Topo
pesquisar

Poluição química no campo

Geografia

O uso de produtos como agrotóxicos e fertilizantes pode ocasionar a poluição química do solo e da água.
Aplicação de agrotóxico em lavoura
Aplicação de agrotóxico em lavoura
PUBLICIDADE

A poluição química ocorre por meio da presença de produtos químicos que são prejudiciais, os resultados provenientes dessa contaminação podem aparecer de forma imediata ou posteriormente, isso depende do tipo do poluente.

A poluição química é provocada por dois tipos de poluentes que são classificados em biodegradáveis, como detergentes, inseticidas, fertilizantes entre outros, e os persistentes, como DDT (dicloro-difenil-tricloroetano), mercúrio e outros que causam sérios problemas a partir da contaminação.

Na produção agropecuária, a contaminação química é mais evidente em razão da utilização de insumos agrícolas como fertilizantes, inseticidas e herbicidas. O uso de substâncias químicas na produção agropecuária se difundiu a partir dos anos 60, com objetivo de alcançar uma produção de melhor qualidade e assim obter uma boa aceitação no mercado.

A contaminação ocorre no solo e nas águas, quando os fertilizantes e os agrotóxicos são conduzidos através das águas da chuva, uma parte penetra no solo, que atinge o lençol freático e contamina o aquífero; a outra parte é levada pela enxurrada até os mananciais, como córregos, rios e lagos que se encontram nas partes mais baixas do relevo. Com a contaminação, os animais silvestres e domésticos ingerem sementes e frutos das lavouras, além de consumir água contaminada no curso fluvial. Outro agravante é a contaminação humana, o homem utiliza a água que ficou sujeita à poluição provocada pela produção agrícola.

Outro problema que acontece no solo proveniente da poluição química é em relação à quebra da cadeia de microfauna (minhocas, formigas, besouro, fungos, bactérias) presente no litossolo, que favorece a fertilidade do solo por meio da interatividade entre os organismos. O solo contaminado destrói esses seres vivos, perde a fertilidade, tornando-se estéril, sendo necessária uma aplicação cada vez maior de insumos agrícolas.

Em um primeiro momento, o uso de agrotóxicos e fertilizantes ficou restrito somente aos países desenvolvidos, somente nos anos 60 atingiu as nações subdesenvolvidas e promoveu uma verdadeira revolução na produção agrícola, mas lembrando que são negativos os reflexos derivados dessa prática.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Poluição química no campo "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/poluicao-quimica-no-campo.htm. Acesso em 20 de julho de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola