Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Emirados Árabes Unidos

Os Emirados Árabes Unidos são um país do Oriente Médio com população de quase 10 milhões de habitantes e economia baseada na exploração e comercialização de petróleo.

Bandeira dos Emirados Árabes Unidos.
Bandeira dos Emirados Árabes Unidos.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Os Emirados Árabes Unidos são um país do Oriente Médio localizado na península Arábica e banhado pelo golfo Pérsico. A sua capital é Abu Dhabi. Os Emirados Árabes são formados por sete diferentes monarquias, chamadas de emirados, que se uniram em uma federação a partir do ano de 1971. O país é, atualmente, a terceira maior economia do Oriente Médio, tendo como base a exploração e comercialização de petróleo e as atividades turísticas. Além disso, reúne uma população de quase 10 milhões de habitantes, os quais vivem em grandes centros urbanos, como Dubai.

Situado no deserto Arábico, os Emirados Árabes Unidos apresentam clima quente e muito seco no interior, enquanto o litoral é, também, quente, porém dispõe de umidade bastante elevada. O relevo é formado por terrenos planos e suavemente ondulados, recobertos por dunas no interior. Em função do clima, a vegetação do país é escassa e não se registra a ocorrência de rios perenes.

Leia também: Palestina — um dos territórios mais conflituosos do Oriente Médio

Tópicos deste artigo

Resumo sobre os Emirados Árabes Unidos

  • Emirados Árabes Unidos são um país localizado no Oriente Médio, mais precisamente na Península Arábica.

  • Sua capital é Abu Dhabi.

  • Trata-se de uma federação composta por sete reinos (estados), os emirados. Cada emirado é governado por um emir.

  • Os Emirados Árabes Unidos são banhados pelo golfo Pérsico e fazem fronteira com a Arábia Saudita e Omã.

  • O país apresenta clima do tipo desértico, marcado pelo calor intenso e baixo índice de chuvas. O litoral é muito quente e muito úmido, mas registra baixíssimos volumes de chuva.

  • O relevo é plano e suavemente ondulado, com montanhas a leste.

  • A maior parte do país está inserida no deserto Arábico, razão pela qual apresenta vegetação escassa e localizada em apenas algumas partes do seu território.

  • A população do país é de 9,9 milhões de habitantes, maioria dos quais vive na faixa costeira.

  • Dubai é a cidade mais populosa dos Emirados Árabes, reunindo mais de três milhões de habitantes.

  • Com PIB de 498 bilhões de dólares, é a terceira maior economia do Oriente Médio. Destaca-se na exploração e produção de petróleo e gás natural e no turismo.

  • O abastecimento de água é o principal desafio infraestrutural do país, que precisa realizar a dessalinização da água do mar para atender a demanda interna pelo recurso.

  • Antes parte dos Trucial States, território britânico criado no século XIX, os Emirados Árabes Unidos se tornaram um país soberano em 1971.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados gerais dos Emirados Árabes Unidos

  • Nome oficial: Emirados Árabes Unidos

  • Gentílico: emiradense, emirático

  • Extensão territorial: 71.024 km²

  • Localização: Oriente Médio

  • Capital: Abu Dhabi

  • Clima: Árido (ou desértico)

  • Governo: Federação de monarquias

  • Divisão administrativa: sete estados ou emirados

  • Idioma: árabe (oficial), inglês, hindi, persa e outras

  • Religiões:

    • islâmica: 76%;

    • religiões cristãs: 9%;

    • outras religiões, como budismo: 15%.

  • População: 9.991.000 habitantes (ONU, 2021)

  • Densidade demográfica: 119,5 hab./km²

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,911

  • Moeda: Dirham dos Emirados Árabes Unidos

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 498,98 bilhões (FMI, 2023)

  • PIB per capita: US$ 49.450

  • Gini: 0,260

  • Fuso horário: GMT+4

  • Relações exteriores:

    • ONU;

    • OMC;

    • Banco Mundial;

    • FMI;

    • Opep.

Quantos emirados existem nos Emirados Árabes Unidos?

Os Emirados Árabes Unidos recebem esse nome por ser um país composto por sete diferentes estados, que recebem o nome de emirados. Cada um desses emirados é governado por um monarca, que recebe o título de emir. Os emirados têm soberania no interior dos seus limites territoriais, e atuam em conjunto como uma federação, que é os Emirados Árabes Unidos. Entretanto, é importante reforçar que os emirados não são países independentes.

Os emirados são:

Abu Dhabi

Ajman

Dubai

Fujairah

Ras al-Khaimah

Sharjah

Umm al-Quwain

 

Fica no emirado de Abu Dhabi a capital dos Emirados Árabes Unidos.

Mapa dos Emirados Árabes Unidos

Mapa dos Emirados Árabes Unidos

Geografia dos Emirados Árabes Unidos

Os Emirados Árabes Unidos são um país localizado na região do Oriente Médio, localizada no continente asiático. O território emiradense possui área de 71 mil km² e é banhado ao norte pelo golfo Pérsico, parte do oceano Índico. Faz fronteira terrestre, ainda, com a Arábia Saudita, ao sul e a oeste, e com Omã, a leste.

Clima dos Emirados Árabes Unidos

Os Emirados Árabes Unidos apresentam clima predominantemente quente, podendo ser caracterizado como desértico na maior parte de seu território em decorrência do baixo índice de chuvas. No entanto, o litoral do país apresenta um teor de umidade muito elevado graças à maritimidade, o que torna o clima dessa região muito quente e muito úmido.

As temperaturas podem variar entre 18 ºC, nos meses mais frios do ano, e 45 ºC, nos meses mais quentes, correspondentes ao verão. Valores maiores do que isso já chegaram a ser registrados no país, mais precisamente em 2002, quando parte dos Emirados Árabes Unidos experimentou calor de mais de 51 ºC. As chuvas no país são escassas e pouco volumosas, chegando a 150 mm ao ano.

Relevo dos Emirados Árabes Unidos

Com exceção das regiões leste e nordeste, onde há presença de montanhas, os terrenos nos Emirados Árabes Unidos são planos ou suavemente ondulados. No interior, essas formas estão recobertas pelas dunas que formam o grande deserto Arábico. A altitude média dos terrenos emiradenses é de 149 metros. Seu ponto mais elevado fica na montanha de Jabal Bil Ays, 1905 metros acima do nível do mar.

Vegetação dos Emirados Árabes Unidos

A vegetação dos Emirados Árabes Unidos é bastante escassa. As planícies litorâneas do país não são propícias para o desenvolvimento de cobertura vegetal densa, e o restante do território integra o grande deserto Arábico. Quando presente, a vegetação é caracterizada por gramíneas e arbustos. Em alguns emirados, como Abu Dhabi, tem-se incentivado o plantio de sementes de espécies típicas de mangues e algumas árvores para que esses ambientes possam se tornar o habitat de parte da sua fauna.

Hidrografia dos Emirados Árabes Unidos

Oásis em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Oásis no emirado de Dubai.

A ausência de chuvas volumosas nos Emirados Árabes Unidos resulta em uma hidrografia caracterizada pela ausência de rios perenes. Na região montanhosa, existem os uádis, os leitos de rios esvaziados que se enchem durante as breves chuvas, mas permanecem secos na maior parte do ano. A água que preenche os uádis no país é direcionada para terrenos de elevada salinidade chamados sebkha.

Um aspecto interessante da hidrografia dos Emirados Árabes Unidos é a presença dos oásis. Os oásis são áreas isoladas nos desertos em que há água permanente, possível graças ao abastecimento promovido pelos aquíferos. Ao redor deles, encontra-se a vegetação associada, formada geralmente por palmeiras, pequenas árvores e arbustos.

Veja também: Os 15 maiores desertos do mundo

Qual a população dos Emirados Árabes Unidos?

Os Emirados Árabes Unidos são o nono país mais populoso do Oriente Médio, com 9.991.000 de habitantes ou cerca de 3% da população regional. A distribuição populacional pelo território emiradense é da ordem de 119 hab./km², mas não acontece de maneira homogênea. Fatores como a presença do deserto Arábico no interior do país e a umidade do ar muito baixa fazem com que a maior parte da população do país esteja concentrada na sua faixa litorânea.

A maior parcela dos emiradenses, mais precisamente 87,8%, vive nas cidades, o que caracteriza os Emirados Árabes como um país urbanizado. Dubai, capital do emirado de mesmo nome, é a cidade mais populosa do país, com mais de três milhões de habitantes. Na sequência estão Sharjah e Abu Dhabi, respectivamente com 1,8 e 1,5 milhão de habitantes. Somente essas três cidades, portanto, abrigam aproximadamente 70% da população dos Emirados Árabes Unidos.

Vista panorâmica de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Dubai é a cidade mais populosa dos Emirados Árabes Unidos.

Economia dos Emirados Árabes Unidos

Os Emirados Árabes Unidos detêm a terceira maior economia do Oriente Médio. O Produto Interno Bruto (PIB) do país é de quase 500 bilhões de dólares, ao mesmo tempo que a renda per capita da sua população é, também, alta. Segundo dados do Fundo Monetário Internacional (FMI), o PIB per capita no país é de 49,4 mil dólares.

Dois fatores são dominantes na economia emiradense: os serviços (setor terciário) e a indústria (setor secundário). Ambos representam 99,1% do PIB nacional, sendo 49,8% correspondentes ao terciário, e 49,2%, ao secundário. Em função do clima e da ausência de solos férteis, a atividade agropecuária é muito restrita e responde por somente 0,9% da economia local, produzindo itens como tâmaras, pepinos, leite e carne de cabra, e cebolas.

A base da economia do país é a exploração e comercialização de petróleo e gás natural. Membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), os Emirados Árabes são detentores de aproximadamente 9% de todas as reservas de petróleo do grupo. As exportações de partes do país têm como destino Índia, Japão, Iraque, Arábia Saudita e outros.

Turismo nos Emirados Árabes Unidos

O turismo é, junto da exploração petrolífera, uma das atividades de maior importância na economia dos Emirados Árabes Unidos. Em um período recente, o turismo chegou a responder por mais de 11% do PIB nacional. Os grandes centros urbanos e as suas construções extravagantes, as cidades histórias, os passeios guiados no deserto e as várias ilhas naturais e artificiais banhadas pelas águas do golfo Pérsico estão entre os principais atrativos do país.

A seguir, confira alguns dos destinos turísticos mais procurados nos Emirados Árabes Unidos.

Vista aérea de edifícios no litoral de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
A luxuosa cidade de Dubai é a mais visitada dos Emirados Árabes Unidos.
  • Cidade de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos

Praia dos Emirados Árabes Unidos.
As praias e os hotéis de luxo estão entre os principais atrativos turísticos da capital emiradense.
Alt: Praia dos Emirados Árabes Unidos.
  • Deserto Arábico
Caravana no deserto dos Emirados Árabes Unidos.
Passeios guiados e acampamentos no deserto Arábico são muito procurados por turistas.

Infraestrutura dos Emirados Árabes Unidos

Os Emirados Árabes Unidos dispõem de uma rede de transportes formada por aeroportos, portos marinhos e rodovias. Não existem hidrovias ou ferrovias no país. Os quase cinco mil quilômetros de estrada são pavimentados, e cobrem sobretudo as cidades costeiras, onde vive a maior parcela de sua população.

Com acesso à eletricidade garantido a todos os seus habitantes, o país tem uma matriz energética composta predominantemente pelos combustíveis fósseis. Essa fonte de energia não renovável representa 95,7% da capacidade instalada no país. O restante corresponde à energia solar (3%) e energia nuclear (1,3%).

Um problema infraestrutural que os Emirados Árabes enfrentam é o abastecimento de água. Em função do clima desértico, as reservas de água do país são muito escassas e insuficientes para atender a todos os seus moradores. Para que a população tenha acesso a esse recurso indispensável, são necessários processos de dessalinização e tratamento da água do mar.

Governo dos Emirados Árabes Unidos

Cada um dos sete emirados dos Emirados Árabes Unidos é governado por um monarca, que, como vimos, recebe o título de emir. Essas unidades administrativas têm soberania interna sobre o seu próprio território, mas não atuam como países independentes e soberanos. Elas integram a federação, que tem como principal órgão de poder o Conselho Supremo Federal, composto pelos emires.

É o Conselho o responsável por escolher e nomear o presidente da federação e o vice-presidente, o que acontece a cada cinco anos. O presidente dos Emirados Árabes, por sua vez, indica aquele que ocupará o posto de primeiro-ministro. O Parlamento emiradense é unicameral, formado pelo Conselho Federal Nacional. Esse órgão tem 40 membros, indicados por cada um dos emirados e que permanecem no cargo por um período de dois anos.

Etimologia dos Emirados Árabes Unidos

O nome dos Emirados Árabes Unidos é esse pelo fato de o país ser formado por uma união de unidades administrativas denominadas emirados, as áreas governadas, cada uma, por um emir. Além do mais, são territórios árabes que se constituíram sobre a península Arábica.

Cultura dos Emirados Árabes Unidos

Embora seja um país árabe, os Emirados Árabes Unidos não apresentam uma população majoritariamente árabe. Isso porque a maior parte dos seus habitantes é de imigrantes, oriundos especialmente do sul do continente asiático, de países como Paquistão, Bangladesh e Índia, além das Filipinas. Os árabes que integram a população do país são principalmente aqueles que nasceram nos Emirados e os egípcios. Assim sendo, embora a língua árabe seja a oficial, inúmeros outros idiomas são falados no país, como inglês, hindi, persa e pachto.

A religião islâmica é praticada pela maior parcela da população, e muitos costumes são vistos especialmente na vestimenta das mulheres muçulmanas, que usam o hijab quando estão em público, e nas festividades celebradas, que seguem o calendário religioso islâmico. Em duas regiões do país, vivem comunidades beduínas, nômades que pastoreiam pelo deserto.

Vista da Grande Mesquita Sheikh Zayed em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.
Vista da Grande Mesquita Sheikh Zayed em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

O país tem uma longa tradição nas artes, notadamente na poesia, na contação de histórias e na produção de trabalhos manuais. Na gastronomia, os Emirados Árabes mantêm forte a tradição da cultura árabe em seus preparos. O prato típico do país é o khuzi, um preparo feito com carne de cordeiro ou cabrito que é servida sobre arroz temperado em que são adicionados nozes e legumes.

Saiba mais: Quais são os maiores produtores de petróleo do mundo?

História dos Emirados Árabes Unidos

Os Emirados Árabes Unidos são um país muito jovem que se constituiu no ano de 1971. À época, era composto por seis dos atuais emirados. Um ano mais tarde, em 1972, o emirado de Ras al-Khaimah passou oficialmente a integrar a união, resultando na atual configuração político-administrativa desse país. No entanto, o desenvolvimento da região onde o território emiradense foi estabelecido é muito antigo, e conseguiu prosperar sobretudo por conta da intensa atividade comercial que era ali realizada.

Os pescados e as pérolas eram os principais itens comercializados na costa dos Emirados Árabes Unidos, motivo pelo qual muitas pessoas, notadamente os mercadores, oriundas de países como Índia e China passavam pelo local. O povoamento da região, entretanto, começou ainda no século VII a.C., com a chegada dos povos islâmicos. A partir do século XVIII, a dinastia formada por membros da Al Qasimi, de Ras al-Khaimah, passou a exercer domínio sobre a costa emiradense.

Durante o século XIX, vários acordos de proteção e de exclusivismo territorial foram estabelecidos entre o Reino Unido e alguns dos emirados e outros territórios árabes, dando origem aos Trucial States do golfo Pérsico.

A comercialização de pérolas era o que mantinha a economia local, mas a atividade foi duramente afetada no período subsequente, por volta do início do século XX, em decorrência das culturas de ostras e pérolas desenvolvidas em outras partes do mundo. A descoberta do petróleo no país aconteceu somente em 1958, e uma década mais tarde teve início a exportação dessa matéria-prima que viria a se tornar a principal atividade econômica do país.

Em termos políticos, os países dos Trucial States passaram a se reunir periodicamente a partir de 1952 para discutir questões administrativas. Ao final da década de 1960, o anúncio da retirada das tropas britânicas do golfo Pérsico fez com que alguns dos atuais países situados na península Arábica repensassem os acordos estabelecidos com o país europeu, e o desmembramento dos Trucial States começou com a saída de Omã, do Qatar e de Barein. Em dezembro de 1971, foi a vez dos Emirados Árabes Unidos se tornarem uma nação independente.

Curiosidades sobre os Emirados Árabes Unidos

  • Os imigrantes representam 87% da população dos Emirados Árabes Unidos.

  • Ajman é o menor dos sete emirados, com área de apenas 260 km².

  • O prédio mais alto do mundo é o Burj Khalifa, localizado em Dubai, com 828 metros de altura.

  • O Burj Al Arab, também em Dubai, foi o primeiro hotel sete estrelas do mundo.

  • Em 2017, o país criou o primeiro posto de ministro para tratar exclusivamente assuntos referentes à inteligência artificial do mundo.

Fontes

BBC. United Arab Emirates – Timeline. Disponível em: https://www.bbc.com/news/world-middle-east-14704414.

CIA. Countries: United Arab Emirates. The World Factbook. Disponível em: https://www.cia.gov/the-world-factbook/countries/united-arab-emirates/.

FUNAG. Topônimos e gentílicos. FUNAG, [s.d.]. Disponível em: http://funag.gov.br/manual/index.php?title=Top%C3%B4nimos_e_gent%C3%Adlicos.

IMF. Datasets: United Arab Emirates. Disponível em: https://www.imf.org/external/datamapper/profile/ARE.

OPEC. OPEC Share of the World Cruid Oil Reserves, 2021. OPEC, [s.d.]. Disponível em: https://www.opec.org/opec_web/en/data_graphs/330.htm.

PETERSON, I. E,; CRYSTAL, J. A. Geography & Travel: United Arab Emirates. Encyclopaedia Britannica, 10 ago. 2023. Disponível em: https://www.britannica.com/place/United-Arab-Emirates.

UNDP. Human Development Reports: HDR 2021/2022. Disponível em: https://hdr.undp.org/data-center/country-insights#/ranks.

UNITED NATIONS. Data: United Arab Emirates. Disponível em: https://data.un.org/en/iso/ae.html.

WORLD BANK. Data: United Arab Emirates. Disponível em: https://data.worldbank.org/country/united-arab-emirates.

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Emirados Árabes Unidos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/emirados-Arabes-unidos.htm. Acesso em 01 de março de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


Arte Islâmica

Conheça as características e os principais focos de desenvolvimento da Arte Islâmica.
Artes

Catar

Conheça mais sobre o Catar, país árabe do Oriente Médio com uma das maiores economias do mundo, impulsionada pela exploração do petróleo e outros recursos naturais.
Geografia

Criação dos Estados do Oriente Médio

Clique aqui e saiba como ocorreu a criação dos atuais Estados do Oriente Médio!
Geografia

Desertos

Clique aqui e amplie seus conhecimentos sobre desertos. Você sabia que o maior deserto do mundo é frio? Entenda como essas paisagens se formam e suas características.
Geografia

Dubai

Do mercado de pérolas ao comércio de petróleo, saiba tudo sobre Dubai. Conheça o emirado e sua capital e entenda como se deu o desenvolvimento dessa localidade.
Geografia

Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep)

Entenda o que é a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e quais são seus membros. Conheça as funções e importância da Opep.
Geografia

Oriente Médio

O Oriente Médio é uma das áreas mais importantes do mundo em termos históricos e geopolíticos. Clique para ler nosso texto e conhecer melhor essa região.
Geografia

Oriente Médio e a escassez de água

Clique aqui e fique por dentro do problema da escassez de água no Oriente Médio.
Geografia

Os maiores produtores de petróleo do mundo

Descubra quais são os dez maiores produtores de petróleo do mundo e onde estão localizadas as principais reservas. Entenda a importância desse combustível fóssil.
Geografia

Por que as mulheres muçulmanas usam hijab?

Confira por qual motivo as mulheres muçulmanas usam hijab. Veja tipos dessa vestimenta, como é a cultura e curiosidades.
Curiosidades