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As hidrovias são vias de transporte aquático que se dão sobre trechos navegáveis de rios, lagos e mares, podendo ser naturais ou artificiais. O modal de transporte aquaviário apresenta vantagens como os baixos impactos ambientais, menores custos de deslocamento e grande capacidade de transporte de caga. Uma de suas principais desvantagens é a lentidão nos translados. Esse meio de transporte é usado no Brasil principalmente por meio do sistema intermodal, e no mundo ele possui grande importância no comércio internacional.
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Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre hidrovias
- 2 - O que é hidrovia?
- 3 - Quais os tipos de hidrovia?
- 4 - Vantagens do transporte hidroviário
- 5 - Desvantagens do transporte hidroviário
- 6 - Hidrovias do Brasil
- 7 - Hidrovias no mundo
- 8 - Exercícios resolvidos sobre hidrovias
Resumo sobre hidrovias
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São vias aquáticas de transporte, podendo ser naturais ou artificiais.
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Podem ser fluviais, marítimas ou lacustres, ocorrendo, respectivamente, em rios, mares e lagos.
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Entre suas vantagens, estão a elevada capacidade de transporte de cargas pesadas e volumosas, os baixos custos de deslocamento e implementação, e os impactos ambientais reduzidos.
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Entre as desvantagens das hidrovias, destacam-se a demora na realização dos trajetos e a dependência direta de condições temporais e climáticas.
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O Brasil possui extensos rios navegáveis, mas as hidrovias são utilizadas principalmente por meio do transporte intermodal.
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O canal do Panamá e o canal de Suez estão entre as principais hidrovias do mundo, possuindo grande importância para o comércio internacional.
O que é hidrovia?
As hidrovias correspondem a vias de transporte que se dão sobre trechos navegáveis de um determinado corpo d’água e que servem ao deslocamento tanto de passageiros quanto de cargas. Elas podem ser caminhos naturais propícios à navegação, ou ainda artificiais, tratando-se de vias aquáticas criadas com o propósito de conectar diferentes áreas e promover o transporte hidroviário.
Quais os tipos de hidrovia?
Existem essencialmente três tipos de hidrovias: lacustres, fluviais ou marítimas.
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Lacustres: são aquelas que promovem o transporte sobre as águas dos lagos. Utilizadas comumente nos deslocamentos dentro de uma mesma região ou entre áreas muito próximas, isto é, de curta distância, e sem uma rota pré-determinada, diferentemente do que acontece em outras vias.
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Fluviais: correspondem ao transporte realizado sobre os rios. Utilizadas principalmente para a navegação interior, conectando áreas dentro de um mesmo país, estado e até cidade. Trata-se de uma das vias de transporte mais antigas do mundo e que serve ao deslocamento tanto de pessoas quanto de cargas. São bastante úteis para a comunicação com áreas isoladas não alcançadas por outras vias de transporte, como a terrestre. Embora elas sejam muito comuns, destaca-se que nem todos os rios presentes em um território são navegáveis, havendo a necessidade de se observar condições específicas como profundidade e largura adequadas, correnteza e presença ou não de obstáculos.
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Marítimas: são as vias de transporte estabelecidas sobre as águas dos oceanos e dos mares. Servem a deslocamentos de longa distância que podem acontecer dentro dos limites de um mesmo território, como o sistema de cabotagem, que interconecta portos de um mesmo país ou região, e entre países ou continentes distintos. São utilizadas para o transporte de grandes quantidades de cargas e mercadorias pesadas e também de passageiros e turistas. Trata-se da principal via de deslocamentos empregada no comércio internacional.
Veja também: Rio São Francisco — rio brasileiro que se destaca no transporte aquático nacional
Vantagens do transporte hidroviário
O modal hidroviário é há muito tempo utilizado nos deslocamentos de pessoas e transporte de cargas, tendo em vista que é comparativamente mais barato e acessível do que os demais meios. Ainda com relação aos benefícios econômicos, trata-se de um meio de transporte que apresenta baixos custos de implementação e manutenção.
Outra vantagem atribuída às hidrovias é a sua capacidade de transporte de cargas pesadas e de grande volume, como matérias-primas, em média e longa distância. Além disso, o transporte por vias aquáticas é aquele que resulta em menos danos ambientais.
Desvantagens do transporte hidroviário
Entre as principais desvantagens da utilização do modal hidroviário estão a lentidão e o longo tempo levado para a realização dos deslocamentos, o que pode muitas vezes se tornar mais oneroso do que com outras vias de transporte, notadamente em decorrência do preço dos combustíveis utilizados nas embarcações.
É altamente dependente e sujeito a condições temporais e climáticas, e pode se tornar inviável em determinadas situações, como em caso da ocorrência de fortes chuvas, ou o contrário em períodos de escassez, que podem diminuir a correnteza dos rios. Soma-se a isso o fato de nem todos os rios e lagos possuírem condições adequadas para a navegação, o que torna o transporte hidroviário consideravelmente limitado.
Hidrovias do Brasil
O Brasil apresenta uma densa rede de drenagem, que dispõe de 21 mil quilômetros de rios navegáveis, dispostos em 12 grandes bacias hidrográficas, além de quatro mil km de costas navegáveis. A maior concentração de trechos viáveis para o transporte hidroviário se encontra na região Norte do país, onde há a ocorrência de rios caudalosos e de planície.
Ao todo, a malha hidroviária do Brasil possui 42 mil km. Ainda assim, esse modal é menos utilizado em comparação às rodovias e ferrovias, e seu emprego está associado ao transporte intermodal, quando há a integração de dois ou mais modais de transporte. Seu emprego se dá sobretudo para o transporte de minerais e grãos.
Abaixo listamos as principais hidrovias brasileiras.
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Hidrovia do Amazonas: localizada na região Norte, estendendo-se por 1646 km. Atende a uma área formada por 29 municípios em três estados diferentes (Amapá, Amazonas e Pará). Compreende os rios da bacia do rio Amazonas, principal curso d’água que ela atravessa. Essa hidrovia responde, de acordo com dados do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, a 65% da carga transportada na região, como combustíveis, grãos e óleos minerais.
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Hidrovia do Madeira: localizada também no Norte do Brasil, e atende a 11 municípios no Amazonas e em Rondônia. Estende-se por 1060 km e é importante para o escoamento de produtos derivados do agronegócio como soja, milho e açúcar.
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Hidrovia do Tocantins-Araguaia: atende a 300 municípios de estados das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil, além do Distrito Federal. Estende-se por 1960 km, e, durante as cheias, os trechos navegáveis chegam a 2000 km. Realiza o transporte de cargas como grãos, combustíveis e óleos minerais.
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Hidrovia do São Francisco: localizada na região Nordeste e parte do Sudeste (Minas Gerais), possui 2750 km de extensão e atende a 91 municípios. É importante para o transporte de cargas, sobretudo, derivadas do agronegócio, como os grãos, além de fazer a conexão com outros modais, facilitando o escoamento dessas mercadorias para o exterior.
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Hidrovia do Tietê-Paraná: localizada nas regiões Sudeste e Sul do Brasil, abrangendo um conjunto de 286 municípios. Estende-se por 2400 km entre os rios Paraná e Tietê. Faz uso de um sistema de eclusas em função dos desníveis nesses cursos d’água, e serve ao transporte de cargas, conectando-se a alguns dos principais portos exportadores do país, além de desempenhar um papel importante nos deslocamentos entre centros do Mercosul. Além dela, a hidrovia Paraná-Paraguai promove os transportes entre os países do referido grupo econômico.
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Administração das hidrovias no Brasil
A administração das hidrovias brasileiras é de responsabilidade da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), uma autarquia criada no ano de 2001 e vinculada ao Ministério da Infraestrutura. Dez das mais importantes hidrovias brasileiras, entre elas as mencionadas acima, estão sob os cuidados do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, a Diretoria de Infraestrutura Aquaviária (DAQ).
Leia também: Bacias hidrográficas do Brasil — o conjunto de recursos hídricos do nosso país
Hidrovias no mundo
As hidrovias se consolidaram em todo o mundo como a mais importante via de transporte para a efetivação do comércio internacional. Em muitos países, entretanto, elas são amplamente utilizadas para a realização de deslocamentos internos e também para o turismo.
A China concentra alguns dos principais rios navegáveis do mundo, seguida da Rússia e do Brasil. Os rios também são também bastante utilizados em países europeus, como o Volga e o Danúbio, e nos Estados Unidos, como o Mississippi, Ohio e Colorado, para fins de transporte.
Entre as principais hidrovias do mundo, podemos citar:
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canal do Panamá, na América Central (istmo do Panamá);
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canal de Suez, no Egito;
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hidrovia do rio Yangtzé, na China, conhecida como a “hidrovia dourada”;
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canal da Mancha, na Europa;
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estreito de Ormuz, no golfo Pérsico;
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hidrovia dos Grandes Lagos, na América do Norte.
Exercícios resolvidos sobre hidrovias
Questão 1
(Unioeste) Sobre a utilização das bacias hidrográficas brasileiras como rede de transporte fluvial, é correto afirmar:
(01) O rio Amazonas, o rio São Francisco e os formadores do Rio da Prata (Paraná, Paraguai e Uruguai) são muito navegados e tiveram um papel importante na penetração para o interior.
(02) A bacia Amazônica é a maior bacia localizada inteiramente em território brasileiro, podendo ser aproveitada integralmente para o transporte fluvial em razão de encontrar-se numa região que possui um relevo favorável para esse tipo de transporte.
(04) Apesar do grande número de corredeiras e quedas, a hidrovia Tietê-Paraná está implantada, pois ao lado de cada hidrelétrica existente ao longo desse percurso foi construída uma eclusa que possibilita a subida e descida de barcos.
(08) Existe um subaproveitamento dos rios brasileiros no que diz respeito à sua utilização como vias navegáveis, sendo que o modelo de desenvolvimento implementado no país privilegiou o transporte ferroviário, ainda hoje o principal responsável pela circulação de mercadorias.
(16) A hidrovia Paraguai-Paraná, considerada muito importante pela Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai, está funcionando a partir de Corumbá (MS), em direção ao sul.
Soma: ( )
Resolução: A soma é 21, pois as afirmativas corretas são as de número 01, 04 e 16. Diferentemente do afirmado no item 02, a bacia Amazônica abrange outros países da América do Sul, ao passo que o item 08 está incorreto porque, apesar de as hidrovias serem subaproveitadas sim no Brasil, o modal priorizado foi o rodoviário, e não o ferroviário.
Questão 2
(PUC-RS) O sistema de transportes é um elemento fundamental para as economias mundiais. Os custos de deslocamento incidem sobre os custos das matérias-primas e dos produtos finais nos mercados.
Sobre o sistema de transporte brasileiro, afirma-se:
I. O desenho do sistema de transportes reflete as desigualdades regionais entre a região Norte e a região Sudeste.
II. As rodovias dominam a matriz da rede de transportes, elevando os custos de deslocamento da produção nacional.
III. O sistema ferroviário apresenta uma malha conservada, com deslocamentos dos trens em velocidade considerada ideal.
IV. A implantação de hidrovias, como o sistema hidroviário Tietê-Paraná, é uma das alternativas para diminuir o impacto do valor do transporte no preço final de matérias-primas.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e II.
b) I e III.
c) III e IV.
d) I, II e IV.
e) II, III e IV.
Resolução: Alternativa D. Além da rede de transportes que se adensa nas regiões Sul e Sudeste do país, expondo assim algumas das desigualdades nesse setor em específico, e do fato de os custos do modal rodoviário recaírem sobre o preço final dos produtos, as hidrovias apresentam maiores vantagens econômicas com relação a outros meios de transporte, como no custo dos deslocamentos de cargas.