Topo
pesquisar

Turquia

Geografia

Parte do território da Turquia se estabelece no continente europeu, já a outra parte está no continente asiático.
Bandeira da Turquia.
Bandeira da Turquia.
PUBLICIDADE

A Turquia é um país que surgiu a partir da fragmentação do Império Otomano.

A República da Turquia é um Estado situado na Eurásia, ou seja, parte do território se estabelece no continente europeu e a outra, no continente asiático.

O país faz fronteira com a Bulgária a noroeste, Grécia a oeste, Geórgia a nordeste, Armênia, Irã a leste, Iraque e Síria a sudeste.

O território é banhado ao norte pelo Mar Negro, a oeste pelo Mar de Egeu, Mar de Mármara e no sul pelo Mar Mediterrâneo. A Turquia ocupa uma área de 779.452 km2, onde vivem cerca de 74,8 milhões de habitantes, possui como capital a cidade de Ancara.

Aspectos físicos da Turquia:

Relevo

A parte asiática da Turquia é constituída por um grande planalto situado no centro e ao redor desse o que predomina são montanhas jovens que sofreram poucos processos erosivos.

Ao norte ocorre os Montes Pônticos e ao sul, a Cordilheira do Taurus, além de uma planície cortada por diversas bacias interiores, no lado oriental apresenta o maciço da Armênia onde ocorrem relevos elevados com formação vulcânica onde se encontra o ponto mais alto da Turquia, com 5.137 metros de altitude.

Clima

Na Turquia apresentam-se quatro características climáticas, no litoral sul e oeste ocorre o clima mediterrâneo, em julho a temperatura média é de 29ºC. Ao norte os verões são agradáveis e invernos frios com grande incidência de chuvas. No centro do país desenvolve clima seco com apresentação de uma grande disparidade de temperatura entre as estações do verão e inverno.

Hidrografia

Quanto às bacias hidrograficas, ocorre em sua maioria no interior do território onde se encontra o Lago Van, situado a 1.720 metros de altitude. Ao norte os rios principais são Sakarya, Kizil Irmak e o Yesil que deságuam no Mar Negro. Além do rio Simav que desemboca no Mar de Mármara, Gediz e o Buyukmenderes no Mar Egeu e os rios Seyhan e o Orontes no Mar Mediterrâneo.

No leste do território nascem importantes rios como o Tigre e o Eufrates que deságuam no Golfo Pérsico.

Vegetação e fauna

Quanto à cobertura vegetal, o que predomina são florestas de coníferas nas montanhas do norte e também nas planícies. A vegetação mediterrânea com característica arbustiva desenvolve em áreas litorâneas do Mar Egeu e Mediterrâneo.

Outra característica vegetativa que se apresenta em território turco é o estepe, comum nas áreas com restrita incidência de chuvas de clima semidesértico. As árvores mais conhecidas típicas da região são o carvalho, pinho, cedro, palmeira e o abeto.

Em relação à fauna, os animais silvestres típicos da região são lobos, raposas, javalis, gatos monteses, castores, martas, chacais, hienas, veados e cabras montesas, além de animais domésticos como búfalos, cabra angorá e camelo.

Economia

Prestação de serviços: 61,7%.

Indústria: 23,2%.

Agricultura: 15%.

Moeda: lira turca.

Informações gerais sobre a Turquia

Nome: República da Turquia.

Lema: “Paz em casa, paz no mundo”.

Língua oficial: turco.

Capital: Ancara.

Área: 779, 452 km2.

População: 74,8 milhões de habitantes.

IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): 0,679 (alto).

Fundação da república: 29 de outubro de 1923.

Moeda: nova lira turca (a partir de 2005).

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Países - Geografia - Brasil Escola

Listagem de Artigos

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola