Topo
pesquisar

Energia Eólica

Física

PUBLICIDADE

É crescente a preocupação com as fontes renováveis de energia em todo o mundo. A alta dos preços dos combustíveis fósseis, impulsionada pelo esgotamento das reservas de petróleo previstas para as próximas décadas, e os grandes períodos de estiagem, gerados pelo aquecimento global - que afetam diretamente as hidrelétricas - tem levado cientistas a pensarem cada vez mais em fontes de energias renováveis.

Dentre as fontes de energias renováveis, destaca-se a energia mecânica produzida pelos ventos, que vem contribuir significativamente para o atendimento das necessidades da população mundial, no que diz respeito à produção de eletricidade.

Há mais de 3000 anos, a conversão de energia cinética em energia mecânica vem sendo utilizada pela humanidade. Com grande importância na agricultura, os moinhos de vento tinham distintas funções, como o bombeamento de água para irrigação das plantações, por exemplo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A utilização desse tipo de energia para a produção de eletricidade se deu na década de 1980, na Dinamarca. Desde a década de 1990, o setor de energia eólica vem apresentando um crescimento acelerado em todo o mundo, chegando a uma produção de 120 GW (gigawatt) ao final de 2008, segundo o Global Wind Energy Council (GWEC - http://www.gwec.net/index.php?id=8.).

No Brasil, ainda segundo a GWEC, a produção chegou aos 341 MW ao final de 2008.

As estimativas da Eletrobrás para a produção de energia eólica para o ano de 2009 é de 360 MW, o que ainda é pouco se comparado com quase 103 GW produzidos pelas hidrelétricas do país.

Por Kléber Cavalcante
Graduado em Física

Turbinas de produção de energia Eólica
Turbinas de produção de energia Eólica

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

CAVALCANTE, Kleber G. "Energia Eólica"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/energia-eolica.htm. Acesso em 17 de outubro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola