Topo
pesquisar

Aquecimento terrestre

Geografia

O aquecimento terrestre, por meio do sol, é fundamental para a vida humana.
PUBLICIDADE

Para o desenvolvimento da vida no planeta Terra é necessário luz e calor e o responsável por fornecê-los é o Sol. O calor emitido por essa estrela é fundamental para os seres vivos. De toda luz emitida, somente 51% atinge a litosfera, os 49% restante ficam aderidos na atmosfera.

O calor e a luminosidade proveniente dos raios vindos do Sol que alcançam a litosfera terrestre são chamados de insolação.

A quantidade de insolação varia de acordo com a posição geográfica, uma vez que a Terra possui forma esférica que determina o ângulo de incidência dos raios solares. Quanto mais se afasta da linha do equador menor é a insolação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em áreas próximas à linha do Equador, os raios atingem a superfície da Terra formando um anglo de 90º, por outro lado, nas regiões dos polos os raios incidem de forma inclinada, assim recebe pouco calor e luminosidade.

À medida que os raios solares incidem na superfície terrestre as massas continentais e oceanos concentram e liberam uma parcela de energia recebida. Essa energia refletida aquece a atmosfera, como se fosse uma estufa, denominada de irradiação.

Se não houvesse esse fenômeno, a Terra teria uma temperatura muito fria.

Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Curiosidades - Geografia - Brasil Escola

Sol: indispensável para a vida na Terra
Sol: indispensável para a vida na Terra

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Aquecimento terrestre"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/aquecimento-terrestre.htm. Acesso em 17 de setembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola