Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Turismo

A prática do turismo cresceu junto do aperfeiçoamento dos meios de transporte e comunicação. Configura hoje uma importante atividade do setor terciário da economia.

Mulher de braços abertos em frente a paisagem paradisíaca
O turismo é hoje uma das atividades econômicas que mais crescem em todo o mundo.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O turismo corresponde ao deslocamento voluntário e temporário de indivíduos com um propósito pessoal que pode ser desde a busca por descanso e lazer até viagens de negócios e tratamentos de saúde. As atividades turísticas fazem parte do setor terciário da economia e apresentaram um crescimento expressivo na última década, tanto no Brasil quanto no mundo. Além da sua importância econômica, o turismo gera empregos direta e indiretamente, incentiva a conservação dos espaços físicos e proporciona o contato com novos povos e culturas.

Leia também: 27 de Setembro — Dia Mundial do Turismo

Tópicos deste artigo

Resumo sobre turismo

  • Turismo é uma prática que corresponde ao deslocamento voluntário e temporário de pessoas com um propósito definido, como descanso, lazer, negócios ou saúde.

  • O turismo pode ser doméstico ou internacional. É classificado ainda de acordo com a motivação, como: de lazer, religiosa, cultural, de negócios, de saúde ou ecoturismo.

  • Enquanto atividade econômica, integra o setor terciário.

  • Corresponde à principal forma de arrecadação de receitas em muitos territórios.

  • É responsável pela geração direta e indireta de empregos.

  • É importante também para a preservação dos espaços e de suas culturas.

  • Os países que mais atraem turistas no mundo são França, Espanha e Estados Unidos.

  • No Brasil, a cidade do Rio de Janeiro se consagrou como principal destino turístico tanto de visitantes internacionais quanto nacionais.

  • Os profissionais que trabalham com a prática turística podem ser tanto os técnicos no assunto quanto os bacharéis em Turismo (turismólogos).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é turismo?

O turismo é uma prática que se refere ao deslocamento voluntário e temporário de uma pessoa ou grupo de pessoas partindo do local onde vivem em direção a outras localidades, sejam elas dentro dos limites de um mesmo país ou não. Os motivos que levam a essa movimentação são bastante pessoais e variam desde o desejo por conhecer novos espaços e culturas até alguma necessidade específica, como consulta médica ou assuntos de negócios.

Essa definição de turismo é semelhante àquela estabelecida pela Organização Mundial do Turismo (OMT), uma agência especializada das Nações Unidas que tem como objetivo a promoção de um turismo sustentável e acessível. De acordo com a OMT, o turismo é um fenômeno que compreende três dimensões: social, cultural e econômica. A prática está associada ainda com todas as atividades que os visitantes, chamados de turistas, realizam na localidade de destino, o que inclui a movimentação financeira.

Tipos de turismo

Grupo de turistas com mochilas desce trilha no Parque Nacional Langtang, no Nepal.
O contato com a natureza e a busca por aventura estão entre as razões que levam as pessoas a realizarem viagens turísticas.

A prática do turismo é caracterizada como voluntária no sentido de ser realizada de acordo com a vontade do indivíduo, e não sob alguma imposição externa. Dessa forma, existem inúmeras razões que fazem com que uma pessoa se desloque para outra localidade na condição de turista, o que permite classificar o turismo em tipos.

Em primeiro lugar, pode-se diferenciar o turismo entre doméstico e internacional. O primeiro tipo é aquele praticado dentro dos limites territoriais de um mesmo país e ocorre quando a pessoa se desloca para outra cidade ou estado. Já o turismo internacional consiste na visita a outro país.

Quando se trata de motivação, classifica-se o turismo em:

  • De lazer ou recreação: tem como objetivo o descanso e o divertimento, sendo esse o principal tipo de turismo praticado em todo o mundo.

  • De negócios: é o turismo realizado por indivíduos, representando ou não alguma empresa ou entidade, que têm como finalidade o estabelecimento de laços comerciais, fechamento de negócios e contratos, realização de reuniões de trabalho, dentre outras atividades semelhantes. É muito comum em centros financeiros como São Paulo e Rio de Janeiro, no Brasil, e em cidades como Nova York, Chicago e Londres, no contexto internacional.

  • Religioso: peregrinação de indivíduos ou grupos para locais sagrados, centros ou eventos religiosos. Dentre as localidades onde o turismo religioso é realizado em maior escala podemos citar Meca e Jerusalém, Vaticano, na Europa Central, e Aparecida, no estado de São Paulo. Na Índia, a prática se concentra ao longo do rio Ganges.

  • Cultural: associado tanto ao conhecimento de novos costumes e tradições culturais de outras populações, seja dentro ou fora de um estado ou país, bem como à visita a monumentos e locais históricos, museus, teatros, centros culturais, eventos e estabelecimentos correlatos.

  • De saúde: tem como finalidade a realização de tratamentos e a manutenção da saúde física e mental, buscando a reabilitação ou o restabelecimento do bem-estar.

  • Ecoturismo: motivado pelas paisagens naturais de uma determinada localidade e pela vontade individual de obter contato maior com a natureza. Está atrelado, na maioria das vezes, ao turismo de lazer.

Qual a importância do turismo?

O turismo é uma atividade econômica que tem ganhado mais espaço na economia internacional e doméstica dos países de todo o mundo, contabilizando uma participação cada vez maior na arrecadação de receitas e na composição do Produto Interno Bruto (PIB).

É importante lembrar que o turismo está inserido no setor terciário da economia e não compreende somente o translado propriamente dito, mas também o preparo para a viagem e as atividades desempenhadas no local de destino, como a hospedagem, a alimentação, o transporte local e o comércio. Dessa forma, existe todo um circuito econômico e cadeias produtivas que giram em torno dessa prática e são por ela beneficiadas, direta ou indiretamente. Além disso, o turismo é importante para a criação de emprego e geração de renda para a população local.

A importância do turismo está atrelada ainda à preservação do espaço urbano e do patrimônio cultural e natural de uma determinada localidade. Em muitos casos, como os de cidades em que a movimentação de visitantes é intensa, a criação de infraestrutura urbana ou a renovação e manutenção daquela já existente podem representar melhorias diretas à população.

Para além disso, o turismo permite o conhecimento de novos espaços e vivências, proporcionando maior contato com outras culturas e o desenvolvimento de novas relações sociais.

Leia também: Setores da economia — segmentos em que se dividem as atividades econômicas e produtivas da sociedade

Turismo no mundo

A participação do turismo na economia mundial chegou, no ano de 2019, a uma parcela de 10,4% do PIB do planeta, quase nove trilhões de dólares. Além disso, essa atividade foi responsável pela criação de mais de 300 milhões de postos de trabalho naquele mesmo ano, o que reforça a importância do turismo para o setor terciário da economia.

Vista da Torre Eiffel, em Paris.
Paris, capital da França, é uma das cidades mais visitadas do mundo.

Levando em consideração os dados mais recentes da OMT, os 10 países que mais recebem turistas no mundo são os seguintes:

Algumas das cidades mais visitadas do mundo ficam no continente asiático, como Bangkok (Tailândia) e Macau (China). Destaca-se também o intenso fluxo de turistas em Londres (Reino Unido), Paris (França) e Dubai (Emirados Árabes Unidos).

Turismo no Brasil

Vista das Cataratas do Iguaçu
As Cataratas do Iguaçu, na cidade paranaense de Foz do Iguaçu, atrai turistas de todos os lugares do mundo.

O Brasil apresenta um enorme potencial turístico, o que se deve tanto à pluralidade cultural do país quanto às belezas naturais que são encontradas por todo o território nacional. Essa atividade obteve um expressivo crescimento na última década, com uma participação no PIB que atingiu o patamar de 4%, pouco mais de 270 bilhões de reais, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O número de chegadas internacionais que o país registrou no ano de 2019 superou 6,3 milhões, de acordo com o anuário estatístico do Ministério do Turismo. As modalidades de turismo de lazer e de negócios são as duas mais praticadas pelos visitantes que vêm de fora do país. As cidades que receberam o maior número de turistas internacionais nos últimos anos foram as seguintes:

  • Rio de Janeiro (RJ);

  • Florianópolis (SC);

  • Foz do Iguaçu (PR);

  • São Paulo (SP);

  • Búzios (RJ).

Os visitantes estrangeiros vêm sobretudo de países sul-americanos, como Argentina, Chile e Paraguai, mas também de outras localidades, como dos Estados Unidos. O turismo internacional, entretanto, representa uma parcela muito pequena dessa atividade no Brasil, predominando o turismo doméstico.

A região Sudeste do país, especialmente o estado de São Paulo, é aquela que mais atrai visitantes oriundos de outras áreas do território nacional. A segunda maior região receptora de turistas é o Nordeste, dentro da qual se destaca o estado da Bahia.

Leia também: As belezas naturais encontradas no Nordeste

História do turismo

O turismo é uma atividade realizada muitas vezes de maneira espontânea, o que torna mais difícil determinar quando ela teria surgido. Desde a Antiguidade são registrados fluxos de pessoas de um lugar a outro com um motivo específico, especialmente por questões religiosas e para o acompanhamento de torneios ou eventos esportivos, como foi o caso dos primeiros jogos olímpicos realizados na Grécia Antiga.|1|

Com o surgimento de novos modais de transporte e meios de comunicação, populações de diferentes partes do mundo começaram a colocar em prática o seu desejo por conhecer novos lugares e culturas. Dessa forma, observou-se a intensificação do movimento de turistas pelo mundo após a Revolução Industrial, com o advento das ferrovias, que permitiam a realização de viagens de maior distância.

Também no século XIX surgiu no Reino Unido aquela que ficou conhecida como a primeira agência de turismo do mundo. Ela foi aberta por Thomas Cook e esteve em funcionamento por 178 anos, encerrando definitivamente as suas atividades no ano de 2019. Pelo seu pioneirismo, Cook é muitas vezes chamado de pai do turismo. Pouco tempo após o surgimento dessa agência de serviços de viagem, muitas outras surgiram em países europeus e na América do Norte.

A partir da segunda metade do século XX, o turismo foi impulsionado pelo advento da globalização e pelo aperfeiçoamento dos meios de transporte e das tecnologias da informação e da comunicação, que proporcionaram a prática de viagens de longa distância e o contato com pessoas de todos os lugares do planeta. No período contemporâneo, o turismo enquanto atividade econômica é um dos setores de maior crescimento no mundo.

Estudo do turismo

O estudo do turismo abrange os conhecimentos teóricos e a prática organizacional das atividades turísticas, compreendendo áreas associadas, como a hotelaria, o entretenimento, os negócios e eventos de maneira geral. Dadas as inúmeras variedades de turismo e atividades contidas nessa prática, assim como a importância social, econômica e cultural que ela adquiriu com o passar do tempo, o estudo do turismo é feito por meio de uma perspectiva multidisciplinar, abrangendo várias áreas do conhecimento, como Marketing, Economia, Administração, Ciências Sociais e até mesmo a Geografia.

Existe hoje no Brasil uma série de universidades e institutos de educação superior que oferecem a formação no curso de Turismo, preparando futuros bacharéis em Turismo, os turismólogos, e também tecnólogos para a atuação no mercado de trabalho.

Notas

|1| NAKASHIMA, S. K; CALVENTE, M. del. C. M. H. A História do turismo: epítome das mudanças. Turismo & Sociedade (ISSN: 1983-5442). Curitiba, v. 9, n. 2, p. 1–20, maio-agosto de 2016. Disponível aqui.

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Turismo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/geografia-turismo.htm. Acesso em 12 de julho de 2024.

De estudante para estudante