
  • Quarta-Feira Santa: 27/03;
  • Quinta-Feira Santa: 28/03;
  • Sexta-Feira Santa: 29/03 (feriado);
  • Sábado de Aleluia: 30/03;
  • Domingo de Páscoa: 31/03.

Origem da Semana Santa

Os historiadores acreditam que o costume de observar os dias anteriores à Páscoa por meio de tradições religiosas ligadas à ressurreição de Jesus se estabeleceu a partir do século III ou século IV.

Entre os costumes que se relacionam com a antecipação da Páscoa está o hábito de se abster do consumo de carne. Alguns estudiosos apontam que celebrar a Vigília Pascal foi uma dessas ações também. De toda forma, do século III em diante, a liturgia cristã foi adicionando elementos que foram estabelecidos como parte da tradição da Semana Santa.

Fontes

MOON, Kat. What to Know About the Origins and Meanings of the Major Holy Week Rituals. Disponível em: https://time.com/5567157/holy-week-history/

REDAÇÃO. Semana Santa: o significado de cada dia da celebração da paixão, morte e ressurreição de Cristo. Disponível: https://www.cnbb.org.br/261402-2/

REDAÇÃO. O Tríduo Pascal envolve três momentos do mistério em uma única celebração. Disponível em: https://www.cnbb.org.br/dom-armando-o-triduo-pascal-envolve-tres-momentos-em-uma-unica-celebracao/

Escritor do artigo
Escrito por: Daniel Neves Silva Formado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. "Semana Santa"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historia/origem-da-semana-santa.htm. Acesso em 21 de maio de 2024.

De estudante para estudante