Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Bandeira do Irã

A bandeira do Irã foi oficialmente instituída no país em 1980, após a Revolução Islâmica. Ela representa a religião islâmica e as transformações que aconteceram no país.

Bandeira do Irã hasteada.
A bandeira do Irã foi adotada na década de 1980 e simboliza o país e a religião islâmica.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A bandeira do Irã é um dos símbolos que representam o país. Instituída oficialmente em 1980, ela representa as transformações que ocorreram no Irã após a Revolução Islâmica, que aconteceu no final da década de 1970. A bandeira apresenta as cores verde, branco e vermelho, e traz consigo elementos que simbolizam a fé islâmica: a inscrição “Alá é Grande”, repetida 11 vezes na porção superior e inferior entre as faixas coloridas e a faixa branca, e um emblema central, concebido com o objetivo de representar Alá.

Leia também: Bandeira da Arábia Saudita — outra bandeira cujos elementos simbolizam a fé islâmica

Tópicos deste artigo

Resumo sobre a bandeira do Irã

  • A bandeira do Irã é símbolo das transformações derivadas da Revolução Islâmica, representando o islamismo e o país como um todo.

  • Foi oficialmente adotada em 29 de julho de 1980, substituindo a antiga bandeira da monarquia.

  • É composta pelas cores verde, branco e vermelho. O verde representa a religião islâmica e a prosperidade, enquanto o branco representa a paz. O vermelho simboliza aqueles que deram a vida lutando pelo país.

  • Entre as faixas coloridas e a faixa branca central, há uma inscrição em branco, feita no alfabeto cúfico, que significa “Alá é Grande”. Ela é repetida 11 vezes na parte superior e na parte inferior da bandeira.

  • No centro está o emblema do Irã, símbolo que se assemelha a uma tulipa e que representa Alá.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Significado da bandeira do Irã

A bandeira do Irã é um importante símbolo do país. Ela apresenta formato retangular e é constituída por três faixas horizontais dispostas, de cima para baixo, nas respectivas cores: verde, branco e vermelho.

Em branco, na transição entre as faixas, lê-se a inscrição Allah Akbar, repetida 22 vezes em toda a bandeira. No centro da faixa branca, gravado na cor vermelha, está um emblema inspirado em símbolos da antiga Pérsia e que faz referência a Alá.

A atual bandeira é um símbolo da revolução que aconteceu no Irã ao final da década de 1970, marcando a transição de um regime monárquico de poder para o teocrático. Representa também o islamismo, a religião oficial do país.

Bandeira do Irã.
As cores verde, branco e vermelho formam a bandeira iraniana, que apresenta, ainda, elementos que representam o islamismo.

Significado das cores da bandeira do Irã

O verde, o branco e o vermelho são as três cores que compõem a bandeira do Irã. Presentes em outras bandeiras do Oriente Médio e de países muçulmanos de modo geral, essas cores estão diretamente associadas à fé islâmica, principalmente a cor verde. Veja, a seguir, o que cada uma delas representa na bandeira iraniana.

  • Verde: é a principal cor associada ao islamismo, sendo referida também como a cor do profeta Maomé. Na bandeira do Irã, além desse significado, o verde é símbolo da prosperidade e do crescimento.

  • Branco: simboliza a paz, a liberdade e a honestidade.

  • Vermelho: cor do sangue, simboliza o martírio de todos aqueles que deram suas vidas em defesa do Irã.

Significado dos símbolos na bandeira do Irã

Os símbolos presentes na bandeira do Irã são uma inscrição no alfabeto cúfico e um emblema no centro, ambos fazendo referência à religião islâmica.

  • Inscrição: a inscrição em cúfico aparece na cor branca na transição entre as faixas coloridas e a faixa central, também em branco. Ela é repetida 11 vezes na porção superior e 11 vezes na inferior, totalizando 22 vezes em toda a bandeira. Lê-se na inscrição as seguintes palavras: Allāhu Akbar, “Alá é Grande”.

  • Emblema: o emblema representado em vermelho no centro da bandeira do Irã é uma inscrição estilizada que representa Alá. Ele foi desenhado com base nos três pilares do governo islâmico adotado no Irã (escritura, justiça e ferro/força) e se assemelha tanto a uma tulipa quanto a uma flor de lótus, símbolos da antiga Pérsia.

Emblema da bandeira do Irã.
Emblema da bandeira do Irã.

História da bandeira do Irã

A atual bandeira do Irã foi adotada no ano de 1980, um ano após o fim da Revolução Islâmica, que transformou a estrutura política e social do país. Foi instituído um regime de governo teocrático, pautado pelas leis da religião islâmica.

Com isso, os símbolos que representavam a anterior monarquia foram substituídos sob o comando do então aiatolá Ruhollah Khomeini. A mudança teve início ainda em 1979, com a ideia de manutenção somente das cores verde, branco e vermelho, que formavam a bandeira da monarquia.

Primeira bandeira da República Islâmica do Irã, datada de 1979.
Primeira bandeira da República Islâmica do Irã, datada de 1979.

Após um chamamento público para a sua concepção, o primeiro emblema escolhido para ser colocado na bandeira era formado por uma esfera, da qual saíam lanças que tinham em suas extremidades outras esferas, no interior das quais estavam representados punhos fechados, e estrelas. Esse símbolo foi adicionado também à moeda oficial do país, mas logo foi substituído.

O atual emblema da bandeira iraniana foi aprovado no dia 9 de junho de 1980, e pouco mais de um mês mais tarde, mais precisamente em 29 de julho, a nova bandeira entrou em vigor.

Veja também: Bandeira de Portugal — outra bandeira adotada após o fim de uma monarquia

Principais características do Irã

O Irã, oficialmente República Islâmica do Irã, é um país do Oriente Médio situado entre o mar Cáspio, ao norte, e o golfo Pérsico, ao sul. A leste e a oeste, o território iraniano faz fronteira com outros sete países asiáticos.

De relevo variado, constituído por planaltos, planícies e cadeias montanhosas concentradas nas regiões fronteiriças, o Irã possui também ocorrências climáticas distintas que variam do clima subtropical ao clima semiárido, além do clima frio de montanha nos terrenos de maior altitude. Sua cobertura vegetal é composta por florestas, estepes e desertos.

Mais de 85 milhões de pessoas vivem hoje no Irã, o que o torna o país mais populoso do Oriente Médio. Desse total, aproximadamente 77% habitam a zona urbana do país, com destaque para a sua capital, a cidade de Teerã, que concentra 9,4 milhões de pessoas.

Paisagem em Teerã, capital do Irã, onde muitas bandeiras do país são hasteadas.
Paisagem em Teerã, capital do Irã.

A economia iraniana é, também, a maior economia do Oriente Médio. Seu carro-chefe são os combustíveis fósseis, isto é, o petróleo e o gás natural, respondendo por 3,5% da produção mundial desses recursos. O Irã é ainda um dos membros fundadores da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), destacando-se como grande exportador de petróleo.

Curiosidades sobre a bandeira do Irã

  • A quantidade de vezes que a inscrição “Alá é Grande” aparece na bandeira do Irã não é aleatória. A Revolução Iraniana foi dada como vitoriosa no 22º dia do 11º mês do calendário iraniano.

  • Os símbolos presentes na bandeira do Irã foram desenhados pelo arquiteto Hamid Nadimi.

  • A primeira bandeira iraniana foi adotada ainda no século III a.C., quando o país correspondia ao território da Pérsia.

  • O Dia Nacional da Bandeira é celebrado no 1º de abril, mesmo dia em que foi oficialmente instituída a República Islâmica do Irã, em 1979.

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Bandeira do Irã"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/bandeira-do-ira.htm. Acesso em 15 de abril de 2024.

De estudante para estudante