Topo
pesquisar

Densidade demográfica

Geografia

Densidade demográfica é um índice demográfico que calcula o número de habitantes por quilômetro quadrado. Esse índice possibilita a análise da população de um dado lugar.
PUBLICIDADE

Densidade demográfica corresponde à distribuição da população em uma determinada área. Também chamado de densidade populacional ou população relativa, esse índice demográfico representa, portanto, uma média entre a área de um determinado lugar e o total de habitantes que nela se encontram.

O resultado obtido por meio do cálculo da densidade demográfica permite analisar a população de um determinado lugar, como ela é distribuída e quais são os fatores que influenciam os níveis de concentração de indivíduos em uma mesma área.

Leia também: Diferença entre população absoluta e população relativa

Como calcular?

Primeiramente, para que seja realizado o cálculo da densidade demográfica, é preciso obter as informações sobre o número total de habitantes e também qual a extensão da área. Recolhidas as informações, o cálculo é feito da seguinte maneira:

  • Divide-se o número total de habitantes pela área. Veja um exemplo:


Exemplo de como calcular a densidade demográfica.

O exemplo dado acima mostra que um determinado lugar, cuja área é de 300.000 km2 possui em seu território 1.000.000 de habitantes. Dividindo o número de habitantes pela extensão territorial do local em questão, obtém-se um resultado de aproximadamente 3 habitantes a cada quilômetro quadrado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para que serve a densidade demográfica?

A densidade demográfica ou o estudo da população relativa é de suma importância para entender a dinâmica populacional de um determinado lugar. O resultado do cálculo feito para obter a densidade demográfica diz muito sobre algumas características de uma determinada área. A partir do índice, podemos afirmar se uma área é pouco ou muito povoada ou se é pouco ou muito populosa. Mas você sabe a diferença entre populoso e povoado?

Populoso e povoado

São conceitos que fazem parte dos estudos demográficos. Quando dizemos que um lugar é populoso, estamos afirmando que esse lugar tem um número elevado de habitantes, portanto, nele há uma grande população absoluta. Quando dizemos que um lugar é muito povoado, estamos dizendo que há muitos habitantes a cada quilômetro quadrado. Sendo assim, o termo populoso refere-se à quantidade de habitantes e o termo povoado refere-se à quantidade de habitantes por quilômetro quadrado.


A densidade demográfica permite também que políticas públicas sejam elaboradas a fim de atender às necessidades sociais e econômicas de uma determinada população. É possível também analisar os impactos provocados no meio ambiente pela maior ou menor presença de indivíduos em uma determinada área e propor alternativas viáveis para reduzir os possíveis problemas relacionados à concentração populacional, como a poluição, produção de lixo, desmatamento e até mesmo as mudanças climáticas.

Densidade demográfica no Brasil

O Brasil apresenta bastantes disparidades quando o assunto é densidade demográfica. Há regiões com densidade elevada e outras com densidade reduzida, portanto a população não se distribui homogeneamente no território. Atualmente, vivem no Brasil um pouco mais de 209 milhões de habitantes distribuídos em cinco grandes regiões:

Leia também: Regiões do Brasil: principais características

O país estende-se por cerca de 8.516.000 km2. Calculando então a sua densidade demográfica, pode-se afirmar que há aproximadamente 24,57 habitantes a cada quilômetro quadrado no país. Essa baixa densidade populacional deve-se ao fato de o Brasil possuir dimensões continentais. Contudo, há regiões mais e menos povoadas.

A Região Sudeste é a mais povoada com cerca de 94,63 hab/ km2. Já a Região Norte é a menos povoada com apenas 4,7 hab/ km2. A baixa densidade demográfica da Região Norte é explicada pela sua dimensão territorial. Em relação às unidades federativas, o Distrito Federal é a área de maior densidade demográfica do país, com aproximadamente 525,86 hab/km2. Já o estado de menor densidade demográfica é Roraima com 2,33 hab/km2. Os estados de maior densidade demográfica encontram-se na Região Sudeste e os de menor densidade nas Regiões Norte e Centro-Oeste.

Veja também: Brasil, um país populoso e despovoado

Mapa de densidade demográfica do Brasil

O mapa da densidade demográfica no Brasil mostra as áreas mais povoadas e as menos povoadas. Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
O mapa da densidade demográfica no Brasil mostra as áreas mais povoadas e as menos povoadas. Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

O mapa de densidade demográfica do Brasil elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010 permite aferir que há grandes disparidades em relação à distribuição espacial da população no território brasileiro. O mapa revela a densidade utilizando cores que vão do amarelo que indica a baixíssima densidade demográfica ao vermelho que indica elevada densidade demográfica.

A análise permite afirmar que a população brasileira encontra-se principalmente na região litorânea do país; a capital do Brasil que se situa na região central, é responsável pela maior concentração populacional nessa área, assim como nas regiões vizinhas; as áreas de baixa densidade demográfica localizam-se nas regiões interioranas do país devido aos fatores como tipo de clima, cobertura vegetal e realização de atividades agrícolas e pecuárias.

Densidade demográfica mundial

Em 2019, a população mundial alcançou a marca de 7,7 bilhões de habitantes distribuídos em uma área de aproximadamente 134.940.000 km2, portanto com uma densidade demográfica de aproximadamente 50,79 hab/km2. Os continentes mais populosos são Ásia e Europa. O continente asiático apresenta densidade demográfica de 101,86 hab/km2. Veja, a seguir, a densidade demográfica de cada continente.

Continente

Informações

África

População: 1.225.080.510

Área 30.221.532 km2

Densidade demográfica: 40,5 hab/km2

América

População: 902.892.047

Área: 42.189.120 km2

Densidade demográfica: 21,40 hab/km2

Ásia

População: 4.462.676.731

Área: 43.810.582 km2

Densidade demográfica: 101,86 hab/km2

Europa

População: 741.447.158

Área:10.180.000 km2

Densidade demográfica: 72,8 hab/km2

Oceania

População: 40.117.432

Área: 9.008.458 km2

Densidade demográfica: 4,45 hab/km2


Leia mais: Conheça os países mais populosos do mundo

O país mais populoso do mundo é a China com cerca de 1.372.470.000 habitantes. Contudo, ele não é o país de maior densidade demográfica. A área mais povoada do mundo é o Principado de Mônaco, que possui cerca de 37.731 habitantes distribuídos em uma área de 2 km2, resultando em uma densidade demográfica de aproximadamente 18.865 habitantes por km2. Já o país de menor densidade demográfica é a Mongólia, com população total de 2.959.134 e uma área de aproximadamente 1.564.120 km2 e densidade demográfica de 1,9 habitantes por km2.

Exercícios sobre densidade demográfica

Questão 1

(USP) A tabela informa a extensão territorial e a população de cada uma das regiões do Brasil, segundo o IBGE.

Sabendo que a extensão territorial do Brasil é de, aproximadamente, 8,5 milhões de km2, é correto afirmar que a

a) densidade demográfica da região sudeste é de, aproximadamente, 87 habitantes por km2.

b) região norte corresponde a cerca de 30% do território nacional.

c) região sul é a que tem a maior densidade demográfica.

d) região centro-oeste corresponde a cerca de 40% do território nacional.

e) densidade demográfica da região nordeste é de, aproximadamente, 20 habitantes por km2.

Resposta: Alternativa A

Questão 2

Qual o país mais populoso do mundo?

a) Estados Unidos

b) China

c) Índia

d) Rússia

Resposta: Alternativa B

*Crédito de imagem: Olga Kolos | Shutterstock

Por Rafaela Sousa
Graduada em Geografia

Densidade demográfica refere-se à relação entre o número de habitantes por área. *
Densidade demográfica refere-se à relação entre o número de habitantes por área. *

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUSA, Rafaela. "Densidade demográfica"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/densidade-demografica.htm. Acesso em 11 de dezembro de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

Um dos conceitos mais utilizados pela geografia é o conceito de densidade demográfica. O uso desse dado tem como objetivo:

a) determinar a origem da população de um país ou lugar.

b) avaliar o crescimento da população de um país ou lugar.

c) calcular a quantidade de nascimento para cada mil habitantes.

d) mensurar a distribuição da população pelo espaço geográfico.

e) Verificar a quantidade de mortos para cada mil habitantes.

Questão 2

O cálculo correto da densidade demográfica de um determinado país é a:

a) soma da população absoluta e a quantidade de nascidos vivos em um determinado ano.

b) multiplicação do número de habitantes pelo tamanho da área.

c) divisão entre o número de habitantes e a área em que residem.

d) subtração da taxa de mortalidade da população total de um país.

e) divisão entre taxa de mortalidade e taxa de natalidade.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola