Tipos de poluição

Os tipos de poluição afetam todos os recursos naturais, que são a água, o ar e o solo. Eles causam desequilíbrios ambientais e severos prejuízos à saúde dos seres humanos.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

 Os tipos de poluição são:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • poluição do ar ou atmosférica, que é a poluição do ar provocada por gases como o dióxido de carbono (CO2);

  • poluição da água ou hídrica, que é a poluição observada em rios, em lagos e em mares;

  • poluição do solo, que é a poluição que acontece tanto no meio urbano quanto no meio rural;

  • poluição sonora, que é a poluição causada por barulhos e por ruídos intensos;

  • poluição visual, que é a poluição decorrente do excesso de informações e de estímulos visuais.

Embora haja fatores naturais que geram poluição, a intervenção dos seres humanos no meio, e as atividades econômicas são as principais responsáveis pela degradação dos recursos da natureza. Como resultado, têm-se o desequilíbrio ambiental, a perda de biodiversidade e a deterioração da qualidade de vida da população, o que inclui o desenvolvimento de um conjunto de doenças e a piora de quadros clínicos preexistentes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia também: Afinal, o que é poluição?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre os tipos de poluição

  • Os tipos de poluição são definidos segundo o recurso natural degradado e o agente responsável em:

    • Poluição do ar ou atmosférica: é causada pela emissão de gases como o dióxido de carbono (CO2), clorofluorcarbonetos (CFCs) e metano (CH4). É provocada principalmente pela ação humana, tendo como resultado a piora da qualidade de vida, doenças respiratórias e a intensificação do efeito estufa.

    • Poluição da água ou hídrica: é provocada pelo descarte irregular de lixo, pelo despejo de rejeitos industriais e de esgoto sem tratamento e pelo derramamento de combustíveis. Pode ser causada, também, pelo excesso de sedimentos nas águas.

    • Poluição do solo: é observada no meio urbano e no meio rural, tendo como causas o lançamento direto de lixo e de rejeitos urbanos e o manejo agrícola inadequado, que resulta na presença de pesticidas e de outros defensivos no solo.

    • Poluição sonora: é provocada pela perturbação no ambiente que é causada pelo excesso de barulhos e de ruídos, os quais superam a intensidade de 65 dB.

      Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
    • Poluição visual: é causada pelo excesso de informações e de estímulos visuais concentrados em uma única área, muito comum em grandes centros urbanos.

  • A poluição é a degradação das propriedades físicas, químicas ou biológicas dos recursos disponíveis na natureza e resulta em desequilíbrio ambiental, em perda da biodiversidade e na piora na qualidade de vida da população.

Mapa mental sobre os tipos de poluição. [imagem_principal]
Os tipos de poluição são definidos segundo o recurso natural degradado e o agente responsável. (Créditos: Isa Galvão | Brasil Escola)

Principais tipos de poluição

Os principais tipos de poluição são determinados de acordo com o recurso natural degradado e segundo o tipo de agente responsável pela poluição. É válido ressaltar, entretanto, que essa divisão tem função didática, já que a deterioração da qualidade do meio ambiente não acontece de maneira segmentada e afeta os elementos da natureza e as paisagens de maneira integral. A seguir, apresentamos os principais tipos de poluição e seus causadores.

Poluição do ar ou atmosférica

Poluição do ar ou atmosférica, um dos tipos de poluição.
A poluição do ar ou atmosférica é muito comum em grandes cidades, onde afeta o clima urbano e altera a qualidade de vida da população.

Poluição do ar ou atmosférica é a poluição causada pela emissão de gases poluentes, dentre os quais estão o dióxido de carbono (CO2), o monóxido de carbono (CO), o metano (CH4), os clorofluorcarbonetos (CFCs), o dióxido de enxofre (SO2) e o dióxido de nitrogênio (NO2). A maior parte desse tipo de poluição identificada atualmente tem origem na ação antrópica, especialmente aquela que promove a queima de combustíveis fósseis como o petróleo e o gás natural, que são usados para a fabricação de combustíveis automotores, em processos industriais e para o aquecimento residencial.

Existem fatores naturais que também causam a poluição do ar ou atmosférica, como as erupções vulcânicas, a decomposição da matéria orgânica e mesmo os animais, que produzem e liberam o gás metano. Contudo, o grande número de veículos em circulação, a intensificação da atividade industrial, as queimadas iniciadas pelos seres humanos, os fertilizantes agrícolas e as usinas de geração de energia termelétrica são os maiores responsáveis por poluir a atmosfera. Como consequência, temos a piora da qualidade de vida nos centros urbanos, alterações no microclima com a ocorrência de inversão térmica, de chuva ácida e de desenvolvimento de doenças e de alergias.

Em maior escala, a poluição do ar ou atmosférica é responsável pela intensificação do efeito estufa, que, por sua vez, origina o aquecimento global e as mudanças climáticas. Além disso, a presença de gases como os CFCs provocou a rápida decomposição do gás ozônio (O3) presente na estratosfera, gerando o chamado buraco na camada de ozônio, o que também acelerou o aumento das temperaturas médias do planeta Terra.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Confira também: Poluição do ar ou atmosférica — mais detalhes sobre esse tipo de poluição

Poluição da água ou hídrica

Poluição da água ou hídrica, um dos tipos de poluição.
O despejo de esgoto sem tratamento em rios e mares é uma das principais causas da poluição hídrica.

A poluição da água ou hídrica é a degradação da qualidade da água dos rios, dos lagos, dos aquíferos, dos mares e dos oceanos, também tendo como principal responsável a ação dos seres humanos. Nesse caso, a poluição é provocada pelo descarte irregular de materiais sólidos (lixo), pelo despejo de esgoto sem tratamento diretamente nos mananciais e, ainda, pelo derramamento de combustíveis e pelo lançamento de rejeitos industriais nas águas. Além de inviabilizar o consumo e o uso dos recursos hídricos pelos seres humanos, a poluição da água ou hídrica afeta a fauna e a flora, resulta em fenômenos como a eutrofização e a maré vermelha e pode auxiliar na proliferação de doenças como a esquistossomose, a cólera e a dengue.

Uma categoria de poluição da água ou hídrica é a poluição marinha. Os derramamentos de petróleo e o descarte de rejeitos urbanos e industriais estão entre as fontes de poluição da água dos mares e dos oceanos, entretanto, a maior preocupação, hoje, gira em torno do plástico. Estima-se que 8 milhões de toneladas de plástico entram nos oceanos por ano|1|, e que 0,5% de todo o plástico produzido no mundo tem como destino as águas salgadas. Um dos problemas gerados por esse tipo de poluidor é a produção dos microplásticos, fragmentos muito pequenos que acabam sendo ingeridos por animais marinhos e ingressam na cadeia alimentar.

A poluição da água ou hídrica pode ser categorizada de acordo com o tipo de poluente nas formas que apresentamos a seguir.

  • Poluição térmica: resulta no aquecimento anormal de um corpo hídrico provocado pelo descarte de água usada para resfriamento no processo industrial ou na geração de energia elétrica em usinas termelétricas e geotérmicas.

  • Poluição radioativa: é produto do descarte irregular de lixo atômico ou hospitalar diretamente em rios, em lagos ou no mar, sendo um tipo específico de poluição química.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Poluição química: é causada pelo lançamento de substâncias químicas capazes de alterar a qualidade da água e de prejudicar os ecossistemas fluviais, lacustres ou marinhos, como rejeitos da mineração e da indústria, defensivos agrícolas ou mesmo o esgoto doméstico.

  • Poluição biológica: é causada pelo descarte irregular de resíduos químicos e de matéria orgânica na água, que provoca a proliferação de bactérias, de vermes e de vírus que são capazes de transmitir doenças para os animais e para os seres humanos que fazem o consumo direto dessa água.

  • Poluição sedimentar: é resultante do aumento da carga de sedimentos ou de partículas em suspensão em um corpo hídrico, que pode ser causado por deslizamentos de terra e pela erosão das margens resultante da remoção da mata ciliar e, ainda, do despejo de rejeitos urbanos e industriais.

Veja também: Poluição da água ou hídrica — mais detalhes sobre esse tipo de poluição

Poluição do solo

Poluição do solo, um dos tipos de poluição.
O descarte irregular do lixo pode ser apontado como um dos principais causadores da poluição do solo.

A poluição do solo é um problema generalizado que pode ser encontrado tanto no meio urbano quanto no meio rural. A falta de acesso às redes de saneamento básico, em especial a ausência de serviços como a coleta de lixo, e o manejo inadequado dos cultivos agrícolas estão entre as causas desse problema. Dentre os principais poluentes do solo, destacam-se os metais pesados, o nitrogênio (N), o fósforo (P), os pesticidas usados na agricultura, os poluentes orgânicos persistentes (POPs) e as substâncias presentes no chorume que é produzido pelo lixo.

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), mais de 3,2 bilhões de pessoas em todo o mundo são afetadas pela poluição do solo, que diminui a fertilidade natural do substrato e o torna mais vulnerável à arenização e à desertificação, além do risco de proliferação de vetores de doenças e de contaminação dos corpos hídricos próximos. Os impactos para a saúde humana e para o equilíbrio ambiental são tamanhos que provocam a movimentos migratórios em busca de áreas com solo fértil para a produção de alimentos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Acesse também: Poluição do solo — mais detalhes sobre esse tipo de poluição

Poluição sonora

Poluição sonora, um dos tipos de poluição.
O limite para a intensidade do som ser classificada como poluição sonora é de 65 dB, segundo a OMS.

A poluição sonora é um tipo de perturbação no ambiente originada por barulhos e ruídos que ultrapassam a intensidade de 65 decibéis (dB), conforme a determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS). As metrópoles e as grandes cidades são áreas muito propensas à poluição sonora, que provém de fontes como carros, motocicletas, aviões, helicópteros, instrumentos da construção civil, equipamentos de som, bares, restaurantes, shows e outros eventos em que o som extremo e a mistura de barulhos e ruídos podem representar um transtorno para as pessoas que vivem nas proximidades.

Esse tipo de poluição provoca a piora da qualidade de vida, impedindo o descanso e a realização de tarefas básicas do dia a dia. Quanto maior é a exposição à poluição sonora, maior a probabilidade de serem desencadeadas crises de ansiedade, o aumento da pressão arterial, a perda de memória e o desenvolvimento de um quadro de doenças associadas à fadiga e ao estresse. No Brasil, qualquer tipo de poluição que resulte em problemas de saúde para a população é considerada crime, o que inclui a poluição sonora.

Veja também: Poluição sonora — mais detalhes sobre esse tipo de poluição

Poluição visual

Poluição visual, um dos tipos de poluição.
O excesso de estímulos visuais define a poluição visual, problema observado especialmente nas grandes metrópoles.

A poluição visual é o tipo de poluição que acontece com o acúmulo de estímulos visuais em um único espaço. Ela é observada em áreas com excesso de propagandas, de cartazes, de banners, de outdoors, de letreiros, de totens e de painéis digitais, hoje muito comuns em cidades médias e grandes centros urbanos, que trazem um volume muito alto de informações. A exposição prolongada a esse tipo de paisagem gera desconforto, dores de cabeça, estresse e cansaço, piorando a qualidade de vida da população.

Leia também: Poluição visual — mais detalhes sobre esse tipo de poluição

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é poluição?

Poluição é a degradação das propriedades físicas, químicas ou biológicas dos recursos disponíveis na natureza, como o ar atmosférico, as águas e os solos. Ela pode, por isso, ser entendida como um problema ambiental que resulta em desequilíbrio ecossistêmico, em perda de biodiversidade, em prejuízos aos ciclos naturais e em mudanças que, se não forem controladas a tempo, podem tornar-se irreversíveis a médio e a longo prazo, como o aquecimento global. Os seres humanos são igualmente afetados pela poluição, com declínio do bem-estar e possibilidade de desenvolver doenças cardiovasculares, respiratórias, alérgicas e infecciosas.

Exercícios resolvidos sobre tipos de poluição

Questão 1

O manejo inadequado dos resíduos urbanos e o descarte irregular de rejeitos industriais são altamente prejudiciais para o meio ambiente. Nas cidades, eles são responsáveis pelo problema de dois tipos principais de poluição:

A) hídrica e atmosférica.

B) atmosférica e térmica.

C) sonora e visual.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

D) hídrica e do solo.

E) atmosférica e do solo.

Resolução:

Alternativa D.

O manejo inadequado do lixo urbano, do esgoto e dos rejeitos industriais faz com que eles sejam lançados diretamente no solo ou nos corpos hídricos, causando a sua poluição.

Questão 2

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Esse tipo de poluição pode parecer inofensivo em um primeiro momento, mas, a longo prazo, a exposição a um excesso de informações provoca sintomas como estresse, cansaço e desconforto ocular. A afirmativa se refere à poluição:

A) sonora.

B) atmosférica.

C) visual.

D) hídrica.

E) térmica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Resolução:

Alternativa C.

A poluição visual representa o excesso de estímulos visuais, o que pode ser prejudicial para aqueles que estão constantemente expostos a eles. Assim sendo, ela causa desconforto, cansaço, estresse e dores de cabeça.

Notas

|1| RITCHIE, Hannah. How much plastic waste ends up in the ocean? Our World in Data, 05 out. 2023. Disponível em: https://ourworldindata.org/how-much-plastic-waste-ends-up-in-the-ocean.

Crédito de imagem

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

[1] Sean Pavone / Shutterstock

Fontes

LUCCI, Elian Alabi. Território e sociedade no mundo globalizado, 1: ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2016. 289p.

NATIONAL GEOGRAPHIC. Encyclopedic entry: Land Pollution. National Geographic, [s.d.]. Disponível em: https://education.nationalgeographic.org/resource/pollution/.

NATIONAL GEOGRAPHIC. Encyclopedic entry: Noise Pollution. National Geographic, [s.d.]. Disponível em: https://education.nationalgeographic.org/resource/noise-pollution/.

PNUMA. Soil pollution a risk to our health and food security. PNUMA, 04 dez. 2020. Disponível em: https://www.unep.org/news-and-stories/story/soil-pollution-risk-our-health-and-food-security.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Noise. WHO, 27 abr. 2010. Disponível em: https://www.who.int/europe/news-room/fact-sheets/item/noise.  

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.
Deseja fazer uma citação?
GUITARRARA, Paloma. "Tipos de poluição"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/tipos-poluicao.htm. Acesso em 13 de janeiro de 2026.
Copiar

Videoaulas


Professora ao lado do texto"Poluição".
📽 Reproduzindo

Lista de exercícios


Ver Todos

Exercício 1

(Uema) As autoridades tentam evitar o aumento de combustão em nossa sociedade. Leia o trecho acerca de algumas medidas tomadas a esse respeito.

Conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro, as autoridades de trânsito são responsáveis pela fiscalização de veículos, aplicando penalidades cabíveis aos proprietários de veículos com emissão de poluentes acima dos níveis previstos pela legislação. Desse modo, são utilizados aparelhos para aferir as emissões de poluentes dos veículos, os quais acoplados ao seu escapamento, em funcionamento, medem concentrações dos principais gases resultantes da combustão (CO2).

BRASIL. Código de Trânsito Brasileiro. LEI Nº 9.503, de 23 de setembro de 1997.

O acréscimo de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera terrestre potencializa o fenômeno natural denominado

a) efeito estufa.

b) eutrofização.

c) inversão térmica.

d) assoreamento.

e) desmatamento.

Exercício 2

(Etec) A poluição marinha é um problema cada vez mais grave em todo o mundo, à medida que aumenta sistematicamente todos os anos por conta do descarte irregular de diferentes tipos de resíduos e por conta da falta de medidas sustentáveis. No entanto, esse problema pode ser revertido ou, pelo menos, amenizado por meio de medidas mais responsáveis do ponto de vista ambiental.

Assinale a alternativa que apresenta ações as quais indivíduos e empresas deveriam adotar para evitar a poluição marinha.

a) A utilização de microplásticos na produção de artigos de higiene pessoal, roupas e cosméticos, porque essas partículas, lançadas ao mar pelos esgotos, servem de alimentos para os seres vivos marinhos.

b) O descarte do lixo reciclável em locais inadequados, pois isso facilita o retorno da matéria-prima à cadeia produtiva a fim de se transformar no mesmo produto ou em produtos diferentes dos originais.

c) A substituição de copos, talheres, canudos e garrafas descartáveis por produtos reutilizáveis a fim de preservar os ecossistemas durante sua vida útil e também após o descarte.

d) A utilização de sacolinhas plásticas para empacotar as compras no supermercado, pois não prejudicam o meio ambiente e são recicladas para a alimentação da fauna marinha.

e) O estímulo à produção de objetos descartáveis a fim de diminuir o consumo de recursos naturais e de reduzir o volume de lixo no ambiente.

Exercício 3

(Unesc) A poluição dos rios é um problema ambiental que afeta a disponibilidade de água doce, a biodiversidade aquática e a saúde humana. Muitos fatores contribuem para a poluição das águas dos rios, incluindo a introdução de efluentes domésticos e industriais, resíduos agrícolas e produtos químicos tóxicos. Considerando as informações acima, analise as afirmativas a seguir:

1. O lançamento de resíduos agrícolas nos rios pode aumentar a concentração de nutrientes, como o nitrogênio e o fósforo, resultando em um fenômeno conhecido como eutrofização, que leva à proliferação de algas.

2. A contaminação por metais pesados, como o mercúrio e o chumbo, tem baixo impacto na vida aquática, pois esses elementos são rapidamente diluídos na água.

3. O lançamento de esgoto doméstico sem tratamento em rios é uma fonte de poluição que pode aumentar a disseminação de doenças como hepatite, cólera e disenteria.

4. O uso de produtos químicos tóxicos em atividades industriais e agrícolas raramente interfere na qualidade da água dos rios, pois eles não se acumulam no ambiente.

Assinale a alternativa correta:

a) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 estão corretas.

b) Apenas a afirmativa 1 está correta.

c) Apenas as afirmativas 1 e 3 estão corretas.

d) Apenas as afirmativas 1, 2 e 4 estão corretas.

e) Apenas as afirmativas 2 e 4 estão corretas.

Exercício 4

(Cesmac) Poluição do ar, desmatamento, extinção de espécies e degradação do solo representam grandes ameaças ao meio ambiente, que devem ser resolvidas para que o planeta continue sendo um lar para toda a biodiversidade.

Sobre a poluição do ar, é correto afirmar que:

a) é na estratosfera que estão encontrados os maiores índices de poluição resultante das ações antrópicas sobre a superfície do planeta.

b) a queima de combustíveis fósseis e as atividades industriais aumentaram as concentrações atmosféricas de CO2 para 50 partes por milhão nos dias atuais, especialmente sobre o continente africano.

c) uma das soluções para a poluição do ar e as mudanças climáticas ambientais seria substituir os combustíveis fósseis por energia renovável e reflorestamento.

d) durante a instalação de uma inversão térmica sobre uma área urbana ampla (metrópole), verificam-se consideráveis reduções no índice de poluição do ar atmosférico.

e) o excesso de carbono não pode ser considerado uma forma de poluição do ar, mas um fator responsável pelas radicais mudanças climáticas ambientais.