Topo
pesquisar

Espaço e Meio Ambiente

Geografia

A compreensão geográfica da relação entre Espaço e Meio Ambiente pode ser uma relevante maneira de promover a construção de um mundo verdadeiramente sustentável.
A Geografia pode compreender as relações entre Espaço e Meio Ambiente
A Geografia pode compreender as relações entre Espaço e Meio Ambiente
PUBLICIDADE

A Geografia, como sabemos, é a ciência que estuda o espaço geográfico, representando os esforços de se compreender, sobretudo, a relação entre o ser humano com o meio natural e o meio transformado, o espaço geográfico. Os debates sobre a questão ambiental, por sua vez, também envolvem, de certo modo, a interação da sociedade com a natureza e os impactos e possibilidades no que se refere à exploração do meio natural. Por isso, a construção de uma Geografia ambiental, ou seja, que reúna conhecimentos entre espaço e meio ambiente, é de acentuada relevância.

O Meio Ambiente, por definição, seria então o substrato terrestre sobre o qual se estabelece a vivência dos mais diversos tipos de espécies vegetais ou animais, bem como os recursos naturais responsáveis pelo seu sustento. Quando falamos em “preservar o meio ambiente”, falamos, portanto, em manter conservada toda a cadeia de elementos naturais responsável pela manutenção das espécies quanto a própria diversidade dessas espécies em si.

A ciência geográfica, nesse contexto, possui um papel muito importante, pois ela atua no sentido de compreender e descrever os aspectos físicos e socioespaciais desse meio natural, além de se envolver em questões geopolíticas e de estabelecer uma escala que vai do local ao global. Outra importante atuação é relacionar as diferentes formas de manifestação espacial, proporcionando conhecimentos e conceitos relativos à interferência do meio natural na sociedade e, principalmente, da sociedade sobre o meio.

Assim sendo, na presente seção, você encontrará informações e textos sobre natureza e sustentabilidade, com foco em questões como os problemas socioambientais (efeito estufa, aquecimento global, problemas ambientais urbanos, degradação dos solos, dos rios e dos recursos naturais, entre outros) e também das políticas sociais, geopolíticas e ambientais de um modo geral. Esperamos, com isso, oportunizar a construção de um espaço para debate e aprendizado, que vistas à difusão de ideias focadas na conservação do meio ambiente.

Confira nossos textos e boa leitura!


Por Me. Rodolfo Alves Pena

Listagem de Artigos

Lista de Exercícios
Questão 1

 “Solos saudáveis são fundamentais para os suprimentos de alimentos, combustíveis, fibras e até medicamentos, disse a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) […]. De acordo com a FAO, a América Latina e o Caribe têm as maiores reservas de terras cultiváveis do mundo; portanto, o cuidado e a preservação dos seus solos é fundamental para que a região alcance a meta de erradicação da fome”.

(Nações Unidas no Brasil. Disponível em <http://nacoesunidas.org/na-primeira-comemoracao-do-dia-mundial-dos-solos-onu-lembra-sua-importancia-para-todos>. Acesso em: 23 jan. 2015).

Existem várias técnicas nos sistemas de cultivo que permitem o uso do solo sem afetar a sua conservação, EXCETO:

a) terraceamento

b) rotação de culturas

c) adubação orgânica

d) fertilização química

e) plantio em curvas de nível

Questão 2

Um dos eventos climáticos naturais que vêm sendo intensificados pelas práticas antrópicas, causando, assim, a problemática relacionada ao aquecimento global, é:

a) a formação das ilhas de calor urbanas.

b) a inversão térmica e concentração de poluentes.

c) a manifestação do efeito estufa.

d) o buraco na camada de ozônio.

e) o recongelamento das calotas polares.

Ver resposta

artigos Espaço e Meio Ambiente

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola