Topo
pesquisar

China

Geografia

A China vem se destacando no cenário mundial e já é uma das grandes potências econômicas atuais.
PUBLICIDADE


Entre os países que compunha o antigo socialismo, a China é o único que tem alcançado altos níveis de desenvolvimento, após a abertura econômica o país tem acentuado suas relações comerciais, isso a partir de 1970.

Hoje o ideal chinês não mais se vincula ao socialismo e sim ao desejo de se tornar uma potência mundial no século XXI, e poder superar o seu eterno rival na Ásia, o Japão.

Um breve Histórico

Um grande movimento guerrilheiro de base camponesa, liderado por Mao Tse Tung, instaurou o regime socialista a partir de 1952, com isso passou a ser uma república popular de economia planificada.

Em 1960 o país passou a ter relações de apoio com a União Soviética a fim de desenvolver o setor industrial, nessa mesma década a China deixou de lado a atividade industrial e voltou-se totalmente para a agricultura.

A partir de 1970 houve uma retomada total da atividade industrial, com elevados investimentos nas indústrias de grande porte, doravante houve uma abertura do comércio exterior, gerando saldos positivos na balança comercial, incremento turístico e investimentos em novas tecnologias, com isso a China busca se transformar em uma grande potência.

A China atual

Em 1980 a China entrou em um período de intenso crescimento econômico, o governo chinês ofereceu incentivos para instalação de indústrias estrangeiras.
As exportações chinesas saltaram de 3,6 bilhões de dólares em 1978 para mais de 250 bilhões de dólares em 2004, tal crescimento provocou problemas comuns aos países capitalistas, como desigualdade social, desemprego e aumento da pobreza, outro problema são as disparidades regionais, pois determinadas regiões da China tornaram-se mais desenvolvidas e industrializadas do que outras.

Hoje a China é o país mais industrializado do sul, lugar que era ocupado pelo Brasil nos anos 80, e pode tornar-se uma das maiores potências econômica, política e militar do mundo.

Apesar de ocupar o sexto lugar na economia mundial, o país apresenta alguns problemas de ordem social, parte da população é atingida pela desnutrição e há elevado índice de mortalidade infantil.

Confira nosso canal especial China!

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Países do Mundo - Geografia - Brasil Escola

Bandeira da China
Bandeira da China

Listagem de Artigos

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola