Topo
pesquisar

Natureza e ação humana

Geografia

As sociedades constituem-se por meio da síntese da relação entre a natureza e a ação humana. É possível manter tal relação sem prejudicar o meio ambiente?
O ser humano, por meio das técnicas, transforma o ambiente natural
O ser humano, por meio das técnicas, transforma o ambiente natural
PUBLICIDADE

Os seres humanos, desde tempos pré-históricos, atuam no sentido de transformar o meio natural em que vivem. Inicialmente, todos os povos do mundo eram nômades, ou seja, deslocavam-se de um local para outro, buscando por alimentos e por locais de moradia e sustento. Com o tempo, foram desenvolvidas técnicas para cultivo de vegetais e frutos, além da adoção de procedimentos de confinamento e criação de animais. Com isso, desenvolveram-se a agricultura e a pecuária, o que permitiu que os grupos humanos pudessem fixar-se em determinados locais, formando as primeiras civilizações.

Com o passar dos séculos, essas sociedades desenvolveram técnicas cada vez mais avançadas para garantir não só as necessidades de suas populações, mas também o seu poder e domínio sobre outras áreas. Dessa forma, tais técnicas tornaram-se realmente complexas, mas sem deixarem de lado a premissa mais básica desde o surgimento dos primeiros povoados: a necessidade de utilização e transformação da natureza.

Por esse motivo, dizemos que o espaço geográfico – o campo das atividades humanas – é sempre produzido e transformado pela sociedade. Assim, percebemos que existe um vínculo entre natureza e ação humana, ou seja, entre o espaço natural e o espaço geográfico. Como exemplo dessa ação, temos as matérias-primas extraídas do meio ambiente ou a remoção de matas e florestas para o cultivo de alimentos ou matérias-primas empregadas na produção de mercadorias. A extração de minérios também pode ser considerada um exemplo da forma como o ser humano transforma o ambiente em que vive.

A mineração é um exemplo do processo de utilização da natureza pelos seres humanos
A mineração é um exemplo do processo de utilização da natureza pelos seres humanos

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mas essa relação é sempre tranquila e harmoniosa? Não. Muitas vezes os seres humanos exploram além da conta a natureza, provocando profundas alterações sobre o meio natural. Quando áreas inteiras de florestas são devastadas ou quando rios são profundamente poluídos, observa-se o impacto da sociedade sobre a natureza.

A consequência de tal processo é vista por meio de efeitos diversos, como os processos erosivos que afetam áreas de rios, lagos ou até campos de atividade agrícola, a perda de recursos hídricos ou até eventuais alterações climáticas proporcionadas pela perda de áreas naturais ou pela grande emissão de gases tóxicos na atmosfera. Por isso, registra-se também o impacto da natureza sobre a sociedade.

Área erodida pela mau uso do solo, com a perda de uma área agricultável
Área erodida pelo mau uso do solo, com a perda de uma área agricultável

No campo dessas ideias, vários movimentos sociais e grupos ativistas surgiram com o objetivo de combater e diminuir os efeitos da ação das sociedades sobre o meio ambiente. Atualmente, em tempos de capitalismo e globalização, tais efeitos são gradativamente mais intensos, o que proporciona preocupações generalizadas com questões como o agravamento do efeito estufa, o aquecimento global, a poluição e os problemas ambientais das cidades, entre outros tipos de impactos ambientais.

Portanto, mais do que simplesmente consumir a totalidade dos recursos naturais e agredir a natureza de forma frenética, a humanidade precisa desenvolver técnicas sustentáveis de melhor aproveitamento desses recursos. Falar em sustentabilidade é falar em garantir a preservação dos recursos naturais para as próximas gerações, o que se tornou um grande desafio para todas as sociedades do mundo contemporâneo.


Por Me. Rodolfo Alves Pena

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PENA, Rodolfo F. Alves. "Natureza e ação humana"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/natureza-acao-humana.htm. Acesso em 18 de julho de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

Observe o cartum a seguir:

Charge retratando a “morte” da natureza
Charge retratando a “morte” da natureza

Fonte: Angeli. Disponível em: Uol.com

Uma causa e uma consequência da ação antrópica ilustrada na charge acima está corretamente expressa em:

a) intensificação da política agroindustrial – diminuição das fontes de energia limpa

b) aumento da demanda por recursos – ampliação da poluição atmosférica

c) expansão da fronteira agrícola – exposição dos solos aos agentes intempéricos

d) reordenamento rural-urbano do Brasil – agravamento do aquecimento global

e) contenção da produção manufaturada – enfraquecimento da matriz energética

Questão 2

Mais de 90% dos municípios brasileiros sofrem com a ocorrência de impactos ambientais, de acordo com a Pesquisa de Informações Municipais de 2008, divulgada nesta sexta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) […]. A ocorrência de impactos que afetaram as condições de vida da população foi registrada em 829 dos 5.564 municípios, o que equivale a 14,9%. O problema é mais comum nas Regiões Norte (24,1% dos municípios) e Nordeste (20,3% dos municípios). A Região Sul é a que tem menos frequência desse registro, com 9,3%.

Adaptado de: G1, Brasil (12/12/08). Disponível em: <http://g1.globo.com>

As cidades também sofrem com os problemas ambientais. Entre esses problemas, aquele que possui caráter essencialmente antrópico é:

a) inversão térmica

b) ilhas de calor

c) aquecimento global

d) má drenagem do solo

e) efeito estufa

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola