Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Irã

Geografia

O Irã, país situado no Oriente Médio, possui um bom Índice de Desenvolvimento Humano.
Bandeira da República Islâmica do Irã.
Bandeira da República Islâmica do Irã.
PUBLICIDADE

Irã ou República Islâmica do Irã é um país localizado no Oriente Médio, um subcontinente da Ásia. O país possui uma área de 1 648 000 km², onde vivem cerca de 74,1 milhões de habitantes.

A topografia do país é constituída basicamente por planaltos, havendo uma cadeia de montanhas ao redor dos mesmos. Na parte central estão estabelecidos dois desertos, o Dasht-e-kavir e o Dasht-e-Lut. Ao norte, próximo ao Mar Cáspio, se encontram as montanhas Elburz, que abrigam vulcões em atividade. Essa área montanhosa possui o ponto mais elevado do país, o Monte Demavend, com 5.671 metros de altitude.


Rua no centro de Teerão, capital do Irã.

Assim como a maioria dos países do Oriente Médio, o Irã possui em seu território poucos recursos hídricos. Há basicamente três grandes rios, são eles: Karun, Atrak e Safid. São identificados dois tipos de climas na região, o árido subtropical e o subtropical de altitude.

A economia iraniana está extremamente vinculada à produção de petróleo. A exportação do país está ligada a produtos como tapetes, frutas secas e especiarias.

Apesar das adversidades climáticas, a agricultura desempenha um importante papel na composição do PIB do país. O Irã produz trigo, cevada, centeio, milho, sorgo, algodão, arroz, uvas, maçãs, peras, pêssegos e bananas.

Na pecuária se destaca na criação de ovinos, caprinos e camelos. Já na pesca, a atividade não tem sido explorada em todo seu potencial.

Dados gerais do país

Nome: República Islâmica do Irã.

Gentílico: iraniano (a).

Capital: Teerão

 Brasão:

Língua oficial: persa.

IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): 0, 702 (alto).

Moeda: rial iraniano.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
 

 Países - Geografia - Brasil Escola

Listagem de Artigos