Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Densidade demográfica

Densidade demográfica é um índice demográfico que calcula o número de habitantes por quilômetro quadrado. Esse índice possibilita a análise da população de um dado lugar.

Densidade demográfica refere-se à relação entre o número de habitantes por área. *
Densidade demográfica refere-se à relação entre o número de habitantes por área. *
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Densidade demográfica corresponde à distribuição da população em uma determinada área. Também chamado de densidade populacional ou população relativa, esse índice demográfico representa, portanto, uma média entre a área de um determinado lugar e o total de habitantes que nela se encontram.

O resultado obtido por meio do cálculo da densidade demográfica permite analisar a população de um determinado lugar, como ela é distribuída e quais são os fatores que influenciam os níveis de concentração de indivíduos em uma mesma área.

Leia também: Diferença entre população absoluta e população relativa

Tópicos deste artigo

Como calcular?

Primeiramente, para que seja realizado o cálculo da densidade demográfica, é preciso obter as informações sobre o número total de habitantes e também qual a extensão da área. Recolhidas as informações, o cálculo é feito da seguinte maneira:

  • Divide-se o número total de habitantes pela área. Veja um exemplo:


Exemplo de como calcular a densidade demográfica.

O exemplo dado acima mostra que um determinado lugar, cuja área é de 300.000 km2 possui em seu território 1.000.000 de habitantes. Dividindo o número de habitantes pela extensão territorial do local em questão, obtém-se um resultado de aproximadamente 3 habitantes a cada quilômetro quadrado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para que serve a densidade demográfica?

A densidade demográfica ou o estudo da população relativa é de suma importância para entender a dinâmica populacional de um determinado lugar. O resultado do cálculo feito para obter a densidade demográfica diz muito sobre algumas características de uma determinada área. A partir do índice, podemos afirmar se uma área é pouco ou muito povoada ou se é pouco ou muito populosa. Mas você sabe a diferença entre populoso e povoado?

Populoso e povoado

São conceitos que fazem parte dos estudos demográficos. Quando dizemos que um lugar é populoso, estamos afirmando que esse lugar tem um número elevado de habitantes, portanto, nele há uma grande população absoluta. Quando dizemos que um lugar é muito povoado, estamos dizendo que há muitos habitantes a cada quilômetro quadrado. Sendo assim, o termo populoso refere-se à quantidade de habitantes e o termo povoado refere-se à quantidade de habitantes por quilômetro quadrado.


A densidade demográfica permite também que políticas públicas sejam elaboradas a fim de atender às necessidades sociais e econômicas de uma determinada população. É possível também analisar os impactos provocados no meio ambiente pela maior ou menor presença de indivíduos em uma determinada área e propor alternativas viáveis para reduzir os possíveis problemas relacionados à concentração populacional, como a poluição, produção de lixo, desmatamento e até mesmo as mudanças climáticas.

Densidade demográfica no Brasil

O Brasil apresenta bastantes disparidades quando o assunto é densidade demográfica. Há regiões com densidade elevada e outras com densidade reduzida, portanto a população não se distribui homogeneamente no território. Atualmente, vivem no Brasil um pouco mais de 209 milhões de habitantes distribuídos em cinco grandes regiões:

Leia também: Regiões do Brasil: principais características

O país estende-se por cerca de 8.516.000 km2. Calculando então a sua densidade demográfica, pode-se afirmar que há aproximadamente 24,57 habitantes a cada quilômetro quadrado no país. Essa baixa densidade populacional deve-se ao fato de o Brasil possuir dimensões continentais. Contudo, há regiões mais e menos povoadas.

A Região Sudeste é a mais povoada com cerca de 94,63 hab/ km2. Já a Região Norte é a menos povoada com apenas 4,7 hab/ km2. A baixa densidade demográfica da Região Norte é explicada pela sua dimensão territorial. Em relação às unidades federativas, o Distrito Federal é a área de maior densidade demográfica do país, com aproximadamente 525,86 hab/km2. Já o estado de menor densidade demográfica é Roraima com 2,33 hab/km2. Os estados de maior densidade demográfica encontram-se na Região Sudeste e os de menor densidade nas Regiões Norte e Centro-Oeste.

Veja também: Brasil, um país populoso e despovoado

Mapa de densidade demográfica do Brasil

O mapa da densidade demográfica no Brasil mostra as áreas mais povoadas e as menos povoadas. Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
O mapa da densidade demográfica no Brasil mostra as áreas mais povoadas e as menos povoadas. Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

O mapa de densidade demográfica do Brasil elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010 permite aferir que há grandes disparidades em relação à distribuição espacial da população no território brasileiro. O mapa revela a densidade utilizando cores que vão do amarelo que indica a baixíssima densidade demográfica ao vermelho que indica elevada densidade demográfica.

A análise permite afirmar que a população brasileira encontra-se principalmente na região litorânea do país; a capital do Brasil que se situa na região central, é responsável pela maior concentração populacional nessa área, assim como nas regiões vizinhas; as áreas de baixa densidade demográfica localizam-se nas regiões interioranas do país devido aos fatores como tipo de clima, cobertura vegetal e realização de atividades agrícolas e pecuárias.

Densidade demográfica mundial

Em 2019, a população mundial alcançou a marca de 7,7 bilhões de habitantes distribuídos em uma área de aproximadamente 134.940.000 km2, portanto com uma densidade demográfica de aproximadamente 50,79 hab/km2. Os continentes mais populosos são Ásia e Europa. O continente asiático apresenta densidade demográfica de 101,86 hab/km2. Veja, a seguir, a densidade demográfica de cada continente.

Continente

Informações

África

População: 1.225.080.510

Área 30.221.532 km2

Densidade demográfica: 40,5 hab/km2

América

População: 902.892.047

Área: 42.189.120 km2

Densidade demográfica: 21,40 hab/km2

Ásia

População: 4.462.676.731

Área: 43.810.582 km2

Densidade demográfica: 101,86 hab/km2

Europa

População: 741.447.158

Área:10.180.000 km2

Densidade demográfica: 72,8 hab/km2

Oceania

População: 40.117.432

Área: 9.008.458 km2

Densidade demográfica: 4,45 hab/km2


Leia mais: Conheça os países mais populosos do mundo

O país mais populoso do mundo é a China com cerca de 1.372.470.000 habitantes. Contudo, ele não é o país de maior densidade demográfica. A área mais povoada do mundo é o Principado de Mônaco, que possui cerca de 37.731 habitantes distribuídos em uma área de 2 km2, resultando em uma densidade demográfica de aproximadamente 18.865 habitantes por km2. Já o país de menor densidade demográfica é a Mongólia, com população total de 2.959.134 e uma área de aproximadamente 1.564.120 km2 e densidade demográfica de 1,9 habitantes por km2.

Exercícios sobre densidade demográfica

Questão 1

(USP) A tabela informa a extensão territorial e a população de cada uma das regiões do Brasil, segundo o IBGE.

Sabendo que a extensão territorial do Brasil é de, aproximadamente, 8,5 milhões de km2, é correto afirmar que a

a) densidade demográfica da região sudeste é de, aproximadamente, 87 habitantes por km2.

b) região norte corresponde a cerca de 30% do território nacional.

c) região sul é a que tem a maior densidade demográfica.

d) região centro-oeste corresponde a cerca de 40% do território nacional.

e) densidade demográfica da região nordeste é de, aproximadamente, 20 habitantes por km2.

Resposta: Alternativa A

Questão 2

Qual o país mais populoso do mundo?

a) Estados Unidos

b) China

c) Índia

d) Rússia

Resposta: Alternativa B

*Crédito de imagem: Olga Kolos | Shutterstock

Por Rafaela Sousa
Graduada em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUSA, Rafaela. "Densidade demográfica"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/densidade-demografica.htm. Acesso em 03 de julho de 2022.

De estudante para estudante


Qual o menor país do mundo?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

O que é tectonismo?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

Lista de exercícios


Exercício 1

Os estudos de Geografia da População utilizam diversos conceitos para avaliar a distribuição da população no espaço geográfico. O conceito de densidade demográfica expressa a

A) quantificação da população absoluta de uma região.

B) comparação entre o número absoluto de habitantes.

C) relação entre a população absoluta e a área habitada.

D) acentuação do crescimento demográfico das cidades.

E) interpretação do volume anual de habitantes nativos.

Exercício 2

A concentração populacional em determinadas regiões do globo é explicada por várias questões, com exceção de

A) ampla oferta de empregos.

B) proximidade de redes de transporte.

C) presença de parques industriais.

D) concentração de serviços públicos.

E) condição climática adversa.

PUBLICIDADE

Estude agora


Apartheid | África do Sul

Assista a nossa videoaula para entender o que foi o Apartheid na África do Sul (1948-1994). Confira também no...

Êxodo rural

Assista à nossa aula e descubra o que é o êxodo rural. Conheça as causas e consequências desse fenômeno mundial....