UOL - O melhor conteúdo

Estepes

Os campos de gramíneas e arbustos que se desenvolvem em climas secos, como o semiárido, recebem o nome de estepes. São muito comuns nas áreas próximas a desertos.

Vista distante de cavalos em uma região de estepes no Cazaquistão.
As estepes se formam em regiões de clima seco, como o semiárido e o temperado continental.
Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x
PUBLICIDADE

 Estepe é um tipo de cobertura vegetal muito comum em áreas de climas semiárido e continental, marcados por longos períodos de estiagem. A vegetação das estepes é equivalente às pradarias, porém ocorre em condições climáticas distintas, sendo formada por extensos campos abertos de gramíneas (ou capim) e arbustos. As estepes, entretanto, são muitas vezes descritas como faixas de transição entre os desertos e outras formações vegetais. Um exemplo bastante conhecido é o do Sahel, imediatamente ao sul do deserto do Saara, na África.

Saiba mais: Biomas brasileiros — quais são eles?

Tópicos deste artigo

O que é estepe?

Estepe é um tipo de cobertura vegetal de baixo porte que recobre terrenos planos e suavemente ondulados em regiões de climas semiárido e temperado continental. As estepes são descritas comumente como formações de transição situadas entre duas paisagens naturais completamente distintas, como é o caso das florestas e dos desertos.

Características das estepes

As estepes são muitas vezes chamadas de pastagens ou pradarias por possuírem características próximas dessas vegetações. No entanto, existem aspectos, como a ocorrência climática e a composição florística, que tornam essas paisagens únicas. Chamamos a atenção para esses pontos na descrição abaixo.

→ Localização das estepes

Em ambos os hemisférios do planeta, tanto Norte quanto Sul, é possível identificar a presença da vegetação característica das estepes. Ela está presente nas áreas de baixa e média latitude e é comum nas faixas próximo a desertos.

Um exemplo são as estepes localizadas imediatamente ao norte e ao sul (região do Sahel) do grande deserto do Saara, no continente africano. Assim como a superfície desértica, as estepes africanas se estendem do leste ao oeste do continente. Nesse contexto, as estepes separam o Saara das savanas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As estepes estão presentes ainda na região central da América do Norte, abrangendo os territórios dos Estados Unidos e Canadá, parte do Sudeste e Leste da Europa, como na Ucrânia, e, em maior extensão, na região da Ásia Central. Nessa área, ele se estende por países como Cazaquistão, Quirguistão, Turcomenistão, Tajiquistão e Uzbequistão.

Ainda no norte, são observadas estepes no Oriente Médio e nos países do Leste Asiático, especialmente na Mongólia, sul da Rússia, leste da China e partes da Índia. No sul, as estepes se localizam no Sudoeste da América do Sul, especialmente na região da Patagônia, no Sul da África e em partes da Austrália.

Saiba também: Savana — o bioma que ocorre predominantemente na zona tropical do planeta

→ Clima das estepes

As estepes se desenvolvem em climas secos, como o temperado continental e o semiárido. Principalmente no segundo tipo, as temperaturas são elevadas durante a maior parte do ano, ficando acima dos 35 °C, e os períodos de estiagem, isto é, sem a ocorrência de chuvas, são muito longos.

Em algumas áreas, a precipitação média anual fica em torno de 300 mm. Já em outras, o total acumulado é o dobro. Essas condições impossibilitam a manutenção de rios perenes e amplos sistemas de drenagem.

Nas estepes situadas em maiores latitudes, pode haver um grande contraste entre o verão e o inverno, com registro de temperaturas negativas durante os meses mais frios do ano.

→ Vegetação das estepes

A vegetação presente nas estepes é aberta e de baixo porte, formada por diferentes tipos de gramíneas (capim) e plantas arbustivas, assim como nas pradarias. Algumas das espécies que fazem parte da flora das estepes são adaptadas às condições extremas de muitas das regiões onde a estepe se desenvolve. São as plantas e a fauna das estepes que constantemente fornecem material orgânico para os solos, o que os torna quimicamente férteis e propensos ao desenvolvimento de atividades agrícolas.

→ Fauna das estepes

Vista aproximada de uma ratazana característica da região das estepes.
Ratazana-das-estepes, um animal encontrado com frequência nas estepes da Mongólia.

A fauna das estepes é muito variada e depende do local onde essa formação ocorre, havendo muitas espécies endêmicas. Na Austrália, por exemplo, há animais como os cangurus vivendo em savanas e estepes. Levando em conta a biodiversidade presente nas estepes ao redor do mundo, a fauna é composta por animais como:

◦ bisões;

◦ lobos;

◦ antílopes;

◦ texugos;

◦ marmotas;

◦ ratazanas-das-estepes;

◦ águias-das-estepes;

◦ peneireiro-das-torres (espécie de falcão);

◦ rolieiro-europeu;

◦ chacais;

◦ cavalos;

◦ camelos;

◦ coelhos;

◦ répteis;

◦ insetos.

Qual a diferença entre pradaria e estepe?

Pradarias e estepes consistem na mesma forma de cobertura vegetal, que são os campos abertos recobertos por gramíneas e arbustivas. Não é incomum que encontremos materiais fazendo referência a estepes e pradarias como sendo a mesma paisagem natural, com denominações distintas de acordo com a localização. Levando em consideração os aspectos vegetais, nesse caso, as estepes corresponderiam às pradarias centro-asiáticas e europeias.

É importante destacar, no entanto, que a vegetação correspondente às estepes se desenvolve em áreas de climas semiáridos ou com uma estação seca proeminente, representando uma faixa de transição entre os desertos (áridos) e outras coberturas vegetais, como as savanas e as florestas.

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia 

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Estepes"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/estepes.htm. Acesso em 30 de março de 2025.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

(Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná) A combinação e a inter-relação dos fatores naturais determinam a existência de grandes paisagens naturais. Sobre as grandes paisagens da Terra, é incorreto afirmar:

a) O clima dos desertos caracteriza-se pela escassez e irregularidade das chuvas e ainda por uma elevada amplitude térmica diária.

b) A tundra é uma vegetação de curto ciclo de vida que aparece no verão da região polar ártica do planeta, mas não aparece na Antártida.

c) As regiões temperadas caracterizam-se pela predominância de climas amenos e vegetação de savanas e estepes, nas regiões mais úmidas.

d) As regiões tropicais apresentam climas quentes, com baixa amplitude térmica anual e, nas regiões mais úmidas, apresentam florestas perenifólias e latifoliadas.

e) A paisagem das altas montanhas apresenta variação de características à medida que se elevam as altitudes.

Exercício 2

(Faculdade Faceres) Os desertos e estepes de latitude média têm como principal(is) fator(es) climático(s) para sua formação:

a) as vertentes de sota-vento das montanhas, por estarem no lado oposto das encostas que recebem precipitação.

b) o interior dos continentes como área fonte para massas de ar, que bloqueiam as tempestades ciclônicas.

c) as superfícies extremamente claras que refletem muita energia, portanto reduzindo o balanço de radiação.

d) a alternância de massas de ar de origem marítima e continental, que são conduzidas pelos ventos de oeste.

e) as temperaturas do oceano e massas de ar marítimas instáveis.

Exercício 3

(Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná) Assinale a alternativa correta a respeito dos grandes conjuntos climatobotânicos no processo de produção do espaço geográfico.

a) Nas regiões subpolares da taiga canadense, onde ocorrem os solos negros do tipo chernozem, os pinheiros povoam as estepes, utilizadas como pastagens naturais para atividade pecuária.

b) Nas regiões tropicais úmidas, a agrofloresta é um tipo de policultura que se desenvolve em meio à vegetação da floresta tropical parcialmente conservada, geralmente fazendo uso de técnicas próprias das culturas orgânicas.

c) Os oásis, nos desertos, correspondem às zonas das nascentes, dos afloramentos de água nas altas vertentes, com vegetação predominante de cactáceas e utilizadas para o cultivo local de hortaliças.

d) Tradicionalmente, os cerrados do Centro-Oeste do Brasil serviram como ricas pastagens para a criação de gado leiteiro. Com o avanço da fronteira agrícola, essas pastagens deram lugar a extensas plantações de hortifrutigranjeiros, visando ao abastecimento de metrópoles como Goiânia, Cuiabá e principalmente Brasília.

e) Os extensos manguezais do litoral paranaense são áreas preferenciais para o desenvolvimento do turismo praiano, a par das atividades de produção do pescado fino, como dos camarões, sardinhas e linguado.

Exercício 4

As estepes são vegetações únicas, marcadas pelo predomínio de gramíneas, que se assemelham às pradarias. Marque a alternativa que indica um importante elemento característico das estepes.

a) Variedade vegetacional.

b) Proximidade com desertos.

c) Regiões de elevada umidade.

d) Regiões polares.

e) Exclusividade no continente africano.