close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Buraco na Camada de Ozônio

O buraco na camada de Ozônio causa efeitos nocivos em razão da grande quantidade de gases poluentes na atmosfera.

A camada de ozônio é o “protetor solar” natural da Terra. Observe a coloração azulada do buraco localizado sobre a Antártida, no polo sul
A camada de ozônio é o “protetor solar” natural da Terra. Observe a coloração azulada do buraco localizado sobre a Antártida, no polo sul
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A camada de ozônio protege a Terra contra os efeitos nocivos da radiação solar, absorvendo os raios ultravioletas (UV) irradiados pelo Sol, que é prejudicial aos animais e vegetais que aqui vivem, pois eles podem causar danos na pele, como câncer; nos olhos, como a catarata; e também alterar o funcionamento celular das plantas. A camada funciona como um “protetor solar” natural e sem ela não existiria os seres vivos.

Essa camada é composta pelo gás ozônio (O3), um gás rarefeito que reage facilmente com outros compostos químicos, principalmente com o cloro. Está localizada na camada atmosférica chamada estratosfera, cerca de 20 a 35 quilômetros da superfície terrestre.

O buraco na camada de ozônio é um processo que ocorre normalmente na Terra durante certas épocas do ano e que depois desaparece. A ocorrência do buraco é nas regiões polares do Ártico e Antártida, já que o frio facilita a transformação química dos elementos que reagem com o ozônio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mas nas últimas décadas esse buraco aumentou e começou a não desaparecer, isso porque o ser humano intensificou o aumento desse buraco através da produção exagerada de gases poluentes na atmosfera. O exemplo mais comum de gás poluente é o gás CFC (clorofluorcarbono), que reage facilmente com o ozônio (O3), que foi muito utilizado na indústria em geladeira, freezer e spray aerossol.

Hoje ocorre no mundo todo um processo de substituição desse gás CFC e de outros gases poluentes da atmosfera terrestre na tentativa de reduzir o tamanho do buraco na camada de ozônio e, dessa forma, proteger os seres vivos das ações nocivas da radiação ultravioleta.


Por Suelen Alonso
Mestre em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ALONSO, Suelen. "Buraco na Camada de Ozônio "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/buraco-na-camada-ozonio.htm. Acesso em 23 de maio de 2022.

De estudante para estudante


Como foi transformada vegetação de Rondônia

Por Valentina
Responder
Ver respostas

quais são as caractrrísticas da litosfera? 

Por Lara Ferreira
Responder
Ver respostas

Videoaulas


Estude agora


Nove noites | Análise Literária [Fuvest]

Assista à nossa videoaula para conhecer um pouco mais da obra “Nove noites”, do escritor e jornalista Bernardo...

Pré-Enem | Corrente elétrica, leis de Ohm e circuitos elétricos

O Pré-Enem é o intensivo preparatório do Brasil Escola para o Enem. Nele nós separamos os principais temas que...