Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Setor terciário

O setor terciário compreende as atividades de comércio e prestação de serviços. É um setor extremamente amplo, que responde por quase metade da mão de obra empregada no mundo.

O setor terciário abrange trabalhadores formais e informais do comércio e também prestadores de serviço.
O setor terciário abrange trabalhadores formais e informais do comércio e também prestadores de serviço.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

O setor terciário reúne todas as atividades formais e informais associadas ao comércio e à prestação de serviços, como segurança, limpeza, finanças, turismo, educação e outros. É uma das áreas mais importantes da economia, por compreender ofícios essenciais à sociedade e, ainda, por alocar grande parte da mão de obra.

Esse setor apresentou um rápido crescimento à medida que se deu o desenvolvimento tecnológico e informacional, estando relacionado ainda à industrialização e à urbanização. À tendência de crescimento do setor terciário dá-se o nome de terciarização da economia.

Leia também: Trabalho informal – quando a atividade laboral não é regulamentada pelo Estado

Tópicos deste artigo

Resumo sobre setor terciário

  • O setor terciário é um dos três setores da economia e compreende todas as atividades formais e informais de comércio e prestação de serviços;

  • Abrange profissionais como professores, advogados, técnicos de informática, profissionais da saúde, designers, faxineiros, motoristas, comerciantes e muitos outros;

  • Possui importância produtiva e econômica, uma vez que alia produtos e serviços essenciais a outros setores da economia e à sociedade, e é responsável por boa parte do PIB dos países, sobretudo os desenvolvidos, e pela concentração da mão de obra;

  • Cresce de forma proporcional à industrialização, à urbanização e ao desenvolvimento tecnológico, que, por um lado, gera novas profissões e, por outro, extingue postos de trabalho e obriga a realocação de trabalhadores.

  • No Brasil, o setor terciário responde por 70% da mão de obra.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é setor terciário?

Setor terciário é um dos três setores da economia. Ele compreende todas as atividades econômicas de comércio e prestação de serviços, tanto formais quanto informais. É atualmente o setor que mais cresce em todo o mundo, tanto no que diz respeito à mão de obra quanto à participação na economia, e é bastante significativo nos países desenvolvidos.

  • Videoaula sobre setores da economia

Características do setor terciário

O setor terciário também é chamado de setor de serviços por agregar atividades de prestação de todos os variados tipos de serviços para a sociedade, num espectro amplo, que vai desde limpeza, atendimento ao consumidor, transporte, até suporte técnico, serviços do setor tecnológico e informacional e finanças de modo geral. Além disso, o terceiro setor é aquele encarregado pelo abastecimento do mercado e do fornecimento de produtos e mercadorias para os consumidores intermediários e finais, uma vez que integra todas as etapas do comércio e da logística.

As atividades inclusas no setor terciário são as formais, ou seja, aquelas com profissionais registrados nos meios burocráticos oficiais (apresentam carteira de trabalho), e as informais, profissionais autônomos sem registro qualquer.

Confira no nosso podcast: Quais riscos as novas formas de emprego oferecem para o trabalhador brasileiro?

Atividades do setor terciário

O setor terciário da economia compreende a maior diversidade de profissões e atividades profissionais. Na lista que trazemos abaixo, constam algumas das principais delas, mas existem muitas outras, de igual importância para a economia e para a sociedade.

  • Educação;

  • Informática e comunicação;

  • Programação;

  • Design;

  • Advocacia;

  • Mecânica;

  • Transporte e logística (por exemplo, motoristas);

  • Telemarketing e atendimento ao cliente;

  • Vendas e comércio;

  • Segurança;

  • Limpeza (urbana ou residencial);

  • Turismo (agentes, guias);

  • Finanças (profissionais do mercado financeiro);

  • Atividades hospitalares e da saúde em geral;

  • Restaurantes e bares.

Garçonete com máscara de proteção médica organiza mesa.
O terceiro setor reúne uma grande variedade de profissionais de diversas áreas de atuação.

Importância do setor terciário

Do ponto de vista produtivo, o setor terciário é um dos mais importantes setores da economia, por agrupar atividades essenciais ao funcionamento de outras integrantes dos demais setores (primário e secundário). Ademais, ele é fundamental por causa da prestação de serviços básicos, extremamente úteis para a sociedade.

Do ponto de vista econômico, o setor terciário é responsável por uma grande parcela da receita de muitos municípios, estados e países e contribui enormemente para o desenvolvimento econômico destes, incluindo na composição de seu Produto Interno Bruto (PIB). Em escala mundial, o comércio e os serviços correspondem a aproximadamente 63% da economia do conjunto de países.

Além do mais, ainda tratando de sua importância econômica, o terceiro setor reúne uma porção expressiva de mão de obra, que no contexto global chega a quase 50% da População Economicamente Ativa (PEA). Nele se nota um processo acelerado de geração de postos de trabalho e alocação de pessoal, embora seja importante fazer a ressalva de que, especialmente nos países subdesenvolvidos, isso signifique um crescimento do trabalho informal.

Leia também: As transformações no trabalho ocasionadas pela Terceira Revolução Industrial

Desenvolvimento do setor terciário

O desenvolvimento tecnológico, a informatização da indústria e a adoção de maquinário moderno na atividade agropecuária são alguns dos fatores que contribuíram enormemente para o desenvolvimento do setor terciário da economia, uma vez que, nas demais atividades, muitos postos de trabalho acabaram sendo extintos. Pensando no processo de industrialização crescente e no surgimento de novos ramos produtivos, houve a criação de novas áreas demandantes de serviços específicos, como, por exemplo, a logística e a assistência técnica.

Notadamente nos países desenvolvidos, o crescimento do setor terciário está bastante associado à ampliação dos serviços tecnológicos e informacionais, bem como das atividades financeiras.

Trabalhadores com headsets diante de computadores em centro de atendimento
O avanço da tecnologia é um dos muitos fatores que condicionaram a expansão do setor terciário.

A urbanização, processo que aconteceu de forma acelerada nos países subdesenvolvidos a partir da segunda metade do século XX, contribuiu para a rápida expansão do setor terciário, em função do aumento da demanda por serviços urbanos e essenciais à manutenção dos espaços, bem como por causa do comércio. Em contrapartida, parte da população que migra para esses espaços e que possui baixa qualificação acaba por encontrar nesse setor seu sustento, principalmente em atividades informais.

Destaca-se ainda que o desemprego e crises conjunturais, como as crises econômicas, fazem com que os trabalhadores busquem por uma fonte de renda nova ou complementar nas atividades que compreendem o setor terciário. É nesse contexto que se observa o aumento da informalidade no mercado de trabalho e do subemprego.

Setor terciário no Brasil

Seguindo o processo de terciarização da economia, o Brasil experimentou rápido crescimento no setor terciário a partir da segunda metade do século XX, que coincidiu com a expansão das grandes cidades e aumento do processo de industrialização. Já na década de 1950, o setor terciário respondia por quase 50% do PIB brasileiro, muito à frente da indústria e da agropecuária. Atualmente, de acordo com os dados do IBGE para 2021, sabe-se que os serviços e o comércio representam uma parcela de pouco mais de 60% da economia do país.

O setor terciário é aquele que responde pela maior parte da população economicamente ativa empregada, o que se tornou uma realidade a partir da década de 1980. Nesse período, cerca de 45% das pessoas com ocupação no país estava alocada em atividades do setor terciário. Já na década de 1990, esse indicador representava mais de metade dos trabalhadores do país.

As informações do IBGE mostram que, hoje, o setor terciário abarca 70% dos postos de trabalho no país, tanto formais quanto informais. Além disso, é o setor que mais gerou empregos no Brasil nas duas últimas décadas.

Exercícios resolvidos sobre setor terciário

Questão 1

(FGV) Analise a distribuição da PEA (População Economicamente Ativa) por setor de atividade e assinale a alternativa que melhor explique seu significado.

Gráfico com distribuição da PEA (População Economicamente Ativa) por setor de atividade

a) Com maior contingente de trabalhadores no setor primário do que no secundário, pode-se afirmar que o Brasil, a despeito do crescimento econômico, ainda se mantém como uma economia agroexportadora.

b) O setor secundário emprega cerca de um terço do que emprega o setor terciário, o que indica que a economia brasileira é assentada mais pelo capital especulativo do que pelo capital produtivo.

c) O grande contingente de trabalhadores no setor terciário é típico de um país urbanizado, dado que as atividades deste setor são mais intensas em cidades.

d) O setor primário emprega 20,9% da PEA, o que indica que seu desenvolvimento é orientado por uma estrutura agrícola tradicional que demanda mão de obra numerosa.

e) Os setores primário e secundário empregam percentuais bem inferiores da PEA, em relação ao terciário, o que é um indicador de déficit na balança comercial, na medida em que demonstra que o país não produz a maior parte dos produtos industriais e agrícolas para atender à demanda interna.

Resolução: Alternativa C. O crescimento do setor terciário está diretamente relacionado à urbanização em decorrência da ampliação do comércio e da oferta de serviços. Dessa forma, países com maiores taxas de urbanização apresentam maior contingente populacional empregado no terceiro setor.

Questão 2

(UFV) Na maior parte dos países subdesenvolvidos, as diversas atividades do setor terciário ocupam uma porção relativamente muito importante da população ativa total (...), na realidade o setor terciário desses países aparece nitidamente hipertrofiado.

Adaptado de: LACOSTE, Yves. Geografia do subdesenvolvimento. São Paulo: Difel, 1966.

Das afirmativas abaixo, relativas à hipertrofia do setor terciário, assinale a VERDADEIRA:

a) Nos países subdesenvolvidos o setor terciário é hipertrofiado, pois ocupa grande parte da população ativa, sendo constituído por profissionais de alto nível de qualificação e especialização.

b) Nos países subdesenvolvidos a hipertrofia do setor terciário acontece pelo elevado número de pessoas empregadas neste setor, o que mostra sua importância no desenvolvimento desses países.

c) Nos países subdesenvolvidos o crescimento do setor terciário se dá basicamente pelo aumento do desemprego nos setores primário e secundário e do subemprego.

d) Nos países subdesenvolvidos o aumento do setor terciário indica um grande desenvolvimento econômico, pois esse setor é igualmente amplo nos países desenvolvidos.

e) Nos países subdesenvolvidos o setor terciário é hipertrofiado porque é maior que nos países desenvolvidos.

Resolução: Alternativa C. A extinção de postos de trabalho em função da automação de processos e adoção de novas tecnologias nos setores primário e secundário contribuem para o aumento do número de trabalhadores que se voltam ao setor terciário para conseguir uma fonte de renda. Além disso, a baixa qualificação profissional faz com que muitos desses trabalhadores acabem em subempregos, processo que se dá sobretudo nos países subdesenvolvidos.

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Setor terciário"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/economia/setor-terciario.htm. Acesso em 07 de julho de 2022.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

O desenvolvimento das atividades terciárias aconteceu de maneira muito forte nas últimas décadas. Um exemplo que justifica esse cenário é a

a) diminuição da industrialização registrada nos países subdesenvolvidos do globo.

b) substituição da mão de obra braçal nas indústrias por adoção de técnicas arcaicas.

c) promoção de medidas sustentáveis de preservação ambiental em todo o mundo.

d) presença de grandes conglomerados industriais em zonas emergentes do planeta.

e) ocorrência do processo de êxodo rural que culminou no crescimento das cidades.

Exercício 2

O setor terciário tem como ponto importante, socialmente, a

a) elevação das médias salariais da população.

b) promoção de leis trabalhistas para todos.

c) diminuição do impacto no meio natural.

d) retração da inflação em economias ricas.

e) geração de um grande número de empregos.

PUBLICIDADE

Estude agora


Como fazer a inscrição no Enem 2021

Vai fazer o Enem 2021 neste ano e quer tirar todas as suas dúvidas sobre a forma de se inscrever no exame mais...

Direitos das crianças no Brasil

Veja nesta videoaula o histórico dos direitos das crianças no Brasil, percorrendo o período colonial até a...