Topo
pesquisar

Emirados Árabes Unidos

Geografia

Os Emirados Árabes Unidos situam-se no Oriente Médio. Esse país é composto por sete emirados: Abu Dhabi, Ajman, Dubai, Fujairah, Ras al-Khaimah, Sharjah, Umm al-Quawain.
PUBLICIDADE

Localizado na Península Arábica, no Oriente Médio, o território dos Emirados Árabes Unidos limita-se com a Arábia Saudita (ao sul e oeste), Qatar e Golfo Pérsico (ao norte), Omã (a leste). O país é composto por sete emirados localizados na entrada do golfo Pérsico, são eles: Abu Dhabi, Ajman, Dubai, Fujairah, Ra’s al- Khaimah, Sharjah, Umm al-Quawain. Essa formação foi estabelecida oficialmente no dia 2 de dezembro de 1971, e cada um dos emirados possui total soberania sobre os assuntos internos.

Dubai, o emirado mais conhecido atualmente, detém a maior concentração populacional do país. Sua economia, diferentemente dos outros emirados, não se baseia na exploração do petróleo e gás natural, somente 7% da renda local é oriunda desses produtos. O grande responsável pelos recursos financeiros de Dubai é a Zona Franca Jebel Ali, onde está localizado o porto de Dubai, além da grande quantidade de empresas transnacionais que alavancam a economia.

Esse emirado está passando por uma grande recessão econômica, sendo a sua dívida, estimada em 80 bilhões de dólares. Fato que levou Dubai a solicitar ajuda financeira ao emirado de Abu Dhabi (grande exportador de petróleo).


Burj Khalifa, localizado em Dubai, é a maior construção do planeta

O território dos Emirados Árabes Unidos é desértico e pontilhado por oásis, com regiões montanhosas e praias. A população é composta por grande presença de imigrantes – aproximadamente 75%. O islamismo é a religião predominante nos Emirados, entretanto, suas regras apresentam maior flexibilidade, sendo permitido o consumo de bebidas alcoólicas nos hotéis e as mulheres podem andar com o rosto descoberto.

A economia nacional tem no petróleo, sua principal fonte de riquezas. Estima-se que suas reservas podem ser superiores a 90 bilhões de barris. O país é de grande importância para a economia mundial, resultado de políticas econômicas comerciais que se fundamentam nas isenções fiscais para investimento de capital internacional.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Brasão de Armas

Dados dos Emirados Árabes Unidos:

Extensão territorial: 83.600 km².

Localização: Oriente Médio.

Capital: Abu Dhabi.

Clima: Árido tropical.

Governo: Federação de monarquias islâmicas.

Divisão administrativa: 7 emirados.

Idioma: Árabe.

Religião: Islamismo, 76,8%, cristianismo, 12,5% (católicos, 5,6%, ortodoxos, 3,2%, outros, 3,7%), hinduísmo, 8,4%, sem religião e ateísmo, 2,3%.

População: 4.598.600 habitantes. (Homens: 3.093.246; Mulheres: 1.505.354).

Composição Étnica: Árabes emirenses, 25%, outros árabes, 23%, sul-asiáticos, 50%, outros, 2%.

Densidade demográfica: 55 hab/km².

Taxa média anual de crescimento populacional: 0,23%.

População residente em área urbana: 77,95%.

População residente em área rural: 22,05%.

População subnutrida: menor que 5%.

Esperança de vida ao nascer: 78,5 anos.

Domicílios com acesso a água potável: 100%.

Domicílios com acesso a rede sanitária: 97%.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,815 (muito alto).

Moeda: Dirham.

Produto Interno Bruto (PIB): 191.465 milhões de US$.

PIB per capita: 43.709 de US$.

Relações exteriores: Banco Mundial, FMI, OMC, ONU, OPEP.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Países - Geografia - Brasil Escola

Bandeira dos Emirados Árabes Unidos
Bandeira dos Emirados Árabes Unidos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. "Emirados Árabes Unidos "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/emirados-Arabes-unidos.htm. Acesso em 16 de dezembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola