Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Por que as mulheres muçulmanas usam hijab?

De forma distinta do que a maioria das pessoas pensa, não são todas as mulheres muçulmanas que usam o hijab.

Duas mulheres sentadas usando hijab sobre a cabeça
Mulheres em diferentes partes do mundo sofrem pressões acerca do uso ou não do véu. [1]
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

 Muitos conhecem o traje utilizado pelas mulheres muçulmanas chamado hijab. Mas o que não é de grande conhecimento é o porquê de elas se trajarem assim e quais são as regras impostas.

O uso do hijab remonta ao profeta mais importante do Islã, Maomé (Muhammad). Ele teria pedido às esposas que usassem o item para diferenciá-lo dos outros. O intuito era mostrar seu status, considerado especial.

Já a nomenclatura hijab faz referência ao tipo de cobertura utilizada por grande parte dessas mulheres. Normalmente, são cobertos seus cabelos, pescoço e ombros, por meio de lenço ou xale.

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, não são todas as mulheres muçulmanas que usam hijab.

Em alguns locais, como na Arábia Saudita, na República Islâmica do Irã e na província de Achém, na Indonésia, o uso é exigido por lei.

Contudo, na grande parte dos lugares, é mais uma questão de costume, sendo que as mulheres optam por usar um hijab. Na maioria das vezes, elas decidem se devem usar um hijab na adolescência.

Tudo depende muito da escola de pensamento islâmico em que a pessoa está inserida. Pode haver obrigatoriedade do uso da burca, como no caso do Talibã afegão, ou apenas o uso do véu, como ocorre na Turquia.

Alguns países, tanto na Europa como no mundo muçulmano, aprovaram leis proibindo o véu em público ou em certos tipos de locais.

Acesse também: Talibã e a retomada do poder no Afeganistão

Tópicos deste artigo

Por que as mulheres muçulmanas usam o hijab?

Não é de hoje que mulheres em diferentes partes do mundo sofrem pressões para o uso ou não do véu. Elas optam por usar o hijab por vários motivos. Veja a seguir alguns deles:

  • elas enxergam isso como um sinal de passagem para a idade adulta;

  • a fim de se identificarem como muçulmanas e mostrarem orgulho cultural;

  • para valorizar as tradições familiares ou os costumes locais.

Algumas mulheres muçulmanas optam por não usar o hijab e outras escolhem usá-lo apenas em ocasiões religiosas.

Há preconceito sobre o ato de vestir o hijab, pois muitas pessoas fora do Islã o interpretam de forma errônea, já que acreditam que as mulheres muçulmanas são forçadas a usá-lo.

Há aqueles ainda que pedem para que ele seja banido da cultura. Para essas pessoas, as mulheres não usam o véu por escolha própria, sendo muitas vezes forçadas a cobrir a cabeça e o corpo.

Entretanto, muitas filhas de imigrantes muçulmanos no Ocidente justificam que o véu simboliza devoção e piedade e que o seu uso, para elas, é uma escolha própria, uma questão de identidade religiosa e autoexpressão.

À medida que mais pessoas aprendem sobre o hijab e sobre o Islã, a aceitação e a compreensão são maiores a respeito da vestimenta.

Vale ressaltar que, até hoje, os véus para a cabeça possuem um papel significativo em muitas religiões, como o judaísmo ortodoxo e o catolicismo.

O Islã e o hijab

O Islã cresceu e se tornou uma das principais religiões do mundo. Com esse crescimento, ele acabou se espalhando pelo Oriente Médio, para a África do Saara e Subsaariana, para a Ásia Central e para diferentes regiões ao redor do mar da Arábia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Também foram incorporados alguns costumes locais e exercida influência sobre outras populações. Mas é recente a exigência de alguns estados islâmicos, como o Irã, de que todas as mulheres usem o véu.

O livro sagrado dos muçulmanos, o Alcorão, traz os seguintes dizeres, em 33:59:

Ó profeta, dizei a tuas esposas, tuas filhas e às mulheres dos crentes que quando saírem que se cubram com as suas mantas; isso é mais conveniente, para que se distingam das demais e não sejam molestadas.

Sendo assim, a religião define isso como uma conduta que essas pessoas têm de seguir, para estarem de acordo com as práticas religiosas.

Leia mais: Diferença entre árabes e muçulmanos

Tipos de véus usados pelas mulheres muçulmanas

Ilustração de mulheres com diferentes tipos de véus
Há diferentes tipos de véus utilizados pelas mulheres muçulmanas, além de diversas formas de amarrá-los.
  • Hijab

O hijab é o mais popular dos véus, que costuma cobrir apenas o cabelo, as orelhas e o pescoço. Ele deixa o rosto e boa parte do corpo de fora, podendo ser encontrado nas mais variadas formas. Pode ser colorido, estampado ou mesmo decorado, dependendo somente do gosto e preferência de quem está utilizando.

Há também diversas formas de se amarrar o hijab. Algumas delas são feitas por mulheres de determinados países ou regiões e recebem nomes próprios.

  • Chador

Além do hijab, há também o chador, que costuma cobrir todo o corpo da mulher e não tem mangas, deixando somente uma parte do rosto exposta. Na maior parte das vezes, é na cor preta, mas há a possibilidade de ser encontrado também em outras cores, estampas e com decorações diversas. É muito tradicional no Irã, mas após a Revolução Islâmica, ocorrida no final da década de 1970, se popularizou em outros lugares.

  • Niaq

O niaq cobre, em geral, todo o corpo, deixando apenas os olhos da pessoa visíveis. Mesmo que seja, geralmente, todo preto, também é visto em outras colorações. Em países como a Arábia Saudita, a lei define que as mulheres devem utilizar essa vestimenta. Há também uma versão do niaq em que parte do corpo fica à mostra.

  • Burca

A burca (ou burqa) é o véu que cobre a maior parte do corpo e rosto. Ela impede a visibilidade que as pessoas têm da mulher, e há uma tela que tampa os olhos. É mais comum de ser encontrado nas cores azul ou preta. Nas regiões do Afeganistão e Paquistão, quando sob regime do Talibã, já decretaram que seu uso deveria ser obrigatório.

Créditos de imagem

[1] Mohasseyn / Shutterstock

 

Por Érica Caetano
Jornalista 

Escritor do artigo
Escrito por: Érica Caetano Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

CAETANO, Érica. "Por que as mulheres muçulmanas usam hijab?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/por-que-as-mulheres-muculmanas-usam-hijab.htm. Acesso em 25 de julho de 2024.

De estudante para estudante