Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Oriente Médio

Geografia

Localizada na Ásia Ocidental, a região do Oriente Médio é caracterizada pelos inúmeros conflitos territoriais e geopolíticos. Abriga também grandes reservas de petróleo.
Ancara, capital da Turquia, um dos países mais populosos do Oriente Médio.[1]
Ancara, capital da Turquia, um dos países mais populosos do Oriente Médio.[1]
PUBLICIDADE

O Oriente Médio é uma região composta por países e territórios da Ásia Ocidental, situada entre os continentes asiático, europeu e africano. Possui mais de sete milhões de km² de área e uma população que supera os 385 milhões de habitantes. Apresenta climas Árido e Semiárido, terrenos planálticos e grandes reservas de petróleo, o que a torna alvo de disputas geopolíticas. A região é conhecida pela grande concentração de conflitos e guerras, como os conflitos entre Israel e Palestina e a guerra civil da Síria.

Leia também: Escandinávia – região ao norte do continente europeu

Resumo sobre o Oriente Médio

  • Oriente Médio é o nome que se dá a uma região formada por um conjunto de países e territórios localizados na Ásia Ocidental.

  • Trata-se de uma região de grande importância histórica e geopolítica.

  • Situa-se entre os continentes africano, europeu e asiático.

  • O clima nos países do Oriente Médio é predominantemente Árido e Semiárido, o que caracteriza a sua vegetação de savana e os poucos rios perenes da região, dentre os quais se destacam os rios Tigres, Eufrates e Jordão.

  • Localizam-se nessa área grandes desertos, como o deserto da Arábia.

  • O seu relevo é composto por planaltos em sua maioria, com a presença de extensas cadeias montanhosas e formas residuais. As planícies se concentram nas áreas próximas aos litorais dos países.

  • A economia da região é guiada pela exploração e exportação do petróleo e seus derivados, notadamente nos países-membros da Opep.

  • Possui economias muito ricas e também muito pobres, havendo um grande contraste na região.

  • A escassez de água é um dos problemas em comum entre os países.

  • É a região que concentra atualmente o maior número de conflitos no mundo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados gerais do Oriente Médio

  • Extensão territorial: sete milhões km²

  • Localização: Ásia Ocidental

  • Clima: Árido e Semiárido

  • Governo: encontra-se formas variadas de governo na região, como monarquias absolutistas, monarquias constitucionais, repúblicas teocráticas, repúblicas presidencialistas e parlamentaristas.

  • Divisão administrativa: a região é formada por 18 países e territórios.

  • Idioma: diversas línguas e dialetos são falados no Oriente Médio. Entre eles estão os idiomas árabe, persa, hebraico e turco.

  • Religiões: islâmica, judaica e cristã

  • População: 385 milhões de habitantes

  • Densidade demográfica: 55,22 hab./km²

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): entre 0,906 e 0,463

  • Moeda: não há uma moeda unificada. Muitos países usam a Dinar e a Rial locais, além da Libra (Síria e Líbano), Dirham (Emirados Árabes Unidos) e Novo Shekel Israelense.

  • Gini: varia entre 0,260 e 0,420.

  • Fuso horário: entre GMT +2 e GMT +4:30

História do Oriente Médio

O Oriente Médio foi o berço de algumas das mais importantes e antigas civilizações do mundo, cujos elementos culturais, como a sua religiosidade, foram amplamente difundidos e são, até os dias de hoje, presentes em diversos países e regiões. A escrita e técnicas empregadas na agricultura, como a irrigação, também tiveram origem e se aperfeiçoaram nessa região.

Os rios perenes que cruzam os territórios do Oriente Médio foram fundamentais para o seu povoamento e estabelecimento das primeiras cidades, entre eles estão os rios Nilo, Jordão, Tigres e Eufrates, na região que era chamada de Crescente Fértil.

Os registros de ocupação humana no vale daqueles cursos d’água remontam a 5000 anos a.C. Na Crescente Fértil estava situada a Mesopotâmia, cujo nome é justamente derivado de sua posição “entre rios” e que corresponde hoje ao Iraque. Foi onde surgiu uma das primeiras civilizações orientais da Antiguidade, os sumérios, que exerceram seu domínio na região por cerca de quatro séculos, entre 3200 a.C. e 2800 a.C. Na sequência vieram os acadianos, os babilônios e os assírios.

Diversos impérios foram formados no Oriente Médio e governaram áreas e em períodos distintos da história. Dentre eles se destacaram o Império Persa, formado em 550 a.C. e cujo domínio abrangeu a maior parte dos países que hoje integram a região, e o Império Otomano, que se manteve entre o século XVIII e as primeiras décadas do século XIX. Nesse período surgiram alguns dos principais conflitos ainda hoje em curso entre diferentes países e territórios da região.

Veja também: Qual é a diferença entre árabes e muçulmanos?

  • Videoaula sobre o Império Persa

  • Conflitos do Oriente Médio

O Oriente Médio é conhecido por ser uma das áreas onde há a maior incidência de conflitos e guerras no período recente. Diversas são suas motivações, entre as quais estão questões atreladas à territorialidade e aos domínios territoriais, econômicas, políticas e religiosas, envolvendo tanto os países pertencentes à região quanto outras nações guiadas por interesses estratégicos.

Um dos mais importantes e duradouros é o conflito entre Israel e Palestina, que teve início com o estabelecimento dos territórios árabes palestinos, que correspondem atualmente à Faixa de Gaza e a áreas na Cisjordânia, e a delimitação do estado de Israel, em 1948. Os confrontos, sobretudo na Faixa de Gaza, intensificaram-se a partir do ano de 2007, quando o Hamas assumiu o governo daquele território, levando a um bloqueio promovido por Israel e constantes enfrentamentos. Os ataques mais recentes entre Israel e o Hamas aconteceram no ano de 2021.

Outros conflitos nessa mesma porção do território do Oriente Médio foram a Guerra de Suez (1956), a Guerra dos Seis Dias (1967) e a Guerra do Yom Kippur (1973), envolvendo mais países além de Israel e do território palestino, como Egito, Jordânia e Síria.

A Revolução Iraniana, que ocorreu no ano de 1978, promoveu transformações profundas de caráter político e social no Irã, culminando no rompimento das relações diplomáticas com os Estados Unidos, que eram, até então, um aliado do país, e desencadeando uma nova fase de confrontos com o seu país vizinho, o Iraque. A guerra entre Irã e Iraque se deu entre 1980 e 1988. Dois anos mais tarde, teve início a Guerra do Golfo entre Iraque e Kwait, com intervenção dos Estados Unidos. O conflito se estendeu entre 1990 e 1991.

Embora não tenham sido conflitos como os descritos anteriormente, é importante destacar a onda de protestos que eclodiu em diversos países árabes do Oriente Médio no final de 2010, a chamada Primavera Árabe, e deu origem a um dos conflitos que completou uma década recentemente, a Guerra Civil da Síria.

Ruínas de prédios em Aleppo.
Edifícios destruídos em Aleppo, na Síria, consequência direta da guerra civil.

Mapa do Oriente Médio

O mapa-múndi abaixo destaca na cor verde os países e territórios que fazem parte do Oriente Médio. Em muitas análises, todo o Egito, situado no nordeste de África, é considerado como integrante dessa região do planeta. Uma parcela do seu território, a península do Sinai, é importante para a conexão entre os continentes africano, europeu e asiático.

Mapa-múndi com os países do Oriente Médio destacados em verde.

O mapa abaixo mostra em mais detalhes a região que estamos trabalhando.

Mapa da região do Oriente Médio.

Geografia do Oriente Médio

Oriente Médio é o nome que se dá a uma região localizada na porção oeste do continente asiático, portanto, na Ásia Ocidental, que abrange um conjunto de países que se limitam, a oeste, com o mar Mediterrâneo; ao norte, com o mar Negro, alguns países do Cáucaso e com o mar Cáspio; a leste, com o Paquistão; e ao sul, com o mar Arábico. Pode-se dizer, então, que essa região se encontra entre os continentes África, Europa e a porção central da Ásia.

Muitos dos países e territórios que compõem o Oriente Médio resguardam semelhanças nos seus aspectos socioeconômicos e religiosos. Trata-se, no entanto, de uma região bastante heterogênea e de grande importância histórica e geopolítica.

A região é formada por 18 países e territórios, os quais listamos na tabela abaixo, grande parte deles localizada na península Arábica. O Oriente Médio possui área total de aproximadamente sete milhões de km². A Arábia Saudita é o país mais extenso, com 2,2 milhões de km², enquanto o Bahrein figura como o menor deles, com área de 771 km², em conjunto com a Faixa de Gaza (365 km²), que é parte do território da Palestina.

Afeganistão

Irã

Omã

Arábia Saudita

Iraque

Palestina (Faixa de Gaza e Cisjordânia)

Bahrein

Israel

Península do Sinai (Egito)

Catar

Jordânia

Síria

Emirados Árabe Unidos

Kuwait

Turquia

Iêmen

Líbano

Chipre

Leia também: Quais são os 10 países mais pobres do mundo?

  • Clima do Oriente Médio

O clima na região do Oriente Médio varia do Árido ao Semiárido, com a presença de extensas áreas desérticas, como é o caso do deserto da Arábia. Nas áreas mais ao norte, nas proximidades dos mares Mediterrâneo e Negro, encontra-se condições climáticas relativamente mais amenas, com maiores índices de umidade, invernos amenos e verões secos. Os países meridionais são marcados pelos baixos índices pluviométricos e altas temperaturas durante o ano.

  • Relevo do Oriente Médio

O Oriente Médio está localizado em uma área planáltica, onde estão dispostas uma série de cadeias montanhosas, como a cordilheira de Zagros, e terrenos formados por desertos em que se observa a presença de dunas e formas residuais de relevo. As planícies se concentram nas regiões costeiras e próximo dos grandes cursos d’água. O ponto culminante do Oriente Médio fica no Irã. Trata-se do monte Damavand, a 5600 metros acima do nível do mar.

  • Vegetação do Oriente Médio

Em função da ocorrência climática, são encontradas no Oriente Médio, além das superfícies desérticas, formações vegetais como as savanas e os campos, sendo estes localizados nas porções mais úmidas.

  • Hidrografia do Oriente Médio

Por se tratar de uma região árida, poucos são os rios perenes encontrados no Oriente Médio. Os principais cursos d’água que banham países da região são os rios Tigre, Eufrates e Jordão.

Trecho do rio Eufrates na Turquia.
Trecho do rio Eufrates na Turquia.

Demografia do Oriente Médio

Considerando os dados da Organização das Nações Unidas (ONU) para o ano de 2020, o conjunto de países e territórios do Oriente Médio soma aproximadamente 385 milhões de habitantes. Ressaltamos que esse valor não leva em consideração a população egípcia. A Turquia concentra o maior contingente populacional da região, com 84,39 milhões de habitantes ou 21,8% do total. Na sequência está o Irã, que possui uma população de 83,99 milhões de pessoas, o equivalente a 21,7% de todos aqueles que vivem no Oriente Médio.

Outras nações populosas são o Iraque, com 40 milhões, o Afeganistão e a Arábia Saudita, com, respectivamente, 38,9 e 34,1 milhões de habitantes. Juntos, todos esses países abrigam quase três quartos da população do Oriente Médio. No outro extremo dessa lista, estão o Bahrein e o Chipre, territórios que possuem as menores populações da região e somam 2,9 milhões de habitantes.

A população do Oriente Médio é consideravelmente jovem, concentrando-se entre as faixas etárias que vão dos 25 aos 29 anos, até menos em áreas mais empobrecidas. Outro aspecto em comum é o crescimento populacional, que possui taxas bastante elevadas. A Síria é o país que registra maior taxa de crescimento em todo o mundo, que é atualmente de 5,31% ao ano. Os índices de urbanização são, por sua vez, bastante contrastantes e variam conforme o país. Enquanto o Catar, por exemplo, tem 99,1% de sua população vivendo nas cidades, no Iêmen esse valor cai para 38,5%.

Economia do Oriente Médio

A economia dos países do Oriente Médio está concentrada no setor terciário e também na indústria extrativa. Embora se trate de uma área majoritariamente árida, a agricultura é igualmente muito presente, sobretudo nos países mais pobres, e emprega, ainda, grande parte da mão de obra.

A região é rica em recursos naturais, detentora de pedras preciosas e algumas das maiores reservas de petróleo do mundo, o que a torna alvo de uma série de disputas geopolíticas. A extração do óleo e de gás natural assim como os ramos químico e petroquímico da indústria são condutores de boa parte de suas economias nacionais.

O Oriente Médio reúne países que estão entre os maiores exportadores mundiais dessa commodity, sendo parte e alguns deles membros fundadores da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep). São esses países: Irã, Iraque, Kuwait, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. Juntos, eles possuem uma reserva de 766,95 bilhões de barris de petróleo, conforme apontam os dados da Opep para 2018. Essa quantidade é o equivalente a 64,4% das reservas de todos os países que compõem aquela organização.

Imagem de dois equipamentos que perfuram o solo e extraem petróleo.
Os países do Oriente Médio estão entre os maiores produtores e exportadores de petróleo do mundo.

Os países com maior Produto Interno Bruto (PIB) da região são Arábia Saudita, Turquia e Irã, além de Catar e Emirados Árabes, que se destacam pela renda per capita. Entre as nações e territórios mais pobres do Oriente Médio, por sua vez, estão:

  • Iêmen

  • Bahrein

  • Síria

  • Jordânia

  • Palestina

Nesses países a economia se baseia nos serviços e comércio, na produção agrícola e na indústria de pequena escala. É importante pontuar que os conflitos e guerras afetam diretamente o desenvolvimento econômico dos países, o que se reflete nos indicadores não só econômicos, mas principalmente sociais.

Cultura do Oriente Médio

O Oriente Médio apresenta um rico mosaico cultural que foi composto no decorrer de milênios. A região é conhecida por ser o berço de três das principais religiões professadas no mundo atualmente, sendo elas:

Entre os países do Oriente Médio, a primeira é a predominante, sendo praticada por, aproximadamente, 65% de sua população|1|. Nesse sentido, a religião orienta muitos dos costumes, da vida cotidiana e das tradições em países da região.

Diversas línguas e dialetos locais são falados atualmente no Oriente Médio. Como a maior parcela da população que vive na região é de origem árabe, este é um dos idiomas principais. Junto dele estão o persa, o hebraico, o turco, o aramaico e outros.

Confira no nosso podcast: Cultura material e cultura imaterial

Infraestrutura do Oriente Médio

Muitos países do Oriente Médio enfrentam sérios problemas estruturais e de acesso a serviços, o que pode variar de um para o outro. No entanto, eles partilham um desafio em comum, que é o abastecimento de água. Para sanar essa questão ao menos parcialmente, foram instaladas, em países como os Emirados Árabes, Arábia Saudita, Kuwait e Bahrein, usinas de dessalinização, para que fosse possível fornecer água potável para a população. Embora úteis para esse fim, seus rejeitos podem ocasionar a poluição das águas dos oceanos.

Como vimos anteriormente, o Oriente Médio abriga alguns dos maiores exportadores de petróleo do mundo, o que torna necessário a viabilização do escoamento dessa produção. Encontra-se na região uma ampla rede de oleodutos para o transporte da matéria-prima.

Além disso, grandes portos exportadores, como os portos de Jebel Ali, em Dubai, e Jeddah, na Arábia Saudita, e rotas comerciais estão localizados em países do oeste asiático. Um dos mais importantes é o canal de Suez, na península do Sinai, assim como o estreito de Ormuz, entre os golfos Pérsico e de Omã, alvo de muitas disputas e conflitos.

Curiosidades sobre o Oriente Médio

Representação de Masdar City, com veículo autônomo e edifícios.
Masdar City contará com veículos autônomos e fontes de energia renováveis.[2]
  • A população dos Emirados Árabes Unidos é formada por 87,9% de imigrantes de um total de 9,8 milhões de habitantes.

  • Cerca de 70% das usinas dessalinizadoras de água do mundo ficam no Oriente Médio.

  • Está em construção em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, uma cidade sustentável e que tem como principal meta a emissão zero de gás carbônico. A cidade planejada recebe o nome de Masdar City, e tem área de seis km².

Notas

|1| REDAÇÃO. Oriente Médio (política, economia e aspectos geográficos) – dicas e questões de vestibulares. Guia do Estudante, 16 maio 2017. Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/oriente-medio-politica-economia-e-aspectos-geograficos-dicas-e-questoes-de-vestibulares/.

Créditos das imagens

[1] Bilal Kocabas / Shutterstock

[2] Anna Ostanina / Shutterstock

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Oriente Médio"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/oriente-medio.htm. Acesso em 20 de setembro de 2021.

Lista de Exercícios
Questão 1

A economia do Oriente Médio sofre influência direta do clima, solo e topografia do terreno. Quais as principais atividades econômicas na região

Questão 2

A região que compreende o Oriente Médio está localizada na porção oeste do continente asiático, conhecida como Ásia ocidental. Quais os países que compõem o Oriente Médio?

Mais Questões
Artigos Relacionados
Clique aqui e entenda um pouco mais sobre a questão da religião no Oriente Médio!
Conheça os principais elementos que fazem parte dos aspectos naturais do Oriente Médio.
A geografia humana do Oriente Médio com ênfase em sua estruturação político-econômica após a Segunda Guerra, suas relações internacionais e a economia do petróleo.
Clique aqui e fique por dentro da atividade industrial no Oriente Médio!
Conheça mais sobre o Catar, país árabe do Oriente Médio com uma das maiores economias do mundo, impulsionada pela exploração do petróleo e outros recursos naturais.
Entenda como ocorreu e por que foi e ainda permanece polêmica a criação do Estado de Israel na Palestina, no fim dos anos 1940. Entenda também o conflito entre judeus e muçulmanos na região da Palestina.
Clique aqui e saiba como ocorreu a criação dos atuais Estados do Oriente Médio!
Faixa de Gaza é um país? Entenda um pouco mais sobre esse território palestino. Aprenda a sua geografia, e leia sobre os conflitos que ocorrem na região.
Clique aqui e amplie seus conhecimentos sobre a Geopolítica do Oriente Médio.
Clique no link para entender a Guerra Civil Síria, conflito que se iniciou em março de 2011. Entenda como começou esse embate e quais forças que lutam nele.