A Geografia, como sabemos, é a ciência que estuda o espaço geográfico, representando os esforços de se compreender, sobretudo, a relação entre o ser humano com o meio natural e o meio transformado, o espaço geográfico. Os debates sobre a questão ambiental, por sua vez, também envolvem, de certo modo, a interação da sociedade com a natureza e os impactos e possibilidades no que se refere à exploração do meio natural. Por isso, a construção de uma Geografia ambiental, ou seja, que reúna conhecimentos entre espaço e meio ambiente, é de acentuada relevância.
O Meio Ambiente, por definição, seria então o substrato terrestre sobre o qual se estabelece a vivência dos mais diversos tipos de espécies vegetais ou animais, bem como os recursos naturais responsáveis pelo seu sustento. Quando falamos em “preservar o meio ambiente”, falamos, portanto, em manter conservada toda a cadeia de elementos naturais responsável pela manutenção das espécies quanto a própria diversidade dessas espécies em si.
A ciência geográfica, nesse contexto, possui um papel muito importante, pois ela atua no sentido de compreender e descrever os aspectos físicos e socioespaciais desse meio natural, além de se envolver em questões geopolíticas e de estabelecer uma escala que vai do local ao global. Outra importante atuação é relacionar as diferentes formas de manifestação espacial, proporcionando conhecimentos e conceitos relativos à interferência do meio natural na sociedade e, principalmente, da sociedade sobre o meio.
Assim sendo, na presente seção, você encontrará informações e textos sobre natureza e sustentabilidade, com foco em questões como os problemas socioambientais (efeito estufa, aquecimento global, problemas ambientais urbanos, degradação dos solos, dos rios e dos recursos naturais, entre outros) e também das políticas sociais, geopolíticas e ambientais de um modo geral. Esperamos, com isso, oportunizar a construção de um espaço para debate e aprendizado, que vistas à difusão de ideias focadas na conservação do meio ambiente.
Confira nossos textos e boa leitura!
Por Me. Rodolfo Alves Pena
“Solos saudáveis são fundamentais para os suprimentos de alimentos, combustíveis, fibras e até medicamentos, disse a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) […]. De acordo com a FAO, a América Latina e o Caribe têm as maiores reservas de terras cultiváveis do mundo; portanto, o cuidado e a preservação dos seus solos é fundamental para que a região alcance a meta de erradicação da fome”.
(Nações Unidas no Brasil. Disponível em <http://nacoesunidas.org/na-primeira-comemoracao-do-dia-mundial-dos-solos-onu-lembra-sua-importancia-para-todos>. Acesso em: 23 jan. 2015).
Existem várias técnicas nos sistemas de cultivo que permitem o uso do solo sem afetar a sua conservação, EXCETO:
a) terraceamento
b) rotação de culturas
c) adubação orgânica
d) fertilização química
e) plantio em curvas de nível
Um dos eventos climáticos naturais que vêm sendo intensificados pelas práticas antrópicas, causando, assim, a problemática relacionada ao aquecimento global, é:
a) a formação das ilhas de calor urbanas.
b) a inversão térmica e concentração de poluentes.
c) a manifestação do efeito estufa.
d) o buraco na camada de ozônio.
e) o recongelamento das calotas polares.
Ver resposta