Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Geografia ambiental

A Geografia ambiental é uma área de estudo de grande importância para a sociedade. Com ela, compreendemos nossa relação com a natureza e pensamos em estratégias para o futuro.

Globo terrestre transparente em um ambiente de vegetação como representação da Geografia ambiental.
A Geografia ambiental estuda os aspectos do meio ambiente e as interações entre a sociedade e a natureza.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A Geografia ambiental é uma disciplina, inserida tanto no campo da Geografia física quanto no campo da Geografia humana, que se dedica ao estudo do meio ambiente e das relações estabelecidas entre os seres humanos e a natureza. Essa área do conhecimento geográfico analisa como a sociedade transforma o meio natural e se utiliza dos recursos nele presentes, avaliando os impactos provocados pelas atividades antrópicas no equilíbrio ambiental e as suas consequências nos âmbitos socioeconômico e geopolítico.

Leia também: Geografia urbana — o campo da geografia humana que se dedica à compreensão e à análise das cidades e do espaço urbano

Tópicos deste artigo

Resumo sobre Geografia ambiental

  • A Geografia ambiental é uma área da ciência geográfica que estuda o meio ambiente e as interações entre os seres humanos e a natureza, bem como os problemas ambientais e suas implicações socioeconômicas e geopolíticas.

  • Está inserida tanto no campo da Geografia física quanto no campo da Geografia humana.

  • Utiliza conceitos importantes como desenvolvimento sustentável, sustentabilidade, meio ambiente, ecossistema e biodiversidade.

  • É importante para a compreensão de como as ações humanas transformam a natureza e impactam o equilíbrio do meio ambiente, gerando consequências em maior ou menor escala para a sociedade e para a sua manutenção.

  • Dada a importância dos temas abordados pela Geografia ambiental, essa disciplina é cobrada com frequência nos vestibulares brasileiros e no Enem.

O que a Geografia ambiental estuda?

A Geografia ambiental é uma subárea da ciência geográfica que se dedica ao estudo e à compreensão do meio ambiente e das interações estabelecidas entre a sociedade e a natureza. Embora esse seja o objeto de estudo da Geografia de modo geral, o enfoque ambiental visa compreender como as ações humanas interferem no equilíbrio ecossistêmico e alteram as diferentes esferas do planeta Terra (atmosfera, hidrosfera, biosfera e litosfera), jogando luz nos impactos causados por essa correlação ser humano-natureza e nas suas consequências sociais, (geo)políticas e econômicas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Não podemos nos esquecer de que os estudos da Geografia ambiental abrangem, ainda, a organização da comunidade internacional para debater temas de extrema importância para a manutenção do nosso planeta e, principalmente, para a tomada de decisões coordenadas acerca das mudanças climáticas e da degradação ambiental, bem como das suas consequências para a sociedade e o meio ambiente no médio e longo prazo.

Na maioria das vezes, esses tópicos se conectam com temas referentes à Geopolítica, à Geografia econômica e a outras importantes áreas das ciências humanas e da natureza, como a Ecologia, o que faz com que a Geografia ambiental adquira caráter interdisciplinar, seja dentro do escopo da própria Geografia, seja em contato com outras áreas do conhecimento.

Conceitos importantes da Geografia ambiental

Pai e filho cultivando uma planta como representação da Geografia ambiental.
A Geografia ambiental faz uso de vários conceitos importantes, como desenvolvimento sustentável e sustentabilidade.

A grande maioria dos temas estudados pela Geografia ambiental se utiliza de alguns conceitos-chave em comum, e por isso é importante conhecermos melhor cada um deles.

  • Meio ambiente: conjunto de elementos naturais e dos processos biológicos e físico-químicos que permitem a existência e a manutenção da vida no planeta Terra. Do ponto de vista da ciência geográfica, o conceito de meio ambiente é mais abrangente, e compreende o espaço natural (inalterado pela ação dos seres humanos) e o espaço geográfico (meio dinâmico que está sujeito à ação constante dos seres humanos).

  • Sustentabilidade: princípio que defende a utilização racional dos recursos naturais, de modo que eles satisfaçam as necessidades do presente sem causar danos ao meio ambiente e estejam disponíveis, também, para as gerações futuras.

  • Desenvolvimento sustentável: modelo de desenvolvimento econômico, social e político que, ao mesmo tempo em que atende as necessidades da sociedade e dos agentes econômicos do presente, não compromete o equilíbrio ambiental e a disponibilidade de recursos naturais para as gerações do futuro.

  • Ecossistema: conjunto formado por fatores bióticos (plantas, animais, fungos, bactérias etc.) e fatores abióticos (água, rochas, radiação solar, solo, atmosfera) que interagem entre si em determinado espaço físico e formam um sistema em que há a trocas constantes de matéria e de energia.

  • Biodiversidade: conjunto formado por todos os seres vivos (fauna e flora) em uma localidade.

  • Problemas ambientais: desequilíbrios causados em uma ou mais esferas ambientais que causam prejuízos diretos para a biodiversidade e para os seres humanos. Podem ter causas naturais, mas os principais problemas ambientais têm origem nas atividades antrópicas.

Importância da Geografia ambiental

A Geografia ambiental é uma disciplina de grande importância prática e acadêmica. Por meio de seu estudo, é possível conhecermos de maneira aprofundada a biodiversidade do planeta Terra e os diferentes ecossistemas que nele estão presentes, além de compreendermos as dinâmicas das esferas terrestres e a maneira como elas interagem. Dessa forma, a Geografia ambiental nos proporciona análises sobre o papel dos seres humanos na transformação da natureza e sobre os impactos positivos e negativos que a ação antrópica provoca, bem como seus efeitos na sociedade.

Os conhecimentos adquiridos com base na Geografia ambiental permitem que tenhamos maior consciência sobre os problemas ambientais que acometem o nosso planeta, sendo possível ampliar o debate e, principalmente, a ação em direção a um modelo de desenvolvimento mais sustentável.

Veja também: Quais são as principais ações antrópicas no meio ambiente?

Geografia ambiental no Brasil

O Brasil é detentor de uma das maiores biodiversidades do mundo, proporcionada pela grande variedade climática e paisagística do país. Ao todo, seis biomas, com aspectos de fauna e flora bastante distintos, coexistem no território nacional, sendo eles:

  • Amazônia;

  • Caatinga;

  • Cerrado;

  • Pantanal;

  • Mata Atlântica;

  • Pampas.

Região da Floresta Amazônica como representação da Geografia ambiental no Brasil.
O Brasil abriga uma das maiores biodiversidades do mundo, detendo a maior parcela da Floresta Amazônica e também da água doce da América do Sul.

Os recursos naturais são, também, encontrados em abundância no território brasileiro. A água doce é o principal deles, sendo o Brasil abrigo da maior parcela da água potável da América do Sul. Outros importantes elementos naturais utilizados e/ou extraídos do meio para fins econômicos no país são os solos, minério de ferro, petróleo, gás natural, ouro, cobre e recursos biológicos, que incluem elementos da fauna e da flora brasileiras.

A intensificação das atividades industriais, a urbanização e a expansão da fronteira agrícola no Brasil, principalmente a partir da segunda metade do século XX, levaram a uma ampliação dos problemas ambientais no país, em especial o desmatamento e a perda de biodiversidade.

A Mata Atlântica é hoje o bioma mais devastado do Brasil, tendo somente 24% de sua cobertura original. Preocupa também as elevadas taxas de desmatamento na Amazônia e no Cerrado, as quais têm impacto direto na dinâmica dos ecossistemas e do clima local, além de afetar a população brasileira e até mesmo o desenvolvimento das atividades econômicas.

Geografia ambiental no Enem

A Geografia ambiental é um tema importante e presente nos mais diversos aspectos da nossa vida cotidiana, razão pela qual é cobrado com frequência nas provas de vestibular e no Enem. Valendo-se da interdisciplinaridade e dos acontecimentos atuais no Brasil e no mundo, a Geografia ambiental aparece no Enem em questões abordando principalmente o desenvolvimento sustentável e os problemas ambientais da atualidade (desmatamento, aquecimento global e mudanças climáticas, perda de biodiversidade, desertificação, ilha de calor, inversão térmica), explorando seus principais causadores e impactos para a sociedade e para o meio natural.

História da Geografia ambiental

O meio ambiente e a ação dos seres humanos sobre ele, transformando o espaço natural em espaço geográfico, sempre foram a temática central dos estudos da Geografia. Entretanto, em um primeiro momento, a abordagem que a ciência geográfica fazia do meio ambiente era majoritariamente descritiva da natureza e de seus fenômenos. O meio natural foi também incorporado nos estudos geográficos como um objeto de reflexão filosófica acerca da existência humana e do papel da natureza enquanto fornecedora de recursos e de moradia.

A Geografia ambiental como a conhecemos no presente se desenvolveu a partir do século XX, especialmente com o surgimento da corrente crítica do pensamento geográfico.

A década de 1970 representou um marco nas discussões ambientais em todo o mundo, provocando mudanças na maneira como o pensamento geográfico se ocupava dessas questões. Foi durante esse período que aconteceu a primeira conferência mundial sobre o agravamento dos problemas ambientais ocasionados pela intensificação da ação antrópica sobre o meio, em especial o aquecimento global. Além disso, a década marcou o surgimento do conceito de desenvolvimento sustentável, com base no qual uma série de estratégias e políticas climáticas e ambientais foram elaboradas em escala internacional.

A Geografia ambiental está, hoje, incorporada nos ramos de estudo da Geografia humana e da Geografia física, permeando a maior parte dos temas pertinentes desse campo do conhecimento científico.

Veja também: Conferências ambientais — as reuniões realizadas a fim de discutir questões sobre o meio ambiente

Exercícios resolvidos sobre Geografia ambiental

Questão 1

(Enem)

Infográfico sobre a interferência antrópica nos elementos da natureza em uma questão do Enem sobre Geografia ambiental.

No infográfico, a interferência antrópica nos elementos da natureza é marcada pela:

A) elevação da temperatura na área industrial.

B) alteração na modelagem do terreno florestal.

C) concentração de ar poluído em aterro sanitário.

D) impermeabilização do solo em local pouco povoado.

E) preservação da vegetação intocada no espaço arborizado.

Resolução:

Alternativa A

A interferência antrópica é marcada pelo aumento das temperaturas na área urbanizada onde se concentra a atividade industrial. Esse fenômeno é conhecido como ilha de calor, e tem como causa a presença de extensas superfícies de asfalto e concreto, a ausência de vegetação ou áreas verdes e o lançamento de gases poluentes na atmosfera.

Questão 2

(Enem)

As queimadas, cenas corriqueiras no Brasil, consistem em prática cultural relacionada com um método tradicional de “limpeza da terra” para introdução e/ou manutenção de pastagem e campos agrícolas. Esse método consiste em: a) derrubar a floresta e esperar que a massa vegetal seque; b) atear fogo, para que os resíduos grosseiros, como troncos e galhos, sejam eliminados e as cinzas resultantes enriqueçam temporariamente o solo. Todos os anos, milhares de incêndios ocorrem no Brasil, em biomas como Cerrado, Amazônia e Mata Atlântica, em taxas tão elevadas, que se torna difícil estimar a área total atingida pelo fogo.

CARNEIRO FILHO, A. Queimadas. Almanaque Brasil Socioambiental. São Paulo Instituto Socioambiental 2007 (adaptado).

Um modelo sustentável de desenvolvimento consiste em aliar necessidades econômicas e sociais à conservação da biodiversidade e da qualidade ambiental. Nesse sentido, o desmatamento de uma floresta nativa, seguido da utilização de queimadas, representa:

A) método eficaz para a manutenção da fertilidade do solo.

B) atividade justificável, tendo em vista a oferta de mão de obra.

C) ameaça à biodiversidade e impacto danoso à qualidade do ar e ao clima global.

D) destinação adequada para os resíduos sólidos resultantes da exploração da madeira.

E) valorização de práticas tradicionais dos povos que dependem da floresta para sua sobrevivência.

Resolução:

Alternativa C

A remoção da cobertura vegetal e a ação do fogo representam uma ameaça direta para a manutenção da flora e da fauna, uma vez que destroem os habitats de espécies da biodiversidade local e ocasionam, diretamente, a morte de animais e plantas. Além disso, as queimadas provocam a liberação de fumaça com elementos poluentes da atmosfera.

Fontes

LELIS, D. A. J.; PEDROSO, D. S. As correntes da Geografia e da Educação Ambiental presentes na BNCC e nas DCNEA. Revista Sergipana de Educação Ambiental, v. 8, n. 1, p. 1-20, 2021. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revisea/article/view/15871.

SOUZA, M. L. O que é a Geografia Ambiental? AMBIENTES: Revista de Geografia e Ecologia Política, v. 1, n. 1, p. 14, p. 14-37, 2019. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ambientes/article/view/22684.

SOUSA, V. P. Geografia e meio ambiente: Reflexões acerca das práticas socioculturais na concepção de sustentabilidade. Revista Diversidade e Gestão, v. 1, n. 2, p. 178-188, 2017. Disponível em: http://costalima.ufrrj.br/index.php/diversidadeegestao/article/view/860.

MENDONÇA, F. Geografia socioambiental. Terra Livre, v. 1, n. 16, p. 113-132, 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/352.

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Geografia ambiental"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/espaco-meio-ambiente.htm. Acesso em 20 de abril de 2024.

Lista de exercícios


Exercício 1

A Geografia ambiental tem como conceito central o meio ambiente. Esse conceito está atrelado ao

a) espaço natural e geográfico, composto pelos diversos elementos da natureza.

b) âmbito da esfera natural do espaço, que reúne apenas a paisagem natural.

c) conjunto de objetos artificiais, criados pelas sociedades humanas.

d) processo de transformação do espaço natural pelas atividades produtivas.

e) ambiente natural, formado apenas por seres da natureza, como a fauna e flora.

Exercício 2

O conceito de desenvolvimento sustentável é um dos mais difundidos nos estudos ambientais. Ele corresponde à ideia de

a) promover o reflorestamento das áreas degradadas pela retirada da vegetação.

b) conciliação entre o desenvolvimento socioeconômico e a preservação ambiental.

c) preservação somente das paisagens naturais existentes nas paisagens terrestres.

d) aliar crescimento econômico com estratégias para camuflar as perdas ambientais.

e) transformação do espaço natural baseada no máximo uso dos recursos naturais.

Artigos Geografia ambiental


A era do degelo

Entenda como o aumento da temperatura da Terra tem causado o degelo no Ártico e Antártica
Geografia

Acordo de Paris

O que é o Acordo de Paris? Entenda o acordo assinado por 195 países para reduzir o avanço do aquecimento global. Veja também os países que não assinaram o acordo.
Geografia

Agenda 21

Leia o texto e entenda o que é a Agenda 21. Veja seus objetivos e sua importância. Conheça a Agenda 21 Brasileira e a Agenda 2030.
Geografia

Agricultura intensiva e meio ambiente

Saiba mais sobre a relação entre a agricultura intensiva e o meio ambiente, os impactos resultantes e as possíveis soluções.
Geografia

Agricultura Sustentável, o Homem e o Meio Ambiente

Clique e veja o quanto a agricultura sustentável é benéfica ao meio ambiente e à sociedade!
Geografia

Agrotóxicos

Saiba o que são os agrotóxicos, quais os tipos, quais as principais vantagens e desvantagens associadas a esses defensivos agrícolas e seu uso no Brasil.
Geografia

Aquecimento terrestre

O sol é responsável pelo aquecimento terrestre. Confira aqui mais informações sobre este assunto.
Geografia

Biodiversidade

Aprenda mais sobre biodiversidade clicando aqui! Apresentaremos neste texto o conceito de biodiversidade e entenderemos sua importância.
Geografia

Biopirataria

Você sabe o que é biopirataria? Clique aqui e veja como ocorre a biopirataria. Conheça suas consequências e quais são os animais afetados pela biopirataria.
Geografia

Buraco na Camada de Ozônio

Descubra como o crescimento do buraco na camada de ozônio afeta a vida na Terra.
Geografia

Caça de Baleias

A caça de baleias já foi uma atividade muita intensa, no entanto, atualmente a caça de baleias para fins comerciais é proibida. Confira!
Geografia

Carbono neutro

Você sabe o que é carbono neutro? Leia o texto e descubra tudo sobre esse importante conceito ambiental. Saiba como atingir a neutralidade de carbono.
Geografia

Chuva ácida

Entenda melhor o que é chuva ácida, como se forma e como ocorre. Saiba também quais são as principais consequências desse fenômeno para o meio ambiente.
Geografia

Classificação do Lixo

Clique aqui e conheça quais são os tipos de classificação do lixo!
Geografia

Como amenizar os problemas ambientais

Como amenizar os problemas ambientais? Existe um conjunto de medidas que contribui para a melhoria das condições relativas ao Meio Ambiente. Confira!
Geografia

Como diminuir a poluição do ar

Confira aqui algumas atitudes que ajudam a diminuir a poluição do ar!
Geografia

Conferências ambientais

Entenda mais sobre as conferências ambientais. O texto a seguir irá ajudá-lo na compreensão do que são, como surgiram e por que são necessárias as conferências ambientais, que reúnem...
Geografia

COP 27 — Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas

Acesse e entenda a importância da COP 27 para o meio ambiente. Leia sobre a origem dessa conferência climática. Veja os objetivos e os assuntos discutidos na COP 27.
Geografia

COP – Conferência das Partes

Clique aqui e entenda o que é COP – Conferência das Partes. Saiba como ela funciona e descubra quais foram suas principais conquistas.
Geografia

Créditos de carbono

Saiba o que são créditos de carbono. Veja como esses créditos surgiram, qual a relação com o Protocolo de Kyoto e suas principais vantagens e desvantagens.
Geografia

Crescimento Econômico da China e o Desafio da Sustentabilidade

Veja uma discussão acerca da realidade socioambiental da China frente aos desafios à sustentabilidade.
Geografia

Degradação ambiental

Clique aqui, entenda o que é degradação ambiental e saiba quais são suas causas, seus tipos e suas consequências.
Geografia

Desastres ambientais

Afinal, o que são desastres ambientais? Clique aqui, entenda o que são e conheça os piores desastres ambientais que aconteceram no Brasil e no mundo.
Geografia

Desenvolvimento sustentável

Entenda o que é desenvolvimento sustentável e a sua importância. Veja exemplos de ações sustentáveis e o que falta para atingirmos esse modelo de desenvolvimento.
Geografia

Desertificação

A desertificação tem afetado a Caatinga brasileira e muitas outras regiões do planeta. Entenda mais sobre esse problema clicando aqui. Conheça possíveis soluções.
Geografia

Desmatamento

Saiba o que é desmatamento e como essa prática tem provocado inúmeros problemas ambientais. Veja como está o desmatamento no mundo e nos biomas brasileiros.
Geografia

Desmatamento e Poluição do ar

Clique aqui e confira como o desmatamento contribui para a poluição do ar!
Geografia

Destruição das Florestas

Caracterizar os motivos que proporcionaram o aumento da destruição das florestas nativas e descrever as suas consequências para os ecossistemas e para a sociedade em geral.
Geografia

Ebulição global

Você sabe o que é ebulição global? Clique aqui, veja o que causou esse fenômeno, quais são as suas consequências e saiba como impedir o seu avanço.
Geografia

ECO-92

Acesse nosso texto para entender o que foi a ECO-92 e sua importância para as discussões ambientais. Saiba quais foram os principais resultados dessa conferência.
Geografia

Economizar o planeta

Confira aqui como economizar o planeta, isto é, adquirir hábitos podem evitar danos ao meio ambiente!
Geografia

Efeito estufa

Saiba o que é o efeito estufa, quais são suas causas e consequências, os gases que o causam, além de conferir um mapa mental completo sobre o assunto!
Geografia

Estocolmo-72

Entenda aqui o que foi a Conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente e desenvolvimento de Estocolmo-72.
Geografia

Fertilizantes

Saiba tudo sobre os fertilizantes clicando aqui. Entenda qual é a sua função e de que forma eles são aplicados. Descubra quais são os fertilizantes mais usados.
Geografia

Formas de degradação do solo

Conheça os principais tipos de degradação do solo, tais como a desertificação, arenização, laterização e outros.
Geografia

Greenpeace

Entenda como o Greenpeace atua clicando aqui. Conheça a origem da organização e algumas de suas ações vitoriosas. Veja como se dá a ação do Greenpeace no Brasil.
Geografia

Hotspots

Conheça o conceito de hostpots, bem como as principais regiões do mundo que necessitam ser prioritariamente conservadas.
Geografia

Incêndios florestais

Acesse e entenda as principais causas e consequências dos incêndios florestais. Saiba onde eles acontecem no mundo e no Brasil e veja algumas maneiras de evitá-los.
Geografia

Incêndios na Europa

Entenda quais foram as principais causas e consequências dos incêndios florestais que acometeram a Europa. Saiba o papel das mudanças climáticas nesses eventos.
Geografia

Lixo Espacial

Confira aqui o que é lixo espacial, quais perigos ele oferece e como evitar sua produção.
Geografia

Meio ambiente

Por que é importante preservar o meio ambiente? Acesse para saber mais. Entenda o que é meio ambiente e quais são os principais problemas ambientais do mundo hoje.
Geografia

Microplásticos

Você sabe o que são microplásticos? Clique aqui, entenda o que são e descubra como eles afetam os oceanos, as cadeias alimentares e os seres humanos.
Geografia

Natureza e ação humana

Qual é a relação entre a natureza e a ação humana? Como a utilização das diferentes técnicas produz o espaço geográfico? Clique e confira!
Geografia

O cidadão no desenvolvimento sustentável

As principais atitudes que podem contribuir para o desenvolvimento sustentável.
Geografia

O que é pegada ecológica?

Você sabe o que é pegada ecológica? Clique aqui e entenda o que é. Veja como é feito seu cálculo e entenda qual é a importância desse indicador.
Geografia

Política e Meio Ambiente

Descrever os tratados e encontros mais importantes que foram realizados a partir da década de 1960 em prol do meio ambiente.
Geografia

Poluição Hídrica

Confira aqui os diversos fatores negativos da poluição hídrica.
Geografia

Poluição Marinha

Os oceanos e mares sofrem com a poluição causada pelo homem
Geografia

Poluição Oceânica

A poluição oceânica traz diversos prejuízos para o planeta e para os seres vivos.
Geografia

Poluição por derramamento de petróleo

Clique aqui e compreenda melhor as consequências da poluição por derramamento de petróleo para o meio ambiente e também para os seres humanos.
Geografia

Poluição química no campo

Clique aqui e entenda quais são os agentes responsáveis pela poluição química!
Geografia

Poluição Visual

Você sabe o que é poluição visual? Clique e entenda!
Geografia

Principais problemas ambientais

Clique aqui, conheça os principais problemas ambientais do Brasil e do mundo e saiba quais são suas consequências e suas soluções.
Geografia

Problemas ambientais rurais

Os problemas ambientas são uma preocupação crescente. Você sabe como eles são causados e afetam o meio rural? Leia nosso texto e entenda melhor essa questão.
Geografia

Queimadas

Entenda sobre as causas e consequências das queimadas. Conheça os diferentes tipos de queimadas. Saiba mais sobre o controle de queimadas no Brasil.
Geografia

Questão Ambiental na Nova Ordem Mundial

Análise de como as transformações conhecidas, como a Nova Ordem Mundial, modificaram as políticas internacionais relacionadas à questão ambiental.
Geografia

Rio+10

A Rio+10, ou Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável, foi um evento de extrema importância. Confira!
Geografia

Terraceamento

Entenda como funciona o terraceamento, uma técnica agrícola que busca evitar as erosões do solo e manter a produtividade em áreas íngremes.
Geografia

Tipos de poluição

Conheça os principais tipos de poluição existentes, com as suas respectivas causas e impactos socioambientais.
Geografia

Transformação da natureza

O homem tem modificado de forma significativa as paisagens naturais.
Geografia

PUBLICIDADE