Topo
pesquisar

Irã

Geografia

O Irã, país situado no Oriente Médio, possui um bom Índice de Desenvolvimento Humano.
PUBLICIDADE

Irã ou República Islâmica do Irã é um país localizado no Oriente Médio, um subcontinente da Ásia. O país possui uma área de 1 648 000 km², onde vivem cerca de 74,1 milhões de habitantes.

A topografia do país é constituída basicamente por planaltos, havendo uma cadeia de montanhas ao redor dos mesmos. Na parte central estão estabelecidos dois desertos, o Dasht-e-kavir e o Dasht-e-Lut. Ao norte, próximo ao Mar Cáspio, se encontram as montanhas Elburz, que abrigam vulcões em atividade. Essa área montanhosa possui o ponto mais elevado do país, o Monte Demavend, com 5.671 metros de altitude.


Rua no centro de Teerão, capital do Irã.

Assim como a maioria dos países do Oriente Médio, o Irã possui em seu território poucos recursos hídricos. Há basicamente três grandes rios, são eles: Karun, Atrak e Safid. São identificados dois tipos de climas na região, o árido subtropical e o subtropical de altitude.

A economia iraniana está extremamente vinculada à produção de petróleo. A exportação do país está ligada a produtos como tapetes, frutas secas e especiarias.

Apesar das adversidades climáticas, a agricultura desempenha um importante papel na composição do PIB do país. O Irã produz trigo, cevada, centeio, milho, sorgo, algodão, arroz, uvas, maçãs, peras, pêssegos e bananas.

Na pecuária se destaca na criação de ovinos, caprinos e camelos. Já na pesca, a atividade não tem sido explorada em todo seu potencial.

Dados gerais do país

Nome: República Islâmica do Irã.

Gentílico: iraniano (a).

Capital: Teerão

 Brasão:

Língua oficial: persa.

IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): 0, 702 (alto).

Moeda: rial iraniano.

 

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
 

 Países - Geografia - Brasil Escola

Bandeira da República Islâmica do Irã.
Bandeira da República Islâmica do Irã.

Listagem de Artigos

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola