Topo
pesquisar

Componentes do ecossistema

Biologia

Recifes de corais são ecossistemas com grande produção e fluxo de energia
Recifes de corais são ecossistemas com grande produção e fluxo de energia
PUBLICIDADE

Um complexo de seres viventes (e vírus) e ambientes físicos onde estes habitam é denominado ecossistema. Assim, há vários ecossistemas existentes e relacionados entre si. Por exemplo: um pequeno lago de uma floresta é considerado um ecossistema, onde habitam pequenos organismos e outros maiores – e a própria floresta é, também, um ecossistema.Um pesquisador, conhecido por Tansley, postulou ecossistema como sendo os organismos e todos os fatores abióticos de um local. Outro pesquisador, chamado Raymond acrescentou a este conceito a ideia de que o ecossistema é, em si, um sistema transformador de energia.

Há nos ecossistemas fluxos de energia, que entram no ciclo via fotossíntese – energia luminosa – que provém energia aos animais e micro-organismos não fotossintéticos, sendo esta dissipada na forma de calor.

Mapa Mental: Ecossistema

Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

Assim, os produtores exercem uma função única e imprescindível para manutenção e sobrevivência dos sistemas vivos – sendo que a produção de energia por estes organismos é limitada e variada de acordo com a disponibilidade de água, uma vez que a perdem proporcionalmente à quantidade de CO2 que assimilam. Sabe-se, também, que a disponibilidade de nutrientes também contribui para uma maior ou menor eficiência fotossintética.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ecossistemas aquáticos, como recifes de coral e estuários, são mais produtivos em termos de energia, devido principalmente à disponibilidade de água, luz solar e temperatura.

Diferentemente da energia, os nutrientes permanecem nos ecossistemas, sendo reciclados por componentes físicos e bióticos – principalmente por reações de óxido-redução, integradas em ciclos de nutrientes. O material não assimilado pelos consumidores - assim como os próprios e os restos vegetais - são alimentos para animais detritívoros e para os decompositores. Assim, a regeneração dos nutrientes ocorre no solo, principalmente pela ação dos detritívoros, fungos e bactérias e pela decomposição de rochas, liberando novas moléculas nutricionais ao ecossistema.

*Mapa Mental por Vanessa Sardinha

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Componentes do ecossistema"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/biologia/componentes-ecossistema.htm>. Acesso em 12 de dezembro de 2018.

Lista de Exercícios
Questão 1

Marque a alternativa incorreta:

a) Nos ecossistemas, os organismos interagem com outros.

b) Nos ecossistemas, ocorrem relações ecológicas.

c) Nos ecossistemas, os organismos não interagem com fatores físicos.

d) Recifes de coral são exemplos de ecossistemas aquáticos.

e) Nos ecossistemas, o fluxo de energia possui apenas uma direção.

Questão 2

Considerando os níveis de organização biológica, os ecossistemas estão localizados, do nível mais específico para o mais amplo,

a) após a população.

b) após as comunidades.

c) antes dos organismos.

d) antes da população.

e) antes da comunidade.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola