Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Desenvolvimento sustentável

Geografia

Desenvolvimento sustentável procura aliar a preservação ambiental ao progresso socioeconômico e político dos países, e isso depende dos Estados, sociedade civil e empresas.
O desenvolvimento sustentável alia o progresso socioeconômico com a preservação ambiental.
O desenvolvimento sustentável alia o progresso socioeconômico com a preservação ambiental.
PUBLICIDADE

Desenvolvimento sustentável se refere a um modelo de desenvolvimento econômico, social e político que esteja em harmonia com o meio ambiente. Isso significa que é preciso fazer a utilização racional dos recursos naturais de forma que seja possível suprir as necessidades da sociedade atual, mas sem que haja o comprometimento da disponibilidade desses mesmos recursos para as gerações futuras. Essa é a definição mais amplamente utilizada de desenvolvimento sustentável, apresentada no Relatório Nosso Futuro Comum, no ano de 1987, produzido no âmbito da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.

O desenvolvimento sustentável se apoia em três princípios básicos:

  • o ambiental

  • o econômico

  • o social

Diante disso, as Nações Unidas propuseram, no ano de 2015, a chamada Agenda 2030. Trata-se de um plano de ações que estabelece 17 objetivos a serem cumpridos pelos países-membros até o ano de 2030 para se atingir o desenvolvimento sustentável.

Entre as metas determinadas estão a erradicação da pobreza e da fome, a igualdade social e de gênero, o acesso ao saneamento, a garantia de educação de qualidade e a proteção e conservação dos ecossistemas terrestres e marinhos. O alcance desse modelo de desenvolvimento depende de esforços coletivos, que incluem a ação da sociedade civil, das empresas e dos Estados nacionais.

Leia também: Conferências ambientais – reuniões com líderes estatais a fim de discutir a sustentabilidade

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Videoaula sobre desenvolvimento sustentável

Definição de desenvolvimento sustentável

A expressão desenvolvimento sustentável designa um modelo de desenvolvimento que visa a articular o progresso econômico, social e político dos Estados nacionais com a preservação ambiental, levando em consideração a finitude da maioria dos recursos naturais de que a sociedade faz uso.

Por definição, o desenvolvimento sustentável nada mais é do que um tipo de desenvolvimento que atenda todas as necessidades da sociedade atual em termos técnicos e produtivos e que, ao mesmo tempo, não comprometa a disponibilidade dos mesmos recursos naturais para as gerações futuras. Embora exista outras formas de se definir o que seja o desenvolvimento sustentável, essa é a principal delas e foi apresentada no documento chamado Relatório Brundtland, de 1987, conhecido também como Relatório Nosso Futuro Comum.

As discussões a cerca da urgência em se repensar o modelo industrial produtivo (que teve início com a Revolução Industrial e transformou definitivamente as relações homem-natureza) ganharam mais força a partir da segunda metade do século XX. À época, o esgotamento dos recursos naturais e os impactos mais severos da ação antrópica sobre o meio ambiente já davam os seus primeiros sinais, demonstrando que não seria possível a manutenção do modelo de desenvolvimento em voga sem consequências no longo prazo. Era preciso, portanto, reformulá-lo.

Quase uma década antes do estabelecimento da definição do que seja o desenvolvimento sustentável, realizou-se a Conferência das Nações Unidas pelo Meio Ambiente em 1972, na cidade de Estocolmo, na Suécia, onde se levantou questões a respeito do progresso econômico e industrial da sociedade em contraposição à preservação ambiental.

Em 1987, a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, presidida pela médica Gro Harlem Brundtland, produziu o documento que serve de referência para a conceituação do novo modelo de desenvolvimento e também aparece como um guia para as próximas reuniões e conferências, que sistematizariam as estratégias e metas para o alcance dessa realidade proposta. São elas:

  • Eco-92 ou Rio-92, realizada no Rio de Janeiro em 1992;

  • Rio+10, realizada em Joanesburgo, na África do Sul, em 2002;

  • Rio+20, realizada no Rio de Janeiro em 2012;

  • Cúpula do Desenvolvimento Sustentável realizada em Nova York em 2015.

Veja também: O que são os créditos de carbono?

Exemplos de ações sustentáveis

As ações sustentáveis são aquelas que promovem o uso equilibrado e racional dos recursos naturais a fim de se preservar o meio ambiente. A sua prática não é unilateral, e depende da sociedade civil, das empresas e dos representantes dos Estados. Além disso, elas podem ser desenvolvidas de forma individual ou em conjunto, e abranger desde pequenos gestos do dia a dia até ações de grande escala.

Grupo de crianças recolhendo materiais recicláveis e colocando em uma lixeira com o símbolo de reciclável.
As ações sustentáveis podem ser realizadas individual ou coletivamente, e envolvem todas as esferas da sociedade.

Listamos abaixo algumas das práticas consideradas sustentáveis. Destacamos que muitas outras podem ser elencadas e seguidas, sendo essa questão bastante abrangente.

  • Descarte adequado do lixo e dos rejeitos tanto domésticos quanto industriais;

  • Separação correta do lixo orgânico e não orgânico, além da realização da coletiva seletiva e práticas de reciclagem;

  • Utilização de energias limpas e renováveis, como é o caso da energia solar;

  • Adoção de meios alternativos de transporte que sejam menos poluentes ou, ainda, a priorização do transporte coletivo em detrimento do individual;

  • Utilização de produtos que sejam biodegradáveis, evitando o uso de artigos feitos com plástico e outros materiais que levam muito tempo para se decompor na natureza e podem, dessa forma, poluir ecossistemas terrestres e marinhos;

  • Evitar o desperdício de água;

  • Economizar energia elétrica;

  • Praticar o consumo consciente, atentando-se à certificação ambiental e procedência dos produtos;

  • Redução do desmatamento e da prática de queimadas;

  • Criação de áreas de proteção ambiental e realização da fiscalização devida;

  • Promoção de ações de reflorestamento.

Confira no nosso podcast: O dilema das queimadas no Brasil e no mundo

Quais são os princípios do desenvolvimento sustentável?

Os princípios do desenvolvimento sustentável são descritos também como sendo os pilares desse modelo.

Temos, dessa forma, três pilares que servem de base para o desenvolvimento sustentável, sendo eles:

  • Sustentabilidade ambiental: uso racional dos recursos ambientais com o propósito de conservação;

  • Sustentabilidade econômica: ações tomadas nas esferas financeira, produtiva e tecnológica;

  • Sustentabilidade social: tem como objetivo assegurar o bem-estar social pela redução das desigualdades e pela garantia dos direitos básicos dos cidadãos.

Essas áreas são diretamente relacionadas umas com as outras, e é com base nas das ações diretas tomadas no escopo de cada uma delas que será possível alcançar o desenvolvimento sustentável.

  • Videoaula sobre sustentabilidade, degradação ambiental e a responsabilidade humana

Quais são os objetivos do desenvolvimento sustentável?

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram adotados pelos países-membros das Nações Unidas durante a Cúpula do Desenvolvimento Sustentável realizada em 2015 na sede da ONU, em Nova York (EUA).

Trata-se de uma agenda formada por 17 objetivos gerais e 169 metas a serem cumpridas, até o ano de 2030, pelas nações mediante planos de ação e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento social, ambiental e econômico, com foco na erradicação da pobreza e na garantia da sustentabilidade. O documento que sistematiza esse plano é intitulado “Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”.

Representação gráfica dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Representação gráfica dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Abaixo estão listados os 17 objetivos da Agenda 2030:

  • Erradicação da pobreza;

  • Erradicação da fome e garantia de segurança alimentar;

  • Garantia do acesso à saúde de qualidade e promoção do bem-estar;

  • Educação de qualidade, inclusiva e equitativa;

  • Igualdade de gênero;

  • Gestão sustentável e acesso à água e ao saneamento;

  • Energia acessível e limpa;

  • Trabalho decente e crescimento econômico;

  • Industrialização inclusiva e sustentável, infraestruturas resilientes e inovação;

  • Redução das desigualdades;

  • Tornar cidades e comunidades seguras, resilientes e sustentáveis;

  • Consumo e produção responsáveis;

  • Ação contra a mudança global do clima;

  • Conservação da vida marinha;

  • Proteção dos ecossistemas terrestres;

  • Paz, justiça e instituições eficazes;

  • Fortalecer a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Leia também: Quais são os materiais não recicláveis?

Qual a importância do desenvolvimento sustentável?

O padrão de consumo e o modelo de desenvolvimento econômico que surgiram com a Revolução Industrial se intensificaram na medida em que houve o aperfeiçoamento dos meios tecnológicos de produção e de comunicação, modificando as relações entre o ser humano e a natureza.

A extração e utilização desenfreada dos recursos naturais, por vezes, dá a falsa impressão de que a sua oferta é infinita, mas não é esse o caso. Até mesmo os recursos renováveis podem ser impactados por fenômenos como a poluição e o aquecimento global.

O desenvolvimento sustentável é importante para, por um lado, assegurar o melhor manejo dos recursos naturais de forma que eles não se esgotem, e que seja possível atender às necessidades das gerações presentes e futuras. Por outro lado, sua importância reside no fato de as práticas atreladas a esse modelo objetivarem a redução dos impactos ambientais e do agravamento dos fenômenos climáticos extremos, além de promover o alcance de uma melhor qualidade de vida às diversas populações que habitam o planeta Terra.

O que fazer para alcançar o desenvolvimento sustentável?

Atingir desenvolvimento sustentável não é uma tarefa a ser feita por um único grupo de indivíduos ou entidades. O cumprimento da agenda estabelecida pelas Nações Unidas assim como o cuidado no geral para com a natureza dependem do esforço coletivo e do estabelecimento de normas e políticas de ação oriundas de poderes superiores, que atuam em escala territorial.

Em outras palavras, as ações individuais e a avaliação da forma como agimos no cotidiano são importantes para que possamos avançar na direção da maior harmonia com o meio ambiente. Ainda assim, a promoção de atitudes sustentáveis, as políticas públicas voltadas para a preservação ambiental e para a conservação e recuperação dos ecossistemas, o planejamento estatal e os planos de gestão orientados para a garantia da sustentabilidade são essenciais para que cheguemos a esse modelo de desenvolvimento.

Aliado a isso, não se pode deixar de lado a atuação das empresas e da incorporação interna, em todas as etapas da cadeia produtiva, de medidas que visem à redução do seu impacto ambiental e colaborem para uma produção mais limpa e ecologicamente viável.

O que é sustentabilidade?

O termo sustentabilidade está diretamente atrelado ao conceito que trabalhamos até aqui, o desenvolvimento sustentável. Ser sustentável significa possuir a capacidade de se manter, de se sustentar. Dessa forma, o princípio da sustentabilidade diz respeito à utilização racional dos recursos naturais, buscando o equilíbrio entre a sua capacidade natural de reposição e a necessidade humana.

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Desenvolvimento sustentável"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/desenvolvimento-sustentavel.htm. Acesso em 01 de agosto de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

O que é desenvolvimento sustentável?

Questão 2

(UFRJ) A inevitável devastação ambiental decorrente do processo de desenvolvimento industrial é um "quadro" que começa a se modificar a partir da defesa pública de um novo conceito: O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
O uso dessa expressão tem a finalidade de:

a) sustentar a inevitável necessidade do desenvolvimento.

b) garantir que o desenvolvimento contemporâneo não se sustenta.

c) sustentar o meio ambiente em detrimento do desenvolvimento.

d) propor a conciliação do desenvolvimento com o meio ambiente.

e) divulgar a insustentável situação do meio ambiente.

Mais Questões
Artigos Relacionados
Confira 10 atitudes que podem salvar o planeta e veja que você também pode mudar o destino da Terra!
Aspectos de um documento de conscientização ambiental.
Clique e veja o quanto a agricultura sustentável é benéfica ao meio ambiente e à sociedade!
Veja como o modelo atual de desenvolvimento da agricultura contribui para impactos ambientais e para o aumento da fome, apesar da grande quantidade de alimentos produzidos.
Como amenizar os problemas ambientais? Existe um conjunto de medidas que contribui para a melhoria das condições relativas ao Meio Ambiente. Confira!
Clique aqui e confira onde acontecerão os eventos da Rio+20 e como a sociedade civil poderá participar.
Entenda mais sobre as conferências ambientais. O texto a seguir irá ajudá-lo na compreensão do que são, como surgiram e por que são necessárias as conferências ambientais, que reúnem representantes de vários países para discutir sobre os impactos ambientais e para estabelecer acordos que visam à sustentabilidade.
A Conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente e desenvolvimento, Eco-92, proporcionou grandes avanços sobre a preservação do meio ambiente.
Entenda aqui o que foi a Conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente e desenvolvimento de Estocolmo-72.
Entenda como a relação entre infraestrutura e desenvolvimento econômico é fundamental para o crescimento de qualquer país ou região atualmente.