Topo
pesquisar

Economizar o planeta

Geografia

Quando falamos em economizar o planeta, referimo-nos às atitudes que podem evitar prejuízos ao meio ambiente.
Torneira pingando, uma grande vilã do desperdício
Torneira pingando, uma grande vilã do desperdício
PUBLICIDADE

O mundo passa por uma crise ambiental, problemas como aquecimento global, elevação dos níveis dos oceanos, desmatamento, escassez de água e muitos outros são os assuntos mais evidentes, mas parece que ninguém faz nada para mudar essa situação.

Se observarmos de forma criteriosa é possível calcular as ações que as pessoas podem fazer em seu cotidiano de forma simples, mas que podem render grandes resultados. Existem diversas ações que quando implantadas evitam prejuízos à natureza, a seguir algumas situações que refletem essa afirmativa:

• Cuidar para que torneiras não fiquem pingando, a cada segundo cai uma gota de água, em um ano são 16.500 litros de água jogados fora.

• Se seis pessoas escovarem os dentes com a torneira fechada em apenas um dia, a economia é de 122 litros de água pura.

• Evitar lavar a calçada com água ou “vassoura hidráulica”, essa prática consome a cada 15 minutos, 36 litros, se isso ocorrer semanalmente, no período de um mês 1.728 litros serão jogados fora.

• No Brasil, o desperdício anual de alimentos representa uma perda de 12 bilhões de reais.

• Um indivíduo é capaz de produzir, em 72 anos, uma quantidade de lixo capaz de ocupar um apartamento de 50m2, considerando o espaço existente entre o chão e o teto.


• A humanidade consome um percentual de 30% mais elevado do que a capacidade que a natureza tem para se refazer.

• A reciclagem de uma latinha gera uma economia de energia capaz de manter acesa uma lâmpada de 100 Watts por três horas.

• O lixo produzido diariamente no Brasil, se acumulado em três dias, é suficiente para encher uma gigantesca frota de caminhões que, se colocados em fila, ligaria São Paulo ao Rio de Janeiro, totalizando 500 Km.

Esses dados estimativos demonstram diversas situações que estão ligadas à vida de todo cidadão, independente de sua nacionalidade, mas se implantadas em nível global poderá alcançar bons resultados.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia Geral - Geografia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Economizar o planeta "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/economizar-planeta.htm. Acesso em 22 de julho de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola