PUBLICIDADE
Densidade demográfica corresponde à distribuição da população em uma determinada área. Também chamado de densidade populacional ou população relativa, esse índice demográfico representa, portanto, uma média entre a área de um determinado lugar e o total de habitantes que nela se encontram.
O resultado obtido por meio do cálculo da densidade demográfica permite analisar a população de um determinado lugar, como ela é distribuída e quais são os fatores que influenciam os níveis de concentração de indivíduos em uma mesma área.
Leia também: Diferença entre população absoluta e população relativa
Tópicos deste artigo
- 1 - Como calcular?
- 2 - Para que serve a densidade demográfica?
- 3 - Densidade demográfica no Brasil
- 4 - Mapa de densidade demográfica do Brasil
- 5 - Densidade demográfica mundial
- 6 - Exercícios sobre densidade demográfica
Como calcular?
Primeiramente, para que seja realizado o cálculo da densidade demográfica, é preciso obter as informações sobre o número total de habitantes e também qual a extensão da área. Recolhidas as informações, o cálculo é feito da seguinte maneira:
-
Divide-se o número total de habitantes pela área. Veja um exemplo:
Exemplo de como calcular a densidade demográfica.
O exemplo dado acima mostra que um determinado lugar, cuja área é de 300.000 km2 possui em seu território 1.000.000 de habitantes. Dividindo o número de habitantes pela extensão territorial do local em questão, obtém-se um resultado de aproximadamente 3 habitantes a cada quilômetro quadrado.
Para que serve a densidade demográfica?
A densidade demográfica ou o estudo da população relativa é de suma importância para entender a dinâmica populacional de um determinado lugar. O resultado do cálculo feito para obter a densidade demográfica diz muito sobre algumas características de uma determinada área. A partir do índice, podemos afirmar se uma área é pouco ou muito povoada ou se é pouco ou muito populosa. Mas você sabe a diferença entre populoso e povoado?
Populoso e povoado |
São conceitos que fazem parte dos estudos demográficos. Quando dizemos que um lugar é populoso, estamos afirmando que esse lugar tem um número elevado de habitantes, portanto, nele há uma grande população absoluta. Quando dizemos que um lugar é muito povoado, estamos dizendo que há muitos habitantes a cada quilômetro quadrado. Sendo assim, o termo populoso refere-se à quantidade de habitantes e o termo povoado refere-se à quantidade de habitantes por quilômetro quadrado. |
A densidade demográfica permite também que políticas públicas sejam elaboradas a fim de atender às necessidades sociais e econômicas de uma determinada população. É possível também analisar os impactos provocados no meio ambiente pela maior ou menor presença de indivíduos em uma determinada área e propor alternativas viáveis para reduzir os possíveis problemas relacionados à concentração populacional, como a poluição, produção de lixo, desmatamento e até mesmo as mudanças climáticas.
Densidade demográfica no Brasil
O Brasil apresenta bastantes disparidades quando o assunto é densidade demográfica. Há regiões com densidade elevada e outras com densidade reduzida, portanto a população não se distribui homogeneamente no território. Atualmente, vivem no Brasil um pouco mais de 209 milhões de habitantes distribuídos em cinco grandes regiões:
-
Região Norte: 18.182.253 habitantes aproximadamente
-
Região Nordeste: 56.560.081 habitantes aproximadamente
-
Região Sudeste e: 87.711.946 habitantes aproximadamente
-
Região Centro-Oeste: 16.085.885 habitantes aproximadamente
-
Região Sul: 29.016.114 habitantes aproximadamente
Leia também: Regiões do Brasil: principais características
O país estende-se por cerca de 8.516.000 km2. Calculando então a sua densidade demográfica, pode-se afirmar que há aproximadamente 24,57 habitantes a cada quilômetro quadrado no país. Essa baixa densidade populacional deve-se ao fato de o Brasil possuir dimensões continentais. Contudo, há regiões mais e menos povoadas.
A Região Sudeste é a mais povoada com cerca de 94,63 hab/ km2. Já a Região Norte é a menos povoada com apenas 4,7 hab/ km2. A baixa densidade demográfica da Região Norte é explicada pela sua dimensão territorial. Em relação às unidades federativas, o Distrito Federal é a área de maior densidade demográfica do país, com aproximadamente 525,86 hab/km2. Já o estado de menor densidade demográfica é Roraima com 2,33 hab/km2. Os estados de maior densidade demográfica encontram-se na Região Sudeste e os de menor densidade nas Regiões Norte e Centro-Oeste.
Veja também: Brasil, um país populoso e despovoado
Mapa de densidade demográfica do Brasil
O mapa da densidade demográfica no Brasil mostra as áreas mais povoadas e as menos povoadas. Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
O mapa de densidade demográfica do Brasil elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010 permite aferir que há grandes disparidades em relação à distribuição espacial da população no território brasileiro. O mapa revela a densidade utilizando cores que vão do amarelo que indica a baixíssima densidade demográfica ao vermelho que indica elevada densidade demográfica.
A análise permite afirmar que a população brasileira encontra-se principalmente na região litorânea do país; a capital do Brasil que se situa na região central, é responsável pela maior concentração populacional nessa área, assim como nas regiões vizinhas; as áreas de baixa densidade demográfica localizam-se nas regiões interioranas do país devido aos fatores como tipo de clima, cobertura vegetal e realização de atividades agrícolas e pecuárias.
Densidade demográfica mundial
Em 2019, a população mundial alcançou a marca de 7,7 bilhões de habitantes distribuídos em uma área de aproximadamente 134.940.000 km2, portanto com uma densidade demográfica de aproximadamente 50,79 hab/km2. Os continentes mais populosos são Ásia e Europa. O continente asiático apresenta densidade demográfica de 101,86 hab/km2. Veja, a seguir, a densidade demográfica de cada continente.
Continente |
Informações |
África |
População: 1.225.080.510 Área 30.221.532 km2 Densidade demográfica: 40,5 hab/km2 |
América |
População: 902.892.047 Área: 42.189.120 km2 Densidade demográfica: 21,40 hab/km2 |
Ásia |
População: 4.462.676.731 Área: 43.810.582 km2 Densidade demográfica: 101,86 hab/km2 |
Europa |
População: 741.447.158 Área:10.180.000 km2 Densidade demográfica: 72,8 hab/km2 |
Oceania |
População: 40.117.432 Área: 9.008.458 km2 Densidade demográfica: 4,45 hab/km2 |
Leia mais: Conheça os países mais populosos do mundo
O país mais populoso do mundo é a China com cerca de 1.372.470.000 habitantes. Contudo, ele não é o país de maior densidade demográfica. A área mais povoada do mundo é o Principado de Mônaco, que possui cerca de 37.731 habitantes distribuídos em uma área de 2 km2, resultando em uma densidade demográfica de aproximadamente 18.865 habitantes por km2. Já o país de menor densidade demográfica é a Mongólia, com população total de 2.959.134 e uma área de aproximadamente 1.564.120 km2 e densidade demográfica de 1,9 habitantes por km2.
Exercícios sobre densidade demográfica
Questão 1
(USP) A tabela informa a extensão territorial e a população de cada uma das regiões do Brasil, segundo o IBGE.
Sabendo que a extensão territorial do Brasil é de, aproximadamente, 8,5 milhões de km2, é correto afirmar que a
a) densidade demográfica da região sudeste é de, aproximadamente, 87 habitantes por km2.
b) região norte corresponde a cerca de 30% do território nacional.
c) região sul é a que tem a maior densidade demográfica.
d) região centro-oeste corresponde a cerca de 40% do território nacional.
e) densidade demográfica da região nordeste é de, aproximadamente, 20 habitantes por km2.
Resposta: Alternativa A
Questão 2
Qual o país mais populoso do mundo?
a) Estados Unidos
b) China
c) Índia
d) Rússia
Resposta: Alternativa B
*Crédito de imagem: Olga Kolos | Shutterstock
Por Rafaela Sousa
Graduada em Geografia