Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Caça de Baleias

Geografia

A caça de baleias ocasionou uma acentuada diminuição na quantidade e variedade dessa espécie animal.
Baleia abatida para fins comerciais
Baleia abatida para fins comerciais
PUBLICIDADE

Apesar de a questão ambiental ser atualmente um assunto em evidência, existem práticas ainda o tanto quanto arcaicas, um exemplo disso são os países que realizam a pesca predatória nos oceanos e mares, no entanto, para tais realizações não cumprem, na maioria das vezes, os procedimentos e normas impostas por acordos e conferências internacionais de preservação, dessa forma o não cumprimento de tais restrições colocam em risco uma série de vidas marinhas.

 


No contexto dos animais marinhos, a baleia foi durante muito tempo castigada pela caça intensa, esse processo contínuo ocasionou uma acentuada diminuição na variedade e quantidade dessa espécie animal.

Preocupados com a possível extinção prematura desses grandes animais marinhos, os governos definiram que a partir de 1985 haveria a suspensão da caça de Baleias com fins comerciais, isso somente foi possível através da assinatura de um acordo internacional dos países pesqueiros.
 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Entretanto, a simples assinatura não restringiu essa prática deplorável, uma vez que países como Japão, Noruega e Islândia não enceraram tal atividade econômica. Os organismos internacionais em defesa do meio-ambiente pressionam esses países, no entanto, as nações citadas justificam suas práticas afirmando que o consumo da carne desse animal faz parte de suas respectivas culturas e, além disso, esses provocam a diminuição da oferta de peixes nos oceanos e mares.

De acordo com grupos de defesa das baleias, essas justificativas são falsas, uma vez que a verdadeira intenção dos países pescadores é de contrair lucros com os produtos derivados do animal.

Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia Geral - Geografia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Caça de Baleias "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/caca-baleias.htm. Acesso em 07 de dezembro de 2021.

Artigos Relacionados
Baleia-azul: confira as características, alimentação e reprodução do maior animal do mundo, o qual, infelizmente, quase entrou em extinção.
Conheça mais sobre as baleias, mamíferos aquáticos incluídos na ordem dos cetáceos que se destacam por possuir grande porte.
Saiba mais sobre os golfinhos clicando aqui. Conheça as características básicas desses animais e também algumas espécies.