Tipos de migração

Os tipos de migração podem ser definidos de acordo com o destino, a permanência ou a motivação que fez com que a pessoa ou o grupo de pessoas deixasse o seu lugar de origem.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Os tipos de migração são determinados a partir de diferentes parâmetros, visto se tratar de um fenômeno complexo que é causado por fatores de cunho pessoal ou presentes no meio externo. Levando isso em consideração, definimos os seguintes tipos de migração:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Segundo o destino, as migrações podem ser internas ou externas.
  • Segundo o tempo de permanência, as migrações são temporárias ou definitivas.
  • Segundo a motivação, há migrações forçadas e espontâneas.

Leia também: Emigrar, imigrar e migrar: qual a diferença?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre os tipos de migração

  • Podemos analisar a migração a partir de vários parâmetros por se tratar de um fenômeno complexo. Por isso, temos diferentes tipos de migração.
    • Tomando como referência o destino, as migrações podem ser internas ou externas.
    • Segundo o tempo de permanência, as migrações são temporárias ou definitivas.
    • A motivação do deslocamento provoca migrações forçadas e espontâneas.
  • Existem outros tipos de migração que transitam entre os mencionados acima, que são:
    • migração sazonal;
    • transumância, que é um tipo de migração sazonal;
    • diáspora;
    • nomadismo.
  • A migração externa forçada marcou o período colonial do Brasil com a chegada dos africanos escravizados.
  • Em contrapartida, colonizadores e outros povos estrangeiros vieram ao país por meio da migração espontânea, que também foi e ainda é importante para a constituição da população brasileira.
  • Hoje é muito comum a migração interna. Segundo o IBGE, mais de 19 milhões de brasileiros vivem fora da sua região de origem no país.
  • As causas da migração dependem se ela é espontânea ou forçada. No primeiro caso, a mudança é motivada por questões como trabalho, estudos, tratamentos de saúde e outros.
  • A migração forçada pode ser causada por perseguições étnico-religiosas ou políticas, desastres naturais, guerras, escassez de alimentos ou água e outros.
  • Por migração se compreende o deslocamento de pessoas sobre a superfície terrestre. O indivíduo que realiza esse ato é chamado migrante.

Quais são os tipos de migração?

Esquema com os tipos de migração. (Créditos: Isa Galvão | Brasil Escola) [imagem_principal]
Esquema com os tipos de migração. (Créditos: Isa Galvão | Brasil Escola)

A migração é um fenômeno complexo que se desenrola sobre o espaço geográfico de diferentes maneiras. Por isso mesmo, é possível estabelecer uma série de parâmetros para a sua análise e entendimento, o que nos leva aos diferentes tipos de migração.

De acordo com o destino do deslocamento, podemos falar em migração interna ou migração externa. Entenda:

  • Migração interna

A migração interna é aquela realizada dentro dos limites de um mesmo território. Ela acontece entre as cidades (interurbana), dentro de uma mesma cidade (intraurbana), entre os estados (interestadual) ou as regiões (inter-regional) de um mesmo país. Isso significa, portanto, que as fronteiras internacionais não são transpostas. Dentro dessa categoria de migração, existem outros subtipos além dos mencionados anteriormente, dos quais o mais conhecido deles é a migração pendular.

São tipos de migração interna:

    • Migração pendular: muito atrelada com o trabalho ou os estudos, a migração pendular é aquela em que um indivíduo deixa a sua residência pela manhã, se desloca até uma cidade vizinha ou próxima para exercer suas atividades diárias e retorna para o local em que habita ao final do dia. Por causa dessa dinâmica, também recebe o nome de migração diária. A migração pendular é recorrente, sendo ela muito comum em regiões metropolitanas, grandes aglomerações urbanas etc.
    • Êxodo rural e êxodo urbano: o deslocamento desse tipo de migração se dá entre o campo e a cidade. Quando a mudança ocorre partindo do campo em direção à cidade, ela recebe o nome de êxodo rural. O contrário é conhecido como êxodo urbano. Ambos são tipos de migração que acontecem nacionalmente, apresentando caráter definitivo. O êxodo rural e urbano são migrações capazes de ocasionar profundas transformações no ordenamento espacial de um território, a exemplo da urbanização (crescimento populacional das cidades).
  • Migração externa

Nesse tipo de migração, o deslocamento acontece para fora do território em que a pessoa habita, partindo em direção a outro país. Dito de outra forma, acontece a transposição de fronteiras internacionais na migração externa. Da mesma forma como a migração interna, é importante não confundir esse movimento com o turismo, que é uma atividade temporária em que há um retorno previsto. No caso da migração externa, a pessoa deixa o seu país por um longo período de tempo, ou por tempo indeterminado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Migração temporária

As migrações temporárias são aquelas que têm tempo determinado, isto é, a pessoa se deslocou, mas possui um horário ou um período certo para retornar para o local onde habita.

Vimos dois casos de migração temporária, que são as migrações pendular e sazonal. No primeiro caso, o intervalo é mais curto, com duração de menos de um dia. Já na transumância, o tempo que o imigrante permanece depende do ciclo da natureza: a duração de uma estação seca, por exemplo, ou então período de colheita na lavoura. Ao final desses ciclos, há a chamada migração de retorno.

  • Migração definitiva

A migração definitiva é aquela feita por tempo indeterminado. O imigrante não tem a intenção de retornar para o seu local de origem, e já viaja com o objetivo de fixar moradia na cidade de destino.

Além dos tipos principais de migração apresentados, temos, também, dois tipos de migrações definidos pela causa: são as migrações forçadas e as espontâneas. No segundo caso, é da vontade da pessoa se deslocar para outra cidade, estado ou país, ainda que seja por questões como o trabalho, os estudos ou mesmo a saúde. Contudo, situações que envolvem guerras, perseguições étnicas, políticas ou religiosas, desastres naturais e outros eventos que oferecem risco à integridade física e à vida do indivíduo e/ou de sua família e demandam sua saída recebem o nome de migração forçada.

Existem tipos de migração que podem acontecer tanto dentro dos limites de um território quanto fora deles e que transitam entre os tipos de migração anteriormente mencionados. São elas:

  • Migração sazonal: motivada pela sazonalidade do clima de uma dada localidade ou pela alternância das estações do ano, o que interfere no ciclo da produção agrícola, na oferta de alimentos, na disponibilidade hídrica e na qualidade de vida em uma dada área.
  • Transumância: é, também, um tipo de migração sazonal que está relacionado com a oferta de postos de trabalho temporários, como durante o período de safra ou colheira, e também acontece por um prazo de tempo determinado.
  • Diáspora: acontece quando grupos populacionais inteiros migram de uma área a outra dentro do seu próprio país, ou para outros territórios. As principais diásporas do mundo aconteceram de forma forçada, motivadas por guerras e perseguições.
  • Nomadismo: o nomadismo é um tipo de migração que pressupõe movimento constante. O indivíduo, ou o grupo de indivíduos, permanece pouco tempo em uma área, e se desloca com frequência. Eles não apresentam uma residência fixa ou um lugar determinado para retornarem.

Leia também: Diáspora judaica — as migrações forçadas pelos quais os judeus passaram ao longo da história

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tipos de migração no Brasil

A migração é parte fundamental da história do Brasil. Foi por meio desse processo que os colonizadores portugueses e outros povos europeus aportaram no país, caracterizando a migração externa da Europa para a América.

Ainda durante o primeiro ciclo econômico do período colonial, a busca por mão de obra impulsionou a migração forçada de africanos de países da África Ocidental e Central, principalmente, para o Brasil. Os dados do IBGE revelam que mais de 4 milhões de africanos foram escravizados e trazidos à força para o Brasil em um intervalo de três séculos, representando, com isso, uma grande parcela da população que vivia no país.

Com o fim da escravidão, uma nova modalidade de migração foi observada no país: a migração espontânea. Atraídos por ofertas de trabalho e melhores condições, povos de diferentes origens como Itália, Alemanha e Japão imigraram para o Brasil. O intenso fluxo de migração externa aconteceu entre o final do século XIX e início do século XX.

É importante pontuarmos que, enquanto a migração externa ocorria, a migração interna sempre teve lugar no Brasil desde o início do período colonial. A partir de meados do século XX, as transformações produtivas no território resultaram na aceleração de um tipo bem específico de migração interna, que foi o êxodo rural.

A construção da nova capital, Brasília (DF), também incitou uma grande onda de migrações internas do Nordeste, de Minas Gerais e de São Paulo para o Centro-Oeste. Esse fluxo continuou durante as décadas de 1960 e 1970, motivado pela expansão da fronteira agrícola brasileira. A região metropolitana de São Paulo, a partir da segunda metade do século XX, também recebeu muito migrantes vindos de outras regiões do país em função da diversificação do seu parque industrial e da crescente urbanização.

Hoje, podemos identificar a migração interna como o principal tipo de migração no Brasil. A migração pendular é a mais comum, já que acontece diariamente em praticamente todo o território. Contudo, devemos ressaltar também os deslocamentos intermunicipais, interestaduais e inter-regionais como importantes na dinâmica populacional brasileira.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados do censo demográfico de 2022 mostram que 19,2 milhões de pessoas vivem fora da região em que nasceram, sendo que somente 9 das 27 UFs brasileiras apresentam saldo migratório positivo, isto é, a imigração é maior do que a emigração.

Santa Catarina, Mato Grosso e Goiás foram os estados que mais receberam imigrantes de outras partes do Brasil, ao passo que Distrito Federal, Acre e Amapá estão entre aqueles que mais perderam população. Considerando os fluxos migratórios, os principais acontecem entre os estados de São Paulo e Bahia, em ambos os sentidos, entre São Paulo e Minas Gerais e entre estados da região Sul do país.

Causas da migração

Grupo de refugiados deslocando-se sobre lama em razão de migração forçada.
A perseguição étnica ou religiosa pode provocar a migração forçada de grupos de pessoas.[1]

A migração, como previamente estabelecemos, é um fenômeno complexo e, como tal, são diversos os fatores que o produzem. Para melhor identificarmos quais são as causas da migração, é necessário fazer a separação entre os deslocamentos que são realizados espontaneamente e aqueles que são forçados, já que são motivações diferentes que incitam a sua ocorrência.

Causas da migração espontânea

Causas da migração forçada

  • Trabalho
  • Estudos
  • Intercâmbio cultural ou acadêmico
  • Tratamento de saúde
  • Busca por melhor qualidade de vida
  • Novas oportunidades de trabalho
  • Matrimônio
  • Perseguições étnicas ou religiosas
  • Perseguição política
  • Guerras e conflitos
  • Desastres naturais (furacões, terremotos)
  • Sazonalidade do clima
  • Escassez de água e/ou alimentos
  • Escravização

O que é migração?

Migração é o deslocamento de pessoas do seu local de origem em direção a outra cidade, região, estado ou país. A migração pode ser feita por um período breve de tempo ou por tempo indeterminado, o que depende da sua motivação. O indivíduo que migra é chamado de migrante, e a sua nomenclatura varia de acordo com o sentido do deslocamento:

  • são chamados imigrantes aqueles que chegam em uma determinada localidade. O processo de chegada é conhecido como imigração.
  • são chamados emigrantes aqueles que deixam a sua cidade natal, uma vez que eles realizaram a saída dessa localidade, ou emigração.

Leia também: Crise dos refugiados — o aumento massivo de pessoas que fogem de seus países de origem

Exercícios sobre tipos de migração

Questão 1

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

(UFGD) Considerando os conceitos relacionados à mobilidade espacial da população, analise as seguintes afirmações.

( ) Migração interna é aquela que ocorre no interior do Estado nacional.

( ) Migração internacional é aquela que ocorre para fora do país.

( ) Emigrante é aquele que deixa o seu lugar de origem.

( ) Imigrante é aquele que deixa o seu lugar de origem.

( ) Migração pendular é caracterizada pelo deslocamento diário de pessoas para estudarem ou trabalharem em outro município.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta de cima para baixo.

a) V - V - V - V - F

b) V - V - F - F - F

c) V - V - V - F - V

d) V - V - V - V - V

e) V - V - F - V – F

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Resposta: Alternativa C. Das afirmações apresentadas, somente a definição de imigrante é falsa. O imigrante é aquele que chega em um outro local que não o seu de origem.

Questão 2

(IF Sul – MG) De segunda a sexta-feira, um estudante parte do município de Conceição dos Ouros (MG) às 06h00 com destino à cidade de Pouso Alegre (MG), que está situada a 41 km de distância. O tempo de deslocamento é de aproximadamente 55 min. Ao chegar à cidade, se direciona para a escola. Após as 17h15, o estudante retorna à sua residência, em Conceição dos Ouros (MG), e, se prepara para a rotina que deverá cumprir no próximo dia. O movimento descrito no texto faz referência a:

a) Migração sazonal

b) Migração e emigração

c) Migração pendular

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

d) Migração forçada

Resposta: Alternativa C. O texto descreve a migração pendular realizada diariamente pelo estudante para fins acadêmicos.

Créditos da imagem

[1] zakir1346 / Shutterstock

Fontes

BRITTO, Vinícius. Censo 2022: 19,2 milhões de pessoas vivem fora de sua região de nascimento. Agência de Notícias IBGE, 27 jun. 2025. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/43815-censo-2022-19-2-milhoes-de-pessoas-vivem-fora-de-sua-regiao-de-nascimento.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

DANTAS, Eugenia Maria; MORAIS, Ione Rodrigues Diniz; FERNANDES, Maria José da Costa. Geografia da população. Natal: EDUFRN, 2011. 2. ed.

JORGE, Marcos do Amaral. Expansão de cidades médias é destaque no Censo 2022. Jornal da Unesp, 07 jul. 2023. Disponível em: https://jornal.unesp.br/2023/07/07/expansao-de-cidades-medias-e-destaque-no-censo-2022/.

SENE, Eustáquio de. Geografia Geral e do Brasil, 7º ano: ensino fundamental, anos finais. São Paulo: Scipione, 2018. 300p.

SILVA, K. A. A. da; CUNHA, J. M. P. da; ALONSO, R. M. de; CHAVES, L. F. Crescimento das cidades médias e interiorização da migração: realidade ou mito?. Revista Geografias, [S. l.], p. 25–40, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/geografias/article/view/13445.

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.
Deseja fazer uma citação?
GUITARRARA, Paloma. "Tipos de migração"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/tipos-migracao.htm. Acesso em 19 de dezembro de 2025.
Copiar

Videoaulas


"Crises migratórias no Brasil" escrito sobre fundo roxo ao lado da imagem do professor
📽 Reproduzindo

Lista de exercícios


Ver Todos

Exercício 1

O movimento ou deslocamento de pessoas e populações pela superfície terrestre é a definição de:

A) migração.

B) êxodo rural.

C) imigração.

D) emigração.

E) turismo.

Exercício 2

As migrações podem ser classificadas segundo o objetivo. O movimento migratório caracterizado pela necessidade de garantir a própria segurança ou a vida do indivíduo é:

A) espontânea.

B) forçada.

C) êxodo rural.

D) imigração.

E) temporária.

Exercício 3

Um dos processos migratórios mais comuns no mundo a partir da Primeira Revolução Industrial é o que se define pela saída de indivíduos do campo rumo às cidades. Esse tipo de migração é denominado:

A) migração inter-regional.

B) migração forçada.

C) migração intrarregional.

D) migração pendular.

E) êxodo rural.

Exercício 4

As cidades crescem em função dos movimentos migratórios e pelo próprio crescimento vegetativo. Em muitas áreas, é comum a ocorrência do fenômeno de conurbação, ou seja, a união espacial entre duas ou mais cidades. A junção de municípios promove as grandes aglomerações humanas, e as atividades econômicas desenvolvidas nessas cidades se tornam cada vez mais interligadas. Nesses ambientes, é muito comum a ocorrência de um tipo específico de migração que se caracteriza pelo deslocamento diário dos indivíduos que realizam ações de sua vida cotidiana, como trabalhar, estudar ou praticar atividades de lazer em cidades diferentes. Essa é a migração:

A) sazonal.

B) inter-regional.

C) urbana.

D) pendular.

E) transumância.