close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Gás Natural

O gás natural é um composto que pode ser obtido através de jazidas ou da queima de biomassa.

O gás natural se submetido à temperatura ambiente e pressão atmosférica permanece no estado gasoso
O gás natural se submetido à temperatura ambiente e pressão atmosférica permanece no estado gasoso
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

O gás natural é composto por uma mistura de hidrocarbonetos leves (metano, etano, propano, butano e outros gases em menores proporções) que submetido à temperatura ambiente e pressão atmosférica permanece no estado gasoso. É uma fonte energética encontrada na natureza em duas formas distintas. Ele pode ser obtido em jazidas e através da queima de biomassa (bagaço de cana-de-açúcar).

O gás natural encontrado em jazidas normalmente está associado ao petróleo. Constitui reservas finitas, e, conforme pesquisas realizadas pela IEA (Agência Internacional de Energia), caso se mantenha o ritmo de consumo médio da última década, as jazidas de gás natural irão se esgotar em 100 anos. Essa fonte energética agride menos o meio ambiente que o petróleo e o carvão mineral. No entanto, por ser de origem fóssil, sua combustão contribui para o efeito de estufa.

Já o biogás, obtido através da biomassa, é um combustível renovável, sua utilização é menos impactante e os custos econômicos são menores.

As tubulações responsáveis pelo envio de gás natural das fontes produtoras até os consumidores recebem o nome de gasoduto. O Brasil possui o gasoduto Bolívia – Brasil. São tubulações de diâmetro elevado, operando em alta pressão que transportam gás natural da Bolívia (produtor) para alguns Estados brasileiros (consumidores).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Gasoduto

Depois de tratado e processado, o gás natural pode ser utilizado nas indústrias, residências, automóveis e comércio. Nas indústrias, sua utilização ocorre, principalmente, para a geração de eletricidade. Nas residências, o gás natural é usado para o aquecimento ambiental e de água. Nos automóveis, essa fonte energética substitui os combustíveis (gasolina, álcool e diesel). No comércio, sua utilização se dá principalmente para o aquecimento ambiental. Atualmente a utilização do gás natural corresponde a 15,6% do consumo energético mundial.

No Brasil, com a descoberta da camada pré-sal, que consiste em um óleo em camadas profundas - de 5 a 7 mil metros abaixo do nível do mar, estimativas apontam que o país irá dobrar seu volume de gás natural.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. "Gás Natural"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/fontes-gas-natural.htm. Acesso em 23 de maio de 2022.

De estudante para estudante


Como foi transformada vegetação de Rondônia

Por Valentina
Responder
Ver respostas

quais são as caractrrísticas da litosfera? 

Por Lara Ferreira
Responder
Ver respostas

Estude agora


Receptores elétricos

Receptores elétricos são dispositivos que convertem diversas formas de energia em energia mecânica, como fazem os...

Sujeito

Nesta videoaula estudaremos, de forma geral, um dos termos essenciais da oração: o sujeito — o ser a quem o verbo...