Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Estepes

Os campos de gramíneas e arbustos que se desenvolvem em climas secos, como o semiárido, recebem o nome de estepes. São muito comuns nas áreas próximas a desertos.

Vista distante de cavalos em uma região de estepes no Cazaquistão.
As estepes se formam em regiões de clima seco, como o semiárido e o temperado continental.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

 Estepe é um tipo de cobertura vegetal muito comum em áreas de climas semiárido e continental, marcados por longos períodos de estiagem. A vegetação das estepes é equivalente às pradarias, porém ocorre em condições climáticas distintas, sendo formada por extensos campos abertos de gramíneas (ou capim) e arbustos. As estepes, entretanto, são muitas vezes descritas como faixas de transição entre os desertos e outras formações vegetais. Um exemplo bastante conhecido é o do Sahel, imediatamente ao sul do deserto do Saara, na África.

Saiba mais: Biomas brasileiros — quais são eles?

Tópicos deste artigo

O que é estepe?

Estepe é um tipo de cobertura vegetal de baixo porte que recobre terrenos planos e suavemente ondulados em regiões de climas semiárido e temperado continental. As estepes são descritas comumente como formações de transição situadas entre duas paisagens naturais completamente distintas, como é o caso das florestas e dos desertos.

Características das estepes

As estepes são muitas vezes chamadas de pastagens ou pradarias por possuírem características próximas dessas vegetações. No entanto, existem aspectos, como a ocorrência climática e a composição florística, que tornam essas paisagens únicas. Chamamos a atenção para esses pontos na descrição abaixo.

→ Localização das estepes

Em ambos os hemisférios do planeta, tanto Norte quanto Sul, é possível identificar a presença da vegetação característica das estepes. Ela está presente nas áreas de baixa e média latitude e é comum nas faixas próximo a desertos.

Um exemplo são as estepes localizadas imediatamente ao norte e ao sul (região do Sahel) do grande deserto do Saara, no continente africano. Assim como a superfície desértica, as estepes africanas se estendem do leste ao oeste do continente. Nesse contexto, as estepes separam o Saara das savanas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As estepes estão presentes ainda na região central da América do Norte, abrangendo os territórios dos Estados Unidos e Canadá, parte do Sudeste e Leste da Europa, como na Ucrânia, e, em maior extensão, na região da Ásia Central. Nessa área, ele se estende por países como Cazaquistão, Quirguistão, Turcomenistão, Tajiquistão e Uzbequistão.

Ainda no norte, são observadas estepes no Oriente Médio e nos países do Leste Asiático, especialmente na Mongólia, sul da Rússia, leste da China e partes da Índia. No sul, as estepes se localizam no Sudoeste da América do Sul, especialmente na região da Patagônia, no Sul da África e em partes da Austrália.

Saiba também: Savana — o bioma que ocorre predominantemente na zona tropical do planeta

→ Clima das estepes

As estepes se desenvolvem em climas secos, como o temperado continental e o semiárido. Principalmente no segundo tipo, as temperaturas são elevadas durante a maior parte do ano, ficando acima dos 35 °C, e os períodos de estiagem, isto é, sem a ocorrência de chuvas, são muito longos.

Em algumas áreas, a precipitação média anual fica em torno de 300 mm. Já em outras, o total acumulado é o dobro. Essas condições impossibilitam a manutenção de rios perenes e amplos sistemas de drenagem.

Nas estepes situadas em maiores latitudes, pode haver um grande contraste entre o verão e o inverno, com registro de temperaturas negativas durante os meses mais frios do ano.

→ Vegetação das estepes

A vegetação presente nas estepes é aberta e de baixo porte, formada por diferentes tipos de gramíneas (capim) e plantas arbustivas, assim como nas pradarias. Algumas das espécies que fazem parte da flora das estepes são adaptadas às condições extremas de muitas das regiões onde a estepe se desenvolve. São as plantas e a fauna das estepes que constantemente fornecem material orgânico para os solos, o que os torna quimicamente férteis e propensos ao desenvolvimento de atividades agrícolas.

→ Fauna das estepes

Vista aproximada de uma ratazana característica da região das estepes.
Ratazana-das-estepes, um animal encontrado com frequência nas estepes da Mongólia.

A fauna das estepes é muito variada e depende do local onde essa formação ocorre, havendo muitas espécies endêmicas. Na Austrália, por exemplo, há animais como os cangurus vivendo em savanas e estepes. Levando em conta a biodiversidade presente nas estepes ao redor do mundo, a fauna é composta por animais como:

◦ bisões;

◦ lobos;

◦ antílopes;

◦ texugos;

◦ marmotas;

◦ ratazanas-das-estepes;

◦ águias-das-estepes;

◦ peneireiro-das-torres (espécie de falcão);

◦ rolieiro-europeu;

◦ chacais;

◦ cavalos;

◦ camelos;

◦ coelhos;

◦ répteis;

◦ insetos.

Qual a diferença entre pradaria e estepe?

Pradarias e estepes consistem na mesma forma de cobertura vegetal, que são os campos abertos recobertos por gramíneas e arbustivas. Não é incomum que encontremos materiais fazendo referência a estepes e pradarias como sendo a mesma paisagem natural, com denominações distintas de acordo com a localização. Levando em consideração os aspectos vegetais, nesse caso, as estepes corresponderiam às pradarias centro-asiáticas e europeias.

É importante destacar, no entanto, que a vegetação correspondente às estepes se desenvolve em áreas de climas semiáridos ou com uma estação seca proeminente, representando uma faixa de transição entre os desertos (áridos) e outras coberturas vegetais, como as savanas e as florestas.

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia 

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Estepes"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/estepes.htm. Acesso em 04 de julho de 2022.

De estudante para estudante


Qual o menor país do mundo?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

O que é tectonismo?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

Lista de exercícios


Exercício 1

(Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná) A combinação e a inter-relação dos fatores naturais determinam a existência de grandes paisagens naturais. Sobre as grandes paisagens da Terra, é incorreto afirmar:

a) O clima dos desertos caracteriza-se pela escassez e irregularidade das chuvas e ainda por uma elevada amplitude térmica diária.

b) A tundra é uma vegetação de curto ciclo de vida que aparece no verão da região polar ártica do planeta, mas não aparece na Antártida.

c) As regiões temperadas caracterizam-se pela predominância de climas amenos e vegetação de savanas e estepes, nas regiões mais úmidas.

d) As regiões tropicais apresentam climas quentes, com baixa amplitude térmica anual e, nas regiões mais úmidas, apresentam florestas perenifólias e latifoliadas.

e) A paisagem das altas montanhas apresenta variação de características à medida que se elevam as altitudes.

Exercício 2

(Faculdade Faceres) Os desertos e estepes de latitude média têm como principal(is) fator(es) climático(s) para sua formação:

a) as vertentes de sota-vento das montanhas, por estarem no lado oposto das encostas que recebem precipitação.

b) o interior dos continentes como área fonte para massas de ar, que bloqueiam as tempestades ciclônicas.

c) as superfícies extremamente claras que refletem muita energia, portanto reduzindo o balanço de radiação.

d) a alternância de massas de ar de origem marítima e continental, que são conduzidas pelos ventos de oeste.

e) as temperaturas do oceano e massas de ar marítimas instáveis.

PUBLICIDADE

Estude agora


Como fazer a inscrição no Enem 2021

Vai fazer o Enem 2021 neste ano e quer tirar todas as suas dúvidas sobre a forma de se inscrever no exame mais...

Apartheid | África do Sul

Assista a nossa videoaula para entender o que foi o Apartheid na África do Sul (1948-1994). Confira também no...