Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Turquia (Türkiye)

Turquia faz conexão entre importantes áreas da Europa e da Ásia, tendo seu território situado em ambos os continentes. O país conta atualmente com 85 milhões de habitantes.

Bandeira da Turquia.
Bandeira da Turquia.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Turquia, ou República da Turquia, é um país transcontinental com território nos continentes europeu e asiático. Tem como capital a cidade de Ancara. O território turco dispõe de climas muito variados e relevo montanhoso no seu interior, com a presença de terrenos menos acidentados próximos da costa.

Mais de 85 milhões de pessoas vivem na Turquia, sendo Istambul a sua cidade mais populosa. A economia do país é desenvolvida e centrada nos setores petroquímico e industrial, com importantes laços comerciais com outros países europeus, embora ainda não integre a União Europeia.

Leia também: Rússia — nação transcontinental e o maior país do mundo

Tópicos deste artigo

Resumo sobre a Turquia

  • A Turquia é um país que se estende por dois continentes: Europa, a oeste, e Ásia, a leste.

  • Sua capital é a cidade de Ancara.

  • Apresenta climas muito variados e contrastantes, sendo mais úmidos próximos do litoral e secos no interior. O relevo é formado predominantemente por montanhas e planícies.

  • Abriga as nascentes dos rios Tigres e Eufrates.

  • Tem uma população de 85 milhões de habitantes, dos quais 77% vivem nas cidades.

  • Istambul é a cidade mais populosa da Turquia, com 15 milhões de pessoas. Por ela passa o estreito de Bósforo, que divide seu território entre os continentes europeu e asiático.

  • Sua economia é desenvolvida e centrada nos setores petroquímico, industrial e de serviços.

  • O país, embora em negociações, não é parte da União Europeia.

  • Nela teve origem um dos maiores impérios do mundo, o Império Turco-Otomano.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados gerais da Turquia

  • Nome oficial: República da Turquia

  • Gentílico: turco

  • Extensão territorial: 783.562 km²

  • Localização: sudeste da Europa e sudoeste da Ásia

  • Capital: Ancara

  • Clima: mediterrâneo, temperado continental e temperado oceânico

  • Governo: república presidencialista

  • Divisão administrativa: 81 províncias

  • Idioma: turco

  • Religiões: islâmica

  • População: 85.043.000 habitantes (ONU, 2021)

  • Densidade demográfica: 110,5 hab./km²

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,820

  • Moeda: Lira turca

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 844,53 bilhões (FMI, 2022)

  • PIB per capita: US$ 9860 (FMI, 2022)

  • Gini: 0,419

  • Fuso horário: GMT+3

  • Relações exteriores:

Mapa da Turquia

Mapa da Turquia

Geografia da Turquia

A Turquia é um país com território situado em dois continentes: a Europa e a Ásia. Sua capital é a cidade de Ancara. O país faz a conexão do sudeste europeu com o sudoeste asiático, situando-se mais precisamente entre os Bálcãs, a região do Cáucaso e o Oriente Médio. O território turco estabelece fronteiras terrestres com os seguintes países:

Bulgária e Grécia, a noroeste;

Geórgia, a nordeste;

Armênia e Irã, a leste;

Iraque, a sudeste;

Síria, ao sul.

Ao norte, ao sudoeste e ao sul, a Turquia é banhada pelos mares Negro, Egeu e Mediterrâneo respectivamente.

  • Clima da Turquia

Os climas na Turquia são bastante variados e, até mesmo, contrastantes, o que se deve à influência da maritimidade e do relevo do interior do país. Nas costas norte e sul, predominam climas oceânico e mediterrâneo respectivamente, com temperaturas mais amenas do que em outras regiões e índices pluviométricos elevados, principalmente na costa do mar Negro, onde a chuva está presente durante todo o ano.

O sudeste experimenta verões quentes e secos, enquanto os invernos podem ser muito frios e chuvosos. No interior, a amplitude térmica é acentuada, com invernos rigorosos e verões que variam de quentes a amenos. A precipitação nessa região é variável devido ao relevo montanhoso, que pode gerar chuvas orográficas e áreas com sombras de chuva. Enquanto algumas áreas recebem 300 mm anuais de chuvas, em outras se registra o dobro desse volume.

  • Relevo da Turquia

A Turquia está localizada em uma região de relevo jovem, caracterizado pelos dobramentos modernos. Trata-se, portanto, de um país montanhoso. Suas feições de relevo se dividem entre os dobramentos de norte e de sul, um maciço central e a Plataforma Árabe, que se estende pelo sudeste, na fronteira com a Síria. As planícies e terras baixas da Turquia estão restritas à faixa costeira.

A elevação média dos terrenos na Turquia é de 1332 metros. O ponto culminante do país é o monte Ararate, com 5137 metros de altitude, situado próximo da fronteira com o Irã e a Armênia.

  Vista do monte Ararate (ao fundo), ponto culminante da Turquia.
 Vista do monte Ararate (ao fundo), ponto culminante da Turquia.
  • Vegetação da Turquia

A vegetação da Turquia é formada predominantemente por estepes, que recobrem extensas áreas na região central do país, e florestas temperadas.

  • Hidrografia da Turquia

A Turquia abriga as nascentes dos rios Tigres e Eufrates, dois dos mais importantes rios do Oriente Médio. Outros grandes cursos d’água que banham o território turco são os rios Kura, Kizilirmak e Aras, todos com mais de mil quilômetros de extensão.

Confira no nosso podcast: Geopolítica das passagens marítimas estratégicas

Demografia da Turquia

Vista da cidade de Istambul, Turquia.
Istambul é a maior cidade da Turquia.

A Turquia tem uma população de 85.043.000 habitantes, conforme os dados mais recentes das Nações Unidas. A distribuição populacional sobre o território turco é da ordem de 110 hab./km², mas não ocorre de maneira homogênea. A região do estreito de Bósforo, faixa que faz a separação dos continentes europeu e asiático, é aquela que concentra o maior número de pessoas. A faixa banhada pelo mar Egeu, a sudoeste, apresenta também grande adensamento populacional.

Com 77% da população vivendo em áreas urbanas, podemos classificar o território turco como urbanizado. A cidade de Istambul, localizada na região do Bósforo e dividida entre os dois continentes, é a mais populosa da Turquia, com mais de 15 milhões de habitantes. A capital do país, Ancara, tem um terço do número de habitantes de Istambul, cinco milhões. Esmirna, Bursa, Adana e Gaziantepe são igualmente cidades turcas muito populosas, todas com mais de um milhão de habitantes e situadas próximo ao litoral sul e sudoeste.

O país apresenta uma baixa taxa de crescimento (0,7%), que se deve principalmente ao fluxo emigratório intenso, já que a taxa de natalidade ainda é duas vezes maior do que a de mortalidade. A idade mediana da população turca é de 32,2 anos, enquanto a expectativa de vida chega a 76 anos.

Economia da Turquia

A Turquia possui um Produto Interno Bruto (PIB) de 844,53 bilhões de dólares, aponta o Fundo Monetário Internacional (FMI). Levando em consideração o contexto global, o país desponta hoje como a 17ª maior economia do mundo.

Os setores secundário e terciário, que agregam respectivamente as atividades de comércio e serviços e a indústria, são os principais ramos da economia turca, responsáveis, em conjunto, por 93% do PIB do país: 60,7% dos serviços e 32,3% da indústria.

A indústria da Turquia se destaca na produção petroquímica, na fabricação de automóveis e produtos eletrônicos, na mineração e siderurgia, na produção de alimentos e também no setor da construção. Os principais produtos de exportação do país são derivados desse setor, entre os quais estão automóveis inteiros ou peças, caminhões, petróleo refinado e roupas. Essas mercadorias são destinadas principalmente para a Europa (Alemanha, Reino Unido, Itália), Iraque e Estados Unidos.

A atividade agropecuária responde por quase 7% do PIB da Turquia, e dela derivam produtos como maçãs, melancias, uvas, batatas, milho, cevada, trigo, beterraba-sacarina e leite.

Cabe lembrar ainda que a Turquia, como parte da Europa, tornou-se elegível para o ingresso na União Europeia no ano de 1999. As negociações para a efetivação do país no bloco começaram seis anos mais tarde, sob uma série de requisitos a serem cumpridos pela Turquia reunidos no acordo chamado de Tratado de Ancara. Depois de períodos de suspensão, as negociações tiveram prosseguimento e ainda estão ocorrendo. Os debates atuais entre a União Europeia e a Turquia giram em torno de questões migratórias, segurança e a crise na Síria.|1|

Infraestrutura da Turquia

O setor de infraestrutura da Turquia é bem desenvolvido, notadamente no que diz respeito às redes de transporte do país. Seu território é equipado com uma densa malha ferroviária, de 13 mil km, e extensas rodovias, que percorrem aproximadamente 67 mil km.

As hidrovias, embora menos numerosas, são também uma alternativa de transporte. As duas mais importantes ficam na região do estreito da Turquia, formada pelos estreitos de Dardanelos, que conecta os mares de Mármara e Egeu, e de Bósforo, que divide a cidade de Istambul entre dois continentes e consiste em uma via entre o mar de Mármara e o mar Negro. O principal aeroporto da Turquia não fica na sua capital, mas sim em Istambul, de onde partem diversos voos domésticos e internacionais.

A qualidade de vida da população tem aumentado gradualmente, de acordo com a OCDE. Os serviços de saneamento básico atendem a uma parcela semelhante de pessoas na cidade (79%) e no campo (78%), enquanto a eletricidade é bem mais abrangente e chega a quase todas as residências. A Turquia apresenta a 15ª maior capacidade de geração elétrica instalada em seu território, tendo os combustíveis fósseis e a água como suas principais fontes.

Governo da Turquia

Após um referendo realizado em 2017, a Turquia se tornou uma república presidencialista unitária, o que passou a valer já nas eleições realizadas no ano seguinte. Anteriormente, era o regime parlamentarista que estava em vigor no país.

Hoje o presidente da república desempenha a função de chefe de Estado e de chefe de governo, e é eleito por meio do voto popular para um mandato de cinco anos, com possibilidade de reeleição. O Poder Legislativo corresponde à Grande Assembleia Nacional da Turquia, órgão unicameral composto por 600 assentos.

Etimologia da Turquia

O nome Turquia significa “terra dos turcos”, o local onde vivem os türks (ou turqs). Ele aparece em registros ocidentais desde, pelo menos, o século XIV, e a sua descrição como “terra de” está contida também nos relatórios de viagem do explorador berbere Ibn Battuta, responsável por grandes contribuições à ciência geográfica.

Cultura da Turquia

A pluralidade cultural da Turquia é derivada do encontro das tradições dos povos da região da Anatólia, por onde se estende o território turco, com as tradições europeias ocidentais e também de outros países do Oriente Médio e Ásia Central, em especial aqueles de raízes islâmicas.

A religião islâmica é praticada por 99,8% dos turcos, sendo a maioria adepta da corrente sunita. Cerca de 25% da população turca correspondem a grupos étnicos minoritários, como é o caso dos curdos. O povo curdo vive na região leste do país, em uma área que compreende também outros territórios, como Irã, Iraque, Síria, Armênia e Azerbaijão.

A paisagem cultural da Turquia expressa muito da sua história e dos estilos arquitetônicos predominantes em cada período, como no caso do Império Otomano, de influência bizantina e centro-asiática. O país apresenta uma ampla tradição em áreas como a literatura, pintura e música. Dentre os eventos e celebrações, destacam-se os festivais de dança e música turcas, a Feira Internacional de Izmir, a mais antiga da Turquia e voltada para negócios, e os feriados religiosos do calendário islâmico. O esporte mais popular do país é o futebol.

Na gastronomia, existem diversos preparos representativos da Turquia, entre os quais estão o kebabe, a baklava (doce feito com massa folhada), a dolma (conhecido no Brasil como charuto) e o lokum, um doce em pedaços envolvido em açúcar. Além disso, o chá é uma bebida muito consumida no país.

Lokum, conhecido também como manjar turco.
Lokum, conhecido também como manjar turco.

História da Turquia

Uma grande parcela da Turquia integrava a região histórica da Anatólia, povoada por diversas etnias e parte de uma série de grandes e poderosos impérios que se formaram nas regiões do Oriente Médio e da Ásia Central desde a Antiguidade. Os primeiros povos a ocuparem o território turco chegaram até a área por volta do ano 10 mil a.C., e a maior parte deles integrava povoados nômades. O santuário de Göbekli Tepe, localizado no sudeste da Turquia, é uma das evidências arqueológicas datadas do Neolítico que demonstram a ocupação daquela região.

O maior adensamento populacional na região da Anatólia começou por volta do ano 1200 a.C., deixando uma série de importantes cidades construídas ao longo de todo o território turco. Nos anos subsequentes, mais precisamente por volta do século III da era comum, os hunos ampliaram os seus domínios e chegaram até as terras da Turquia, onde estabeleceram o Império Huno Ocidental.

A Turquia esteve ainda sob os impérios Romano e Bizantino, com importante papel político desempenhado pela atual cidade de Istambul em ambos, inicialmente como a cidade de Constantinopla e depois como Bizâncio.

A religião da atual República da Turquia, que é a islâmica, foi introduzida à época do Império Seljúcida, que se manteve entre 1037 e 1194 e conquistou áreas entre o extremo oeste da Turquia até a Ásia Central. Nesse ínterim, estava em formação aquele que foi um dos maiores impérios do mundo, o Império Turco-Otomano. A anexação de novas áreas do Império Otomano, que fixou capital em Istambul, aconteceu a partir do século XIII, e o seu domínio perdurou até o final da Primeira Guerra Mundial, no ano de 1918.

A história moderna da Turquia começou em 1923, quando chegou ao fim a guerra da independência iniciada em 1919. Uma série de reformas internas de cunho socioeconômico e político foram levadas a cabo no país, e a sua capital foi estabelecida como sendo a cidade de Ancara. Os anos subsequentes foram marcados por uma intensa instabilidade política no país, que viveu diversos períodos de sua história sob governos ditatoriais, finalizados com a retomada da democracia e de um quadro governamental de composição civil.

Nota-se que a história da Turquia foi marcada ainda por disputas territoriais que perduram até o presente, ocorrendo no território da ilha de Chipre, no mar Mediterrâneo, e também a leste, onde vive o povo curdo, que reivindica a sua independência e a criação do Estado do Curdistão.

Leia também: Questão curda — por que a maior etnia do mundo não tem uma pátria territorial estabelecida?

Mudança de nome

Desde o dia 2 de junho de 2022, a Turquia passou a adotar o nome Türkiye para línguas estrangeiras em substituição às grafias Turkey, Turkei e Turquie. A mudança faz parte de uma estratégia de renovação de marca elaborada pelo governo do presidente Recep Erdogan, que explicou que “Türkiye” é a melhor representação e expressão da cultura, civilização e valores do povo turco.

Em inglês, “turkey” também significa “peru” (a ave, não o país da América do Sul). Esse homônimo provocava confusões e trazia um desconforto ao povo turco. Nas ferramentas de buscas, por exemplo, a pesquisa pela palavra “turkey” resulta em imagens de peru assado, prato típico do Natal, Ano-Novo e Dia de Ação de Graças.

No Dicionário Cambridge, um dos mais utilizados no mundo, a palavra “turkey” é definida como “algo que falha” e “uma pessoa estúpida ou boba”. Essas definições não eram bem-vistas na Turquia e, também por isso, o governo turco optou pela mudança do nome.

Curiosidades sobre a Turquia

  • O norte do país está sujeito a fortes terremotos pela sua posição sobre a placa tectônica da Anatólia.

  • Existem mais de 82 mil mesquitas na Turquia, país de maioria islâmica.

  • Turquesa, coloração de tom azul esverdeado, é um nome que significa “pedra turca”, encontrada pela primeira vez naquele país.

Notas

|1| CONSELHO EUROPEU. Situação atual: Turquia. Conselho da União Europeia [2022]. Disponível aqui.

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Turquia (Türkiye)"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/turquia.htm. Acesso em 05 de julho de 2022.

PUBLICIDADE

Estude agora


Direitos das crianças no Brasil

Veja nesta videoaula o histórico dos direitos das crianças no Brasil, percorrendo o período colonial até a...

Área da esfera

Nesta videoaula, vamos realizar a demonstração para o cálculo da área de uma esfera e resolveremos um...